Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
filipimello
Membros
Veiculo: C4 Picasso

Re: Projetos de som a la carte e aulinha a parte!

Mensagem por filipimello »

Bora, interessantissima a aula!
Queria saber as opções para tirar cabeação RCA do som original do C4? Há algum conversor que tu recomendarias?
Última dúvida: quero tocar um kit 2 vias forte e um sub de 10 pra qualidade interna de som, o que tu me sugeres em termos de ampli (queria adquirir apenas um que toque tudo) e forma de instalação (converto as 4 saídas do som original pra RCA? converto apenas duas e deixo as traseiras com o falante original?)
Desde já obrigado por tua atenção.
Filipe

mcmlxxvii
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Contato:

Mensagem por mcmlxxvii »

Bora,

Li o seu tópico inteiro e obrigado pela aula!

Estou pensando em um upgrade no som do Pallas, utilizando o aparelho de som original, e gostaria de sua opnião como entendido no assunto.

A idéia inicial é substituir os falantes originais por um kit duas vias 6" Pioneer (60W RMS cada falante em 4 ohms) e colocar um subwoofer Pioneer slim de 12" em uma caixa selada tradicional, de 25 litros, no porta malas. Eu já possuo um crossover STX 84 da Stetsom, e talvez ele seja uma boa adição ao setup para dar um ajuste perfeito.

Quanto ao módulo, por favor, me corrija se eu estiver falando algum absurdo: eu estava pensando em usar um de 4 canais da Stetsom (DUB 600.4) que me daria 2 canais stereo de 100W em 4 ohms e 1 em bridge de 300W em 4 ohms para o sub (que tem potência nominal de 350W em 4 ohms).

Talvez, uma opção seja utilizar além do módulo de 4 canais para os falantes, um módulo mono dedicado ao subwoofer. Este módulo seria o V1K4D da Stetsom, que me daria 1 canal de 800W em 4 ohms.

O que você acha deste setup? Ele funcionaria adequadamente ou o meu carro vai pegar fogo e a minha bateria derreter? :)

A listagem de equipamentos é a seguinte:
Aguardo sugestões e dicas de todos!

Abraços,

Luiz Eduardo

boldfinger
Membros
Estado: SP
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

Fala Luiz,

Nao entendo muito de som, mas fui aprendendo um pouco, e aos poucos.
Essa aula aqui do Bora tah mto show, e aos poucos qdo vc for fazendo o som do teu C4, vc vai pegando as manhas nao soh de som, mas de instalaçao do C4 tbm!

No som que fiz no meu VTR, fikou algo bem SIMPLES e sem muitas pretençoes em termos de ganho (nao curto som estilo "PORRADA", nem som alto, que chamam de "SPL")...minha ideia era somente ganhar um pouco mais de graves, pouco mais encorpados, jah que nao ouço som muito alto no carro (quero manter minha audiçao em bom estado pelo menos ateh os 50 anos de idade hahahaah).
Nisso, posso te passar algumas experiencias:
- Se vc vai usar o som original, vai ter que puxar o sinal de dentro do aparelho (pois ele infelizmente nao tem saida RCA) ou senao usar um conversor RCA, que transforma a saida de 'fiozinho' em sinal RCA (de melhor qualidade). Soh assim vc vai conseguir usar um modulo mosfet, caso contrario, vai ter q utilizar um modulo tipo booster.
- Eu ia trocar os falantes dianteiros, jah tava quase certo a compra, mas entao decidi fazer o som por partes. Daí instalei o modulo e o sub primeiro, com os falantes originais, e gostei do resultado. No final meio que 'descobri' que o kit 2 vias original nao eh nenhuma porcaria, muito pelo contrario, cumpre bem o papel de tocar medios e agudos. Por enquanto vou deixar original os falantes
- O sub foi um grande dilema, pois era justamente isso que eu keria de diferente no som do meu VTR. Particularmente nao gosto dakelas caixas enormes no porta-malas ocupando espaço do sub. Mesmo assim pesquisei varios tipos e tamanhos de sub e caixas seladas, dutadas, slim etc. No final, isso vai depender muito da sua EXPECTATIVA em relaçao ao grave q vc ker. Eu acabei optando pelo sub da bravox slim de 10''. Eu ia fazer a caixa no porta-malas bem rente a lateral, de modo que nao fikasse nada saliente. No final, na loja que eu tinha negociaçao, soh tinha o modelo com akela caixa slim integrada. Acabei que testando esse conjunto, o grave atendeu o que eu queria.
- Modulo: ae vai do gosto tbm...eu to usando um Audiobank 4060 de 4 canais. 2 canais dianteiros em alta, 2 traseiros em bridge pro sub. Os falantes traseiros continuam originais por causa do bip dos sensores.

RESUMO: tudo vai muito do SEU GOSTO musical. Aprendi com esse tempo de pesquisa e instalaçao, NÃO existe certo ou errado, pois os projetos de som sao muito individuais e peculiares. Lembre-se tbm de que a INSTALAÇAO faz toda diferença, e no caso do C4, eh um carro super sensivel a captar ruidos de tudo qto eh lado.. E falando em projetos, sempre bom traçar um PLANEJAMENTO do que vc ker e do que vai instalar. Se vc ainda nao comprou seus componentes, vah fazendo por partes e sentindo a diferença. Eu fiz isso e me dei bem, pois se eu tivesse jah fechado o pacote que eu pensei a principio, ia gastar dinheiro a toa e nao ia atender minhas expectativas...

Boa sorte! (espero ter ajudado um pouco)

(ps: OBRIGADO especial ao Marcello pelas dicas e pela paciencia em me aguentar no MSN hahahaa...)
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

mmbdp
Moderador
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

A idéia inicial é substituir os falantes originais por um kit duas vias 6" Pioneer (60W RMS cada falante em 4 ohms)
Essa substituição, que no VTR não é tão essencial, é primordial no pallas, cujo kit duas vias é muito ruim. Esse kit pioneer eu nunca ouvi tocar, mas a faixa de resposta é muito boa. Kit duas vias vai do gosto pessoal e tipo de música preferido.
colocar um subwoofer Pioneer slim de 12" em uma caixa selada tradicional, de 25 litros, no porta malas.
Esse sub parece ser muito bom, com resposta que desce bastante (18 Hz), só um detalhe é que o pallas é muito grande e a mala muito destacada, estude bem a melhor localização. Eu ia por lá naquelas cavidades na extremidade traseira, mas acabei achando que ia ficar "muito longe" da cabine.
Eu já possuo um crossover STX 84 da Stetsom, e talvez ele seja uma boa adição ao setup para dar um ajuste perfeito.
O crossover realmente vai dar um ganho de qualidade, mas vai forçar a utilização de conversores RCA.
eu estava pensando em usar um de 4 canais da Stetsom (DUB 600.4) que me daria 2 canais stereo de 100W em 4 ohms e 1 em bridge de 300W em 4 ohms para o sub (que tem potência nominal de 350W em 4 ohms)
Eu já ouvi esse módulo tocando e achei muito bom, potente e com boa qualidade, no carro que estava não captou ruído algum. Existem melhores (sempre existirão), mas vai do gosto, do ouvido (o meu já tá nas últimas, rs) e do bolso.
A única correção ao que o BOLD já falou aí é que existem módulos MOSFET com entrada alta, como o que eu uso (DTI MA 455), e que dispensam o uso dos conversores RCA, mas NÃO no caso de utilização com o crossover que vc já possui.
Talvez, uma opção seja utilizar além do módulo de 4 canais para os falantes, um módulo mono dedicado ao subwoofer. Este módulo seria o V1K4D da Stetsom, que me daria 1 canal de 800W em 4 ohms.
Aqui eu já acho exagero. O consumo dos dois módulos vai forçar muito a sua bateria, se não a zerar (o primeiro tem pico de 90 ampéres o outro 60 A). Outro detalhe é a perda do beep traseiro. Utilizando um só módulo 4 canais como o BOLD falou, vc tem potência e deixa o som traseiro original.

Derreter a bateria não, mas dar picos de consumo e zerar a central é uma possibilidade. Pegar fogo no carro depende da instalação. Muito cuidado.

Quanto ao que o BOLD falou, eu sou só curioso e tô aqui também aprendendo, só tinha lido mais quando ele resolveu montar o som dele, aí passei o que já tinha estudado pra ele, nada demais, até porque vale a pena qualquer papo com o Boldfinger, criativo, inteligente e sempre bem humorado.

mcmlxxvii
Membros
Contato:

Mensagem por mcmlxxvii »

Bold,
boldfinger escreveu: (...)
No som que fiz no meu VTR, fikou algo bem SIMPLES e sem muitas pretençoes em termos de ganho (nao curto som estilo "PORRADA", nem som alto, que chamam de "SPL")...minha ideia era somente ganhar um pouco mais de graves, pouco mais encorpados, jah que nao ouço som muito alto no carro (quero manter minha audiçao em bom estado pelo menos ateh os 50 anos de idade hahahaah).
A minha pretensão é simplicidade e qualidade. Apesar de ser carioca, não curto funk, pancadão, bate estaca, trio elétrico, disparar alarme de outros carros à distância nem nada do gênero. Um volumezinho alto de vez em quando é maneiro para desestressar, mas a idéia é um som de qualidade voltado para o interior do carro.
boldfinger escreveu: - Se vc vai usar o som original, vai ter que puxar o sinal de dentro do aparelho (pois ele infelizmente nao tem saida RCA) ou senao usar um conversor RCA, que transforma a saida de 'fiozinho' em sinal RCA (de melhor qualidade). Soh assim vc vai conseguir usar um modulo mosfet, caso contrario, vai ter q utilizar um modulo tipo booster.
Eu imaginei que haveria esta necessidade mesmo, em utilizar o conversor de saída alta para RCA. Pelo que andei lendo, a grosso modo, o módulo tipo Booster tem como "efeito colateral" amplificar os ruídos que por ventura existirem ou forem introduzidos no sinal. Algo que no módulo tipo Mosfet é minimizado... Minha idéia é partir para o Mosfet mesmo.
boldfinger escreveu: - Eu ia trocar os falantes dianteiros (...) No final meio que 'descobri' que o kit 2 vias original nao eh nenhuma porcaria, muito pelo contrario, cumpre bem o papel de tocar medios e agudos. Por enquanto vou deixar original os falantes
No meu caso, creio que não terei escolha. O famigerado kit argentino do Pallas é sofrível. O carro merece uns falantes à altura.
boldfinger escreveu: - O sub foi um grande dilema, pois era justamente isso que eu keria de diferente no som do meu VTR. Particularmente nao gosto dakelas caixas enormes no porta-malas ocupando espaço do sub. Mesmo assim pesquisei varios tipos e tamanhos de sub e caixas seladas, dutadas, slim etc. No final, isso vai depender muito da sua EXPECTATIVA em relaçao ao grave q vc ker. Eu acabei optando pelo sub da bravox slim de 10''. Eu ia fazer a caixa no porta-malas bem rente a lateral, de modo que nao fikasse nada saliente. No final, na loja que eu tinha negociaçao, soh tinha o modelo com akela caixa slim integrada. Acabei que testando esse conjunto, o grave atendeu o que eu queria.
Em relação à localização do sub, ainda estou avaliando os custos. O ideal seria uma caixa selada slim customizada integrada à lateral da mala, próximo ao banco dos passageiros. Só que o custo dessa fabricação é meio alto... Talvez inicialmente eu utilize uma caixa selada tradicional, pequena, de uns 25 litros. A vantagem da caixa tradicional é que na necessidade de espaço, eu posso removê-la facilmente.

No meu carro anterior (Mondeo 97 Sedan) eu fiz duas caixas integradas em fibra para o subwoofer e para o módulo, de maneira que o espaço fosse utilizado de uma maneira racional, pois eu ainda tinha o cilindro do kit GNV no fundo da mala.

As fotos abaixo não são as do meu carro, mas foram a inspiração para o meu projeto. No meu carro, o sub ficou menos destacado pois utilizei o Pioneer Slim de 12" (o mesmo do meu projeto atual).

Imagem

Imagem

Depois vou tirar umas fotos do sub e módulo do meu Mondeo e posto aqui.
boldfinger escreveu: - Modulo: ae vai do gosto tbm...eu to usando um Audiobank 4060 de 4 canais. 2 canais dianteiros em alta, 2 traseiros em bridge pro sub. Os falantes traseiros continuam originais por causa do bip dos sensores.
Cara, essa é uma parada que eu ainda não consegui entender direito... Qual é o motivo de se perder o bip dos sensores? Quem manda este sinal (os bips) não é o RD4? Ou os sensores são ligados diretamente nos falantes traseiros?

O meu carro tem sensores dianteiros e traseiros de fábrica e bluetooth integrado no RD4. Se é o próprio aparelho que manda o som do telefone e dos bips, nada deveria ser perdido com a adição do módulo... Ou não?
boldfinger escreveu: RESUMO: tudo vai muito do SEU GOSTO musical. Aprendi com esse tempo de pesquisa e instalaçao, NÃO existe certo ou errado, pois os projetos de som sao muito individuais e peculiares. Lembre-se tbm de que a INSTALAÇAO faz toda diferença, e no caso do C4, eh um carro super sensivel a captar ruidos de tudo qto eh lado.. E falando em projetos, sempre bom traçar um PLANEJAMENTO do que vc ker e do que vai instalar.
A idéia é realmente fazer a instalação em um local especializado e com equipamentos e acessórios de boa qualidade. A minha instalação no Mondeo foi feita na Leotomóvel do Recreio, quem é do RJ sabe que é um local onde trabalham direitinho, apesar de não ser muito barato. Mas qualidade tem seu preço.

Essa questão do ruído me preocupa, mas já disponho de 2 cabos RCA Monster 302 XLN (2 canais cada) para ligar o RD4 ao módulo. Espero que com estes cabos a questão do ruído seja minimizada, já que esta marca é bem conceituada no mercado e fabrica produtos de altíssima qualidade.

As specs dos cabos podem ser vistas no link http://www.monstercable.com/mpc/product ... tion=three

Imagem

Valeu Bold, obrigado pelas dicas!

Abraços,

Luiz Eduardo
Editado pela última vez por mcmlxxvii em 27 Out 2009, 14:04, em um total de 2 vezes.

boldfinger
Membros
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

Fala Luiz blz?

Entao, quanto a questao dos bips, o problema nao eh que se perde o bip, mas se tu mandar os falantes traseiros em bridge pro sub, qdo tu acionar a marcha ré, os bips vao sair no sub e fika BIZARROO hahah (parece um estrondo hahaah)...mas ae fika a seu criterio...alias, uma duvida (curiosidade) que sempre tive em relaçao ao sensor dianteiro do Pallas, ele sai nos falantes dianteiros ou traseiros?

Abs!
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

mcmlxxvii
Membros
Contato:

Mensagem por mcmlxxvii »

mmbdp escreveu:
A idéia inicial é substituir os falantes originais por um kit duas vias 6" Pioneer (60W RMS cada falante em 4 ohms)
Essa substituição, que no VTR não é tão essencial, é primordial no pallas, cujo kit duas vias é muito ruim. Esse kit pioneer eu nunca ouvi tocar, mas a faixa de resposta é muito boa. Kit duas vias vai do gosto pessoal e tipo de música preferido.
No meu carro anterior eu utilizava um kit 2 vias da Bravox, o CS60K de kevlar. Ele toca bem para os meus ouvidos, mas pelo que andei vendo as specs do kit da Pioneer me parecem ser melhores... O que você acha?

Specs do CS60K: http://www.bravox.com.br/produtos/compo ... s_cs60.asp

Imagem
mmbdp escreveu:
colocar um subwoofer Pioneer slim de 12" em uma caixa selada tradicional, de 25 litros, no porta malas.
Esse sub parece ser muito bom, com resposta que desce bastante (18 Hz), só um detalhe é que o pallas é muito grande e a mala muito destacada, estude bem a melhor localização. Eu ia por lá naquelas cavidades na extremidade traseira, mas acabei achando que ia ficar "muito longe" da cabine.
Eu utilizei este sub no meu Mondeo e gostei muito do resultado. Por isso a idéia de utilizar o mesmo modelo no Pallas.

Creio que irei, inicialmente, utilizar uma caixa selada tradicional de 25 litros no fundo da mala (próximo ao banco dos passageiros) e talvez posteriormente troque por uma slim customizada em fibra e fixada na lateral do mesmo local.

A idéia é utilizar esta caixa da Absolut:

Imagem
mmbdp escreveu:
Aqui eu já acho exagero. O consumo dos dois módulos vai forçar muito a sua bateria, se não a zerar (o primeiro tem pico de 90 ampéres o outro 60 A). Outro detalhe é a perda do beep traseiro. Utilizando um só módulo 4 canais como o BOLD falou, vc tem potência e deixa o som traseiro original.
Eu imaginei que poderia ser uma carga demasiadamente alta para a bateria e que mesmo que ela suportasse, abreveria muito sua vida útil. Se tiver que colocar uma bateria red ou yellowtop de gel a brincadeira começa a ficar muito cara.

Cara, essa questão do bip dos sensores de estacionamento estão começando a me deixar apreensivo... Qual o motivo de perder o bip? Não é o RD4 que manda este sinal para os falantes?
mmbdp escreveu: Derreter a bateria não, mas dar picos de consumo e zerar a central é uma possibilidade. Pegar fogo no carro depende da instalação. Muito cuidado.
A idéia e realizar a instalação em uma loja bem conceituada. Minha instalação anterior foi feita na Leotomóvel do Recreio... O pessoal lá trabalha direitinho.

Valeu pelas dicas Marcello!

Abraços,

Luiz Eduardo
Editado pela última vez por mcmlxxvii em 27 Out 2009, 14:02, em um total de 1 vez.

mcmlxxvii
Membros
Contato:

Mensagem por mcmlxxvii »

boldfinger escreveu:Entao, quanto a questao dos bips, o problema nao eh que se perde o bip, mas se tu mandar os falantes traseiros em bridge pro sub, qdo tu acionar a marcha ré, os bips vao sair no sub e fika BIZARROO hahah (parece um estrondo hahaah)...mas ae fika a seu criterio...
Ahhhhh! Então é isso! Pensei que fosse algo bem mais "sinistro". Hehe

No meu caso, talvez isso não seja um problema tão grande já que pretendo utilizar um crossover. Desta maneira, com o ajuste correto, só as baixas frequências seriam enviadas para o sub.

Acho que vai ser um bom teste para acabar com esse "mito"! :)
boldfinger escreveu: alias, uma duvida (curiosidade) que sempre tive em relaçao ao sensor dianteiro do Pallas, ele sai nos falantes dianteiros ou traseiros?
Cara, estou com o carro há duas semanas e sabe que ainda não me atentei para isso? Vou fazer um teste com os sensores dianteiros e traseiros hoje, verificando a origem do som, e posto o resultado aqui!

Abraços,

Luiz Eduardo

RodVTS98
Moderador
Veiculo: Outros

Mensagem por RodVTS98 »

Amigos...

Apenas esclarecendo melhor a questão dos bips dos sensores de estacionamento..

Eles são emitidos pelos alto-falantes do carro, através do amplificador do rádio original (neste caso, RD4). O problema de quando se coloca um amp externo e o pessoal acaba perdendo os bips, é devido ao fato dos amps não serem acionados (ligados= POWER ON) quando os bips produzidos pelo rádio são emitidos. Normalmente, os instaladores usam a pós-chave ou um pino do rádio como sinal REMOTE, ou seja, aquele que manda +12Vdc quando vc liga o rádio e estes sinais, tanto de pós-chave quanto do pino do rádio, não são 100% confiáveis. Você precisa gerar um novo sinal REMOTE e, para isso, você precisa de uma caixinha (conversor fio->RCA) que quando conectada na saída à fio do rádio, também gere o sinal REMOTE confiável, além do sinal de áudio típico RCA. Ou seja, toda vez que o som sair pelos canais do rádio, um sinal remote será gerado e ligará os amps, que vão amplificar o sinal e mandar para os falantes!... Ou seja, parte do pessoal tem problemas, porque não tem um sinal REMOTE confiável, e aí os amps não acionam no momento correto ou ficam ligados sempre, o que descarrega a bateria e etc... Outros, porque simplesmente substituem o rádio original por um de outra marca, e aí não temos mais o rádio original, que é quem processa e envia o sinal dos sensores de estacionamento para os falantes.

Por fim, quanto ao que o Bold disse sobre tocar os bipes no sub (quando vc liga em bridge os canais traseiros pelo amp), isto se dá porque o sub não está devidamente cortado em frequência. Ou seja, o amp está mandando TUDO pro sub.. toda a música... e o sub acaba tocando apenas o que ele consegue, o que acaba sempre superando as ondas subsonoras. O certo, para não tocar estrondos no seu sub (heheheh) é você cortar o som na frequencia certa que vai para o sub, mandando as partes da música que tocam até cerca de 90Hz, e isso você só consegue com o uso de um crossover, seja ele incorporado ao amp.., seja ele externo.

Enfim... espero que as infos estejam claras. Qualquer dúvida, é só falar.

Abraço,
Rodrigo.

mmbdp
Moderador
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

Luis Eduardo,

comparei as especificações e, por elas, o kit da pioneer é realmente melhor que o bravox, comparei o tipo de construção com os do meu carro e são bem parecidos (cone, tw, etc). O ideal é escutar antes, mas pelo que vc já disse esse kit deve ficar realmente bom.

O sub tem especificações também melhores que o que eu uso (bravox FLT) e, numa caixa selada e bem vedada como essa aí deve render muito bem. Pela angulação da parte traseira da caixa deve dar até pra fixar bem no encosto do banco traseiro.

Por não constar do seu projeto alteração para o som das portas traseiras, imagino que vc não vai mandar som amplificado para os alto falantes delas, por isso sugerimos deixar o som traseiro direto do rádio original para elas. O Beep vai ser reproduzido sem ser amplificado, o que o deixará "mais agradável" (se é que isso é possível) do que se ele for amplificado.

Para tanto basta usar a saída dianteira do RD4 no redutor RCA e dele dobrá-la pra alimentar os 4 canais do crossover. No crossover vc corta as frequencias e manda pro amp. Os canais dianteiros do amp vão para o kit 2 vias e os traseiros, em bridge, para o sub.

Depois de muito futucar o tal pino 11 do RD4 (concetor ISO traseiro) cheguei à conclusão de que o mesmo serve de positivo pra USB BOX. Pronto, agora vc vai me perguntar: o que é que essa M de USB BOX tem a ver com isso?

É o seguinte: como a USB BOX funciona como carregador pra IPOD e outros dispositivos, assim que ligado o motor, esse positivo passa a ter corrente. Quando o rádio RD4 é ligado, mesmo com o motor desligado, também vai corrente pra esse positivo. Não é assim um REMOTE tradicional, como os antigos "antena elétrica".

Daí o que ocorre é que, quando vc ligar o carro, o amplificador vai ser acionado. Quando vc ligar o rádio com o carro desligado, o amp vai ligar também. Assim, se vc preferir ligar ambas as saídas do RD4 no crossover e depois pro amp, os beeps vão ser amplificados, mesmo com o rádio desligado, pq o amp vai estar ligado.

Eu particularmente não morro de amores pelo beep beep, por isso não o amplificaria, mas é questão de gosto.

Se os beeps tocarem separados, ou seja, na frente (sensores dianteiros) e atrás (sensores traseiros) o que deve ocorrer é que os traseiros vão ser reproduzidos no SUB e os outros no kit, e, talvez pelo corte de frequencia no crossover (mto baixa no sub) eles podem acabar sendo CORTADOS e não serem reproduzidos.

No meu carro com o som traseiro original e esse positivo pseudo REMOTE passando por uma chave, posso, se quiser, ouvir só o som do RD4, sem ligar o amp, o que é útil quando tem mais gente no carro.
viewtopic.php?f=19&t=1496&hilit=som+pallas
viewtopic.php?f=19&t=1844&st=0&sk=t&sd= ... som+pallas
viewtopic.php?f=26&t=2707&hilit=som+pallas

Sem querer mexer em time que tá ganhando, uma opção seria um amplificador com mais canais, tipo o do ROD: viewtopic.php?f=19&t=2529&st=0&sk=t&sd=a
Mais um par de coaxiais nas portas traseiras com som também amplificado (vc pode usar a saída FLAT do crossover), daí com certeza o beep ia ser (bem) reproduzido.

Uma opção também seria um amp digital mono pro sub, que, pelo baixo consumo de energia, poderia ser utilizado pro sub, liberando a saída traseira do amp para esse par de coaxiais.

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”