- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
CARRO A DIESEL NO BRASIL - BOAS POSSIBILDADES!
Automóveis de passeio a diesel podem ser liberados
Comissão de Constituição e Justiça do Senado deu parecer favorável à liberação da venda de veículos de passeio à diesel
Por Marcio Ishikawa | 05/08/2009
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 5, parecer favorável à liberação da venda de veículos de passeio movidos à diesel no Brasil. Aqui, somente caminhões e utilitários, ou veículos com tração 4x4, podem ser movidos com esse combustível.
A proposta é de autoria do senador Gerson Camata, do PMDB do Espírito Santo, e receeu o parecer favorável do relator, o senador Francisco Dornelles, do PP carioca. Agora, o projeto vai passar por avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos e, caso não tenha nenhum recurso contrário, será levado para votação em plenário.
A proibição vigora desde 1976, quando a lei foi implantada, visando reduzir a dependência do petróleo importado, em função dos altos preços que vigoravam no mercado internacional desde 1973, incentivando a produção de veículos movidos à álcool - o programa do Pró-Alcool fora implementado em 1975.
Entre as críticas à iniciativa, está o fato de que o Brasil domina a tecnologia flex e que o diesel nacional ainda possui elevado teor de enxofre - fazendo com que ele fosse ambientalmente viável somente depois de 2012, quando as novas metas para o combustível entrassem em vigor. Além disso, pesaria o fato de o Brasil ser um dos líderes mundiais na tecnologia do etanol e dos sistemas bicombustíveis.
Já o principal argumento favorável à liberação seria a dificuldade que o Brasil tem em relação às exportações por não investir no desenvolvimento de veículos compactos a diesel, cuja demanda está em alta, principalmente na Europa - onde, por sinal, o combustível foi a opção em busca da redução na emissão de poluentes.
Quem sabe a partir de 2012, nos não tenhamos no Brasil os tão desejados motores a Diesel?
Abs
Comissão de Constituição e Justiça do Senado deu parecer favorável à liberação da venda de veículos de passeio à diesel
Por Marcio Ishikawa | 05/08/2009
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 5, parecer favorável à liberação da venda de veículos de passeio movidos à diesel no Brasil. Aqui, somente caminhões e utilitários, ou veículos com tração 4x4, podem ser movidos com esse combustível.
A proposta é de autoria do senador Gerson Camata, do PMDB do Espírito Santo, e receeu o parecer favorável do relator, o senador Francisco Dornelles, do PP carioca. Agora, o projeto vai passar por avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos e, caso não tenha nenhum recurso contrário, será levado para votação em plenário.
A proibição vigora desde 1976, quando a lei foi implantada, visando reduzir a dependência do petróleo importado, em função dos altos preços que vigoravam no mercado internacional desde 1973, incentivando a produção de veículos movidos à álcool - o programa do Pró-Alcool fora implementado em 1975.
Entre as críticas à iniciativa, está o fato de que o Brasil domina a tecnologia flex e que o diesel nacional ainda possui elevado teor de enxofre - fazendo com que ele fosse ambientalmente viável somente depois de 2012, quando as novas metas para o combustível entrassem em vigor. Além disso, pesaria o fato de o Brasil ser um dos líderes mundiais na tecnologia do etanol e dos sistemas bicombustíveis.
Já o principal argumento favorável à liberação seria a dificuldade que o Brasil tem em relação às exportações por não investir no desenvolvimento de veículos compactos a diesel, cuja demanda está em alta, principalmente na Europa - onde, por sinal, o combustível foi a opção em busca da redução na emissão de poluentes.
Quem sabe a partir de 2012, nos não tenhamos no Brasil os tão desejados motores a Diesel?
Abs
Bruno Figueiredo.
-
- Membros
- Mensagens: 1086
- Registrado em: 09 Set 2008, 21:04
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
Re: CARRO A DIESEL NO BRASIL - BOAS POSSIBILDADES!
Vi esta notícia hoje pela manhã, tomara que dê certo! Imaginem os nossos C4's com os HDi, consumos dos sonhos!
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
- boldfinger
- Membros
- Mensagens: 2512
- Registrado em: 07 Set 2008, 04:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Citroen Aircross
- Localização: sao paulo - SP
Re: CARRO A DIESEL NO BRASIL - BOAS POSSIBILDADES!
Po, com certeza..imagina soh os carros daki funcionando a diesel, mas com motores MODERNOS como lah na Europa...hj em dia nem mais o barulho de motores diesel incomoda mais...seria bem interessante!
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

-
- Membros
- Mensagens: 1086
- Registrado em: 09 Set 2008, 21:04
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
Re: CARRO A DIESEL NO BRASIL - BOAS POSSIBILDADES!
Toda a linha C4 tem motores bons, exceto o Pallas e o Hatch, que o único motor a diesel atualizado que oferecem é o 1.6HDi, de 110cv, já que também são (ou eram não sei) vendidos na Argentina com o 2.0HDi de 110cv. Bom seria aquele 2.0HDi de 138, que chega a 170-175 com chip, assim como o 1.6 chega a 135-140.
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
-
- Membros
- Mensagens: 551
- Registrado em: 16 Fev 2009, 21:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: CARRO A DIESEL NO BRASIL - BOAS POSSIBILDADES!
Talvez eu esteja errado, mas o motivo do diesel ter seu uso restrito aos veículos comerciais é para baixar os custos de transporte, antigamente (não tenho certeza se hoje isso ocorre) havia inclusive subsídio no preço da gasolina para que o diesel fosse mais barato.
Infelizmente neste país de dimensões continentais, somos muito dependentes do tipo mais caro de transporte que é o rodoviário (Ferrovias e Hidrovias são muito pouco exploradas) e acredito que a disponibilidade do diesel para veículos de passeio acabe trazendo um aumento dos preços do Diesel nas bombas, o que seria catastrófico.
Mas como tudo muda muito rápido neste país, talvez essa política já seja outra e apoio o uso do Diesel em carros de passeio, os motores diesel possuem rendimento muito maior que qualquer similar seja ele flex ou não.
Infelizmente neste país de dimensões continentais, somos muito dependentes do tipo mais caro de transporte que é o rodoviário (Ferrovias e Hidrovias são muito pouco exploradas) e acredito que a disponibilidade do diesel para veículos de passeio acabe trazendo um aumento dos preços do Diesel nas bombas, o que seria catastrófico.
Mas como tudo muda muito rápido neste país, talvez essa política já seja outra e apoio o uso do Diesel em carros de passeio, os motores diesel possuem rendimento muito maior que qualquer similar seja ele flex ou não.
- Dec0 VTR
- Moderador
- Mensagens: 1296
- Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: São Paulo - SP
Re: CARRO A DIESEL NO BRASIL - BOAS POSSIBILDADES!
Hum... será que os politicos usineiros influentes desse país vão deixar isso passar?
O Diesel é barato aqui no BR pq como ja foi dito, é subsidiado pelo governo. Acredito que esse subsidio não continue quando rolar a liberação pra frota inteira... como vai ficar?
Tem mto pano pra manga ainda.
O Diesel é barato aqui no BR pq como ja foi dito, é subsidiado pelo governo. Acredito que esse subsidio não continue quando rolar a liberação pra frota inteira... como vai ficar?
Tem mto pano pra manga ainda.
-
- Membros
- Mensagens: 1370
- Registrado em: 11 Mar 2009, 18:45
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo / SP
- Contato:
Re: CARRO A DIESEL NO BRASIL - BOAS POSSIBILDADES!
Fora que essa discussão rola desde que me conheço por gente. A revista Motor Show inclusive fez algumas reportagens lá pra 2001, 2002, quando esse assunto aqueceu como agora.
Não sei se vai vingar, não.
Não sei se vai vingar, não.
- RodVTS98
- Moderador
- Mensagens: 1311
- Registrado em: 05 Abr 2009, 17:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo
Re: CARRO A DIESEL NO BRASIL - BOAS POSSIBILDADES!
Seria maravilhoso!!!...
Carros econômicos, baixa manutenção e muito gostosos de dirigir!....
Espero que vingue!
Abraços,
Rodrigo.
Carros econômicos, baixa manutenção e muito gostosos de dirigir!....
Espero que vingue!
Abraços,
Rodrigo.
____________________________________________________________________________
C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
- fabio_sd
- Moderador
- Mensagens: 2755
- Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
- Estado: MG
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Re: CARRO A DIESEL NO BRASIL - BOAS POSSIBILDADES!
Eu sou contra. A matriz energetica brasileira teria dificuldades para absorver estes novos consumidores. Hoje ja´ temos uma distorcao em relacao ao resto do mundo, onde temos um consumo excessivo de diesel, resultado de uma politica que incentivou o crescimento do transporte rodoviario de carga. O Brasil tem uma malha ferroviaria acanhada se comparado a Europa ou USA. Nossa carga acaba sendo transportada por caminhoes, todos a diesel. Precisamos de dezenas de caminhoes para transportar a mesma carga de uma composiçao ferroviaria. O transporte rodoviario de carga e´ uma solucao bem menos eficiente energetimente, alem de menos segura.
Para liberar o uso de diesel em grande escala pelos veiculos leves, seriamos obrigados a comecar a importar diesel refinado. Creio que isto nao e´ economicamente viavel para o nosso pais.
Para liberar o uso de diesel em grande escala pelos veiculos leves, seriamos obrigados a comecar a importar diesel refinado. Creio que isto nao e´ economicamente viavel para o nosso pais.
Fabio_SD
- RodVTS98
- Moderador
- Mensagens: 1311
- Registrado em: 05 Abr 2009, 17:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo
Re: CARRO A DIESEL NO BRASIL - BOAS POSSIBILDADES!
Concordo contigo em Gênero, Número e Grau, quando falamos da história do nosso país em relação ao mal uso dos transportes e logísticas, forçando a indústria automobilística a produzir muitos caminhões para o transporte de carga no Brasil (que é TUDO o que eles querem!), quando o transporte Ferroviário seria muito melhor e desafogaria nossas cidades e o nosso trânsito caótico.
Sou muito a favor disto, até porque trabalho no ramo e adoraria ver o nosso país cheio de trens e metrôs para todos os lados!
Porém, temos que cair numa real... A estrutura política (não são apenas os políticos do Planalto, mas também as grandes empresas que também são importantes influenciadores aqui no Br) do nosso país dificulta demais a introdução em massa do transporte ferroviário de carga em nosso país. Pouco incentivo e utilizando-se da desculpa que os trens não vão até onde os caminhões vão, continuamos com essa estrutura acanhada de transportes de carga em um país de dimensões continentais, preocupando-se apenas com grandes eixos de distribuição (Norte-Sul) e deixando a árdua tarefa de grandes deslocamentos para os caminhões. Isto tudo tem solução..., mas acredito que a longo prazo, pois o lobby rodoviário é GIGANTE aqui no Brasil e, convenhamos, é uma ação que depende de muitas (pessoas) e muitos (interesses).
Sendo assim, eu passo a olhar para o meu bolso (que me importa e muito... e só depende de mim! hehehhe...) e eu ADORARIA que os carros a Diesel fossem realmente liberados aqui no Br. Agora com essa campanha do pré-sal da Petrobras e etc, não acredito que seria politicamente aceitável importarmos o óleo refinado, pois de agora em diante, ou melhor, do momento em que começarmos a extrair o petróleo do pré-sal em diante, o nosso país deverá se tornar, praticamente, um país autônomo em relação ao petróleo e, assim, entendo que poderíamos ter uma conta final mais otimizada do que atualmente com os carros movidos à gasolina ou álcool. Aliás, falando sobre eles..., eu ADORARIA, também, que as montadoras parassem com esse negócio de Flex..... porque, você não tem uso otimizado com o álcool em praticamente 100% da frota Flex nacional. Ou seja, são motores que foram projetados para usar a gasolina, readaptados para o uso do álcool e, com isso, quando usamos álcool nos nossos carros flex, o carro consome muito e não tem o desempenho que poderia ter, caso fosse otimizado para o álcool. Enfim..., isso também seria importante!... O problema, é que aí é o povo que não vai entender, pois o carro Flex hoje em dia, signica modernidade e, caso as montadoras voltassem a fabricar os carros nativos na gasolina ou no álcool, isso significaria um retrocesso tecnológico.
Ou seja, eu quero gastar menos e andar mais. Acho que muitos aqui também! Espero que algo seja feito nesse aspecto e, só pra variar um pouco, o povo possa ter algo em seu benefício!
Abraços,
Rodrigo.
Sou muito a favor disto, até porque trabalho no ramo e adoraria ver o nosso país cheio de trens e metrôs para todos os lados!
Porém, temos que cair numa real... A estrutura política (não são apenas os políticos do Planalto, mas também as grandes empresas que também são importantes influenciadores aqui no Br) do nosso país dificulta demais a introdução em massa do transporte ferroviário de carga em nosso país. Pouco incentivo e utilizando-se da desculpa que os trens não vão até onde os caminhões vão, continuamos com essa estrutura acanhada de transportes de carga em um país de dimensões continentais, preocupando-se apenas com grandes eixos de distribuição (Norte-Sul) e deixando a árdua tarefa de grandes deslocamentos para os caminhões. Isto tudo tem solução..., mas acredito que a longo prazo, pois o lobby rodoviário é GIGANTE aqui no Brasil e, convenhamos, é uma ação que depende de muitas (pessoas) e muitos (interesses).
Sendo assim, eu passo a olhar para o meu bolso (que me importa e muito... e só depende de mim! hehehhe...) e eu ADORARIA que os carros a Diesel fossem realmente liberados aqui no Br. Agora com essa campanha do pré-sal da Petrobras e etc, não acredito que seria politicamente aceitável importarmos o óleo refinado, pois de agora em diante, ou melhor, do momento em que começarmos a extrair o petróleo do pré-sal em diante, o nosso país deverá se tornar, praticamente, um país autônomo em relação ao petróleo e, assim, entendo que poderíamos ter uma conta final mais otimizada do que atualmente com os carros movidos à gasolina ou álcool. Aliás, falando sobre eles..., eu ADORARIA, também, que as montadoras parassem com esse negócio de Flex..... porque, você não tem uso otimizado com o álcool em praticamente 100% da frota Flex nacional. Ou seja, são motores que foram projetados para usar a gasolina, readaptados para o uso do álcool e, com isso, quando usamos álcool nos nossos carros flex, o carro consome muito e não tem o desempenho que poderia ter, caso fosse otimizado para o álcool. Enfim..., isso também seria importante!... O problema, é que aí é o povo que não vai entender, pois o carro Flex hoje em dia, signica modernidade e, caso as montadoras voltassem a fabricar os carros nativos na gasolina ou no álcool, isso significaria um retrocesso tecnológico.
Ou seja, eu quero gastar menos e andar mais. Acho que muitos aqui também! Espero que algo seja feito nesse aspecto e, só pra variar um pouco, o povo possa ter algo em seu benefício!
Abraços,
Rodrigo.
____________________________________________________________________________
C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!