-
- Membros
- Mensagens: 3
- Registrado em: 29 Jun 2014, 09:58
- Estado: SP
- Cidade: Diadema
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.
O modo neve econômiza combustível!?
Boa noite, galera
Considerando que o modo neve (câmbio automático) funciona em rotações mais alta, seria certo afirmar que logo isso econômica combustível, certo!?
Alguém já fez o teste!?
Há algum problema em roda com frequência em qualquer condição nesse modo!?
Quem puder esclarecer minhas dúvidas e/ou compartilhar experiência, agradeço
Valeu, pessoal.
Considerando que o modo neve (câmbio automático) funciona em rotações mais alta, seria certo afirmar que logo isso econômica combustível, certo!?
Alguém já fez o teste!?
Há algum problema em roda com frequência em qualquer condição nesse modo!?
Quem puder esclarecer minhas dúvidas e/ou compartilhar experiência, agradeço
Valeu, pessoal.
- fmiglior
- Moderador
- Mensagens: 1953
- Registrado em: 15 Fev 2010, 17:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: São Paulo
Re: O modo neve econômiza combustível!?
não, isso gasta mais!
agora se pisar fundo ou se apertar o botão sport ele utiliza a programação sport da caixa, trocando de marcha no giro mais alto
colocando a alavanca no D, cambio AL4 tem 3 programações (economico, normal e sport) se pisar em leve no acelerador ele entende que vc quer andar no modo economico trocando de marcha de modo cedo, se pisar de forma normal no acelerador ele utiliza o modo normal que sobe um pouco mais a rotação que no modo economico.2.3. Particularidades : Programa "neve"
Programa adaptado a uma condução sobre piso de fraca aderência.
Particularidades :
Interdição de passagem da 1ª velocidade . Alavanca em posição D
As mudanças de relação são menos frequentes que para os outros programas
Permite um funcionamento em suavidade (não há variação brusca de binário nas rodas)
Retrogradação forçada quando ocorrer uma frenagem
Em posição " D", o arranque efetua-se em 3ª velocidade.
agora se pisar fundo ou se apertar o botão sport ele utiliza a programação sport da caixa, trocando de marcha no giro mais alto
EX C4 VTR
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Acho que há alguma imprecisão aí... quando piso forte no meu, com o câmbio em D, mas sem o modo Sport, ele NUNCA passa de 5500 giros. Sempre troca antes. Se quiser que passe, preciso colocar no modo sequencial ou ligar a tecla Sport. Uso o modo neve para trânsito pesado, já que, por mais que acelere forte, ele não dá aquelas saídas muito ariscas que ele dá em primeira. E me passa a impressão de economizar, sim.
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Eu acho que gasta mais, pois a "patinação" do conversor é maior nas arrancadas em segunda. Além disso ele demora mais para passar para 3ª.
O meu no D vai até os 6000rpm com o pé no fundo.mas sem o modo Sport, ele NUNCA passa de 5500 giros.
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Se Recife não tivesse tanto trânsito, eu iria testar hoje... Mas acho que o manual diz que o modo D puro, vai prezar pela economia de combustível em todas as situações. E acrescenta que ele só usa as rotações mais altas em situações de emergência, como numa ultrapassagem (que ele detecta por meio de uma pisada até o fundo, quando se pressiona o kick-down da marcha). Pisando até o fundo em saída, não vejo ele chegar até essa rotação, só em retomada, mesmo assim, para "queimar embreagem" e dar mais força. Ele não troca marcha nessa rotação.
-
- Membros
- Mensagens: 3
- Registrado em: 29 Jun 2014, 09:58
- Estado: SP
- Cidade: Diadema
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Agradeço as respostas...
Como ninguém ainda fez o teste, rodarei com o modo neve ativo e compartilho com vocês.
Mas uma coisa é certa, ele proporciona uma saída mais suave.
Como ninguém ainda fez o teste, rodarei com o modo neve ativo e compartilho com vocês.
Mas uma coisa é certa, ele proporciona uma saída mais suave.
- Karakarioka
- Membros
- Mensagens: 214
- Registrado em: 02 Jul 2014, 20:38
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Re: O modo neve econômiza combustível!?
O modo neve segura a rotação para evitar a patinação, a longo prazo pode até ser mais econômico e perigoso TB... Tendo em vista que no trânsito utilizamos várias rotações, e em alguns casos precisamos de torque, coisa q o modo neve não nos dará. Acho q o custo x benefício não vale a pena, melhor ficar com o pé leve.
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Além de pisar leve (óbvio) o modo mais econômico, acredito eu, seria passando as marchas no tiptronic na menor rotação possível que o câmbio aceita. De 3ª para 4ª por exemplo seria a uns 50km/h em vez dos 60km/h programados.
Mas.... aposto que ninguém comprou carro automático para isso ;-)
O tiptronic reduz também a patinagem do conversor durante as trocas.
Mas.... aposto que ninguém comprou carro automático para isso ;-)
O tiptronic reduz também a patinagem do conversor durante as trocas.
- piolho
- Membros
- Mensagens: 514
- Registrado em: 09 Jul 2009, 16:02
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
Re: O modo neve econômiza combustível!?
Tenho a impressão que, no modo "neve", ele não acopla as marchas, ficando sempre com o conversor de torque acionado. Além do consumo de combustível maior, chutaria dizer que o desgaste / aquecimento do câmbio seria maior.