Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
Gente boa do clube.... como vão?!
Seguinte.... peguei meu C4 zero em setembro do ano passado, está só com 3.500km rodados! A grande maioria só dentro da cidade!!!!! Andando "pianinho.... na boa"
E como existe aquela GRANDE HISTÓRIA..... " andar com o carro só dentro da cidade deixa ele amarrado... chocho... " " coloca ele na BR e castiga o motor pra deixar ele livre... melhor coisa para o carro! " e por ai vai! Realmente não sei se essa história ainda vale para os carros de hoje em dia.... ainda mais pq dizem q não há mais necessidade de amaciamento!!!!!
Bom..... hoje acordei disposto a levar o meu C4 Hatch 2.0 mecânico, na BR e dar uns pau dele!!!
Estiquei as marchas.... sendo q em uma delas, estiquei a 4º até acender a luz vermelha no RPM.... e joguei a 5º!!!!
No total andei a maioria do tempo a 130 a 150km/h!!!
Sabe como é em BR.... muito caminhão.... e não tem como manter uma velocidade alta por um bom tempo!!!! Tem q freiar por causa dos caminhões... acelerar, diminuir, acelerar, diminuir!!!!!!
Mas numa reta cheguei a 198km/h..... pena não ter percebido quanto estava em RPM!!!!! Alguém tem uma idéia de quanto se tá em RPM a 198km/h?????
Mas os mais entendidos me respondam...... VALEU A PENA FAZER ESSA ESTICADA NO MOTOR OU SÓ GASTEI TEMPO E GASOLINA????
Detalhe: Usando Gasolina Podium
Abraços a todos do C4C
Seguinte.... peguei meu C4 zero em setembro do ano passado, está só com 3.500km rodados! A grande maioria só dentro da cidade!!!!! Andando "pianinho.... na boa"
E como existe aquela GRANDE HISTÓRIA..... " andar com o carro só dentro da cidade deixa ele amarrado... chocho... " " coloca ele na BR e castiga o motor pra deixar ele livre... melhor coisa para o carro! " e por ai vai! Realmente não sei se essa história ainda vale para os carros de hoje em dia.... ainda mais pq dizem q não há mais necessidade de amaciamento!!!!!
Bom..... hoje acordei disposto a levar o meu C4 Hatch 2.0 mecânico, na BR e dar uns pau dele!!!
Estiquei as marchas.... sendo q em uma delas, estiquei a 4º até acender a luz vermelha no RPM.... e joguei a 5º!!!!
No total andei a maioria do tempo a 130 a 150km/h!!!
Sabe como é em BR.... muito caminhão.... e não tem como manter uma velocidade alta por um bom tempo!!!! Tem q freiar por causa dos caminhões... acelerar, diminuir, acelerar, diminuir!!!!!!
Mas numa reta cheguei a 198km/h..... pena não ter percebido quanto estava em RPM!!!!! Alguém tem uma idéia de quanto se tá em RPM a 198km/h?????
Mas os mais entendidos me respondam...... VALEU A PENA FAZER ESSA ESTICADA NO MOTOR OU SÓ GASTEI TEMPO E GASOLINA????
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Abraços a todos do C4C
- bruno figueiredo
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Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
Quem tem que saber se valeu a pena é vc!? Se fosse eu, te diria que valeu cada gota de gasolina gasta. Este tipo de coisa, é pra nos dar prazer, não apenas pra "soltar" o motor do carro. Quando vc vai jantar num bom restaurante, vc aproveita o lugar, a comida, e companhia... Ou é do tipo que come, paga a conta achando caro, e dizendo que aquilo tudo vai acabar mesmo no vaso sanitário?
Quanto ao giro do motor, não sou expert, mas a 198km/h, vc deve setar perto dos 6.000rpm.
Abs.
Quanto ao giro do motor, não sou expert, mas a 198km/h, vc deve setar perto dos 6.000rpm.
Abs.
Bruno Figueiredo.
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Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
Rapaz,
é só ver a quantos giros fica a 99km/h em 5ª marcha e multiplicar a rotação x 2. ;-)
é só ver a quantos giros fica a 99km/h em 5ª marcha e multiplicar a rotação x 2. ;-)
- Dec0 VTR
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Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
fato.Arr escreveu:Rapaz,
é só ver a quantos giros fica a 99km/h em 5ª marcha e multiplicar a rotação x 2. ;-)
Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
Sim... realmente... com um carro desses vale a pena pisar forte, quando dá!!!!!!
Mas o q fico na duvida, é se valeu a pena... se foi bom pro motor.... se realmente é bom fazer essas coisas????
Ou é desnecessário.... o carro vai ser a mesma coisa, fazendo isso ou não?!
Mas o q fico na duvida, é se valeu a pena... se foi bom pro motor.... se realmente é bom fazer essas coisas????
Ou é desnecessário.... o carro vai ser a mesma coisa, fazendo isso ou não?!
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Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
Com câmbio manual eu não sei (acho bom seguir a sugestão do pessoal de dobrar a rotação a 99Km/h), mas no automático (4 marchas) dá mais ou menos 5300 rpm.Catarioca escreveu:Alguém tem uma idéia de quanto se tá em RPM a 198km/h?????
Na verdade, até há uma recomendação no manual que diz o seguinte:Catarioca escreveu:Mas o q fico na duvida, é se valeu a pena... se foi bom pro motor.... se realmente é bom fazer essas coisas????
Ou é desnecessário.... o carro vai ser a mesma coisa, fazendo isso ou não?!
"Após os primeiros 1000 Km, aumente progressivamente a velocidade e a aceleração até a rotação máxima. A performance máxima do motor é geralmente atingida após 3000 Km de rodagem."
Sendo assim, acho válido fazer o que vc fez, mas não precisa ser na estrada (pode ser em menor velocidade, com uma marcha menor). Além disso, o uso na cidade é bem mais severo que na estrada, com fortes arrancadas e frenagens ocorrendo o tempo todo.
Resumindo, na minha opinião valeu a pena sim, e evitando a faixa vermelha (acima de 6000 rpm), não há com o que se preocupar (o motor foi projetado para operar nessas rotações mesmo).
Heron
Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
Galera..... FIQUEI PREOCUPADO AGORA!!!!!
Um camarada me informou q NUNCA se deve passar dos 6.000 rpm e com isso acender a luz vermelha!!!!!
Pô.... será q deu alguma m***a no motor, por ter chegado a esse giro????
Foi uma vez só q fiz issou!!!!! Nunca tinha chegado a essa roração.... foi só desta vez, q estiquei a 4º.... acendeu a vermelha e troquei pra 5º!!!!!!!!
Fiquei preocupado agora :(
Um camarada me informou q NUNCA se deve passar dos 6.000 rpm e com isso acender a luz vermelha!!!!!
Pô.... será q deu alguma m***a no motor, por ter chegado a esse giro????
Foi uma vez só q fiz issou!!!!! Nunca tinha chegado a essa roração.... foi só desta vez, q estiquei a 4º.... acendeu a vermelha e troquei pra 5º!!!!!!!!
Fiquei preocupado agora :(
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Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
Não se preocupe tanto. O motor é robusto o suficiente.Catarioca escreveu:será q deu alguma m***a no motor, por ter chegado a esse giro????
O que vc não deve fazer é manter a rotação na faixa vermelha (acima de 6000 rpm), pois isso forçaria o motor a trabalhar em condições para as quais ele não foi projetado, o que poderia causar, entre outras coisas, um aquecimento anormal que ele não teria capacidade de dissipar (através do sistema de arrefecimento), ocasionando danos consideráveis.
Mas acho que o pessoal mais entendido pode te esclarecer mais e me corrigir se eu estiver errado.
Só para fins de comparação, o automático, que limita a faixa de rotações do motor, tanto em baixas quanto em altas, evitando que ele funcione em rotações inadequadas, te permite atingir 6000 rpm, que é a rotação de maior potência, mas não superar este patamar. Isto, para mim, demonstra que atingir este nível de rotação não é problema, mas sim superá-lo por tempo suficiente para causar superaquecimento.
Heron
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Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
AHAHAHAHAHAhaHAHAhahhahaha com 10km rodados o meu jah tava cortando de 4 marchaHERON escreveu:Não se preocupe tanto. O motor é robusto o suficiente.Catarioca escreveu:será q deu alguma m***a no motor, por ter chegado a esse giro????
O que vc não deve fazer é manter a rotação na faixa vermelha (acima de 6000 rpm), pois isso forçaria o motor a trabalhar em condições para as quais ele não foi projetado, o que poderia causar, entre outras coisas, um aquecimento anormal que ele não teria capacidade de dissipar (através do sistema de arrefecimento), ocasionando danos consideráveis.
Mas acho que o pessoal mais entendido pode te esclarecer mais e me corrigir se eu estiver errado.
Só para fins de comparação, o automático, que limita a faixa de rotações do motor, tanto em baixas quanto em altas, evitando que ele funcione em rotações inadequadas, te permite atingir 6000 rpm, que é a rotação de maior potência, mas não superar este patamar. Isto, para mim, demonstra que atingir este nível de rotação não é problema, mas sim superá-lo por tempo suficiente para causar superaquecimento.
Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
Beleza!!!!!!
Realmente, acho q uma vez q isso ocorre não dá nada no motor!!!!!!
Apenas me empolgei um pouco.... hehe!!! Mas tb com um carro desse, é inevitável dar umas esticadas!!!!
Sobre o RPM, se no automatico vc está a 5300rpm a 198km/h...... então o automatico tem a maxima maior q o mecanico????
Pois no mecanico está a praticamente 6000rpm!!!!!
Realmente, acho q uma vez q isso ocorre não dá nada no motor!!!!!!
Apenas me empolgei um pouco.... hehe!!! Mas tb com um carro desse, é inevitável dar umas esticadas!!!!
Sobre o RPM, se no automatico vc está a 5300rpm a 198km/h...... então o automatico tem a maxima maior q o mecanico????
Pois no mecanico está a praticamente 6000rpm!!!!!