Controle de tração ESP
Alguém já testou o ESP ao extremo?
Esses dias fiz isso em uma curva muito fechada em um viaduto, em altissima velocidade, e resultado... a luz do ESP piscou no painel sem parar...no final da curva tipo "u" a traseira escapou, o carro balançou e eu me caguei todo, mas soltei um pouco o volante, dei uma leve pisada no freio, e o carro alinhou...
Na hora percebi que o que fiz foi loucura, porque se fosse em outro carro estaria rodando até agora, e essa hora eu estaria morto.
não sei o que esperava do carro, acho que algo como um trenó de montanha russa preso em trilhos... a experiencia foi muito boa, mas não repetirei, não em alta velocidade...
Mas e ai? alguem tem a manha de fazer o tal ESP piscar sem ficar todo cagado de medo, conte suas experiencias...e tambem se tudo o que eu falei foi m***a me desculpem e me expliquem como funciona esse tal ESP e pra que serve realmente.
Um abraço
Esses dias fiz isso em uma curva muito fechada em um viaduto, em altissima velocidade, e resultado... a luz do ESP piscou no painel sem parar...no final da curva tipo "u" a traseira escapou, o carro balançou e eu me caguei todo, mas soltei um pouco o volante, dei uma leve pisada no freio, e o carro alinhou...
Na hora percebi que o que fiz foi loucura, porque se fosse em outro carro estaria rodando até agora, e essa hora eu estaria morto.
não sei o que esperava do carro, acho que algo como um trenó de montanha russa preso em trilhos... a experiencia foi muito boa, mas não repetirei, não em alta velocidade...
Mas e ai? alguem tem a manha de fazer o tal ESP piscar sem ficar todo cagado de medo, conte suas experiencias...e tambem se tudo o que eu falei foi m***a me desculpem e me expliquem como funciona esse tal ESP e pra que serve realmente.
Um abraço
- Caiafa
- Membros
- Mensagens: 72
- Registrado em: 27 Out 2009, 23:21
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Re: Controle de tração ESP
Po amigo era mais facil testar num estacionamento ou numa pista qualquer com aerea de escape sei la qualquer lugar aberto
O ESP vem so no pack tech ou vem em todos exclusive ?
O ESP vem so no pack tech ou vem em todos exclusive ?
-
- Membros
- Mensagens: 1086
- Registrado em: 09 Set 2008, 21:04
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
Re: Controle de tração ESP
O ESP (Electronic Stability Program) é opcional com o Pack Tech, e era de série em todos os VTR's. Basicamente o que ele faz é tentar corrigir a trajetória do carro, auxiliando a estabilidade do veículo. A Citro já tinha uma versão anterior do ESP nos Xsaras, o conhecido CATT (que consistia em um eixo traseiro auto direcionável).
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
- Nico
- Moderador
- Mensagens: 1014
- Registrado em: 06 Nov 2008, 09:46
- Estado: BA
- Cidade: Camaçari
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Guarulhos/SP e Salvador BA
Re: Controle de tração ESP
Amigão segue abaixo uma explicação sobre ESP tirado de um site da Citroen em Portugal. Como todo sistema de segurança o ESP só eh ativado em casos de emergencia, assim como ABS, Airbags, etc. Não vejo muita razão em ficar fazendo esses tipos de teste.
ESP
O “Electronic Stability Program”, vulgarmente conhecido por ESP, é um corrector electrónico de trajectória.
A função principal deste calculador é detectar a perda de aderência do veículo e influenciar a sua trajectória, através da travagem de uma ou mais rodas.
Em poucos anos, o ESP tornou-se num elemento de extrema importância relativamente à segurança activa. Graças a vários sensores instalados nas rodas do veículo que detectam todas as perdas de aderência, o ESP determina a correcção para manter a trajectória exigida pela posição do volante.
A eficácia do ESP é particularmente notável nas situações de sobreviragem e de subviragem. No que respeita ao comportamento do veículo, o ESP permite recuperar a aderência e retomar automaticamente a trajectória adequada.
Uma nova geração de ESP
Esta é uma nova geração de ESP, cujo desempenho foi aumentado, acabada de aparecer na gama Citroën.
Este novo ESP inclui também um novo controlo de travagem parcial em curva, e uma função de “secagem das pastilhas de travão” para optimizar a reacção dos travões em condições de pluviosidade. A sua activação está relacionada com a função da escova do limpa-vidros: o seu funcionamento não tem nenhuma consequência no desgaste das pastilhas.
A tecnologia ESP permite auxiliar o condutor em situações de perda da aderência em curvas.
ESP
O “Electronic Stability Program”, vulgarmente conhecido por ESP, é um corrector electrónico de trajectória.
A função principal deste calculador é detectar a perda de aderência do veículo e influenciar a sua trajectória, através da travagem de uma ou mais rodas.
Em poucos anos, o ESP tornou-se num elemento de extrema importância relativamente à segurança activa. Graças a vários sensores instalados nas rodas do veículo que detectam todas as perdas de aderência, o ESP determina a correcção para manter a trajectória exigida pela posição do volante.
A eficácia do ESP é particularmente notável nas situações de sobreviragem e de subviragem. No que respeita ao comportamento do veículo, o ESP permite recuperar a aderência e retomar automaticamente a trajectória adequada.
Uma nova geração de ESP
Esta é uma nova geração de ESP, cujo desempenho foi aumentado, acabada de aparecer na gama Citroën.
Este novo ESP inclui também um novo controlo de travagem parcial em curva, e uma função de “secagem das pastilhas de travão” para optimizar a reacção dos travões em condições de pluviosidade. A sua activação está relacionada com a função da escova do limpa-vidros: o seu funcionamento não tem nenhuma consequência no desgaste das pastilhas.
A tecnologia ESP permite auxiliar o condutor em situações de perda da aderência em curvas.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

-
- Membros
- Mensagens: 309
- Registrado em: 18 Abr 2008, 22:21
- Estado: MG
- Cidade: Belo Horizonte
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Belo Horizonte / MG
Re: Controle de tração ESP
O ESP tem o limite da física né cara, não faz milagres. Mas te falar que vc teve a manha, pq eu já entrei em muita curva quente e nunca ativou o ESP, pq isso já é quando vc passa do limite. Ele só acende comigo mesmo quando entro brincando em alguma curva mais fechada e devagar e jogo o voltante de uma vez para ele corrigir. hehe
Citroën C4 VTR 2.0i 16v / Xenon autodirecional / 17" Resolfen / H&R Springs / Aero Prata


-
- Membros
- Mensagens: 1086
- Registrado em: 09 Set 2008, 21:04
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
Re: Controle de tração ESP
Não sei se no C4 é assim, mas na maioria dos carros o ESP fica ativo o tempo todo, a luz acnde quando o sistema já NÃO é capaz de corrigir o erro.
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
Re: Controle de tração ESP
Obrigado pelas dicas...valeu mesmo
-
- Membros
- Mensagens: 971
- Registrado em: 30 Mai 2008, 19:07
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: São Paulo
Re: Controle de tração ESP
Na Fernão Dias - SP voltando de Bragança Paulista o ESP entrou em ação algumas vezes curvas a 130 140 km/h e o carro ñ saiu da trajetória (o ettore estava comigo p/ comprovar)
Em um dia de chuva em SP entrei na curva do viaduto q liga a Ibirapuera c/ a 23 de Maio ("Cebolinha") a uns 80 e o carro saiu sim de traseira como no seu relato e precisei acionar o freio p/ ele voltar a trajetória, foi exatamente igual ao q vc fez só q na chuva......
Outra vez tive q frear bruscamente p/ ñ colidir numa Meriva q passou o vermelho e joguei o carro p/ a direita, essa foi a maior prova de q ABS AFU e ESP são realmente incríveis, ñ colidi e o carro ñ rodou por causa deles...
Essas foram as experiências mais relevantes q tive c/ meu VTR...
Em um dia de chuva em SP entrei na curva do viaduto q liga a Ibirapuera c/ a 23 de Maio ("Cebolinha") a uns 80 e o carro saiu sim de traseira como no seu relato e precisei acionar o freio p/ ele voltar a trajetória, foi exatamente igual ao q vc fez só q na chuva......
Outra vez tive q frear bruscamente p/ ñ colidir numa Meriva q passou o vermelho e joguei o carro p/ a direita, essa foi a maior prova de q ABS AFU e ESP são realmente incríveis, ñ colidi e o carro ñ rodou por causa deles...
Essas foram as experiências mais relevantes q tive c/ meu VTR...
VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach
- marcusthedriver
- Membros
- Mensagens: 480
- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:24
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo, SP
Re: Controle de tração ESP
Quando a luz do ESP está ACESA é pq o sistema esta desativado. O padrão é estar apagada, e quando ela está piscando é pq o sistema está em ação tentando controlar o carro. Já utilizei algumas vezes o sistema, mas é o tipo de teste que não recomendo, todas as vezes fiz sozinho e a noite de madrugada pra não prejudicar ninguém em caso de besteira... fiz pra conhecer os limites do carro... no caso do VTR que é cambio mec. é um pouco mais facil acionar o esp, só entrar na curva com marcha baixa e pé tuchado que ele vai tracionar demais e sair de frente ai o ESP entra... mas ja consegui fazer o carro jogar a traseira tb e digo... vc foi mestre! os carros da linha C4 são muito bons de curva heheh mas cuidado rapaz contra as leis da física nem ESP resolve ehheeh
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v
-
- Membros
- Mensagens: 48
- Registrado em: 27 Mar 2009, 02:55
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.
Re: Controle de tração ESP
Meu esp pisca todos os dias =)
especialmente nas sextas as 3:00 da madrugada
especialmente nas sextas as 3:00 da madrugada

Ainda não tenho foto do meu VTR, mas logo colocarei aqui