-
- Membros
Autonomia e Consumo (Computador de bordo)
Pessoal, aprendendo a mexer no carro ainda, tenho uma dúvida: O computador de bordo me mostra uma autonomia de 480Km. Mostra também um consumo médio de 12,7 l/100 e 1/4 de tanque já consumido (aproximadamente 15 litros de gasolina considerando um tanque de 60l).
Fazendo os calculos rapidamente (andei exatos 100km), eu deveria ter consumido apenas 8 litros de gasolina.
Estes cálculos realizados pelo computador de bordo do carro, são 100% reais? Se não, alguém saberia informar sua margem de erro?
Fiquei meio preocupado quando vi aqui mesmo no forum, diversos posts falando sobre "pane seca" mesmo o computador de bordo mostrando bastante autonomia ainda.
Abraços e mais uma vez, obrigado.
Guilherme Neves.
Fazendo os calculos rapidamente (andei exatos 100km), eu deveria ter consumido apenas 8 litros de gasolina.
Estes cálculos realizados pelo computador de bordo do carro, são 100% reais? Se não, alguém saberia informar sua margem de erro?
Fiquei meio preocupado quando vi aqui mesmo no forum, diversos posts falando sobre "pane seca" mesmo o computador de bordo mostrando bastante autonomia ainda.
Abraços e mais uma vez, obrigado.
Guilherme Neves.
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 VTR
Re: Autonomia e Consumo (Computador de bordo)
Com o tanque cheio, o meu sempre dá uma autonomia de uns 520~530 km.
Eu deixei o CB com a unidade KM/L mesmo e to rodando na media de uns 550 km com 1 tq... Pouco abaixo dos 10km/l visto q eu to usando bastante o ar condicionado.
Não sei se é 100% segura a medição. Nunca tirei a prova fazendo calculos por fora.
ABS
Eu deixei o CB com a unidade KM/L mesmo e to rodando na media de uns 550 km com 1 tq... Pouco abaixo dos 10km/l visto q eu to usando bastante o ar condicionado.
Não sei se é 100% segura a medição. Nunca tirei a prova fazendo calculos por fora.
ABS
- VTR2008
- Moderador
- Estado: RS
- Contato:
o meu tá agora com 3,5K e fazendo média de 8.2 km/l na cidade...abraços
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
-
- Membros
- Estado: SC
- Contato:
Olha, sempre que abasteço eu mando encher o tanque até que a gasolina não desce mais pelo gargalo. Assim sempre tenho possibilidade de conferir a media do consumo e compará-lo. Em todas as abastecidas o erro foi de 0,2 km/l a menos. Ou seja, o computador de bordo mostrou 11,5 km/l e o calculo deu 11,3 km/l. Para o meu VTR é batata. Ele tem rodas 17" c/ pneu 215/45.
Observação importante: mesmo a roda sendo 17" a altura e por consequencia a circunferencia do pneu 195/50R15 é maior e assim sendo se o seu carro tiver rodas 15" com o pneu citado o erro deve ser menor.
Observação importante: mesmo a roda sendo 17" a altura e por consequencia a circunferencia do pneu 195/50R15 é maior e assim sendo se o seu carro tiver rodas 15" com o pneu citado o erro deve ser menor.
Citroën C4 VTR 2006/2007 - Preto - 17" - Aquecimento no banco - Aerofólio - Couro
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Sempre vai existir uma pequena diferença entre o real e o computador de bordo.
ABS
ABS
colpaulo - São Paulo
- bruno figueiredo
- Moderador
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
- Contato:
O Computador de bordo vai calculando o consumo instantâneo. Levando em consideração as circunstâncias de percurso e forma de dirigir. De forma que ele fará uma previsão da quilometragem que vc ainda tem a percorrer com o combustível que vc ainda tem no tanque, desde que vc continue a dirigir, como vinha fazendo. Se vc pegar um trânsito mais pesado, ou começar a dirigir de forma mais agressiva, depois de algum tempo dirigindo desta nova maneira, ele vai indicar uma autonomia bem menor do que vinha indicando. Por isto, precisamos ter sempre cuidado, para não interpretarmos as informações de forma equivocada.
Abs
Abs
Bruno Figueiredo.
- Vini
- Administrador
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
- Contato:
O meu está fazendo 7,8km/l na cidade.
Segundo o pessoal lá do pós venda o CB só mostra com exatidão depois de uns 5mil km.
Acredito que não tenha 100% de acerto.
Segundo o pessoal lá do pós venda o CB só mostra com exatidão depois de uns 5mil km.
Acredito que não tenha 100% de acerto.
Vendo Jogo de Rodas TSW Kyalami aro 20 + Pneus
apenas R$ 5500,00 o kit completo
Acesse: http://www.c4clube.com/viewtopic.php?f=29&t=2392
apenas R$ 5500,00 o kit completo
Acesse: http://www.c4clube.com/viewtopic.php?f=29&t=2392
- bruno figueiredo
- Moderador
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
- Contato:
Para relatar minha experiência com o CB, devo dizer que no 2º abastecimento, deixei o mesmo, informar que faltavam apenas 45km de autonomia no tanque, para então abastecer. E foi batata. entraram quase 58 litros de gasolina aditivada no tanque. Não aconselho ninguém a fazer isto, pois corre-se o risco de uma pane seca, mas resolví arriscar, e correu td bem. Não acho lógico o computador de bordo só começar a marcar com precisão depois dos 5000km, pois trata-se de um equipamento eletrônico, um processador, que é programado para fazer operações simples, como consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média.... Uma outra vez, deixei marcar uma autonomia menor ainda, perto de 15km. Mas neste caso, a autonomia sumiu, ficou marcando zero, e aí, entrei correndo no 1º posto que apareceu. Depois de abastecer com quase 60l, o computador voltou a marcar normalmente.
Abs
Abs
Bruno Figueiredo.
-
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Pessoal, ainda não entendo o computador de bordo do C4. Nunca sei se estou calculando certo.
O meu computador sempre marca tipo "l/100".
Eu entendo então, que tenho que calcular 100/consumo mostrado.
Exemplo:
O computador marca 19,9.
Aí divido 100/19,9 = consumo de 5,4 km/l...
é isso mesmo? é assim mesmo?
no manual não explica...
o meu é um exclusive manual 10/11.
Exemplo:
O computador marca 19,9.
no manual não explica...
- Zeppelin
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
Cara entra no computador de bordo e troque as unidade para km/l, é simples. Se tiver dúvida, procure no "manuel".Jouber escreveu:Pessoal, ainda não entendo o computador de bordo do C4. Nunca sei se estou calculando certo.
Exemplo:
O computador marca 19,9.
no manual não explica...
Abs.
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black

viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273