Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
MARSP
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

[Resolvido]Pane Total/Vazamento de combustivel C4 GLX 1.6

Mensagem por MARSP »

Saudações,

Venho aqui descrever uma experiencia desagradável que aconteceu comigo
domingo passado dia 23/08/2015.

Tenho um Citroen C4 Hatch GLX-1.6 Ano 2011/2011.

Ele esta agora com aproximadamente 52000 KM.

Eu estava viajando saindo de Guarulhos/SP em Direção a Pirassununga/SP.

É uma viajem de mais ou menos 242 km. Quando após percorrer 196 km próximo a
cidade de Leme o veiculo teve uma pane total do motor com o VEICULO EM MOVIMENTO!!

Eu estava na faixa da esquerda inclusive com o piloto automático ativado quando percebi uma
súbita queda de velocidade.

Inicialmente pensei ser um problema no próprio piloto automático. Desliguei o mesmo, e para a minha
surpresa ao pressionar o pedal do acelerador o veiculo não respondia!!!

Simplesmente perdeu toda a tração, como se o motor estivesse desligado.

Para a minha sorte eu estava em uma descida e consegui encostar, depois de quase colidir com uma enorme carreta.

Parei no acostamento e abri o capo, senti um forte cheio de combustível. Procurando mais detalhadamente percebi que o vazamento era próximo da roda traseira direita.

Constatei que ao ligar a parte elétrica, sem nem mesmo tentar dar partida, ocorria um ENORME vazamento de combustível. O vazamento só ocorria quando virava a chave até ligar a parte elétrica e consequentemente a bomba.

Resultado disso... tive que voltar os 196 km de guincho.

No dia seguinte levei o veiculo ao mecânico, e esse constatou que o vazamento foi causado por um simples anel de borracha que fica dentro de uma mangueira que faz parte do sistema de combustível.

Esse anel não tem mais do que 1 CM de diâmetro.

O prognostico foi que "Ao se romper esse anel de borracha o motor deixou de ser alimentado, pois o combustível não chegava no motor e sim ia direto para o chão. Causando a imediata parada do motor."

Por falar em mecânico... Eu tenho uma leve desconfiança... Pois o mesmo mecânico efetuou a troca preventiva de filtro de combustível. E observando o mesmo fazendo o reparo do problema, observei que é no mesmo lugar onde ele fez a troca do filtro. Em baixo do banco do passageiro / atras. Não sei se para trocar esse filtro é necessário manipular o tal do anel de borracha. E ele mesmo o MECÂNICO fez alguma cagada. Com o perdão do termo. Mas é só uma especulação. Se alguém souber por favor relate.

Venho aqui compartilhar a minha experiencia na esperança de mais alguém que tenha passado por essa situação.

E saber da comunidade do C4clube se esse tipo de ocorrência é normal com esse veiculo. Esse é o meu primeiro citroen, e estou muito preocupado.

Nunca passei por uma experiencia assim. Já aconteceu de o veiculo parar em movimento, mas foi a correia dentada que quebrou, de um gol 1.6.

COMO PODE UMA SIMPLES BORRACHINHA FAZER O CARRO PARAR NO MEIO DA ESTRADA E VAZAR COMBUSTÍVEL QUE NEM UMA CACHOEIRA???

Uma borrachinha tão insignificante que o mecânico nem quis cobrar pela peça e pelo serviço. Mas que custou um guincho de mais de 196 km , mais um carro para transportar as pessoas.

O seguro bancou tudo. Mas quanto custaria???

Hoje nesse momento o veiculo parece normal, estou rodando sem problemas. Mas fica o medo de ter que fazer uma viagem mais longe e ficar no meio da rua de novo.

Encerro por aqui.

Desde já obrigado por qualquer ajuda.

Att: Marcelo.

UPDATE: Eu levei o carro em uma autorizada da marca Citroen. Para fazer a troca do óleo do filtro de óleo e do filtro de combustível. Aproveitando que já iria fazer a troca do filtro de combustível eu pedi para eles checarem toda a ligação a procura de eventuais problemas. Quando voltei para pegar o carro o atendente me relatou que não existia qualquer problema com relação as mangueiras ou toda a linha que se conecta com o filtro de combustível. A partir daí eu relatei para o mesmo sobre a pane que eu havia sofrido. Ele me explicou que isso ocorreu devido a um problema na peça não original "Paralela". Pois alguns tipos de peças paralelas tem um problema com a conexão o mecânico instalador ao conectar essa peça ouve o click e acredita que a peça está corretamente instalada quando que na verdade não está. Ele também explicou que o sistema opera com uma pressão de 6 bar e quando esse tipo de peça que não se conecta corretamente ela não consegue lidar com esse tipo de pressão e se desconecta, causando o corte de alimentação de combustível e por consequência a pane no carro. Ele me relatou que já ouviu esse tipo de ocorrência em outras oficinas da marca Citroen. Ele relatou também que as ocorrências que presenciou foram com as peças compradas na loja MercadoCar. Deixando bem claro que em momento nenhum eu havia citado onde comprei essa peça.

Quanto a culpabilidade do mecânico em questão que instalou essa peça paralela que causou o problema, eu ainda não tenho um juízo formado.
Já que o problema é com a peça em si. Eu não sei se a própria peça pode ter induzido o mecânico a erro.
Apesar que ele mesmo me avisou que poderia ocorrer algum problema com essa instalação.
Eu penso que na dúvida é melhor sugerir trocar a peça até mesmo por uma original do que correr o risco do carro quebrar no meio da estrada.
Resumindo se ele mesmo não está seguro com o serviço realizado, é melhor trocar a peça do que fazer gambiarra.

Seria somente isto.

Espero ter ajudado no futuro a outras pessoas que possam passar por esse problema.

Saudações.
Editado pela última vez por MARSP em 21 Jan 2016, 10:16, em um total de 2 vezes.

Geanq
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Re: Pane Total / Vazamento de combustivel Citroen C4 GLX

Mensagem por Geanq »

Amigo, não sei não, mas existe uma boa chance de o mecânico que efetuou a troca preventiva ter feito alguma cagad*...
Vamos ver se o pessoal mais experiente tem algo pra comentar sobre isso, mas EU nunca ouvi falar de caso parecido.
Abraço.

(viewtopic.php?f=26&t=32299)

"A vida é muito curta pra se dirigir carros sem graça"

MARSP
Membros

Mensagem por MARSP »

Geanq escreveu:Amigo, não sei não, mas existe uma boa chance de o mecânico que efetuou a troca preventiva ter feito alguma cagad*...
Vamos ver se o pessoal mais experiente tem algo pra comentar sobre isso, mas EU nunca ouvi falar de caso parecido.
Abraço.

Realmente atualizando o caso, eu me lembro do mecânico ter mencionado que após fazer a troca do filtro que era para
prestar atenção no caso de algum cheiro forte de combustível. Que se caso isso ocorresse eu deveria levar o automóvel
de volta para eventual reparo.

Isso me deixou bastante inseguro e preocupado, porque o local fica dentro do carro abaixo do banco de trás. E um eventual
vazamento de combustível, onde pessoas sentam ali.

Resumindo o mecânico me pede para observar algum eventual cheiro de combustível, o que poderia indicar um vazamento.
E um tempo depois fico na estrada por exatamente um vazamento de combustível. E depois ao levar de volta para conserto
vejo o mecânico fazendo o reparo EXATAMENTE no mesmo local da troca do filtro. Depois veio com a historia do anel de
borracha quebrado. Pode ter sido algum conserto mal feito, e depois ele tentou justificar vindo me mostra uma anel de borracha
danificado, que inclusive pode ter sido ele mesmo que danificou para provar a tese.

Mas não tenho prova disso, só fortes suspeitas.

Saudações.

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

Bom, esse defeito não é comum.... Não gosto de apontar o dedo pra ninguém, mas a sua própria desconfiança e a coincidência dos fatos dizem muita coisa.

O filtro fica realmente numa posição incômoda para mexer, mas daí a liberar o carro "na dúvida"...

Quanto a
COMO PODE UMA SIMPLES BORRACHINHA FAZER O CARRO PARAR NO MEIO DA ESTRADA E VAZAR COMBUSTÍVEL QUE NEM UMA CACHOEIRA???
A não ser que seja um automóvel híbrido com um motor elétrico a parte, qualquer carro com a linha de combustível interrompida vai parar. Não tem milagre aí.

Feijó
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Feijó »

Concordo, fora que trocar o filtro é bem fácil, não tem nem mistério. Provavelmente ele fez alguma besteira na montagem ou desmontagem. Se eu fosse você, trocaria até de mecânico. Nunca ouvi isso de "se senti cheiro de gasolina volta". O filtro do meu, meu mecânico de confiança fez a troca e ainda pediu pra eu levar o carro pra ele na reserva pra evitar de dar pressão na linha e voar gasolina pra td que é lado. Foi efetuada a troca e perfeito. Junto aproveitei e troquei o parafuso de fixação da bomba que já estava ressecada e logo poderia dar vazamento por ela. E 100%.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

MARSP
Membros

Mensagem por MARSP »

Arr escreveu:Bom, esse defeito não é comum.... Não gosto de apontar o dedo pra ninguém, mas a sua própria desconfiança e a coincidência dos fatos dizem muita coisa.

O filtro fica realmente numa posição incômoda para mexer, mas daí a liberar o carro "na dúvida"...

Quanto a
A não ser que seja um automóvel híbrido com um motor elétrico a parte, qualquer carro com a linha de combustível interrompida vai parar. Não tem milagre aí.

Conforme um colega afirmou via mensagem privada nesse forum, o problema poderia ter sido
causado pelo ressecamento da borracha.

Mas se você observar um exemplo meu mesmo. Pois tinha um automóvel Gol 1.6 mi ano 1997
ao qual fiquei com ele até ser furtado em 2011. Portanto 14 anos. E NUNCA fiz a troca de qualquer
borracha seja de qualquer natureza. Ou mesmo do sistema de combustível.

O meu automóvel atual é ano 2011 portanto acho pouco provável essa borracha ter ressecado.

Fora que estamos falando de um Citroen C4. E não de um VW Gol.

O "defeito" se deu em uma situação "talvez" um pouco fora do comum.

Pois estava viajando a uma velocidade media de 125 Km/h. "Aqui em São Paulo a
Rodovia dos Bandeirantes é permitido viajar a tal velocidade".

E nessa velocidade por uma distancia bem grande, por volta de uns 185 Km mais ou menos.

Então se você somar a velocidade mais a distancia, concordamos que o automóvel estava
sendo exigido.

Acredito que dentro de uma margem de segurança. Pois dizem que a final dele é por volta
de 190 Km/h.

Então como o defeito se deu nessas condições acredito que seja mais provável ser algum erro
de manutenção. Do que ressecamento da borracha.

Pelas condições que elas ocorreram, e se você for somar mais os detalhes que mencionei
acima, verá que a maior probabilidade é de o mecânico ter cometido algum erro.

Estou esperando alguém que tenha um C4 GLX 1.6 ou 2.0 pode ser 2009,2010 ou 2011
relatar alguma experiencia parecida. Mas até agora só vi pessoas falando que o defeito é
incomum.

Então a hipótese de ressecamento da borracha esta finando cada vez mais improvável.

Pois então o defeito seria comum no ano desse automóvel ou mais antigo. Para a
hipótese de ressecamento da borracha.

Saudações.

MARSP
Membros

Mensagem por MARSP »

Feijó escreveu:Concordo, fora que trocar o filtro é bem fácil, não tem nem mistério. Provavelmente ele fez alguma besteira na montagem ou desmontagem. Se eu fosse você, trocaria até de mecânico. Nunca ouvi isso de "se senti cheiro de gasolina volta". O filtro do meu, meu mecânico de confiança fez a troca e ainda pediu pra eu levar o carro pra ele na reserva pra evitar de dar pressão na linha e voar gasolina pra td que é lado. Foi efetuada a troca e perfeito. Junto aproveitei e troquei o parafuso de fixação da bomba que já estava ressecada e logo poderia dar vazamento por ela. E 100%.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Saudações,

Sim. Com certeza vou trocar de mecânico.

E alem disso vou levar em outro para fazer uma revisão no reparo. Talvez uma autorizada.

Porque HOJE ele esta normal. Mas se eu precisar viajar de novo e o automóvel for exigido
com relação a distancia e velocidade, ele não poderá apresentar o mesmo problema?

Estou pensando mesmo mecânico fazendo o mesmo reparo...

O resultado pode ser o mesmo. Ficar na estrada.

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

Bom, o meu é 2.0 2009/10 com 114 mil km.

Troco o filtro a cada uma ou duas revisões no máximo. Nunca teve nada parecido, nem vi aqui no fórum nada relacionado a essa bendita borrachinha. O seu é o primeiro caso que vejo.

Nesse período todo tive três defeitos no carro fora desgastes naturais:

1. Sonda Lambda ~35 mil km
2. Um rolamento cubo traseiro ~40 mil km
3. Motor da Ventoinha morreu - Foi semana passada. O carro esquentou parado num congestionamento e acendeu o alerta "STOP" no painel, mas não chegou a ferver. Dei meia volta e peguei trânsito livre e a temperatura voltou ao normal.

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

MARSP escreveu:
Feijó escreveu:Porque HOJE ele esta normal. Mas se eu precisar viajar de novo e o automóvel for exigido
com relação a distancia e velocidade, ele não poderá apresentar o mesmo problema?
Esse problema não ocorreu por exigir o motor. Foi peça mal colocada, com defeito ou qualquer outra coisa. Podia cair andando a 30 km/h na rua.
Mesmo porque 120/130 km/h está longe de "exigir" o motor nos carros de hoje em dia.

MARSP
Membros

Mensagem por MARSP »

Arr escreveu:
MARSP escreveu:
Feijó escreveu:Porque HOJE ele esta normal. Mas se eu precisar viajar de novo e o automóvel for exigido
Esse problema não ocorreu por exigir o motor. Foi peça mal colocada, com defeito ou qualquer outra coisa. Podia cair andando a 30 km/h na rua.
Mesmo porque 120/130 km/h está longe de "exigir" o motor nos carros de hoje em dia.
Uma outra coisa que me ocorreu que fiz. " Uma pouco fora dos parâmetros"

Foi que ao sair do pedágio, tenho o Sem Parar, eu por teste liguei o piloto automático.

Aí ele saia dos 40 km/h até 125 km/h. E não sei se alguém percebeu mas esse piloto tem
o que considero um defeito de projeto. Porque ele fica pé em baixo.

É só ver o consumo de combustível.

Não sei se alguém aqui é da área de automação, mas ele deveria tem um PID.

* PID - ( Proporcional, Integral , Derivativo)

Explicando melhor seria uma aceleração mais suave.

Mas claro que isso não tem nada a ver com o problema que ocorreu.

Só acho que pode ter acelerado. Pois exige mais pressão do sistema.

Saudações.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”