Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
capichaba
Membros
Veiculo: C4 Grand Picasso

Choque eletrico c4 hatch

Mensagem por capichaba »

Alguem por acaso teria uma explicação para me dar a respeito de descarga elétrica no c4.
Toda vez ao saltar do carro já pisando no chão e tocar na porta (acabamento emborrachado atrás do vidro dianteito) ele dá uma descarga elétrica suficiente para incomodar. O gozado é que sempre estou calçado com sapato de solado de borracha ou sandália, descalço nem tento.
Na citroen me falaram que é normal , eletricidade estática devido o atrito com o ar, mas não me convenceram...
Basta um pequeno percurso, menos de 1km a baixa velocidade para que aconteça.
Alguem por favor me de uma orientação.
Att.
Nícolas

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Re: Choque eletrico c4 hatch

Mensagem por bruno figueiredo »

Até aonde eu sei, é normal. E não é uma coisa que só acontece no C4. Isto pode acontecer com qualquer carro. Eu tive um Monza há muito tempo atrás, que tb me dava choque.

Abs.
Bruno Figueiredo.

Romero
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Romero »

isso e' normal, mas se ta' dando direto, vc. que precisa descarregar...ande descalco na terra e depois tente fazer......nao vai dar nada...vai por mim...
abs !
Imagem
VTRomero® - THE ONE
Serviço LED viewtopic.php?f=45&t=12673
Mod's: viewtopic.php?f=26&t=10037

03 ANOS DE VTR E C4C

El Guapo
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Mensagem por El Guapo »

Seus bancos são de veludo ? trocar por couro que resolve, meu Vectra que tinham bancos em veludo tinha esse problema, depois que troquei por couro não tive mais.

riquati
Membros
Estado: MT
Veiculo: Outros

Mensagem por riquati »

normalíssimo, é eletricidade estática mesmo. Todos os carros que tive (uns quinze) 'davam choque', em determinadas condições (época do ano, umidade do ar, etc). Há muitos anos atrás, uma revista fez um teste com um Monza (na época, famoso por isso, o veludo era muito espesso e confortável mas gerava um bocado de estática)... o dono acendia lâmpadas fluorescentes na lataria!!!

Tive uma Parati em que eu via 'pular' a centelha entre minha mão e a lata, como uma vela de ignição. Mas o tempo precisa estar muito seco para isso; felizmente, há anos não ocorre por aqui.

Como o colega falou, colocar couro ajuda; eu fico em dúvida porque gosto demais do veludo original (aliás, que carro pra ter um acabamento caprichado este C4 :) !!!), mas de fato o couro ajuda pacas a evitar a estática.

[]s,
Ricardo.

capichaba
Membros
Veiculo: C4 Grand Picasso

Mensagem por capichaba »

Agradeço a todos pelas respostas,
e pelo visto a culpa é mesmo da eletricidade estatica gerada pelo veludo.
E realmente no meu caso ,como o Ricardo mencionou é possível ver a fagulha entre o dedo e a lata, mesmo assim fico intrigado pelo fato de sair do acabamento emborrachado da porta, que teoricamene deveria ser mau condutor...
E como não estou aqui apenas para reclamar, realmente o acabamento ficou muio bacana, da até pena trocar o veludo por couro, e se levar em consideração a temperatura aqui de Vila Velha, vou conviver com o bzzzzzzzz. rs.
Att.

edirluciano
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por edirluciano »

Uns dias atras eu tb estava soltando faísca... hehehe... da um susto do carajo né?? ahahaha... mas é bom pra ficar mais esperto... hehehe...

Abs
Imagem

edubortolon
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por edubortolon »

Eu li uma vez que em tempos secos, a forma de sair sem tomar um choque era a seguinte: abrir a porta do carro e colocar a mão na moldura de metal; sem tirar essa mão da porta, pisar no solo. A princípio, você descarregaria essa energia acumulada pelo carro sem sofre o choque. Confesso que eu só me lembro disso *depois* que eu tomei o choque... E eu já tomei alguns nesses dias secos de verão...

Abraço!

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”