Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Dec0 VTR
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: TO PRA TROCAR MEU ABARTH POR UM VTR - Quero Opiniões

Mensagem por Dec0 VTR »

O escalonamento do cambio é um ajuste um tanto complicado, porém MUITO importante pro desempenho do carro.

Nem todas as fabricas dão tanta atencao a isso, mas acho que quando lança-se um modelo com proposta esportiva, o teste exaustivo afim de conseguir a relação perfeita é condição chave pra um carro prazeiroso de se dirigir.

Vide:

Nem todo fabricante tem dado atenção a esse elemento
que interage com o motor na definição do câmbio

Texto: Fabrício Samahá

Parafraseando o que se ouve bastante hoje em dia nos noticiários de economia, a questão do caráter do câmbio de um veículo não é técnica, mas política. Assim, a discussão que envolve curto e longo não está -- até certo ponto -- no certo e no errado, mas na decisão do fabricante. Há também certa confusão entre curto/longo e escalonamento fechado/aberto, e é isso que vamos procurar esclarecer para o leitor.

Os conceitos de câmbio curto e longo dizem respeito à velocidade do veículo em relação à rotação do motor. Já câmbio aberto e fechado são definidos pelo intervalo numérico entre as marchas, ou escalonamento. Esses quatro elementos podem perfeitamente misturar-se entre si. Pode haver câmbio curto de escalonamento aberto e longo de escalonamento fechado, como é possível curto de escalonamento fechado e longo de escalonamento aberto.

Quando se trata de transmitir força motriz às rodas, a missão do engenheiro é promover um "casamento perfeito". Seu objetivo é calcular as relações de transmissão de maneira a aproveitar o melhor possível os dotes do motor -- nunca deve pensar em obter desempenhos espetaculares por meio de sua engenhosidade ao definir essas relações. Isso porque não se ganha desempenho com um cálculo perfeito -- mas pode-se perdê-lo se for errado.

O escalonamento pode ser visualizado como uma escada e seus degraus: degraus mais altos seriam o escalonamento aberto, e mais baixos, o fechado.

Chama-se staging em inglês e étagement em francês, ambas as palavras indicando estágio. Os italianos, com seu poético idioma, chamam o escalonamento fechado de raviccinato, avizinhado, aproximado.

O escalonamento é ditado pelas características do motor. Como regra, a cada troca ascendente de marcha feita na rotação de potência máxima, a rotação deve cair no máximo para a de torque máximo, jamais abaixo desse ponto. Isso porque é entre esses dois picos de rotação, o de torque e o de potência máximos, que a potência se desenvolve mais rapidamente.

À medida em que a velocidade sobe, porém, a resistência do ar cresce de maneira desproporcional -- ao quadrado. Por exemplo, a resistência do ar a 160 km/h não é o dobro de a 80 km/h, mas quatro vezes aquela. Desse modo, os intervalos -- os degraus -- entre as marchas precisam ser cada vez menores, para que o motor fique em condição de produzir potência cada vez maior após cada troca ascendente...

jpfransa
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por jpfransa »

tindii.... So mais meu hatch 2.0 manual flex q anda muitooo! 151cv no alcool hehehe

Vinidius
Membros

Mensagem por Vinidius »

Opa, valeu d+ pela força ai Deco...

Bom vamos lá...
Meu Abarth tem Sky, e por isso sei q vou sentir sim e mto a falta dele...akilo ali é coisa de louco, (não entedo o pq de ate hj não ter saido mais nenhum carro com esse Sky, akele Skydome perto do SkyWindow é ridiculo!!!), então isso realmente eu vou sentir. Os VTRs daqui teriam que ter vindo pelo menos com os tetos de vidro igual la da europa!!!

O Motor tbm não tem como comparar... o Abarth em estrada é animal, ando como eu quero, velocidade de cruzeiro como vc mesmo disse é 160 no minimo, e vc nem sente... certa vez estava indo pra Sete lagoas anoite... e andei boa parte do percurso a mais de 200 km/h e nem percebi, fiquei sabendo só pq um amigo que estava cmg comentou quando chegamo la... coisa de louco...
Em termos de Tecnologia embarcada, bom no Abarth eu tenho 8 air-bags, ABS, ESP, ASR, banco elétrico com mémoria e aquecimento, passageiro e motorista, direção elétrica com função City (sem comentarios de tão leve), ar dual temp, MP3 e disqueteira no painel, controles de som no volante, Manometro de temp. e pressão de óleo no painel digital, todos os sensores possíveis, ao engatar ré o retrovisor esquerdo abaixa, interior NGI (ate os bancos traseiros reclinam e deslizam), dentre outros mimos... Ou seja ainda acho q o Stilo Abarth em questão é um carro superior ao C4, mas o perém é... ja esta velho 2003 e rodado 90mil km. Sem falar no fator q ja estou com ele à 2 anos, agente acaba enjoado...
Outra coisa é o C4 por dentro com akeles paineis digitais por todo lado, e o volante com cubo fixo. é de chorar de tão loco... Ainda mais com a opção de se colocar o NAV... (como já disse se ele tivece o teto de vidro, automáico com borboletas e ainda fosse Flex seria o carro PERFEITO!!!!!)

Resumindo, nas atuais opções de nosso mercado o C4 VTR é pra mim o veiculo q mais se aproxima do que tenho hj, em termos de carros mais novos... (Tirando importados). O Si tem motor mas não tem mimo nenhum, O Golf GTi nem vou comentar...

BOM TENTI DEIXAR AI O QUE PENSO NO MOMENTO, QUALQUER ENGANO MEU, FAVOR ME ALERTAREM.
Vou continuar minha procura por um C4 perfeito.... rsrs e acreditem, ate o momento estou bastate interessado nesse primeiro preto que coloquei o Link... só é problema o tanto q é rodado!!!!

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

O fato do Stilo ter 8 Air bags significa que ele tem 2 frontais 2 laterais e o cortina ele conta como 4 pois é 2 na frente e 2 atrás? To pedindo isso pq teve discussão já na internet pois tem carros que consideram o cortina como 2 mesmo sendo pros passageiros da frente e atrás ...já tem carros como Azera consideram 4...mais questão de marketing do que diferença!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Já que envolve troca... tem esses dois VTR com KM menor, o preço deles como usado tá meio alto pra média do BR, mas vc pode ganhar um bom valor do teu aí acaba compensando.

http://www.carrosdaserra.com.br/index.p ... cio=194567

http://www.carrosdaserra.com.br/index.p ... cio=194562

Abraço
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

Dec0 VTR
Moderador

Mensagem por Dec0 VTR »

O seu abarth é mosca branca cara.

Pouquissimos são os que tem os airbags completos e os bancos eletricos.

Mas vc imagine só, em 2003, um carro com tudo isso. Pena que depois de 2004 o preço do abarth subiu, mas pagava-se 80 mil em 2003 num carro com tudo isso, pra mim era o nacional mais top de longe, deixando 50% dos importados no chinelo.

Hoje é mto comum ver carro com sensor de estacionamento, 6 airbags, controle de estabilidade... em 2003 lançaram o abarth com tudo isso, um p**a de um motor e não divulgaram direito. Monstro mesmo.

Vinidius
Membros

Mensagem por Vinidius »

VTR2008 escreveu:O fato do Stilo ter 8 Air bags significa que ele tem 2 frontais 2 laterais e o cortina ele conta como 4 pois é 2 na frente e 2 atrás? To pedindo isso pq teve discussão já na internet pois tem carros que consideram o cortina como 2 mesmo sendo pros passageiros da frente e atrás ...já tem carros como Azera consideram 4...mais questão de marketing do que diferença!
Não VTR2008, o meu Stilo tem 8 air-bags mesmo... conta cmg... dois laterais nos bancos dianteiros + dois laterais nos bancos traseiros + os dois duplo do volante e o do lado do passageiro = 6 mais os 2 de cortina dando um total de 8 airbags... entendeu?!?!?

sei q é raro, mas meu carro tem realmente 8 airbags... tem os laterais traseiros tbm!!! So nos bancos sao 4 air bags...

foxmc
Membros
Estado: DF
Veiculo: Outros

Mensagem por foxmc »

O que no caso do VTR não fazem falta estes dois últimos na parte de trás (sem ser os dos bancos) porque o airbag lateral é projetado para proteger na frente E atrás.
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008

Vinidius
Membros

Mensagem por Vinidius »

Dec0 VTR escreveu:O seu abarth é mosca branca cara.

Pouquissimos são os que tem os airbags completos e os bancos eletricos.

Mas vc imagine só, em 2003, um carro com tudo isso. Pena que depois de 2004 o preço do abarth subiu, mas pagava-se 80 mil em 2003 num carro com tudo isso, pra mim era o nacional mais top de longe, deixando 50% dos importados no chinelo.

Hoje é mto comum ver carro com sensor de estacionamento, 6 airbags, controle de estabilidade... em 2003 lançaram o abarth com tudo isso, um p**a de um motor e não divulgaram direito. Monstro mesmo.
Pois é Deco, acho q faltou mesmo foi divulgaçao eu mesmo fui conhecer o Abarth depois q vi este meu na epok com o meu ex-chefe... o carro é um Tesão, completasso, 8 airbags, controle de traçao de estabilidade, todos os sensores, ao dar ré o retrovisor abaixa sozim (isso ele ja tinha em 2003, o Polo foi fazer um tanto de propraganda disso em 2007/08 - isso prova o kuanto faltou divulgaçao). Bom sem falar no Sky né... ate hj nda se compara... ha e ele tbm ja tinha Xenon de fabrica, com sensores na suspençao para auto direcionar o faxo de luz (regulagem vertical)!!! Coisa de loko ne nao?!?? mas a FIAT deixou esse canhão morrer, fico triste com isso... como vc mesmo disse ate importados tomavam pau contra ele...!!!

Ah e detalhe, meu Stilo é mosca branca mesmo, mas isso é pq ele era carro de Direto FIAT, vc tem q ver o isolamento acustico desse meu carro em especial... todas, eu disse TODAS as peças d acabamento dele tem akelas espumas auto colantes nas juntas para nao dar barulho... carro para jornalista como eles dizem....

jpfransa
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por jpfransa »

tira umas fotos ae! hehe

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”