Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
andrei
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Contato:

Aconselhamento C4 VTR

Mensagem por andrei »

Olá pessoal,

To criando esse tópico aqui para me orientar a respeito do C4 VTR. Já li muuuuuuuuuuuuuuuuitos tópicos no fórum, num primeiro momento que o VTR era algo distante, e agora também que vejo que pode ser mais próximo do que eu pensava. Decidi não entrar em tópicos de outras pessoas com o mesmo tipo de dúvida para não atrapalhar na resposta da pergunta deles, e não embaralhar os problemas também.

Vamos lá,

Eu sou o Andrei, 20 anos, e tenho desde fevereiro de 09 um Xsara 2001 1.6 GLX. Comecei a ter vontade de trocar de carro, por algum mais novo, apesar que o Xsara é muito show, dá pra chutar muito nas curvas, ainda mais com os Primacy que coloquei.
Bom, comecei a pensar. Qual carro vai ser melhor em estabilidade, acabamento, e etc, que não for um PSA? Talvez um japones, nunca um nacional (cheguei a pensar no Focus, que é argentino, mas acho a qualidade geral meio plasticão). Já de saída pensei em um 307. Mas eu acho que japones pra valer, tem que ser o new Civic, os outros acho muuuuuito tiozão, ai eu até prefiro ficar com o Xsara.

Pela faixa de preço, acabei vendo o 206 também, que teria com menos de 30 mil reais um novo e relativamente completo para um 206. Mas seria um downgrade em relação ao Xsara. Expus essa dúvida no Psamotorsport, e me sugeriram o VTR... Pensei, é loucura. Mas parando pra ver o que o carro trazia, e por não absurdamente muito a mais, comecei a cogitar ele.

Bom, aí vão os pontos positivos e negativos, e o que me deixa inseguro ainda em relação ao VTR:

Positivos:
- Segurança absurdamente animal
- Motor maior que o meu 1.6 de 110cv
- Desenho muito massa
- Acabamento tão bom quanto o Xsara
- Equipamentos
- Porte
- Tem outros modelos (Hatch e Pallas), o que segura um pouco a desvalorização com o passar dos anos
- Peças compartilhadas
- Service Citroen (isso é fantastico, você chega em qualquer mecanico sabendo como as peças são, onde vão, quanto custam, e tudo mais)

Negativos:
- Manutenção. Eu sei, vi muitas opiniões, dizem que até os japoneses dão problemas. Mas a questão é que não sei se os outros dão manutenção mais, só sei que é inevitável ter manutenção em um carro, e nesse não é diferente.
- Medo da parte elétrica, e eu posso ter medo pq tenho um Citroen já, e conheço os bugs.
- Medo da falta de peças.
- Parou de importar.
- Preço das peças de acabamento (vidros? tampa traseira plástica? omfg), justificado pela parada na importação.
- Roda de liga leve de 15 simplesmente ridiculas. + uns 4 mil R$ pra pegar um com resolfen, ou comprar usada, sei lá.
- Relatos de trepidação inexplicável em retas, aqui no forum, ao se controlar a embreagem e em determinados picos de torque.
- Sei que é besteira minha, mas é OBVIO que esse carro chama mais atenção, por isso acho que diminui a segurança relativa com a qual eu vou andar, parar o carro na rua, etc. Alguém tem relatos do contrário?
- Consumo um pouco maior, mas eu estou disposto a isso ao pegar um carro com motor maior.

Bom, a parte que mais me dá medo, é sair de um carro que é relativamente antigo, 2001, e que eu to levando numa boa, e não é caro pra manter, e cair em um que dê sim problemas, principalmente eletrônicos. Por exemplo, o EW10 é extensamente usado na linha, acho que é mais aprimorado, por isso acho que coisas específicas do C4 me dão medo, e não as coisas da plataforma, que se tem até mais facilidade de encontrar e mão de obra maior.

Não costumo ver em oficinas especializadas (pelo menos na Motorfast, que fui algumas vezes). Isso se dá por não quebrar, ou por vocês recorrerem a outras oficinas que são mais específicas do VTR?

E eu acho que preciso fazer um test drive do VTR, será que em revendas eles deixam dar uma volta (quando comprei o Xsara eu não tinha tirado a carta ainda, até me ofereceram, mas o VTR é mais caro)

Bom, o ideal pra mim seria algo abaixo de 45 mil reais, 2007/2007, isso é possível? Andei lendo que o ideal é pegar VTR do segundo semestre de 2007, que teve alguma espécie de feedback, enquanto os anteriores ainda tavam meio desajustados. A kilometragem média desse ano seria o que? 30 mil km?

Desculpa pelo textão. Eu prefiro jogar uma síntese do que pingar tudo, que fica desorganizado.

Valeu ai, espero que da opinião de vocês eu extraia uma conclusão positiva, porque fã do carro eu já sou faz anos.

Abraço!

Nico
Moderador
Estado: BA
Veiculo: C4 VTR

Re: Aconselhamento C4 VTR

Mensagem por Nico »

Ola Andrei,

Vou dar os meus pitacos.

Como vc mesmo já mencionou, aproveite o fórum e de uma olhada geral em todos os tópicos. Tem muita informação interessante por aqui.
Dê uma passada em classificados e veja alguns VTRs de usuarios do clube que estão a venda. Tem coisa bem interessante por lá.
Procure um que tenha farois de xenon direcionais. Apesar de ser um item bacana, evite os que possuem o navidrive original da Citroen (apesar de ter gps, não possui mapas disponiveis para o Brasil)
Com relaçao a manutençao, não é nenhum bicho de sete cabeças. O meu carro ainda está na garantia, mas pelo acompanho no fórum, acaba sendo compativel com carros similares no mercado. Alguns pontos são mais criticos, devido as adaptaçoes necessárias para o carro rodar em nossas belas ruas e estradas. Alguns reclamam de uma batida seca na suspensao traseira, outros de uma trepidaçao na embreagem. Mas no geral, são problemas isolados.
Com relação ao seguro, o preço é condizente com o mercado e pelo menos no meu caso, tenho cobertura de vidros e farois.
Boa sorte na sua procura. Você não vai encontrar nada nessa faixa de preço que possa te oferecer tudo que o VTR possui.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

Imagem

twu_raves
Membros

Mensagem por twu_raves »

Eu iria de VTR sem medo algum... se for analisar friamente, o mercado de usados esta dando VTR de graca!!! (faixa de R$35mil a R$45mil)
Comprando um bem cuidado, nao vejo problema algum quanto a qualquer outro carro usado...
Diferentemente do NICO, eu ja aconselho cegamente a comprar um com NAVI (se tiver opcao disponivel entre os usados que estiver escolhendo). Fala-se muito que o GPS nao funciona no Brasil e bla bla bla, mas sinceramente, GPS eh o menos interessante no NAVI (muitos nunca viajam com o carro (eu!), e usar GPS na sua propria cidade eh besteira). Logico que se tivesse os mapas do Brasil seria muito legal, mas nao eh por causa disso que deve-se "evitar" o NAVI:

1 - O interior fica muito mais bonito.
2 - Todas as informacoes do carro e suas configuracoes sao mostradas na tela colorida, com um layout bacana (a cor do tema pode ser alterada) e totalmente integrado ao mouse do carro (controle inferior direito do volante, alem dos de som).
3 - Telefone GSM integrado em que os controles de atendimento e acesso a agenda estao no controle inferior esquerdo do volante (ausentes nos demais VTR) com leitura de SMS em portugues (o carro le e fala pra vc). Alem de servir como rastreador para o carro em caso de roubo.
4 - Funcoes de comando de voz no mesmo comando inferior esquerdo, em que vc facilmente pode mandar ligar o radio, mudar para a disqueteira, cd player, etc, sem ter que ficar apertando a tecla SOURCE. Vc pode ate mandar ele sintonizar a estacao memorizada, dizendo: "radio, memoria, 3" (em portugues!), por exemplo. Fora fazer ligacoes e indicar rotas por comandos de voz (se houvesse mapa de GPS para o Brasil). Os comandos ditados sao mostrados na tela de LCD com suas respectivas acoes.
5 - Aux RCA de Audio e Video ja integrado - para conectar qualquer tipo de aparelho (IPOD, camera de re, tv/dvd, computador, GPS) - interessante desbloquer o video com o tutorial do Cyro.
6 - Disqueteira ja acompanha (tudo bem que so le CD comum, mp3 nao, mas acompanha!)
7 - Produto original Citroen, requinte e exclusividade para o modelo.
Entre outros..

Claro que uma diferenca de R$3mil entre um com NAVI e outro sem pode nao ser interessante, uma vez que kits mais completos (com GPS, DVD, TV, etc) ja estao disponiveis na faixa de R$2mil. Mas todo o conjunto do carro tambem tem que ser avaliado para determinar a diferenca de preco (conservacao). Eu paguei R$3mil a mais por ter o NAVI, mas isso vai de cada um. Vendo pelo lado do mercado de usados (o meu comprei 0km), uma diferenca de R$ 1 a 2 mil pelo NAVI continua valendo.

Os VTRs sao todos completissimos e sem comparacao com outros carros da mesma categoria (sensor de chuva, luminosidade e estacionamento, 6 air bags, abs e ebd, ar digital 2 zonas, retrovisor interno fotocromico, comandos no volantes, etc...) e tem os opcionais de Farol de Xenon direcional, Navidrive RT3, Rodas Resolfen 17, Aerofolio e Bancos de couro com aquecimento. Eu valorizaria os opcionais exatamente na ordem citada...

No mais, boa sorte!

PS.: Vendo o meu VTR pra vc, com Xenon direcional, NAVI e Aerofolio, 06/07 com 15mil km por R$60mil, sem mais nenhum desconto! heheheh
Editado pela última vez por twu_raves em 30 Dez 2009, 15:04, em um total de 1 vez.

Nico
Moderador

Mensagem por Nico »

Ola twu_raves,

O legal do fórum é exatamente isso: a possibilidade de expormos nossas opiniões livremente. Nesse caso a sua opinião é muito importante pois trata-se alguém com propriedade de causa, já que você possui o navi instalado no seu carro. A minha opinião é baseada nos comentários de alguns usuários que possuem esse item no carro e que de vez em quando reclamam desses pormenores no uso do Navi.
Agora se o nosso amigo, achar um VTR com Xenon direcional e Navi, rodas resolfen ou atacama, aerófolio pode comprar logo e partir pro abraço. Se achar um VTR "pelado" (não acredito que escrevi isso, brincadeirinha gente), pode partir para as soluções disponiveis no mercado: Kit multimedia, farois da topauto com Xenon, aerofolio by Bold, e o resto todo mundo já conhece.

Andrei,
Vê se não enrola muito e compra logo o teu VTR.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Moto Buell Ulysses Preta

Imagem

twu_raves
Membros

Mensagem por twu_raves »

Claro NICO!
Sua opiniao tambem tem sua importancia, visto que a possibilidade de instalacao de um kit multimidia supre a "necessidade" do NAVI.
Mas sabe como eh: "eu nao deixo meu filho apanhar na rua sem me darem ao menos um cascudo antes!!" hehehe

boldfinger
Membros
Estado: SP
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

Andrei, o pessoal jah falou muita coisa, po sinal mto pertinente...

Na faixa ateh 45k vc pode ateh achar um VTR 2008..a sacada na hora da compra eh negociar...se o cara pede 48k, quem sabe ele nao fecha por uns 46k e vc gasta soh 1k a mais e tem um carro mais novo e talvez em melhor estado de conservaçao.

Importante na hora de escolher eh ver o manual das revisoes e o estado geral do veiculo...

No caso dos opcionais eu daria preferencia pra seguinte ordem:
1) xenon direcional
2) banco SEM couro (o de tecido eh feito em "emboss"...bem mais legal)
3) Rodas Resolfen 17''
4) NAVIdrive

No caso do NAVIdrive, eu acho bem legal, eu soh nao comprei pq nao achei mais nenhum dakeles "0Km" 2007 jah emplacados de fabrica...mas tbm, se eu comprasse um com NAVI imagina minha febre pra desbloquear o GPS hahaaha...

Olhe lah na Webmotors que tem mto anuncio... importante eh garimpar bastante!
Boa sorte!
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Re:

Mensagem por Cyro »

boldfinger escreveu:No caso do NAVIdrive, eu acho bem legal, eu soh nao comprei pq nao achei mais nenhum dakeles "0Km" 2007 jah emplacados de fabrica...mas tbm, se eu comprasse um com NAVI imagina minha febre pra desbloquear o GPS hahaaha...
No meu caso específico a febre virou hipertermia maligna (termo médico = muito mais grave que febre) e não adiantou nada. Como não existe almoço de graça, sou da opinião do Nico e no meu caso possuidor de NaviDrive. Obviamente quem tem um Navi no carro vai pedir mais por isso, então deixa ele pra lá e guarda essa diferença que já tem central multimídia anunciada por menos de 2000 reais.
Imagem

andrei
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Contato:

Mensagem por andrei »

Valeu pela atenção!

Sobre o NAVI: não faço questão não, sinceramente. Eu nao ando muito com o carro, até 1000km por mês, e nem fico tanto tempo no carro, nem viajo muito.. eu acho que seria um desperdício. Agora, não sei também até que ponto isso poderia ajudar na venda, mas eu não acho que vou vender antes de 3 anos se eu comprar, portanto não sei... Provável de eu decidir pelo preço mais em conta..

Sobre o Couro/Tecido: Realmente o tecido é melhor? Lembro que entrei num Hatch, num stand da Citro. Eu gostei sim, porém como tenho rinite o meu médico me recomendou um carro com bancos de couro. É questão de ver qual eu gosto. Pelo que eu vi, tem até mais couro que tecido, to certo?

Sobre a Resolfen: Esse é um ítem que dou valor, pq acho que a original de 15 é tensa demais... até a calota do meu xsara é mais legal, pq o pneu dele é perfil 55. Pelo que vocês têm visto, quanto custaria por fora pra colocar roda + pneus? Usados, novos? Vale pegar cj usado?

Sobre Xenon: Gostaria muito sim, contanto que não seja uma exorbitância. Acho muito maneiro por sendo de fábrica, não gosto de ítens aftermarket.

Questãozinha sobre a KM: No manual de garantia e revisões tem cada uma marcada com KM e Data? Pra ter noção do uso médio do carro. Vai que tá até a ultima revisão, 20 mil km, ai de repente o cara 1 ano depois tá em 25 mil? Tem coisa aí né. E eu sei que KM não necessariamente quer dizer sobre o veículo, mas se der pra ver que foi adulterado, fala sobre a índole do vendedor, e pra ele ter feito isso foi pra mascarar algum outro problema, ou pra tornar atrativo...

Alguém aqui, com VTR, já teve panes elétricas? Porque eu vi muitas pessoas com Pallas reclamando. Desde elétricas, até infiltração em lanterna e faróis, muito frequentes. Isso acontece no VTR também?

Dá pra sentir diferença na qualidade pelo fato do VTR ser importado da França?

Valeu!

Nico
Moderador

Mensagem por Nico »

Andrei,
Vamos as respostas:
Sobre o Couro/Tecido: Realmente o tecido é melhor? Lembro que entrei num Hatch, num stand da Citro. Eu gostei sim, porém como tenho rinite o meu médico me recomendou um carro com bancos de couro. É questão de ver qual eu gosto. Pelo que eu vi, tem até mais couro que tecido, to certo?
Os banco em tecido do VTR não tem nada a ver com o do Hatch, é muito superior em qualidade e acabamento. Eu tive opção de escolher o meu, com bancos em couro ou de tecido, prefiri o de tecido. Ja no Hatch da minha noiva, optamos pelo banco de couro. A melhor coisa é ver ao vivo e tirar suas próprias conclusões. Aqui no clube é bem dividido, alguns tem com couro outros com tecido.
Sobre a Resolfen: Esse é um ítem que dou valor, pq acho que a original de 15 é tensa demais... até a calota do meu xsara é mais legal, pq o pneu dele é perfil 55. Pelo que vocês têm visto, quanto custaria por fora pra colocar roda + pneus? Usados, novos? Vale pegar cj usado?
As resolfen são muito complicadas de se achar no mercado, mesmo se voce for em uma concessionaria dificilmente encontrará algum jogo a venda. Por incrivel que pareça é mais fácil comprar um jogo de Atacamas 18". Nesse caso indicamos o melhor lugar pra compra. Com relacao a jogos usados, de vez em quando aparece alguma coisa nos classificados. O preço varia entre 2.500,00 até R$ 5.000,00. Depende se inclui pneus e coisas do tipo. Existe tb a possibilidade de se comprar outras rodas, mas ai tem que ficar esperto com a questão da furaçao.
Questãozinha sobre a KM: No manual de garantia e revisões tem cada uma marcada com KM e Data? Pra ter noção do uso médio do carro. Vai que tá até a ultima revisão, 20 mil km, ai de repente o cara 1 ano depois tá em 25 mil? Tem coisa aí né. E eu sei que KM não necessariamente quer dizer sobre o veículo, mas se der pra ver que foi adulterado, fala sobre a índole do vendedor, e pra ele ter feito isso foi pra mascarar algum outro problema, ou pra tornar atrativo...
No manual voce encontra carimbos com a data, a km e o local onde foram feitas as revisões.
Alguém aqui, com VTR, já teve panes elétricas? Porque eu vi muitas pessoas com Pallas reclamando. Desde elétricas, até infiltração em lanterna e faróis, muito frequentes. Isso acontece no VTR também?
Pelo menos os donos de VTRs aqui no fórum não reclamam muito não. Temos relatos de alguns problemas sim, mas mais relacionado a parte de suspensão traseira e trepidação na embreagem.
Dá pra sentir diferença na qualidade pelo fato do VTR ser importado da França?
No meu caso que uso o VTR e o Hatch posso te garantir que a qualidade de acabamento do VTR é bem superior ao Hatch. Os bancos são bem melhores e principalmente há mais capricho nos itens de acabamento. Com relação ao pacote de opcionais, apenas os Pallas e hatches na versão Exclusive chegam no nível do VTR.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Moto Buell Ulysses Preta

Imagem

marcusthedriver
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

Mensagem por marcusthedriver »

Já responderam quase tudo rs...

Apenas complementando o que o pessoal disse, as rodas resolfen vc acha na concessionária notre dame em sorocaba, fone 15 - 32293333, infelizmente o meu contato lá faleceu, mas ainda possuem bons profissionais e costumam tem preço bom pra acessórios, nas concessionárias do grupo SHC do Sérgio Habib nem procure que vc não vai achar, ele não compra acessórios... Na louvre em guarulhos a última vez q fui lá tb tinha pra vender, mas eles são meio careiros...

Quanto ao banco, eu gosto do meu q é tecido, mas tb gosto dos q tem banco de couro, vai do estado do carro e preço mesmo... procure bem q vc acha um legal agora quanto ao navidrive, eu tenho no meu e acho muito legal a questão do comando por voz e o celular integrado... além do fato de ser original e exclusivo rs...

Boa sorte ai na escolha e bem vindo ao C4clube, aqui o pessoal é família e tão legal quanto o pessoal do psamotorsport do qual tb faço parte
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”