- Dec0 VTR
- Moderador
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
C4 - Freio em "X"- Ahhhn??
Galera, segue papo retirado da comunidade do orkut:
" moderador
A segurança do freio em X
Oi pessoal, vou compartilhar com vcs a minha experiencia !
Achei o carro incrívelmente seguro.
em uma curva suave acentuada pra direita em uma descida, eu estava a aprox. 140 km/h e tive que fazer uma freiada bem brusca pq tinha um caminhao a uns 60 km/h.
Enfim, o carro ameacou derrapar , deu uma colada no chao e freiou em X ligando o pisca alerta..
achei o carro bem seguro, estável, incrível..
Estou adorando ser proprietario do c4 hatch glx 2.0 !!!!!!!! parabens CITROEN
FM
- ABS + EBD + AFU (Auxílio de Frenagem de Emergência) - em frenagens de emergência, caracterizada pela maior pressão no pedal, o pistão principal aciona um pistão suplementar encarregado de aumentar a pressão do sistema ao nível máximo. Essa função ajuda a reduzir consideravelmente a distância de frenagem. À velocidade de 100 km/h, a distância de parada pode ser reduzida em até 25%.
- Para uma melhora adicional na segurança dos freios, as luzes de advertência do C4 ligam automaticamente no caso de desaceleração repentina. Elas são desligadas quando o veículo acelera novamente ou quando o motorista ativa o botão de controle correspondente.
Andrei
Não entendi frear em X.
Como é isso?
Ele alterna as pinças de frenagem pelo ABS? Pra nao perder/ganhar aderencia ao mesmo tempo em todas as rodas
moderador
Nao sei muito bem como funciona. mas é um recurso dele !
Qndo vc freia normal, ele freia normal ..
qndo vc freia muito forte , ele freia a dianteira esquerda com traseira direita, e dianteira direita com traseira esquerda! evita derrapagem, incrível"
" moderador
A segurança do freio em X
Oi pessoal, vou compartilhar com vcs a minha experiencia !
Achei o carro incrívelmente seguro.
em uma curva suave acentuada pra direita em uma descida, eu estava a aprox. 140 km/h e tive que fazer uma freiada bem brusca pq tinha um caminhao a uns 60 km/h.
Enfim, o carro ameacou derrapar , deu uma colada no chao e freiou em X ligando o pisca alerta..
achei o carro bem seguro, estável, incrível..
Estou adorando ser proprietario do c4 hatch glx 2.0 !!!!!!!! parabens CITROEN
FM
- ABS + EBD + AFU (Auxílio de Frenagem de Emergência) - em frenagens de emergência, caracterizada pela maior pressão no pedal, o pistão principal aciona um pistão suplementar encarregado de aumentar a pressão do sistema ao nível máximo. Essa função ajuda a reduzir consideravelmente a distância de frenagem. À velocidade de 100 km/h, a distância de parada pode ser reduzida em até 25%.
- Para uma melhora adicional na segurança dos freios, as luzes de advertência do C4 ligam automaticamente no caso de desaceleração repentina. Elas são desligadas quando o veículo acelera novamente ou quando o motorista ativa o botão de controle correspondente.
Andrei
Não entendi frear em X.
Como é isso?
Ele alterna as pinças de frenagem pelo ABS? Pra nao perder/ganhar aderencia ao mesmo tempo em todas as rodas
moderador
Nao sei muito bem como funciona. mas é um recurso dele !
Qndo vc freia normal, ele freia normal ..
qndo vc freia muito forte , ele freia a dianteira esquerda com traseira direita, e dianteira direita com traseira esquerda! evita derrapagem, incrível"
- Dec0 VTR
- Moderador
Re: C4 - Freio em "X"- Ahhhn??
Isso confere? Nunca tinha ouvido falar.....
Meu carro pelo menos nunca reparei que tenha acendido o pisca sozinho em freada brusca... e esse "freio em x" então? É função do EBD?
Meu carro pelo menos nunca reparei que tenha acendido o pisca sozinho em freada brusca... e esse "freio em x" então? É função do EBD?
- fabio_sd
- Moderador
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
O meu faz isto. Em freiadas repentinas e bruscas, acende o pisca-alerta.Dec0 VTR escreveu:Isso confere? Nunca tinha ouvido falar.....
Fabio_SD
- Dec0 VTR
- Moderador
nossa... acho q nunca percebi.
-
- Moderador
- Estado: MG
- Veiculo: Outros
Até onde eu sei o que é em X é a distribuição de pressão no sistema hidráulico do freio. Agora essa de uma hora é em linha e depois em X, acho bem estranha, porém consultando o site da TRW que fabrica sistemas de freios, confirma-se a informação de haver nos veículos mais modernos dois sistemas integrados ao mecanismo de freio, com distinção de ação em freadas leves e freadas mais pesadas.

- bruno figueiredo
- Moderador
- Estado: RJ
- Contato:
O ABS atua nas 4 rodas separadamente, não deixando que nenhuma delas trave por condições diferentes de aderência. Por exemplo: se vc freiar com duas rodas no molhado, e duas rodas no seco, sem o ABS, o carro tende a rodar sobre as rodas que estiverem no molhado, já que pela menor aderência com o piso, e estando os dicos submetidos a mesma pressão das pastilhas nas 4 rodas, as que estiverem no molhado vão travar, e o carro vai rodar. Com o ABS, que monitora constantemente as rodas durante a frenagem, a pressão sobre os freios das rodas que estiverem no molhado, vai diminuir, de modo, a que elas não travem, e o carro, continuará em linha reta. Então, não existe esta história de freiar em X. As rodas freiam mais, ou menos, independentemente uma da outra, de acordo com a aderência de cada uma. É um sistema semelhante ao Contrôle de estabilidade. Só que este, mede as forças laterais, e controla o carro no caso de derrapagens, sendo uma evolução do ABS, e ainda pouco difundido entre nós.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.
- marcusthedriver
- Membros
- Estado: SP
Quanto ao X eu n sei... mas quanto ao pisca ligar em freadas bruscas isso procede... no meu ja testei, e no C3 também tem isso, quando o AFU entra em ação, em freadas bruscas o pisca liga
Marcusthedriver - Agora de Japonês (sacrilégio eu sei rs) Nissan March SV 1.6 16v
- bruno figueiredo
- Moderador
- Contato:
Sim, o pisca entra em ação. Inclusive isto está descrito até no material publicitário da Citroën.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.
-
- Membros
- Estado: SP
Pelo que sei todos os carros tem o sistema de freios em X, mas não tem nada a ver com o que o cara falou.
Os sistemas de freio são montados independentes em "X". Caso haja um vazamento ou rompimento de uma mangueira você não perde a ação no sistema todo e continua com um freio dianteiro e um traseiro do lado oposto funcionando.
Sei disso por experiência própria com um Fiorino 82...
Talvez os carros mais modernos ou top de linha tenham sistemas independentes para cada roda.
Os sistemas de freio são montados independentes em "X". Caso haja um vazamento ou rompimento de uma mangueira você não perde a ação no sistema todo e continua com um freio dianteiro e um traseiro do lado oposto funcionando.
Sei disso por experiência própria com um Fiorino 82...
Talvez os carros mais modernos ou top de linha tenham sistemas independentes para cada roda.
- bruno figueiredo
- Moderador
- Contato:
Eu estou me referindo apenas ao funcionamento do ABS.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.