Rotações altas no C4 2.0 - Pq?
Pessoal, alguém aqui saberia me dizer o pq a Citroen fez o C4 Hatch 2.0 mecanico com a rotação tão alta????
Bom, não sei o aut. e o Pallas..... mas o Hatch 2.0 q é o meu, eu achei estranho para um carro de 151cv a rotação ser alta!!!!! Por causa disso o carro não é um dos mais silenciosos....
Ex: 120km/h o carro está a 3.600rpm!
Alguém poderia me explicar????
Abraços a todos
Bom, não sei o aut. e o Pallas..... mas o Hatch 2.0 q é o meu, eu achei estranho para um carro de 151cv a rotação ser alta!!!!! Por causa disso o carro não é um dos mais silenciosos....
Ex: 120km/h o carro está a 3.600rpm!
Alguém poderia me explicar????
Abraços a todos
Re: Rotações altas no C4 2.0 - Pq?
Catarioca escreveu:Pessoal, alguém aqui saberia me dizer o pq a Citroen fez o C4 Hatch 2.0 mecanico com a rotação tão alta????
Bom, não sei o aut. e o Pallas..... mas o Hatch 2.0 q é o meu, eu achei estranho para um carro de 151cv a rotação ser alta!!!!! Por causa disso o carro não é um dos mais silenciosos....
Ex: 120km/h o carro está a 3.600rpm!
Alguém poderia me explicar????
Abraços a todos
No 2.0 AT a 120km/h ele está a 3.200 RPM. Não fica muito barulhento não, mas também não chega a ser exatamente silencioso.
O Azera, por exemplo, faz a mesma velocidade com 2.300 RPM.
-
- Membros
- Mensagens: 1086
- Registrado em: 09 Set 2008, 21:04
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
Re: Rotações altas no C4 2.0 - Pq?
Só para não criar polêmica, que fique claro que o Azera é V6 e motor em V opera em regimes mais baixos.
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
Re: Rotações altas no C4 2.0 - Pq?
Sim, a diferença é grande mesmo, outra categoria e tal... Pus só para termos uma noção.foxmc escreveu:Só para não criar polêmica, que fique claro que o Azera é V6 e motor em V opera em regimes mais baixos.
Eu não sabia que a disposição em V faz operar com rotações mais baixas. Como é isso?
Re: Rotações altas no C4 2.0 - Pq?
Blz!
Então como a rotação é mais alta no C4, na velocidade maxima onde o rpm chega????
Então como a rotação é mais alta no C4, na velocidade maxima onde o rpm chega????
-
- Moderador
- Mensagens: 3975
- Registrado em: 19 Fev 2009, 22:18
- Estado: MG
- Cidade: Araguari
- Veiculo: Outros
- Localização: Araguari - MG
Re: Rotações altas no C4 2.0 - Pq?
6000 a 6200 rpmCatarioca escreveu:Blz!
Então como a rotação é mais alta no C4, na velocidade maxima onde o rpm chega????

- RodVTS98
- Moderador
- Mensagens: 1311
- Registrado em: 05 Abr 2009, 17:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo
Re: Rotações altas no C4 2.0 - Pq?
Pessoal.
Isso de rotação mais alta, tem a ver com a relação de marchas do câmbio do carro.
Dependendo do acerto da relação de marchas, o carro acaba apresentando uma rpm mais alta em uma determinada faixa velocidade. O motivo está normalmente aliado ao fato do motor 4 cilindros precisar girar mais para obter uma resposta em torque maior, já que a inércia do conjunto e a aspiração de ar é menor se comparada a um motor 6 cilindros, por exemplo. Daí, explica-se o que o nosso amigo foxmc mencionou. Na verdade, não importa se a configuração do motor é em V ou em linha, mas sim, a quantidade de cilindros. Quanto mais cilindros você tem no motor, menor será a diferença em ângulo de acionamento entre eles 9divida sempre 360graus pelo número de cilindros e daí você entenderá o que quero dizer...) e quanto menor a diferença em angulo, maior será o torque do motor em baixas rpms, pois sempre há um cilindro explodindo bem próximo ao outro. No motor 4 cilindros, isto ocorre mais espaçadamente! Portanto, em motores 4 cilindros, o giro tem que ser maior para obter um mesmo valor (ou capcidade) de produzir torque. Daí o fato de as fábricas encurtarem o câmbio, fazendo com que ele gire mais alto em cada marcha. Mais ruído, sim!... Porém, mais resposta ao mais leve toque ao acelerador, pois o motor encontra-se sempre na melhor faixa de rotação dele!
Espero que tenha sido claro o bastante!
Abraços,
Rodrigo.
Isso de rotação mais alta, tem a ver com a relação de marchas do câmbio do carro.
Dependendo do acerto da relação de marchas, o carro acaba apresentando uma rpm mais alta em uma determinada faixa velocidade. O motivo está normalmente aliado ao fato do motor 4 cilindros precisar girar mais para obter uma resposta em torque maior, já que a inércia do conjunto e a aspiração de ar é menor se comparada a um motor 6 cilindros, por exemplo. Daí, explica-se o que o nosso amigo foxmc mencionou. Na verdade, não importa se a configuração do motor é em V ou em linha, mas sim, a quantidade de cilindros. Quanto mais cilindros você tem no motor, menor será a diferença em ângulo de acionamento entre eles 9divida sempre 360graus pelo número de cilindros e daí você entenderá o que quero dizer...) e quanto menor a diferença em angulo, maior será o torque do motor em baixas rpms, pois sempre há um cilindro explodindo bem próximo ao outro. No motor 4 cilindros, isto ocorre mais espaçadamente! Portanto, em motores 4 cilindros, o giro tem que ser maior para obter um mesmo valor (ou capcidade) de produzir torque. Daí o fato de as fábricas encurtarem o câmbio, fazendo com que ele gire mais alto em cada marcha. Mais ruído, sim!... Porém, mais resposta ao mais leve toque ao acelerador, pois o motor encontra-se sempre na melhor faixa de rotação dele!
Espero que tenha sido claro o bastante!
Abraços,
Rodrigo.
____________________________________________________________________________
C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
Re: Rotações altas no C4 2.0 - Pq?
PERFEITO!!!!
Belas respostas......
Belas respostas......
-
- Membros
- Mensagens: 338
- Registrado em: 28 Mar 2009, 19:23
- Estado: SP
- Cidade: Ribeirão Preto
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
- Localização: Ribeirão Preto
Re: Rotações altas no C4 2.0 - Pq?
Na estrada é barulhento mesmo.... eu ponho som alto e to nem ai ...