Tudo relacionado a personalização da linha C4.
28spawn
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Mensagem por 28spawn »

Ola meu querido
Hahuahauhau

Se voce me puder verbalizar em bom portugues o que eh o tal do ricer hauahauh
Eu seria grato

Entao aproveitando a conversa que o alcool não faz a marcha alcancar velocidades maiores o que voce diz sobre o alcool fazer voce chegar nos 170 mais rapido? Verdade? Mentira?

Entao jah que voce eh tao sabido de tudo rsrs
Deixa eu te perguntar
O que o vts tem a mais que o nosso vtr?
Corte a 7000 ?
Cambio?
Motor?
Escape?

( Aproveitando e pedindo uma receita de como chegar num vts hauahu)

Zuera não leva a mall eheheh

Abracaoooo!
March SR 2013 com H&R =)

MarcoVTS
Membros
Estado: DF

Mensagem por MarcoVTS »

Olha o motor do VTS e veja ai o q e diferente do VTR.

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
*****EX - C4 VTS 180CV*****
Imagem

brunollo
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por brunollo »

Putamerda, que coletor de escape maravilhoso...
Que coletor de admissão lindo!
No motor, o VTS aparentemente tem comandos mais fortes, coletor de admissão e escape trabalhados e corte a 7400 rpm. Obviamente, a injeção e a ignição são acertadas para esse aumento da capacidade de aspiração. Ainda não tenho certeza se a borboleta do motor é simplesmente de modelo diferente ou se tem mais diâmetro. A caixa é curta como a do VTR. Aparentemente, a elevação do corte para 7500 e a confecção de um bom coletor de escape dimensionado, junto de um reacerto na injeção e no ponto, são suficientes para gerar, num EW10 sem variador de fase na admissão, 170cv. Eu acredito que os 7cv restantes do motor do VTS venham justamente do variador de fase.

Ricer: rice-made-racer, ou seja, carro japonês!
hauahuhauhauhauha
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

28spawn
Membros

Mensagem por 28spawn »

ahuahuaa
entendi mann!

pow o motor do Vts é lindo aeheahiueahui

pq n tem essas coisas aqui no brasil -.-'
os mecanicos ficam felizes de ter de mexer em carro como C4 , civic , corolla , pq o resto vish , parece motor a diesel td , sujo pra caramba, desgastado heheh

pow nem querendo ferra com o carro ele ferra , meu corolla tava balinha, brigava com os A3 1.8 T de 150cv (isso q ele tinha 136 e 17,5kgf de torque original eheh)
vendi meu corolla pq vi o Vtr e ja era , paixão a primeira vista , eahiueahuae as linhas , o motor , os equips , ( e é claro o preço eaheaiheahuae)

se nao tivesse um carro tão completo por um preço acessivel nem tinha trocado o corolla, mecanica japa é mt boa , p**a carro ele rs

vlwwwwww
March SR 2013 com H&R =)

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Aproveitando que foi tocado no tema do álcool, gostaria de perguntar pro Brunollo o que precisaria ser feito na conversão do VTR para o álcool. Na década de 80 era comum pessoas converterem carros que eram a gasolina para o álcool. A primeira coisa que se fazia era rebaixar o cabeçote, para alterar a taxa de compressão. Considerando que os carros hoje já rodam com 20 e poucos porcento de álcool, creio que as peças de maior contato não sofreriam tanto como antigamente (especialmente a bomba de combustível).

Perguntas: conversão a álcool (NÃO É FLEX, É ÁLCOOL PURO), com um retrabalho de cabeçote e colocação de uma central UNICHIP, velas iridium e um escape maior renderiam quanto de potência, aproximadamente? Além dos ítens que citei, algum mais deveria ser alterado? A durabilidade do conjunto seria afetada de forma significativa? Onde em SP poderia ser feito um serviço destes? Alguma idéia do custo de um projeto desses (sem contar o escape)? Você acha que o Ricardo de Brasília faria esse serviço (sem turbo)?
Imagem

28spawn
Membros

Mensagem por 28spawn »

Cyro escreveu:Aproveitando que foi tocado no tema do álcool, gostaria de perguntar pro Brunollo o que precisaria ser feito na conversão do VTR para o álcool. Na década de 80 era comum pessoas converterem carros que eram a gasolina para o álcool. A primeira coisa que se fazia era rebaixar o cabeçote, para alterar a taxa de compressão. Considerando que os carros hoje já rodam com 20 e poucos porcento de álcool, creio que as peças de maior contato não sofreriam tanto como antigamente (especialmente a bomba de combustível).

Perguntas: conversão a álcool (NÃO É FLEX, É ÁLCOOL PURO), com um retrabalho de cabeçote e colocação de uma central UNICHIP, velas iridium e um escape maior renderiam quanto de potência, aproximadamente? Além dos ítens que citei, algum mais deveria ser alterado? A durabilidade do conjunto seria afetada de forma significativa? Onde em SP poderia ser feito um serviço destes? Alguma idéia do custo de um projeto desses (sem contar o escape)? Você acha que o Ricardo de Brasília faria esse serviço (sem turbo)?
ao Cyrão

não creio que seja necessário que o cabeçote seja trabalhado com o intuito de aumentar a taxa de compressão para uso coditiano , mas sim de mudar o formato dele para trabalhar otimizado no alcool ( algo mais reto, o da gasolina é concavo se não me engano) , o C4 pallas usa a mesma taxa de compressão do motor, mas o que deve mudar é apenas um formato meio termo para ser usado com gasosa e alcool e tambem apenas a bomba de combustivel que manda o comb. a 4.2bar em vez de 3bar de pressão na linha de alimentação, caso voce aumente a taxa de compressão e faça tudo isso com escape e tudo mais acredito que chega nos 170cv facil...

mass fica a cargo do nosso consultor de mecânica MR. Brunollo as respostas mais adequadas o/
March SR 2013 com H&R =)

MarcoVTS
Membros

Mensagem por MarcoVTS »

Cyro um Unichip Q está custando R$ 3000,00 sem instalação que é mais R$ 500,00 se não me engano. Um bom conjunto de escape ficaria em torno de R$ 1000 a 1500,00. Ai vc precisaria trocar os bicos injetores de maior vazão, a bomba de combustível e acho que é só. Não é preciso fazer retrabalho no cabeçote para transformar para alcool a não ser que queria ganhar uns CVs a mais.
Qto a ganho de potência acho que chegaria as uns 15 a 20 cvs e sendo muito otimista. Para se tirar 1cv em carro aspirado é froides... tem que ralar muito. Mas vamos deixar o assunto para quem entende mesmo os nossos amigos Brunollo e o Rodrigo.
Imagem
*****EX - C4 VTS 180CV*****
Imagem

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Vamos lá...

Conversão à álcool hoje em dia é mais fácil de se fazer, devido à implementação da injeção eletrônica.., devido ao fato dos motores terem evoluído muito, utilizando taxas de compressão maiores que no passado.

Só pra vcs terem uma idéia, antigamente era comum um carro à gasolina ter uma taxa de compressão de cerca de 8,5:1 até 9,0:1. Hoje em dia, é comum termos taxas de compressão de motores à gasolina da ordem de 10,0:1 ou 11,0:1..., até 13,0:1.

De qualquer forma, as taxas de compressão dos motores modernos AINDA não são adequadas para o uso otimizado do álcool. Taxas de compressão à partir de 14,0:1 são mais adequadas para o uso do álcool. Com taxas elevadas, o uso do álcool traz potência e bom consumo, o que não se consegue facilmente com taxas menores.

Sobre formato de câmaras de combustão, como mencionado pelo amigo 28spawn, isso tem mais à ver com a melhor queima..., melhor aproveitamento da queima da mistura e não com a adequação ao tipo de combustível. A adequação ao tipo de combustível tem somente à ver com a taxa de compressão, o resto é otimização fina!

Portanto, mesmo hoje em dia, fazer uma convesão para o uso do álcool nos nossos motores (com taxa em cerca de 11,0:1), é ainda ruim, pois o uso não será otimizado. O carro funcionará, mas poderá falhar enquanto frio, gastar muito (vide nossos motores flex originais) e não ganharem a potência que poderia ganhar, caso o cabeçote fosse adequado para isso!

Se quer converter, pode fazer, fazendo uso de bicos de injeção com maior vazão, bomba adequada para o álcool (hoje em dia, quase todas as bombas já são adequadas), velas, em princípio, mantenha as originais. Faça uma reprogramação completa da ECU dando novas curvas de ignição e injeção, em tempo real, para que o carro funcione da melhor forma possível. Não faça apenas o famoso incremento de 30% e pronto!.. Vai dar CACA!...

No final das contas, teu carro vai funcionar, mas seria muito melhor aumentar a taxa de compressão!... Porém, é uma ação irreversível!... Seu carro vai funcionar com álcool apenas!...

Troca de coletores, escape e etc, já entram em outro ramo..., não é o da conversão, mas o da preparação!.. Por isso, se vc pretende fazer algo do tipo, primeiro faça a conversão!... Assegure que o carro está convertido totalmente e funcionando como original. Depois, faça a preparação, pois precisará de novas medidas, nova programação e, quem sabe, novos bicos de injeção, velas de grau mais frio e etc.

Vale à pena!.. Pode lhe dar esses 20cv a mais que o Marco disse, mas vai dar um BOM trabalho!... hehehe... Com BOA recompensa, é claro!..

Abraço,
Rodrigo.

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Valeu Rodrigo pelas explicações. Realmente acho que sem mexer na compressão não adiantaria. Seria apenas um flex e não um álcool puro com real ganho de potência.
Imagem

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

EXATO, meu amigo!

Não é de todo ruim, mas seria melhor aumentar a taxa.... ficaria show!

Abração,
Rodrigo.

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”