A minha modesta opinião é que esses sistemas de frenagem dos C4, ao atuarem em conjunto, podem até efetuar uma manobra em X como a descrita pelo Igorvix, pois, se identificarem que atuando com mais pressão ao se freiar numa situação de emergência numa das rodas dianteiras e noutra traseira do lado oposto, assim o farão.
"Acho" que o sistema não pode ser chamado de "Freio em X", pois não haveria a certeza que esse atuar seria o melhor para a estabilidade e eficácia da frenagem. ABS, EBD e AFU, como já descritos aki atuam em conjunto e não isoladamente.
Mas que eles funcionam maravilhosamente é fato incontroverso.
Essa confiabilidade que primamos por ter aqui é que faz do C4Clube essa coletânea de informações confiável que é. Nem a própria Citröen, ao não cuidar das informações e ao não dar treinamento e formação aos seus Consultores Técnicos, tem tanta informação sobre a linha C4 em seus concessionários e oficinas pra passar com tamanha facilidade e diversidade.
Por isso a preocupação que temos de filtrar as informações, mesmo (e principalmente) as que vêm da Citröen e assim, temos orgulho em ostentar em nossos carros os adesivos que nos identificam como membros do C4Clube, porque, afinal, aqui somos uma família em que todos se cuidam entre si, pois cada um que pesquisa e traz informações e mesmo dúvidas, acaba fazendo parte dessa coletânea que vamos formando aos poucos.
Sejamos grandes em pensamento, pois todos temos o mesmo objetivo aqui.
- mmbdp
- Moderador
- Mensagens: 3519
- Registrado em: 25 Dez 2008, 10:29
- Estado: RJ
- Cidade: São Gonçalo
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
- Localização: Niterói-RJ
Re: C4 - Freio em "X"- Ahhhn??
http://wiki.answers.com/Q/What_are_ABS_EBD_EPS_in_a_car
ABS
ABS: Antilock Brake System (or Anti-locking Brake System) - enables you to steer whilst keeping the brake pedal full on. Can be felt as a vibration through the pedal when it cuts in. Also useful in stopping in a straight line if one side is on slippery stuff and the other on grippy stuff (non-ABS will tend to spin).
EBD
EBD: Electronic Brake Distribution (or Electronic Brake-force Distributor) - alters how much of the brake force goes to the front and how much to the rear. Cars always have more braking on front as if the rears lock before the front then the car will spin. How much braking you can do with the rears depends on how much weight is in the vehicle so EBD dynamically adjusts this balance. Without it, the manufacturer sets up the balance so the rears don't lock when the vehicle is empty which is less braking than is possible when the vehicle is full.
Pela leitura disso aí, o que concluo é que realmente o ABS em conjunto com o EBD podem ocasionar eventual frenagem em "X", como disse acima.O ABS só vai parar a (s) roda (s) que não estiver(em) sem aderência. O EBD distribui com precisão a frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro. O AFU intensifica a força do sistema de freios.http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/08 ... u3134.jhtm
O ABS de última geração, da série 8.1, incorpora ainda o distribuidor de força de frenagem EBD. O recurso distribui a pressão de frenagem nas rodas do veículo, de acordo com a necessidade de cada uma.
- O BAS (Brake Assist System) também é chamado de EBA (sigla de Emergency Brake Assist); já para as francesas Citroën e Peugeot, ele é o AFU, de Assistance Au Freinage d'Urgence ou assistente de frenagem de urgência.
Re: C4 - Freio em "X"- Ahhhn??
mmbdp escreveu:http://wiki.answers.com/Q/What_are_ABS_EBD_EPS_in_a_car
ABS
ABS: Antilock Brake System (or Anti-locking Brake System) - enables you to steer whilst keeping the brake pedal full on. Can be felt as a vibration through the pedal when it cuts in. Also useful in stopping in a straight line if one side is on slippery stuff and the other on grippy stuff (non-ABS will tend to spin).
EBD
EBD: Electronic Brake Distribution (or Electronic Brake-force Distributor) - alters how much of the brake force goes to the front and how much to the rear. Cars always have more braking on front as if the rears lock before the front then the car will spin. How much braking you can do with the rears depends on how much weight is in the vehicle so EBD dynamically adjusts this balance. Without it, the manufacturer sets up the balance so the rears don't lock when the vehicle is empty which is less braking than is possible when the vehicle is full.Pela leitura disso aí, o que concluo é que realmente o ABS em conjunto com o EBD podem ocasionar eventual frenagem em "X", como disse acima.O ABS só vai parar a (s) roda (s) que não estiver(em) sem aderência. O EBD distribui com precisão a frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro. O AFU intensifica a força do sistema de freios.http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/08 ... u3134.jhtm
O ABS de última geração, da série 8.1, incorpora ainda o distribuidor de força de frenagem EBD. O recurso distribui a pressão de frenagem nas rodas do veículo, de acordo com a necessidade de cada uma.
- O BAS (Brake Assist System) também é chamado de EBA (sigla de Emergency Brake Assist); já para as francesas Citroën e Peugeot, ele é o AFU, de Assistance Au Freinage d'Urgence ou assistente de frenagem de urgência.
Concordo com sua análise.
Agora vamos ver a situação real na qual tirei minha opinião:
Eu estava em uma descida, com uma leve curva para a direita a aproximadamente 120 km/h .
Tinha um caminhão a aproximadamente 40 km/h ou 60 km/h e tive que freiar bruscamente.
Foi aí que senti a lateral esquerda do meu carro quase derrapando , e depois a traseira acentuou uma derrapagem também . E entao, o carro freiou o esquerdo dianteiro, e depois senti também nesse momento o traseiro direito.
É claro que o carro não derrapa só de um lado. Como o peso estava mais para o lado esquerdo, foi onde "senti" o deslise. Mas, essa frenagem Diagonal foi nítidamente percebida por mim.

- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: C4 - Freio em "X"- Ahhhn??
Então estamos todos de acordo! Eventualmente, dependendo da situação, o carro pode executar uma freada em X, caso este seja o procedimento correto para manter a trajetória. Mas apenas isto. Como o ABS monitora constantantemente as freadas, em todas as rodas, ele vai aumentar ou diminuir a pressão dos freios em qualquer roda, sempre para garantir a segurança de uma parada perfeita.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.
- Romero
- Moderador
- Mensagens: 3245
- Registrado em: 16 Out 2008, 12:18
- Estado: RJ
- Cidade: Macaé
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Santos
Re: C4 - Freio em "X"- Ahhhn??
galera, o meu ascende o pisca lerta direto...rrs
agora, um dia freiei em Y, pq a roda traseira levantou....gozado..
abs !
agora, um dia freiei em Y, pq a roda traseira levantou....gozado..
abs !

VTRomero® - THE ONE
Serviço LED viewtopic.php?f=45&t=12673
Mod's: viewtopic.php?f=26&t=10037
03 ANOS DE VTR E C4C
Re: C4 - Freio em "X"- Ahhhn??
hahahahaha . Diríamos entao que, freio em X nao existe... mas dependendo das circunstancias a distribuicao pode ter algo semelhante!
