-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 VTR
Re: Cambagem???
HUAHUAhu, as concessionarias citroen sao uma piada, como pode estar fora, mas não estar!!?!!?!?!?
07 VTR - 17'' Wolf Wheels / H&R Springs / Koni Adjustables / Raceway Exhaust / Full VTS interior trim / 6000K Xenon Headlights /3000k Xenon Fog Lights / Aero /My Way-RNEG / USB Box
- mmbdp
- Moderador
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Lá na MICHELIN/DAFLON PNEUS onde faço alinhamento o computador já tem os números admitidos como normais prá cada carro, inclusive o C4.
Teria que ver num programa desses se o que está "fora" na máquina da citroen é admitido como normal, principalmente se uma roda tiver diferente da outra, aí acho que não tem como achar normal.
Esse papo de "está fora mas não está" só com frontal, lexotan, etc. Ou camisa de força mesmo.
Outro problema com isso é que os pneus não vão durar nada e, a R$ 400 (+/-) cada, acho melhor não brincar...
Outra coisa, NUNCA DEIXEI MEXER NO ALINHAMENTO EM AUTORIZADA, marca nenhuma. Aqui no RJ eles só têm equipamentos ultrapassados (quando os têm).
E concordo com o Bruno, seu carro tá cantando demais ... Vai acabar gravando um CD, heheheehe.
Teria que ver num programa desses se o que está "fora" na máquina da citroen é admitido como normal, principalmente se uma roda tiver diferente da outra, aí acho que não tem como achar normal.
Esse papo de "está fora mas não está" só com frontal, lexotan, etc. Ou camisa de força mesmo.
Outro problema com isso é que os pneus não vão durar nada e, a R$ 400 (+/-) cada, acho melhor não brincar...
Outra coisa, NUNCA DEIXEI MEXER NO ALINHAMENTO EM AUTORIZADA, marca nenhuma. Aqui no RJ eles só têm equipamentos ultrapassados (quando os têm).
E concordo com o Bruno, seu carro tá cantando demais ... Vai acabar gravando um CD, heheheehe.
-
- Membros
vou pesquisar sobre isso!!!
- mmbdp
- Moderador
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Profi escreveu:vou pesquisar sobre isso!!!
Sobre o carro gravar um CD?????? Era brincadeira pô...
-
- Membros
Eu n levei a serio, relaxa marcello!!!mmbdp escreveu:Profi escreveu:vou pesquisar sobre isso!!!
Sobre o carro gravar um CD?????? Era brincadeira pô...
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
- Contato:
Boa tarde pessoal...
Ressuscitando o tópico...
Ontem levei a caranga pra fazer alinhamento e balanceamento e uma provável cambagem.
Antes disso, pesquise aqui no fórum e achei este tópico, então gostaria de incluir algumas informações sobre o assunto.
De acordo com o service, os valores de geometria do C4 NA EUROPA são:
Sopé : Roda esquerda
0° (+0°36' ; -0°24')
Sopé : Roda direita
0° (+0°24' ; -0°36')
Ângulo de pivot - Roda esquerda
11°42' (+0°24' ; -0°36')
Ângulo de pivot -Roda esquerda
11°42' (+0°36' ; -0°24')
Paralelismo do eixo
-0°21' ± 0°09'
Paralelismo na roda
-0°11' ± 0°04'
Dissimetria sopé igual a
0°12' ± 0°28'.
Dissimetria carroçaria igual a
0° ± 0°20'.
Dissimetria ângulo da manga de eixo igual a
-0°12' ± 28'.
Sopé (português de Portugal) = Cambagem (português Brasil)
Na oficina que fiz o serviço, a máquina estava calibrada para C4 VTR da seguinte forma:
Convergência Total
Min: -3,75 e Max: -1,68
Convergência individual (os dois lados)
Min: -1,88 e Max: -0,84
Camber (os dois lados)
Min: -0°19 e Max: +0°41
Caster (os dois lados)
Min: +4°35 e Max: +5°35
No meu caso, tive que fazer a cambagem do lado do motorista, que estava com +0°48.
IMPORTANTE: nunca, em hipótese alguma deixem fazer cambagem no C4 com aquela ferramenta hidráulica que “puxa” a roda. Esse negócio pode estourar rolamento e ferrar com a suspensão.
O C4 tem um conjunto de parafusos que servem para regular a cambagem e se mesmo com os parafusos originais não for possível a regulagem, ele pode ser trocado por um maior.
Gerei um PDF com as especificações retiradas do service:
http://www.system.adm.br/share/regulagem_eixo.pdf
Achei este documento simples e direto que explica rapidamente estes elementos da suspensão:
http://www.system.adm.br/share/Geometri ... apneus.pdf
[]’s
Lincão!
Ressuscitando o tópico...
Ontem levei a caranga pra fazer alinhamento e balanceamento e uma provável cambagem.
Antes disso, pesquise aqui no fórum e achei este tópico, então gostaria de incluir algumas informações sobre o assunto.
De acordo com o service, os valores de geometria do C4 NA EUROPA são:
Sopé : Roda esquerda
0° (+0°36' ; -0°24')
Sopé : Roda direita
0° (+0°24' ; -0°36')
Ângulo de pivot - Roda esquerda
11°42' (+0°24' ; -0°36')
Ângulo de pivot -Roda esquerda
11°42' (+0°36' ; -0°24')
Paralelismo do eixo
-0°21' ± 0°09'
Paralelismo na roda
-0°11' ± 0°04'
Dissimetria sopé igual a
0°12' ± 0°28'.
Dissimetria carroçaria igual a
0° ± 0°20'.
Dissimetria ângulo da manga de eixo igual a
-0°12' ± 28'.
Sopé (português de Portugal) = Cambagem (português Brasil)
Na oficina que fiz o serviço, a máquina estava calibrada para C4 VTR da seguinte forma:
Convergência Total
Min: -3,75 e Max: -1,68
Convergência individual (os dois lados)
Min: -1,88 e Max: -0,84
Camber (os dois lados)
Min: -0°19 e Max: +0°41
Caster (os dois lados)
Min: +4°35 e Max: +5°35
No meu caso, tive que fazer a cambagem do lado do motorista, que estava com +0°48.
IMPORTANTE: nunca, em hipótese alguma deixem fazer cambagem no C4 com aquela ferramenta hidráulica que “puxa” a roda. Esse negócio pode estourar rolamento e ferrar com a suspensão.
O C4 tem um conjunto de parafusos que servem para regular a cambagem e se mesmo com os parafusos originais não for possível a regulagem, ele pode ser trocado por um maior.
Gerei um PDF com as especificações retiradas do service:
http://www.system.adm.br/share/regulagem_eixo.pdf
Achei este documento simples e direto que explica rapidamente estes elementos da suspensão:
http://www.system.adm.br/share/Geometri ... apneus.pdf
[]’s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
-
- Membros
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Só uma correção, ou pedido de explicação
Pelo documento que o Lincão anexou, está claramente descrito "Sopé (não regulável)"
Ou seja, não há regulagem de cambagem, gostaria de saber onde ficam esses "parafusos" pra regular cambagem, pois só conheço no C4 a regulagem de convergência padrão entre as rodas.
Tenho interesse, pois desde que montei as Atacamas 18" e caí em um buraco, não consigo acertar a cambagem da dianteira direita, que está MUITO negativa, mesmo levando no monobloco pra desempenar o amortecedor.
Pelo documento que o Lincão anexou, está claramente descrito "Sopé (não regulável)"
Ou seja, não há regulagem de cambagem, gostaria de saber onde ficam esses "parafusos" pra regular cambagem, pois só conheço no C4 a regulagem de convergência padrão entre as rodas.
Tenho interesse, pois desde que montei as Atacamas 18" e caí em um buraco, não consigo acertar a cambagem da dianteira direita, que está MUITO negativa, mesmo levando no monobloco pra desempenar o amortecedor.
-
- Membros
- Estado: SP
Este é um assunto é muito interessante mas temos poucas informações.
Sei que a camber do VTR é positivo mas não sei em quantos graus e também sei que não é regulável.
Sei que a camber do VTR é positivo mas não sei em quantos graus e também sei que não é regulável.