Pessoal...olha a foto ai....no encontro sabado se tinha uma duvida por onde era a entrada de ar do filtro
Nessa foto dá para ver que o ar vem de dentro do motor entra pelo tubo e dá a volta ate sair na caixa Original
O ar que é utilizado Originalmente é o mesmo ar que o filtro esportivo usa....é o de dentro do compartimento do motor.
A duvida é se o ar que entra pra admissão é de um local mais frio do que quando aspirado pelo filtro esportivo que fica dentro do motor.
Na Foto dá pra ver que a entrada original é aquela "boca" de plástico que fica acima do parachoque e voltada pra dentro do motor.
TEoricamente as duas fontes de ar aspiram ar do mesmo local e por isso com a mesma temperatura. A diferença então é que o FRILTO esportivo dá mais passagem de ar para a admissão melhorando o desempenho.
Em contrapartida, a admissão original tem longo caminho para o ar, saindo dali de cima, descendo até a lateral direita do carro (olhando de frente), passsando pro paralamas, onde há uma caixa e dali subindo pra outra caixa onde fica o FRILTO original.
A discussão é se o que o esportivo deixa passar a mais de ar não é compensado pelo fato desse ar estar mais quente que o que viria da entrada original.
Marcelo vc tava no encontro sabado??????.....puts...explicou direitinho
rssss
Entao o pessoal tava na duvida sobre por onde era a entrada de ar do filtro original.
A duvida era essa mesma o filtro esportivo aspira o ar quente de dentro do capo...sim....
mas é o mesmo ar que o filtro original aspira....
Infelizmente eu não tava, rever os amigos...seria bom.
Mas quando reprogramei a injeção e fiz o escape do carro, fiquei analisando muito essa questão da entrada de ar. A original faz um "tortuoso" caminho pra levar o ar até a injeção, já o esportivo leva direto o ar e proporciona um fluxo maior.
Mas em matéria de proteção, principalmente no que toca à entrada de água na injeção (e aqui quase nem chove) a original tem essa caixa baixa que significa grande proteção também contra algumas partículas sólidas.
O ideal para um maior desempenho (na minha visão de graduado em direito, hahahaha) seria inverter a boca da tubulação original pra que o ar entrasse direto, virando-a pra frente. Quanto mais rápido o carro estivesse, mais ar entraria facilmente e mais frio ainda. Seria uma CAI baratinha...
Como não sou melhor que os engenheiros da citroen, acabei não fazendo isso, mas também não pus o FRILTO esportivo. E a entrada de água na injeção é uma dor de cabeça que não quero ter, deixei prá lá. A gambiarra ficou só no projeto.
Na verdade eu acho que o filtro esportivo, por ficar mais baixo e mais junto da parte mais quente do motor, capta um ar um pouco mais quente que a original, cujo traçado também deve ajudar a esfriar um pouco mais o ar, pois ali na frente, ao descer, fica exposta ao vento frontal.
A conclusão a que cheguei é que o esportivo ia me dar só mais um ronco no motor, nada de potência.
A entrada de ar, fica voltada para trás, para pegar menos detritos que fatalmente entrariam por alí, se ela fosse virada para a frente. O longo caminho que é percorrido pelo ar que entra pela tomada original, serve para resfria-lo. E podem crer que não é pouca a diferença não. O duto, bastante largo e chato, para ter uma área maior de contato com o vento, está colocado no mesmo lugar que ficaria um radiador de água ou óleo, e em velocidade o poder de resfriamento deste tubo é bastante grande.