Pois e pessoal, essa é uma duvida que todo mundo tem, varias pessoas no forum ja perguntaram se vale a pena mesmo abastecer com a gasolina podium devido a diferença de preço e tudo mais...
Então eu resolvi abastecer um tanque com gasolina supra e um com gasolina podium e postar aqui os resultados da MINHA visão sobre as gasolinas.
bom primeiramente, vou falar das gasolinas:
Podium - Gasolina de alta octanagem, para carros de alto desempenho, sua composiçao é melhor que a gasolina comum pois possui menos impurezas (enxofre, entre outros), e possui uma taxa de compressao maior, não entrando em combustao antes do esperado (famosa batida de pino), alem de lançar menos poluentes na atmosfera, (segundo a petrobras, em torno de 42% menos monoxido de carbono.)
Gasolina supra - é a gasolina comum (mesma octanagem) porem possue um aditivo tipo "detergente dispersante" que evita que impurezas prejudiquem o motor, ou seja é bem parecida com a comum.
bom... usei ambas as gasolinas na cidade, fazendo basicamente o mesmo trecho diario e o mesmo padrao de direçao, afinal eu fui o motorista.
No meu ver, o ganho de potencia nas retomadas de velocidades, subidas e a resposta do carro com a gasolina podium foi melhor que com a supra, como esperado, porem não é tãããão significativo assim para o dia a dia na cidade.
Porem, minha média de consumo, subiu de 9.0 km/l para 9.4 km/l, como mostram as fotos abaixo, e acredito que, se eu naum fosse viajar essa semana, essa media ficaria proxima de 10, pois continuava subindo.
Gasolina Supra - Media em Km/l
http://img34.imageshack.us/img34/6661/pc1e.jpg
Gasolina Podium - Media em Km/l
http://img34.imageshack.us/img34/3495/pc2o.jpg
Conclusões:
No meu ver, nao sou um grande entendido do assunto, acho que no quesito de desempenho para o dia a dia, tanto faz a supra ou a podium, porem na estrada, com certeza vao haver uma melhora com a podium, principalmente nas ultrapassagens. Porem, a podium traz beneficios pro motor a longo prazo que a supra não traz, entao, como bom amante do meu C4 VTR, aconselho que abasteçam com a podium, pois pode melhorar a vida util do motor... e pra quem vai viajar, acredito que a podium seja melhor devido a retomada de velocidade.
Acho que é isso... comentem ae pessoal e desculpem se falei bobagem =]
PS: informaçoes sobre as gasolinas tiradas do site da petrobras.
PS2: Proximo "experimento" vou abastecer com a V-Power da Shell e comparar com a supra, se alguem quiser que eu use outra gasolina falem ae...
a principio o proximo tanquem é no fim da semana que vem.
-
- Membros
- Estado: RS
- Veiculo: C4 VTR
Gasolina - Podium x Supra
----=----=-----=------
C4 VTR - Resolfen 17" - Aerofolio - Xenon Direcionais
"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks
C4 VTR - Resolfen 17" - Aerofolio - Xenon Direcionais
"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks
-
- Moderador
- Estado: MG
- Veiculo: Outros
Re: Gasolina - Podium x Supra
Infelizmente quem mora no interior como eu tem dificuldade de encontrar a Podium. No meu caso só uso a Supra e nunca tive problemas com injeção (incluindo o Civic anterior). Pra mim a Podium eu coloco quando vou a São Paulo, mas honestamente nunca notei uma diferença significativa em desempenho. Em relação ao consumo sinceramente não presto muita atenção e nem marco. Pode ser bobagem, mas um amigo me garantiu que Podium em motores como os nossos (ao redor de 140 hp) faz pouca diferença. Segundo esta fonte a diferença seria maior em veículos de grande potência e mais ainda em carros de importação independente por conta da tropicalização que é feita nos veículos de importação oficial. Não ponho a mão no fogo por estas informações mas faz algum sentido.

-
- Membros
- Estado: MG
Pelo preço da gasolina Podium, não sei se vale a pena, pois o ganho eu acho que começa a ficar alto para carros com motor bem mais fortes que o nosso.
Em relação a melhoria de vida útil, até bom para a saúde do carro, mas o máximo que eu fico com o VTR são 4 anos e olhe lá, como a maioria da galera. Eu acho que não vale a pena investir em gasolina podium visando isso.
Em relação a melhoria de vida útil, até bom para a saúde do carro, mas o máximo que eu fico com o VTR são 4 anos e olhe lá, como a maioria da galera. Eu acho que não vale a pena investir em gasolina podium visando isso.
Citroën C4 VTR 2.0i 16v / Xenon autodirecional / 17" Resolfen / H&R Springs / Aero Prata

- Nico
- Moderador
- Estado: BA
Reportagem tirada do site http://www.jornalacidade.com.br/noticia ... ivada.html
Com certeza você já ouviu o frentista perguntar se é para abastecer o carro com gasolina comum ou aditivada. Mas você sabe para que serve o combustível especial?
Basicamente, o aditivo colocado na gasolina serve para manter limpas todas as partes em contato com o combustível, como bicos injetores, válvulas, cabeçote e carburador.
“O aditivo é um atenuante da ação corrosiva do álcool e ajuda a diminuir a emissão de poluentes”, explica o mecânico Moacir do Carmo Souza, da Pepe Mecânica.
A legislação brasileira determina que sejam acrescentados 25% de álcool à gasolina. “Para evitar esse efeito corrosivo, a gasolina aditivada é uma boa opção”, diz Souza.
Mas antes de experimentar o combustível especial, primeiro é aconselhável fazer uma limpeza no sistema. Outra opção é começar a usar gradativamente a gasolina aditivada, de forma a promover uma limpeza suave.
Boa para o nacional
José Eduardo Xavier, da Slick Veículos Im-portados, explica que a gasolina aditivada é recomendável para veículos nacionais. “O problema está em carros importados. O motor deles é feito para trabalhar com uma gasolina de alta octanagem, entre 87 e 88”, diz Xavier.
“Aqui no Brasil a gasolina tem entre 82 e 83 octanos. Se esse combustível ainda é adicionado de aditivo, ele perde mais poder de queima e o carro importado perde potência. Por isso, nesses casos, se recomenda o uso de gasolinas premium ou podium”, explica Xavier.
Fato é que a gasolina aditivada é mais cara, em média R$ 0,10 por litro a mais do que a comum. “Mas é um investimento que previne os desgastes do motor”, afirma Roberto Hamamura, do Posto Maravilha.
Por causa do preço, muita gente opta por misturar as duas gasolinas. O único porém, neste caso, é que haverá uma diluição do aditivo. Dependendo da quantidade de comum que for adicionada à aditivada, o pacote de aditivos pode até perder o seu efeito.
Aditivadas e suas marcas:
Shell V-Power
É capaz de reduzir o atrito entre as peças móveis do motor, fazendo com que a energia despendida sob a forma de atrito seja melhor aproveitada, convertendo-se em ganho no tempo de resposta em aceleração do motor. Possui ação detergente capaz de remover e evitar a formação de novos depósitos nos coletores, válvulas e bicos injetores. Melhora no tempo de resposta do motor durante a aceleração.
Podium Petrobras
Possui octanagem superior às melhores gasolinas do mundo, proporcionando melhor aproveitamento da potência do motor e de desempenho nas retomadas de velocidade. Contêm detergentes dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção etc). É menos poluente e levemente alaranjada devido ao corante adicionado ao álcool anidro.
Supra Petrobras
Possui a mesma octanagem da gasolina comum, diferenciando-se em razão da presença de detergentes dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, os bicos injetores e as válvulas do motor. Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada.
Especial C Texaco Techron
Lançada em abril de 2007, possui o aditivo Techron da Texaco na dosagem adequada para veículos que nunca usaram gasolina aditivada.
Plus Texaco Techron
É uma gasolina superaditivada, na dosagem adequada para carros que já usam qualquer outro tipo de gasolina aditivada.
Premium Texaco Techron
É uma gasolina superaditivada com octanagem igual a 91, ideal para motores com alta taxa de compressão, que também possui Techron na dosagem adequada para carros que já utilizam gasolina aditivada do tipo premium.
Gasolina Esso Maxxi
É a gasolina comum acrescida de um poderoso aditivo detergente e dispersante, com propriedades anticorrosivas que mantêm limpos carburadores, bicos injetores, coletores de admissão, agindo até a câmara de combustão.
Gasolina Esso Maxxi Gold
É a gasolina premium da Esso. Foi a primeria gasolina aditivada de alta octanagem do Brasil, lançada em fevereiro de 1997. Ela possui os mesmos aditivos da gasolina Esso Maxxi. Esse combustível é recomendado para carros e motos, nacionais e importados, equipados com motores de alta taxa de compressão.
Gasolina Original Premium Ipiranga
Possui alta octanagem, aditivos de geração superior e é feita sob medida para quem quer garantir a performance dos motores de alta taxa de compressão e injeção eletrônica moderna. A Gasolina Original Premium possui octanagem similar às gasolinas premium dos Estados Unidos e da Europa, além de um pacote de aditivos de última geração.
Gasolina Original Aditivada Ipiranga
Melhora a queima de combustível, mantém o sistema de injeção eletrônica limpo e reduz a poluição, com menor carbonização e combustão e maior limpeza do motor.
Com certeza você já ouviu o frentista perguntar se é para abastecer o carro com gasolina comum ou aditivada. Mas você sabe para que serve o combustível especial?
Basicamente, o aditivo colocado na gasolina serve para manter limpas todas as partes em contato com o combustível, como bicos injetores, válvulas, cabeçote e carburador.
“O aditivo é um atenuante da ação corrosiva do álcool e ajuda a diminuir a emissão de poluentes”, explica o mecânico Moacir do Carmo Souza, da Pepe Mecânica.
A legislação brasileira determina que sejam acrescentados 25% de álcool à gasolina. “Para evitar esse efeito corrosivo, a gasolina aditivada é uma boa opção”, diz Souza.
Mas antes de experimentar o combustível especial, primeiro é aconselhável fazer uma limpeza no sistema. Outra opção é começar a usar gradativamente a gasolina aditivada, de forma a promover uma limpeza suave.
Boa para o nacional
José Eduardo Xavier, da Slick Veículos Im-portados, explica que a gasolina aditivada é recomendável para veículos nacionais. “O problema está em carros importados. O motor deles é feito para trabalhar com uma gasolina de alta octanagem, entre 87 e 88”, diz Xavier.
“Aqui no Brasil a gasolina tem entre 82 e 83 octanos. Se esse combustível ainda é adicionado de aditivo, ele perde mais poder de queima e o carro importado perde potência. Por isso, nesses casos, se recomenda o uso de gasolinas premium ou podium”, explica Xavier.
Fato é que a gasolina aditivada é mais cara, em média R$ 0,10 por litro a mais do que a comum. “Mas é um investimento que previne os desgastes do motor”, afirma Roberto Hamamura, do Posto Maravilha.
Por causa do preço, muita gente opta por misturar as duas gasolinas. O único porém, neste caso, é que haverá uma diluição do aditivo. Dependendo da quantidade de comum que for adicionada à aditivada, o pacote de aditivos pode até perder o seu efeito.
Aditivadas e suas marcas:
Shell V-Power
É capaz de reduzir o atrito entre as peças móveis do motor, fazendo com que a energia despendida sob a forma de atrito seja melhor aproveitada, convertendo-se em ganho no tempo de resposta em aceleração do motor. Possui ação detergente capaz de remover e evitar a formação de novos depósitos nos coletores, válvulas e bicos injetores. Melhora no tempo de resposta do motor durante a aceleração.
Podium Petrobras
Possui octanagem superior às melhores gasolinas do mundo, proporcionando melhor aproveitamento da potência do motor e de desempenho nas retomadas de velocidade. Contêm detergentes dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção etc). É menos poluente e levemente alaranjada devido ao corante adicionado ao álcool anidro.
Supra Petrobras
Possui a mesma octanagem da gasolina comum, diferenciando-se em razão da presença de detergentes dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, os bicos injetores e as válvulas do motor. Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada.
Especial C Texaco Techron
Lançada em abril de 2007, possui o aditivo Techron da Texaco na dosagem adequada para veículos que nunca usaram gasolina aditivada.
Plus Texaco Techron
É uma gasolina superaditivada, na dosagem adequada para carros que já usam qualquer outro tipo de gasolina aditivada.
Premium Texaco Techron
É uma gasolina superaditivada com octanagem igual a 91, ideal para motores com alta taxa de compressão, que também possui Techron na dosagem adequada para carros que já utilizam gasolina aditivada do tipo premium.
Gasolina Esso Maxxi
É a gasolina comum acrescida de um poderoso aditivo detergente e dispersante, com propriedades anticorrosivas que mantêm limpos carburadores, bicos injetores, coletores de admissão, agindo até a câmara de combustão.
Gasolina Esso Maxxi Gold
É a gasolina premium da Esso. Foi a primeria gasolina aditivada de alta octanagem do Brasil, lançada em fevereiro de 1997. Ela possui os mesmos aditivos da gasolina Esso Maxxi. Esse combustível é recomendado para carros e motos, nacionais e importados, equipados com motores de alta taxa de compressão.
Gasolina Original Premium Ipiranga
Possui alta octanagem, aditivos de geração superior e é feita sob medida para quem quer garantir a performance dos motores de alta taxa de compressão e injeção eletrônica moderna. A Gasolina Original Premium possui octanagem similar às gasolinas premium dos Estados Unidos e da Europa, além de um pacote de aditivos de última geração.
Gasolina Original Aditivada Ipiranga
Melhora a queima de combustível, mantém o sistema de injeção eletrônica limpo e reduz a poluição, com menor carbonização e combustão e maior limpeza do motor.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta