simCyro escreveu:Sentando o sarrafo em curva percebe-se a estabilidade como um todo. A luz acender por ação do controle de tração é fácil, basta dar uma forçada numa subida mais forte. Por outro lado a ação do ESP é mais sutil e pouco perceptivel. Mesmo o ABS dá sinal que está em atuação. O que não se sente é a atuação do ESP. Na minha região pego um caminho bem sinuoso quase todo dia (30 km). A estabilidade do carro é espetacular, mas não lembro de ter visto a luz acender. Minha dúvida é esta: a luz que acende no controle de tração também acende se o ESP estiver em atuação? Se este for o caso, então ainda não cheguei no limite do carro no trecho em questão. Acho que não vou mesmo chegar então pois ai vira imprudência mesmo. De qualquer forma a função destes componentes é essa mesma, trabalhar silenciosamente para aumentar a segurança. Quanto mais a tecnologia evolui menos se percebe sua ação. Os primeiros ABS provocavam uma forte trepidação do pedal ao pisar no freio com força. Hoje nem se precebe quase.viperboyrs escreveu:aheiuheihai
essa do zerinho eh uma otima pra testar...
mas qq coisa tenta fazer uma curva fechada sentando o sarrafo...
vai ver q o carro naum "escorrega" pro lado
o que quis dizer eh tu fazer uma curva conhecida (tipo uma esquina fechada) num horario que tu sabe que a probabilidade de aparecer alguem eh bem baixa,
fazer a curva no maximo que tua cabeça permite, (no meu caso fiz a 88 km/h), akele triangulozinho do TC fica piscando... soh q tu sente uma leve segurada na lateral do carro...
nao queria falar qual a sensaçao, queria que tu experimentasse... fiz a mesma coisa na mesma curva com meu celta numa velocidade mais baixa e fiz a curva de "poer slide", ou fazendo um drift, ou de lado...como preferirem... tive q da uma segurada no freio e no volante se nao era capaz de bater no meio fio.
com o c4 fiz acelerando e o que notei foi uma reduçao no giro do motor, e uma segurada na lateral, como um freio atuando...
enfim... acho que é isso...