Tudo sobre a Stock Car em 2008
Evento começa neste final de semana, com quatro categorias
Stock Car V8 (foto: Luca Bassani)
A temporada de 2008 da Stock Car está se aproximando. O campeonato irá começar neste final de semana, em Interlagos, São Paulo.
O site da Revista RACING preparou um especial explicando todas as novidades para o evento, que contará, em 2008, com quatro categorias: Stock Car V8, Copa Vicar, Stock Júnior e Pickup Racing.
Confira as principais mudanças da temporada, anunciadas em fevereiro:
Segurança
A Stock Car V8 estreará, em 2009, um novo carro. Entretanto, como ainda tem uma temporada inteira até lá, a organização está providenciando melhorias na área da segurança dos carros atuais.
Uma série de reuniões entre organizadores, pilotos e equipes fez a categoria pensar nas seguintes soluções:
- Estrutura tubular foi adicionada na transversal do carro, com o intuito de proteger melhor o piloto em caso de acidente;
- Criação de uma espécie de “almofada” para absorver os impactos, tanto nas laterais, quanto na parte dianteira. Estão sendo testadas duas idéias;
- Apoio lateral da cabeça do piloto passa a ser obrigatório;
- Baseado no acidente de Gualter Salles em Buenos Aires, em 2006, a categoria criou uma espécie de cinto de segurança para as pernas, já que na batida em questão os membros inferiores do piloto ficaram expostos;
- Vistoria completa nos autódromos antes da temporada, com ajuda, inclusive, do experiente piloto Paulo Gomes;
- O Hans, sistema que prende o capacete do piloto ao banco, passa a ser obrigatório.
Nova categoria
Além das três séries que já são realizadas desde 2007 (Stock Car V8, Stock V8 Light e Stock Júnior), a Vicar anunciou que organizará a Pickup Racing, com duas marcas diferentes. A idéia é mover mais ainda a categoria para o padrão Nascar, que tem a Craftsman Truck Series.
Outro motivo que a organização também comentou sobre a nova série é a tentativa de atingir um novo nicho: o das picapes. Apesar disso, a estrutura utilizada como base do carro será a mesma da Stock V8 e Stock Light.
Aliás, a Stock Light muda de nome para 2008, passando a se chamar Copa Vicar. Outra novidade para a “ex-Light” é a introdução das três marcas da Stock V8, fazendo a categoria deixar de ser monomarca.
Diminui número de equipes para 2009
Atualmente, a Stock Car V8 conta com 17 equipes (34 carros no grid). São as 16 melhores colocadas de 2007 e a campeã da Stock V8 Light no ano passado. Para 2009, cairão de categoria as três equipes que terminarem pior o campeonato, subindo duas da Copa Vicar. Assim, o número de carros no grid passa a ser 32. Depois disso, a idéia é sempre cair dois times e subir dois, mantendo o número de bólidos.
Corrida do Milhão em Jacarepaguá
A Corrida do Milhão (que dará um prêmio de US$ 1 milhão ao vencedor) será um dos pontos altos da temporada. Entretanto, a prova está marcada para ser disputada no circuito de Jacarepaguá, que será totalmente demolido. Mesmo assim, o prefeito César Maia garantiu que a corrida acontecerá em solo carioca. Ele, inclusive, dará a bandeirada final.
A prova terá alguns diferenciais, como o tempo de duração. Após conversas com a TV Globo (que transmitirá todas as etapas deste ano), foi definido que a competição terá 1h30.
De princípio, apenas os 34 pilotos da Stock Car V8 participarão da Corrida do Milhão. Entretanto, existe a possibilidade de competidores de categorias tops serem incluídos na prova, como Helio Castroneves (confira vídeo abaixo).
Goodyear passa a ser a fornecedora de pneus
Depois de uma longa parceria com a Pirelli, a categoria anunciou que a nova fornecedora de pneus será a Goodyear. O contrato entre as partes foi assinado durante o evento de apresentação da categoria em 2008 e terá uma duração de três anos.
Os pneus da Stock Car estão sendo desenvolvidos no Centro Tencológico de Akron, nos Estados Unidos, e importados ao Brasil. A marca tem como meta produzir todos os compostos até a metade da temporada, tentando, assim, garantir uma maior igualdade de desempenho.
A companhia também anunciou que seu principal objetivo não é apenas o desempenho, mas também criar um nível de igualdade entre os compostos, em prol de disputas mais intensas na categoria.
Nova classificação
A classificação da categoria também ganha um novo formato. Depois de uma sessão geral, os seis melhores vão para uma "fase final", disputando, na pista, entre o 1º e o 6º, o 2º com o 5º e o 3º com o 4º. Com isso, os organizadores esperam criar um maior espetáculo para os torcedores até mesmo durante a sessão classificatória, e não apenas na corrida.
Apenas três marcas em 2008
Como a Revista RACING já havia anunciado, a Volkswagen deixou a Stock Car após o término do contrato da marca com a categoria. De acordo com Col, não houve problemas, mas, sim, uma mudança de foco da marca alemã.
O dirigente da Vicar também afirmou que está conversando com mais duas marcas, que poderão entrar na categoria. Entretanto, os organizadores ainda estão pensando qual deve ser a quantidade certa de fabricantes no certame, já que quer dar destaque para as atuais no mercado.
Nenhuma corrida deverá acontecer no exterior
Com o término do contrato do circuito de Buenos Aires com a Stock Car V8, a categoria não deverá viajar para realizar provas em outros países em 2008. Col até chegou a ir para Punta del Este, no Uruguai, onde categorias disputam provas em circuito de rua. Entretanto, o dirigente não gostou das condições e classificou-as como “inadequadas para a Stock Car”.
Outra possibilidade encontrada pela Vicar é a realização de uma prova em circuito de rua no Brasil. Col acredita que este tipo de corrida aproxima a torcida da categoria, além de oferecer desafios diferenciados aos pilotos.
Assuntos diversos, piadas, videos e etc..
- Felipe - Vix
- Membros
- Mensagens: 275
- Registrado em: 09 Abr 2008, 09:48
- Localização: Vila Velha - ES
Tudo sobre a Stock Car em 2008
Mensagem por Felipe - Vix »
Felipe-Vix
Por motivos maiores estou off.
se precisarem falar comigo, é só me escrever: felipefidalgo@yahoo.com.br
Por motivos maiores estou off.
se precisarem falar comigo, é só me escrever: felipefidalgo@yahoo.com.br
Ir para
- C4 Clube
- ↳ Novos membros
- ↳ Produtos C4C
- ↳ Sobre o Clube
- Interação
- ↳ Aconselhamento Jurídico
- ↳ Enquetes
- Geral
- ↳ Check List de Entrega
- ↳ Encontros & Eventos
- ↳ Encontros Nacionais
- ↳ SP - Estado de São Paulo
- ↳ RJ - Estado do Rio de Janeiro
- ↳ PR - Estado do Paraná
- ↳ MG - Estado de Minas Gerais
- ↳ SC - Estado de Santa Catarina
- ↳ RS - Estado do Rio Grande do Sul
- ↳ BA - Estado da Bahia
- ↳ DF - Distrito Federal
- ↳ CE - Estado do Ceará
- ↳ AC - Estado do Acre
- ↳ AL - Estado de Alagoas
- ↳ AP - Estado do Amapá
- ↳ AM - Estado do Amazonas
- ↳ ES - Estado do Espírito Santo
- ↳ GO - Estado de Goiás
- ↳ MA - Estado do Maranhão
- ↳ MT - Estado do Mato Grosso
- ↳ MS - Estado do Mato Grosso do Sul
- ↳ PA - Estado do Pará
- ↳ PB - Estado da Paraíba
- ↳ PE - Estado de Pernambuco
- ↳ PI - Estado do Piauí
- ↳ RN - Estado do Rio Grande do Norte
- ↳ RO - Estado de Rondônia
- ↳ RR - Estado de Roraima
- ↳ SE - Estado de Sergipe
- ↳ TO - Estado de Tocantins
- ↳ Assuntos Gerais
- ↳ Notícias
- ↳ Fotos & Videos
- ↳ Manutenção e Prevenção
- ↳ Som & Multimedia
- ↳ Personalização e Tuning
- ↳ DIY - Faça Você Mesmo
- ↳ Off Topic
- Espaço Citroën
- ↳ Carros da Citroën
- ↳ Concessionárias
- Classificados
- ↳ Parcerias Oficiais C4Clube
- ↳ Veículos da Linha C4
- ↳ Produtos e Serviços para a linha C4 – Particulares
- ↳ Produtos e Serviços para a linha C4 – Empresas
- ↳ Outros Veículos: Qualquer veículo fora da família C4
- ↳ Outros Produtos: Todos os demais produtos