Relação Veloc. x RPM - Duvida
Amigos, uma duvida em relação a Velocidade x Rpm do c4 hatch!
3000 rpm = 100km/h no C4 Hatch
Se eu pegar o motor, por exemplo, do Astra SS com 127cv 2.0 8v a relação é:
3000 rpm = 120Km/h
Dai eu pergunto..... isso significa q o C4 anda menos q o Astra SS????? Q a final do C4 é menor????
Obrigado pelas informações
3000 rpm = 100km/h no C4 Hatch
Se eu pegar o motor, por exemplo, do Astra SS com 127cv 2.0 8v a relação é:
3000 rpm = 120Km/h
Dai eu pergunto..... isso significa q o C4 anda menos q o Astra SS????? Q a final do C4 é menor????
Obrigado pelas informações
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual
Isso significa somente que o C4 tem o câmbio com relações mais curtas que o câmbio do Astra e não significa necessáriamente que o Astra ande mais que o C4.
Não adianta nada vc ter um câmbio com relações longas se vc não tem potência suficiente no motor pra poder usar isso, o câmbio do Astra com suas relações longas permitiriam uma velocidade final acima de 230 km/h a 6.100 RPM que é o limite de giro do motor, mas o motor não tem força suficiente pra empurrar até aí, o que acontece que ele vai estacionar em um regime de giro bem abaixo disso em sua velocidade máxima, bem longe do regime de corte do motor.
No C4 com seu câmbio de relações mais curtas, certamente na velocidade máxima o regime de rotações do motor seria bem próximo do limite, com certeza com o motor já "cortando".
Como curiosidade, alguns carros da década de 90 tinham relações tão longas em quinta marcha que para se atingir a velocidade máxima vc tinha que reduzir pra quarta....a quinta era tão longa que o motor ficava "patinando" e não conseguia atingir a rotação de potência máxima, geralmente em torno de 5.200 a 5.600 RPM, obrigando o motorista reduzir para o motor "encher" um pouco mais e atingir a velocidade máxima.
Não adianta nada vc ter um câmbio com relações longas se vc não tem potência suficiente no motor pra poder usar isso, o câmbio do Astra com suas relações longas permitiriam uma velocidade final acima de 230 km/h a 6.100 RPM que é o limite de giro do motor, mas o motor não tem força suficiente pra empurrar até aí, o que acontece que ele vai estacionar em um regime de giro bem abaixo disso em sua velocidade máxima, bem longe do regime de corte do motor.
No C4 com seu câmbio de relações mais curtas, certamente na velocidade máxima o regime de rotações do motor seria bem próximo do limite, com certeza com o motor já "cortando".
Como curiosidade, alguns carros da década de 90 tinham relações tão longas em quinta marcha que para se atingir a velocidade máxima vc tinha que reduzir pra quarta....a quinta era tão longa que o motor ficava "patinando" e não conseguia atingir a rotação de potência máxima, geralmente em torno de 5.200 a 5.600 RPM, obrigando o motorista reduzir para o motor "encher" um pouco mais e atingir a velocidade máxima.
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Re: Relação Veloc. x RPM - Duvida
vale lembrar q a 3 mil rpm a 100km/h eh o caso de hatch 1.6 .... o 2.0 deve folga mais
- VTR2008
- Moderador
- Estado: RS
- Veiculo: C4 VTR
- Contato:
Please, não me comparem C4 com Astra!
Comparativo com dados de desempenho do VTR e do Vectra GT-X que tem o mesmo motor do Astra
http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/v ... olf-10.htm
C4 VTR teve o melhor desempenho entre todos, já o Vectra GT-X o pior
Comparativo com dados de desempenho do VTR e do Vectra GT-X que tem o mesmo motor do Astra
http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/v ... olf-10.htm
C4 VTR teve o melhor desempenho entre todos, já o Vectra GT-X o pior
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Vlw El Guapo pelas informações!!!!
Muito boa.....
Abraços a todos do C4C
Muito boa.....
Abraços a todos do C4C
Eu sei q não tem como fazer esta comparação!!!!
Mensionei apenas o motor do Astra para poder tirar minha duvida em relação a rpm x velocidade!
:-)
Mensionei apenas o motor do Astra para poder tirar minha duvida em relação a rpm x velocidade!
:-)
-
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
Re:
El Guapo escreveu:Isso significa somente que o C4 tem o câmbio com relações mais curtas que o câmbio do Astra e não significa necessáriamente que o Astra ande mais que o C4.
É isso aí! X2.
Altamir
- Dec0 VTR
- Moderador
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Pergunta normal.
Boa explicação.
Tópico fechado.
(Antes que alguem apareça pra falar besteira.)
Boa explicação.
Tópico fechado.
(Antes que alguem apareça pra falar besteira.)