- lgobbo
- Membros
- Estado: SC
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Re: Velas de Iridium
Quanto ao consumo maior não consegui definir, mas acredito que foi relacionado a troca dos pneus e da temperatura ambiente que diminui bastante aqui no sul.
- Kbelooooo
- Membros
- Estado: RS
- Veiculo: C4 VTR
Pra mim não fez diferença no consumo.
Pra trocar é super simples, tira a bobina e tu dá de cara com elas, tem usar uma chave 16 pra tirar elas.
Pra trocar é super simples, tira a bobina e tu dá de cara com elas, tem usar uma chave 16 pra tirar elas.

-
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Esse sábado deu tempo de mexer no carro. Tirei a caixa de ar (1 abraçadeira e 1 parafuso + vários parafusos philips) e arranquei fora a porcaria da espuma.maxcwb escreveu:Coloquei as IKH20 da denso, paguei 47,90 cada e veio com frete grátis no jogo (mercado livre, um vendedor de londrina).
Já tinha o costume de usar velas de iridium, então coloquei. A vela original estava "suja" de gasolina ruim, ou seja, eletrodo central marrom com cor de ferrugem = coisa dessa gasolina formulada, o antigo dono pode ter usado sem saber, aliás, até eu usei sem saber.
Troquei também o filtro de ar (usei fram do 307 com espuminha...). Dias antes troquei os pneus do original michelin eco 195 R15 para o michelin primacy 6 R16 original. Enfim, curiosamente achei que o consumo piorou. Já usei essas velas em diversos carros e é a primeira vez que isso acontece. Tomei o cuidado de limpar os cachimbos das bobinas, etc. Verifiquei as dimensões e alturas antes de instalar. Verifiquei que as velas originais eram resistivas, como as denso. Ou seja, não consigo acreditar que a vela está provocando um consumo maior. Em termos de aceleração, é um 1.6 16V e continuo achando que ele está meio amarrado.
Amanhã com algum tempo vou abrir a caixa do filtro de ar e ver se aquela espuminha que fica grudada na base do filtro não está me gerando problemas (aumentando a restrição). Meu consumo estava na casa de ~18L/100km no álcool e passou para ~21L/100km, na cidade....... o ruim é que na cidade é muito impreciso medir o consumo, pois varia enormemente. Voltei a andar com gasolina para ver se equilibrava e agora estou fazendo 16L/100km.
Enfim, troquei mas to cabreiro. O ruim é que troquei muita coisa junto........ vela, filtro com a espuminha duvidosa e os pneus com maior largura. Eliminando a espuminha, vejo o que acontece. Como disse, já usei vários jogos em vários carros (seja denso ou ngk) e nunca vi isso de aumentar o consumo.
Amanhã iria trocar os amortecedores traseiros pelos do 307 + filtro de combustível para aproveitar a viajem, mas os amortecedores não chegaram =(, então quando tiver novidades, posto.
Abs pra turma.
Quando comprei o filtro de ar fram, veio um filtro de espuma colado no filtro de papel. Achei estranho, esquisito, mas estava tão empolgado com as velas que deixei passar a tal espuminha.
Vamos aos pontos de redução de consumo:
estava me esforçando para manter a média na casa dos 16L/100km. Coloquei molykote (sempre coloco nos meus carros com medo da deficiencia de lubrificação do cabeçote na partida) e consegui chegar na casa alta dos 15L/100km. Estava a algum tempo tentando chegar nessa marca abaixo de 16 (que já é horrível).
Esse sábado arranquei a espuma do filtro de ar, fechei tudo e estou na casa de 14L/100km baixo, tipo 14,1, cheguei a ir em 13,8L/100km, mas ainda é cedo para comemorar, é melhor esperar algumas semanas. De todo modo, antes estava impossível chegar a 14L.
Peguei a estrada, carregado, descida e subida de serra, consegui em torno de 8,8L/100km, sem esforçar ao máximo para economizar, grudando 160km/h em alguns pontos para dar uma esticadinha.
Sempre abasteço em posto com bom combustível (gasolina). Nesse meio tempo cheguei a trocar o filtro de combustível também para ver se melhorava o consumo, mas nada mudou (pelo menos deixei zerada a manutenção deste item).
Não tem muita coisa a ver com a vela, mas tá melhorando o consumo. Como disse, troquei muita coisa ao mesmo tempo e agora que estou conseguindo entender melhor porque aumentou d+ o consumo. Fica a dica pra turma. Quando tiver mais tempo volto as velas originais para ver o que acontece.
Fui!
- michelandrei
- Membros
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Apenas para compartilhar com o grupo minha experiência com as velas Denso Iridium Power. Buenas, as corretas pro modelo 2.0 16V FLEX é a IKH20 realmente, pesquisei muito antes de comprar e efetuei minha compra no Ebay com um vendedor que vende por cerca de 40 dólares o jogo. Tive o azar de que caiu na alfândega, mas de qualquer forma, mesmo pagando os impostos para retirar na agência dos correios, saiu por 180 reais aproximadamente o valor final, o que acho que compensa, já que essas velas duram uma eternidade. Então, com relação a alguma melhora de performance, lá vai: acompanhei a troca das velas na oficina do mecânico amigo meu, as velas originais BOSH ainda estavam boas segundo ele, de qualquer forma, fiz a troca. Depois de trocadas, na primeira partida que dei no carro já notei que o som do motor ligado parecia mais macio, é difícil explicar, mas parecia que o som dele era mais constantes, sem "buracos". Enfim, saí pra andar com o carro e notei outra coisa, houve uma lijeira (mas lijeira mesmo) melhora naquele delay infernal do acelerador, ou seja, não ficou perfeito ainda (tá longe do que acho que seria perfeito) mas parece ter melhorado um pouco, o carro já responde um pouco melhor quando tu aperta o acelerador de sopetão, antes, parecia que tu dava acelerada o carro tinha preguiça de responder, e eu gosto de pisar e sentir o coice! Enfim, melhorou um pouco, acho que melhor que isso só com chip ou Sprint Booster, mas aí estamos falando de gastar algo em torno de 1000 reais, e nem sempre estamos dispostos a também investir tanto assim. Bem, fica aí minha experiência. Ah, para título de curiosidade, estou usando filtro K&N in take que importei, como já estava com o filtro antes de trocar as velas, as mudanças no comportamento do carro aqui relatadas não tiveram influencia do filtro, que por sinal, não notei diferença alguma ao instalar ele na real, é como se estivesse instalando um filtro novinho e ele permanecer nesse estado por mais tempo que uns 3 meses como acontece com os de papel. Valeus!
-
- Membros
- Estado: MA
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Manual
Pessoal, estou com um problema, não pesquisei a fundo como os colegas de fórum e acabei comprando e instalando as velas Denso IKH16, sendo que o modelo correto para o meu veículo (C4 Pallas 2009 Flex) seriam as IKH20. Após uma breve pesquisa, e comparando com os modelos NGK, notei que as IKH16 são as recomendas para o C4 NÃO-flex, sendo assim, levando em conta que eu uso EXCLUSIVAMENTE gasolina no meu veículo, vocês acham que teria algum problema eu continuar usando as IKH16 ou deveria trocá-las imediatamente pelas IKH20 ?
- R B Zetec
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
jricardoslz escreveu:Pessoal, estou com um problema, não pesquisei a fundo como os colegas de fórum e acabei comprando e instalando as velas Denso IKH16, sendo que o modelo correto para o meu veículo (C4 Pallas 2009 Flex) seriam as IKH20. Após uma breve pesquisa, e comparando com os modelos NGK, notei que as IKH16 são as recomendas para o C4 NÃO-flex, sendo assim, levando em conta que eu uso EXCLUSIVAMENTE gasolina no meu veículo, vocês acham que teria algum problema eu continuar usando as IKH16 ou deveria trocá-las imediatamente pelas IKH20 ?
O uso nao é recomendado, pois muda o grau termico da vela. Vende essas e compra a especifica para o seu carro.
-
- Membros
- Estado: MA
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Manual
Isso mesmo, segundo o que pesquisei o grau térmico da vela que comprei IKH16 é o recomendando pra versão NÃO-flex do C4 Pallas (2007 e 2008), a dúvida surgiu exatamente por eu só usar gasolina no meu. Mas vou fazer isso mesmo, trocar essas velas pelas recomendadas, obrigado.R B Zetec escreveu:jricardoslz escreveu:Pessoal, estou com um problema, não pesquisei a fundo como os colegas de fórum e acabei comprando e instalando as velas Denso IKH16, sendo que o modelo correto para o meu veículo (C4 Pallas 2009 Flex) seriam as IKH20. Após uma breve pesquisa, e comparando com os modelos NGK, notei que as IKH16 são as recomendas para o C4 NÃO-flex, sendo assim, levando em conta que eu uso EXCLUSIVAMENTE gasolina no meu veículo, vocês acham que teria algum problema eu continuar usando as IKH16 ou deveria trocá-las imediatamente pelas IKH20 ?
O uso nao é recomendado, pois muda o grau termico da vela. Vende essas e compra a especifica para o seu carro.
-
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Amigos, estou usando a um bom tempo as ikh20 - no C4 1.6 16V flex. Cuidado: a vela anunciada para qualquer carro custa 180, se for um anúncio exclusivo para peugeot a mesma vela sobe pra 260˜280...
Tirei uma foto esses tempos para ver como elas estavam e aproveitei para comparar a diferença para as originais:

Tirei uma foto esses tempos para ver como elas estavam e aproveitei para comparar a diferença para as originais:
- valdir silva
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Lounge Tendance 2.0 Flex Auto6
No dia 02 de Agosto eu fiz a compra de um jogo de velas iridium LFR6AIX-11 para o motor 2.0 16v flex (EW10A) e em menos de 15 dias as velas chegaram porem como nada é perfeito fui TRIBUTADO pela RECEITA FEDERAL e tive que pagar uma taxa de R$ 50,82 sendo que deste valor R$32,82 foram tributos(Receita) e R$ 12,00 é de uma nova taxa que está sendo cobrada pelo correio denominada Despacho Postal
Paguei pelo jogo de velas U$ 41,25 com o frete incluso convertido para Dilmas R$ 93,05 e somando ao que paguei de taxa o final foi R$143,87 mas ainda foi mais barato que os R$ 234,40 cobrados nos revendedores
vendedor no ebay:] http://www.ebay.com/itm/320926097261?_t ... EBIDX%3AIT

Paguei pelo jogo de velas U$ 41,25 com o frete incluso convertido para Dilmas R$ 93,05 e somando ao que paguei de taxa o final foi R$143,87 mas ainda foi mais barato que os R$ 234,40 cobrados nos revendedores
vendedor no ebay:] http://www.ebay.com/itm/320926097261?_t ... EBIDX%3AIT

Valdir Silva
-
- Membros
- Veiculo: C4 VTR
Boa tarde.
coloquei velas de iridum no meu C4 VTR (Denso Iridium Power IKH20 - R$ 212,73)
Consumo na cidade se manteve em 8,4 a 8,6km/l.
na estrada fazia 10,5 agora chegou a fazer 10,9km/l...
Na acelerada não senti diferença, mas levando em conta que o fabricante me garantiu 100Km rodados com elas, vale cada centavo.
coloquei velas de iridum no meu C4 VTR (Denso Iridium Power IKH20 - R$ 212,73)
Consumo na cidade se manteve em 8,4 a 8,6km/l.
na estrada fazia 10,5 agora chegou a fazer 10,9km/l...
Na acelerada não senti diferença, mas levando em conta que o fabricante me garantiu 100Km rodados com elas, vale cada centavo.