Pessoal.
Apenas para complementar tudo o que já foi dito...
Um carro com câmbio manual de 5 marchas tem um escalonamento (ou seja, a relação entre as marchas) que privilegia o desempenho. É difícil um carro que tem câmbio de 5 marchas ter uma overdrive, ou seja, marcha bem longa somente para manter o giro baixo em estrada, privilegiando o consumo. Isso é de antigamente!.. Hoje em dia, as fábricas escalonam os câmbios manuais de 5 marchas para serem efetivamente utilizadas até a rotação de corte.
O mesmo carro com câmbio automático de 4 marchas, terá seu escalonamento privilegiando o conforto! Isso significa que as marchas são mais longas, já imaginando que quem comprou esse carro não se importa com esportividade. Um carro com câmbio automático de 4 marchas, normalmente, deveria atingir uma velocidade igual ou maior que o carro com 5 marchas manual, pois a relação de marchas do câmbio automático de 4 marchas é longa e pode te dar uma velocidade maior em uma mesma rotação do motor, quando comparado ao câmbio manual de 5 marchas.
PORÉM....., em alta velocidade vc tem dois fatores que contribuem negativamente para o desempenho do carro:
1- Resistência ao movimento devido ao arrasto aerodinâmico - quanto mais rápido o carro está, maior é a resistência do ar, por isso, maior é a dificuldade do carro continuar acelerando!
2- Peso do câmbio - Quanto mais alta a marcha, mais pesado é o câmbio para o motor, dificultando muito do motor conseguir empurrar o carro até a rotação de corte na sua última marcha.
Por isso que, se vcs pegarem o manual do carro e comparar a relação de marchas de 1a até a 5a marcha, verá que quanto mais alta a marcha, mais próxima é a relação da próxima marcha para a marcha anterior. Ou seja, para diminuir o efeito da resistência do ar e o peso do câmbio, as montadoras vão encurtando as próximas marchas cada vez mais, tentando jogar o motor para uma rotação sempre próxima ou acima da rotação de torque máximo do motor, permitindo assim uma maior possibilidade do carro atingir a velocidade final (no corte de injeção). Mas, no carro com câmbio automático, isso não é imprescindível, por isso a relação de marcha é mais ampla, favorecendo o conforto auditivo e não o alcance da velocidade final. Em tese, se o motor do carro com câmbio automático fosse MUUUITO forte, ele conseguiria alcançar uma velocidade final maior que o carro com câmbio manual, mas daí o projeto do câmbio manual estaria errado!... Não pode projetar um câmbio para sobrar motor, senão a velocidade final ficaria prejudicada! Então, o carro com câmbio manual de 5 marchas tem uma possibilidade muito maior de atingir a velocidade final possível para esse carro, enquanto que o mesmo carro com câmbio automático, tem uma possibilidade menor de atingir a velocidade final, pois não conseguiria empurrar o carro até essa velocidade teórica.
Tudo o que eu disse acima aplica-se usando o mesmo carro, o mesmo motor, com câmbios diferentes.
Espero que tenha ficado claro o que expliquei.
Abraço,
Rodrigo.
- RodVTS98
- Moderador
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
Re: Entrei no meu C4 hoje disposto a ARREPIAR!!!
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Os carros da Honda são assim até hoje. O Civic por exemplo atinge a máxima em quarta.RodVTS98 escreveu:Pessoal.
É difícil um carro que tem câmbio de 5 marchas ter uma overdrive, ou seja, marcha bem longa somente para manter o giro baixo em estrada, privilegiando o consumo. Isso é de antigamente!..
Link interessante com análise do Best Cars
http://www2.uol.com.br/bestcars/comp2/c ... e-07-6.htm
Outro link interessante com o comparativo dos manuais C4 com o Focus.
Lembrando que os dados são de um "simulador" criado para o site.
Lá diz que o C4 chega a 207 km/h a 6200 RPM (com álcool)
http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/c ... ocus-7.htm
Com 6 cv a mais com álcool
e aerodinâmica melhor, seria esperada pequena vantagem do C4 em
velocidade máxima. E então ele aparece na simulação, desenvolvida para o
Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo, com 14 km/h a mais que o Focus. O que aconteceu?
Resposta: acerto de câmbio. A Citroën calculou a quinta marcha
para superar a rotação de maior potência (6.000 rpm), arranjo
típico de carros esportivos, de modo a obter a maior velocidade
possível. Já a Ford deixou seu modelo 9% mais longo do que o
ideal para esse fim: alcança apenas 5.300 rpm, 700 abaixo da
potência máxima. Naturalmente, há um preço a se pagar por essa
escolha da marca francesa 300 rpm a mais a 120 km/h, o
bastante para dar sensação de pedir marcha quando associadas
ao funcionamento um pouco áspero do motor.<br>
O C4 é também mais rápido para acelerar, com 0-100 em 0,7
segundo a menos, ambos com gasolina, ou 1,2 s a menos ao usar
álcool. A ligeira vantagem de peso contribui. O Focus, porém,
reduz essa diferença para 0,3 e 0,5 s (na ordem) na prova de 0 a
400 metros, pois a conclui a 130 km/h ainda em terceira marcha,
enquanto o C4 requer mudança para quarta para alcançar 133 km/h.
Nas retomadas o Citroën sobressai com facilidade, caso do tempo
de 9,3 ou 8,6 s para passar de 80 a 120 em quarta, ante 11,9 s
do Ford novo efeito benéfico do câmbio curto.
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
E aproveitando o embalo... só para comentar que a conclusão do Best Cars chegou a um empate entre o C4 e o Focus, ao contrário da "máfia" do restante das publicações que já coloca o Focus em primeiro antes mesmo do comparativo começar.
AMO VCS!!!!!! hehehe.....
Explicações nota 100000............
PARABÉNS A TODOS
Explicações nota 100000............
PARABÉNS A TODOS
- portocarrero
- Membros
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.
Rapaiz,
Pego estrada para trabalhar todo dia (20 km), e a velocidade de cruzeiro é de 160km/h. Menos que isso tenho a impressão que o carro tá parado!
O meu deve tá bem amaciado uma hora dessas!
Rsrsrsrss...
Pego estrada para trabalhar todo dia (20 km), e a velocidade de cruzeiro é de 160km/h. Menos que isso tenho a impressão que o carro tá parado!
Rsrsrsrss...
- bruno figueiredo
- Moderador
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
- Contato:
Só cuidado pra, qualquer dia destes, vc não perder a saída certa e passar direto, rsrsrs...portocarrero escreveu:Rapaiz,
Rsrsrsrss...
Abs.
Bruno Figueiredo.