Marcelão,mmbdp escreveu:
Rodrigo,
isso que vc falou já aconteceu com o motor de um carro meu após eu ter vendido, o cara fez o tal flush e deu exatamente nisso...
Já o motor do Romero fez descarbonização e limpeza na concessionária há pouco tempo, por isso falei do flush, prá complementar a limpeza (que tem que ser feita pelo menos duas vezes seguidas com uma troca de óleo e uns poucos km rodados entre elas).
E ainda mais porque o motor dele já está com barulho nos tuchos o tempo todo, o que já indica borra de óleo impedindo passagem ou mesmo localizada nos tuchos hidrálicos.
Mas como o colega ressaltou aí, não considero normal nenhum carro bater tucho - nem ao ligar, salvo se estava parado há um bom tempo - muito menos o tempo todo.
Por todo esse risco que o Rod demonstrou falei prá procurar oficina de confiança com produto de primeira linha. Se o flush não for indicado pelo profissional, mellhor seguir o que o Rodrigo disse.
Pode ser realmente que no caso do Romero isto se aplique e ajude! Porém, é como você disse, tem que ficar bem atento à condição específica do motor que queremos limpar, senão pode dar essa mer...cadoria que aconteceu no carro que vc havia vendido!
É como você disse, procure uma oficina idônea para fazer uma análise criteriosa e somente depois aplique uma das soluções. O ideal é não abrir o motor, por isso da limpeza feita com sucessivas trocas de óleo e filtro. Porém, se isto não ajudar, pois o nível de sujeira é muito grande, não tem jeito!.. Tem que recorrer a uma oficina e fazer uma limpeza completa.
Agora, no caso do Romero, como ele mesmo já disse que "tira o carro de giro"..., ehehehehe..., bem, aí pode não ser problema de limpeza, mas pode ser que os tuchos travaram!... Neste caso, não adianta fazer qualquer limpeza, mas terá que abrir e trocar os tuchos. Eu acho mais confiável assim, porém existem empresas que fazem o recondicionamento dos tuchos..., mas eu não indico.
Outra coisa importante é a qualidade da gasolina que usamos no carro. Não podemos esquecer que gasolina ruim cria depósitos no óleo do motor que, quando não trocado com frequencia, ajuda a criar as borras e todo esse efeito negativo de lubrificação. Então, por experiência própria, usem gasolina BOA! Tudo isso tem efeito e ajuda ou prejudica o motor.
Abraços,
Rodrigo.