Se voce tem alguma dúvida quanto ao seu relacionamento com a Citroën e suas Autorizadas, pergunte aqui
mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Defeitos persistentes e garantia

Mensagem por mmbdp »

Criei um tópico separado por ter achado relevante a dúvida:
por oscar jd souza em Sex Fev 26, 2010 10:59 pm

bruno, estou preocupado com a garantia de um ano, já fiquei sem carro duas vezes, bomba de gasolina e agora a embreagem, sem falar que tambem estou esperando a maquina do vidro traseiro que simplismente quebrou...
tenho o carro a 5 meses se continuar assim quando acabar a garantia já viu....
gostaria de saber como exigir o aumento de prazo, visto que estou tendo varios problemas e a resposta é sempre a mesma...." é isso pode acontecer"... quero começar já e se acontecer de quebrar depois de um ano, entro na justiça, o que vc aconselha?
oscar jd souza
Membros

Data de registro: Qui Set 24, 2009 10:39 pm
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual
Caro Oscar,

coicidentemente o Boris Feldman (programa VRUM) hoje falou sobre o o caso de problemas persistentes e término da garantia, veja o video no endereço abaixo:

http://noticias.vrum.com.br/veiculos_na ... cias.shtml

No seu caso ainda não são defeitos que retornaram (a acredito que não o façam) mas caso isso ocorra, a maior dificuldade em conseguir a extensão da garantia é a prova da PREEXISTÊNCIA do problema, ou seja, no período da garantia o defeito se apresentou e logo após o final dela (num prazo razoável, é lógico) o defeito retornou.

Sugiro que sejam cuidadosamente guardadas as notas dos serviços realizados, pois elas contém a descrição do defeito, peças substituídas e a data de realização do reparo.

Caso um desses defeitos reapareça, além disso, constará tudo isso no histórico do carro no sistema das autorizadas Citröen, que pode ser consultado em QUALQUER concessionária autorizada, pelo nº do chassis ou placa do veículo.

Nesse caso será só esclarecer que o defeito não foi adequadamente sanado durante a garantia e pedir a extensão dela especificamente para esse item.

Caso isso lhe seja negado, as provas que citei já lhe darão uma base para ação judicial baseada no código de defesa do consumidor. Mas ação judicial no Brasil nunca é a melhor opção, somente sendo útil, na minha opinião, quando ela é a ÚNICA opção que restou, tanto pela DEMORA quanto por certa má-vontade da justiça para esse tipo de lide que ainda existe no país.

O melhor mesmo é manter um bom relacionamento com a oficina autorizada, certificando-se de que constou no sistema o defeito e o reparo efetuado, pois mesmo as pessoas que lhe atendem não são eternas na função e palavras de "pode retornar que nós consertaremos" não serão suficientes caso esse funcionário, CT ou diretor não esteja mais na função quando do reaparecimento do problema.

oscar jd souza
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Re: Defeitos persistentes e garantia

Mensagem por oscar jd souza »

marcelo, muito obrigado pela orientação, já comecei, abri uma ocorrencia no atendimento ao consumidor da citroen, tenho todas as ordens de serviços, alem do que apos o concerto da embreagem vou solicitar um parecer tecnicos por escrito do que causaram os problemas na bomba de combustivel que pifou (o carro foi guinchado) a maquina do vidro que estragou e por ultimo (espero) a embreagem. caso a concessionaria não der o proprio atendimento ao consumidor me orientou de abrir uma nova ocorrencia que tem que ser respondida em 24 horas.
depois disso, vejo qual a origem do problema, fato ou vicio, estou afiado no codigo do consumidor e o importante agora é que tem jurisprudencia, um cliente consegui a troca da sua Land Rover, por problemas de ferrugem (vicio)
na verdade durou dez anos mas ele ganhou no supremo, vale apena ver esse caso, procure no google " consumidor tera land rover" , um grande abraço, ainda estou sem meu pretinho.....

mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Re: Defeitos persistentes e garantia

Mensagem por mmbdp »

LIga não,

pelo que vc diz, os defeitos que seu carro apresentou (muitos, é bom frisar) não foram repetidos e não são comuns pelo menos pelo que acompanho aqui no clube.

A simples troca das peças por outras de reposição deve afastá-los de uma vez, pois "parece" que eram das exatas peças que queimaram...

Aqui no clube já teve um consumidor que já teve o carro inteiro trocado, mas por um sério problema de motor que não conseguiram sanar. De resto, todos os que reclamaram na garantia foram atendidos.

Caso um desses defeitos reapareça e se torne um "vício" aí sim é o caso de prorrogação de garantia ou mesmo de troca do bem caso não haja solução...

Qualquer coisa estamos aqui.

Vou ver esse caso da Rover.

Responder

Voltar para “Aconselhamento Jurídico”