Controle de tração ESP
Alguém já testou o ESP ao extremo?
Esses dias fiz isso em uma curva muito fechada em um viaduto, em altissima velocidade, e resultado... a luz do ESP piscou no painel sem parar...no final da curva tipo "u" a traseira escapou, o carro balançou e eu me caguei todo, mas soltei um pouco o volante, dei uma leve pisada no freio, e o carro alinhou...
Na hora percebi que o que fiz foi loucura, porque se fosse em outro carro estaria rodando até agora, e essa hora eu estaria morto.
não sei o que esperava do carro, acho que algo como um trenó de montanha russa preso em trilhos... a experiencia foi muito boa, mas não repetirei, não em alta velocidade...
Mas e ai? alguem tem a manha de fazer o tal ESP piscar sem ficar todo cagado de medo, conte suas experiencias...e tambem se tudo o que eu falei foi m***a me desculpem e me expliquem como funciona esse tal ESP e pra que serve realmente.
Um abraço
Esses dias fiz isso em uma curva muito fechada em um viaduto, em altissima velocidade, e resultado... a luz do ESP piscou no painel sem parar...no final da curva tipo "u" a traseira escapou, o carro balançou e eu me caguei todo, mas soltei um pouco o volante, dei uma leve pisada no freio, e o carro alinhou...
Na hora percebi que o que fiz foi loucura, porque se fosse em outro carro estaria rodando até agora, e essa hora eu estaria morto.
não sei o que esperava do carro, acho que algo como um trenó de montanha russa preso em trilhos... a experiencia foi muito boa, mas não repetirei, não em alta velocidade...
Mas e ai? alguem tem a manha de fazer o tal ESP piscar sem ficar todo cagado de medo, conte suas experiencias...e tambem se tudo o que eu falei foi m***a me desculpem e me expliquem como funciona esse tal ESP e pra que serve realmente.
Um abraço
- Caiafa
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Re: Controle de tração ESP
Po amigo era mais facil testar num estacionamento ou numa pista qualquer com aerea de escape sei la qualquer lugar aberto
O ESP vem so no pack tech ou vem em todos exclusive ?
O ESP vem so no pack tech ou vem em todos exclusive ?
-
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: Outros
O ESP (Electronic Stability Program) é opcional com o Pack Tech, e era de série em todos os VTR's. Basicamente o que ele faz é tentar corrigir a trajetória do carro, auxiliando a estabilidade do veículo. A Citro já tinha uma versão anterior do ESP nos Xsaras, o conhecido CATT (que consistia em um eixo traseiro auto direcionável).
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Ex Citroën C4 Pallas GLX 2.0 Automático 2008
- Nico
- Moderador
- Estado: BA
- Veiculo: C4 VTR
Amigão segue abaixo uma explicação sobre ESP tirado de um site da Citroen em Portugal. Como todo sistema de segurança o ESP só eh ativado em casos de emergencia, assim como ABS, Airbags, etc. Não vejo muita razão em ficar fazendo esses tipos de teste.
ESP
O “Electronic Stability Program”, vulgarmente conhecido por ESP, é um corrector electrónico de trajectória.
A função principal deste calculador é detectar a perda de aderência do veículo e influenciar a sua trajectória, através da travagem de uma ou mais rodas.
Em poucos anos, o ESP tornou-se num elemento de extrema importância relativamente à segurança activa. Graças a vários sensores instalados nas rodas do veículo que detectam todas as perdas de aderência, o ESP determina a correcção para manter a trajectória exigida pela posição do volante.
A eficácia do ESP é particularmente notável nas situações de sobreviragem e de subviragem. No que respeita ao comportamento do veículo, o ESP permite recuperar a aderência e retomar automaticamente a trajectória adequada.
Uma nova geração de ESP
Esta é uma nova geração de ESP, cujo desempenho foi aumentado, acabada de aparecer na gama Citroën.
Este novo ESP inclui também um novo controlo de travagem parcial em curva, e uma função de “secagem das pastilhas de travão” para optimizar a reacção dos travões em condições de pluviosidade. A sua activação está relacionada com a função da escova do limpa-vidros: o seu funcionamento não tem nenhuma consequência no desgaste das pastilhas.
A tecnologia ESP permite auxiliar o condutor em situações de perda da aderência em curvas.
ESP
O “Electronic Stability Program”, vulgarmente conhecido por ESP, é um corrector electrónico de trajectória.
A função principal deste calculador é detectar a perda de aderência do veículo e influenciar a sua trajectória, através da travagem de uma ou mais rodas.
Em poucos anos, o ESP tornou-se num elemento de extrema importância relativamente à segurança activa. Graças a vários sensores instalados nas rodas do veículo que detectam todas as perdas de aderência, o ESP determina a correcção para manter a trajectória exigida pela posição do volante.
A eficácia do ESP é particularmente notável nas situações de sobreviragem e de subviragem. No que respeita ao comportamento do veículo, o ESP permite recuperar a aderência e retomar automaticamente a trajectória adequada.
Uma nova geração de ESP
Esta é uma nova geração de ESP, cujo desempenho foi aumentado, acabada de aparecer na gama Citroën.
Este novo ESP inclui também um novo controlo de travagem parcial em curva, e uma função de “secagem das pastilhas de travão” para optimizar a reacção dos travões em condições de pluviosidade. A sua activação está relacionada com a função da escova do limpa-vidros: o seu funcionamento não tem nenhuma consequência no desgaste das pastilhas.
A tecnologia ESP permite auxiliar o condutor em situações de perda da aderência em curvas.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

-
- Membros
- Estado: MG
O ESP tem o limite da física né cara, não faz milagres. Mas te falar que vc teve a manha, pq eu já entrei em muita curva quente e nunca ativou o ESP, pq isso já é quando vc passa do limite. Ele só acende comigo mesmo quando entro brincando em alguma curva mais fechada e devagar e jogo o voltante de uma vez para ele corrigir. hehe
Citroën C4 VTR 2.0i 16v / Xenon autodirecional / 17" Resolfen / H&R Springs / Aero Prata

-
- Membros
- Estado: DF
Não sei se no C4 é assim, mas na maioria dos carros o ESP fica ativo o tempo todo, a luz acnde quando o sistema já NÃO é capaz de corrigir o erro.
Ford Fusion 2.5 SEL 2011
Obrigado pelas dicas...valeu mesmo
-
- Membros
Na Fernão Dias - SP voltando de Bragança Paulista o ESP entrou em ação algumas vezes curvas a 130 140 km/h e o carro ñ saiu da trajetória (o ettore estava comigo p/ comprovar)
Em um dia de chuva em SP entrei na curva do viaduto q liga a Ibirapuera c/ a 23 de Maio ("Cebolinha") a uns 80 e o carro saiu sim de traseira como no seu relato e precisei acionar o freio p/ ele voltar a trajetória, foi exatamente igual ao q vc fez só q na chuva......
Outra vez tive q frear bruscamente p/ ñ colidir numa Meriva q passou o vermelho e joguei o carro p/ a direita, essa foi a maior prova de q ABS AFU e ESP são realmente incríveis, ñ colidi e o carro ñ rodou por causa deles...
Essas foram as experiências mais relevantes q tive c/ meu VTR...
Em um dia de chuva em SP entrei na curva do viaduto q liga a Ibirapuera c/ a 23 de Maio ("Cebolinha") a uns 80 e o carro saiu sim de traseira como no seu relato e precisei acionar o freio p/ ele voltar a trajetória, foi exatamente igual ao q vc fez só q na chuva......
Outra vez tive q frear bruscamente p/ ñ colidir numa Meriva q passou o vermelho e joguei o carro p/ a direita, essa foi a maior prova de q ABS AFU e ESP são realmente incríveis, ñ colidi e o carro ñ rodou por causa deles...
Essas foram as experiências mais relevantes q tive c/ meu VTR...
VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach
- marcusthedriver
- Membros
Quando a luz do ESP está ACESA é pq o sistema esta desativado. O padrão é estar apagada, e quando ela está piscando é pq o sistema está em ação tentando controlar o carro. Já utilizei algumas vezes o sistema, mas é o tipo de teste que não recomendo, todas as vezes fiz sozinho e a noite de madrugada pra não prejudicar ninguém em caso de besteira... fiz pra conhecer os limites do carro... no caso do VTR que é cambio mec. é um pouco mais facil acionar o esp, só entrar na curva com marcha baixa e pé tuchado que ele vai tracionar demais e sair de frente ai o ESP entra... mas ja consegui fazer o carro jogar a traseira tb e digo... vc foi mestre! os carros da linha C4 são muito bons de curva heheh mas cuidado rapaz contra as leis da física nem ESP resolve ehheeh
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v
-
- Membros
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.
Meu esp pisca todos os dias =)
especialmente nas sextas as 3:00 da madrugada
especialmente nas sextas as 3:00 da madrugada

Ainda não tenho foto do meu VTR, mas logo colocarei aqui