Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

VTR - sistema anti poluição e STOP por óleo

Mensagem por mmbdp »

Galera, recebi esse pedido de ajuda por MP, mas, como nunca tive esses problemas, minha opinião é apenas circunstancial. Quem puder, dá um HELP pro amigo...
Problemas com c4 vtr
Enviado em: Sex Mar 05, 2010 11:34 pm
por fmiglior

Olá!

entrei no forum a pouco tempo, se puder me ajudar com um problema agradeço:
Comprei um C4 VTR de uma loja aqui em são paulo esse veiculo estava anunciado no webmotors, no sabado dia 27/02 fiz um test drive, olhei todo carro e era o que me pareceu melhor mecanicamente dos outros que tinha rodado, o carro esta com poucos barulhos, por dentro do capo tudo parecia em ordem, acelerei bem e em nenhum momento o carro apresentou problema.
Fechei negocio e segunda feira 01/03 peguei o carro na loja, o carro tinha alguns problemas no radio e nos botões do retrovisor e piloto automatico, mas em momento algum apresentou falha, rodei cerca de 50km com o carro na semana.
Hoje sexta feira foi o primeiro dia que usei no trasito pesado, voltando da faculdade, o carro começou a apresentar uma falha no sistema anti poluição, encostei o carro e desliguei, e ja antes de ligar o aviso voltava a aparecer. Quando estava chegando em casa começou a aparecer uma mensagem de STOP (baixa pressão de oleo), parei e desliguei o carro, esperei um pouco e ao ligar o visor mostrou o aviso de OIL OK, o carro pegou mas continuava com o aviso de baixa pressão e perdeu força, eu mal consegui sair do lugar, ao tentar sair o carro morria, dava a partida e o carro o carro pegava e ficava falhando, isso foi perto de casa, cerca de 600 metros, mas foi muito dificil chegar tinha que acelerar muito e o carro ao começar a andar perdia força até quase morrer.
cosegui parar no estacionamento e o carro estava com um cheiro forte de queimado, segundo o vigia ele disse que estava saindo fumaça do carro.
Pretendo ligar amanha de manha para loja e quero devolver esse carro, você sabe quais são os direitos para comprar carro usado e como faço para devolver se ter prejuizo por causa do financiamento que fiz?
Estou muito chateado com o que aconteceu pois adorei o carro, e pretendo comprar outro.

mmbdp
Moderador
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Re: VTR - sistema anti poluição e STOP por óleo

Mensagem por mmbdp »

Bom, quanto aos problemas mecânicos descritos, apenas me veio à lembrança caso semelhante com um carro sem a tecnologia do C4.

Carro parado há tempo para venda, o óleo do motor sofre com oxidação e aumento de viscosidade. Ao ser vendido e voltar a rodar, esse óleo começa a queimar - daí é identificado como problema no sistema anti poluição.

O tanto de óleo que forma uma "borra" no carter, com o calor do motor voltando, esse restante de óleo volta a circular por um tempo e pode causar entupimentos. Esses entupimentos geram o aviso de STOP por falta de óleo. outro problema comum nesses carros que ficam um bom tempo parados é dano no sensor (cebolinha de óleo).

Quanto ao carro passar a falhar, também podem ter sido sujas as velas. Ficar sem força já é efeito do sistema antipoluição, segundo relatos do pessoal aki do clube.

Em relação à devolução do carro, mesmo sendo um defeito oculto, há que se investigar se é de difícil ou muito cara solução, se uma limpeza no sistema e troca de óleo e velas resolver, acho difícil que a devolução do carro seja deferida num processo judicial. Além disso esse tipo de vício oculto vai depender de um processo cível com prova pericial...

Deixe o pessoal que já passou por coisas semelhantes postar aqui. Para o caso jurídico, se for necessário, abrimos um tópico adequado também.

fmiglior
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por fmiglior »

Ontem guinchei o carro até oficina que a loja indicou, chegando lá o carro estava praticamente sem água, o nivel do óleo estava bom, mas ele estava preto e um cheiro forte de queimado.
O dono me garantiu que havia verificado a água e óleo antes de me entregar na segunda feira.
Conversando com um amigo, disse que em momento algum o carro acusou temperatura, eu estava com o ar ligado, e lembro que o marcador de temperatura não passava do 2 traço, e segundo meu amigo se o carro esta sem água ele não acusa temperatura e como continuei andando fritou o óleo.

Bom, vou esperar amanhã que quando o cara da loja ficou de avisar qual era o problema e o que seria feito para arrumar.

Alguém ja passou por algo parecido? o óleo ter sido todo queimado o que pode causar de problemas no motor?

obrigado.
EX C4 VTR

wgentine
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por wgentine »

Hummm, sem agua, cheiro de queimado?

Desculpe a sinceridade, mas no mínimo, esse cabeçote já era.
Usuário Inativo

fmiglior
Moderador

Mensagem por fmiglior »

Hoje a informação que tiver foi que esta vazando água pelo sensor de temperatura, com isso o carro não acusou temperatura e fritou o óleo, olhando as velas não tinha indicio de marcas de água, agora a tarde vão desmontar mais o motor para ver o que houve.
EX C4 VTR

ricksnape
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por ricksnape »

Aconteceu isso comigo na semana passada quando estava indo pro trabalho pela manha. Peguei um transito forte na Av Brasil e começou a aquecer ... os mesmos sintomas que vc descreveu, então parei o carro e mandei rebocar pra oficina. Lá o mecanico trocou o filtro do oleo, oleo e deu uma limpeza na sonda lambda. O reservatorio de agua estava vazio, mas noa tinha vazamento aparente. Eu acho que nao fechei a tampa do reservatorio direito, por isso que a agua evaporou ...

fmiglior
Moderador

Mensagem por fmiglior »

No meu, desmontaram o cabeçote por precaução, fizeram medição mas não houve problemas, apenas trocaram as juntas, segundo o mecanico estava vazando agua. Além disso trocaram os sensores de temperatura e a valvula termostatica, água e a tampa do radiador e o oleo.
Faz uns 2000km isso, depois disso ja peguei bastante transito e tenho acompanhado bem óleo e água e nenhum dos 2 tem baixado.
A unica coisa que achei estranha e que a água do radiador estava azul quando peguei, hoje ela ja esta incolor... a de outros carros sempre via vermelho o liquido, mes que vem pretendo fazer uma revisão geral, nele devo trocar a água.
EX C4 VTR

brunollo
Membros
Estado: DF

Mensagem por brunollo »

Olha só. O que deixa a sua água colorida é o fluido do radiador. É imprescindível que você coloque o fluido do radiador para evitar que as cavernas enferrujem e o carro sobreaqueça. Quem quer que tenha sido o corno que mexeu no seu carro e não colocou fluido, merece um esporro. O fluido é essencial para o funcionamento de qualquer carro com sistema selado de refrigeração do motor.
Existem dois fluidos: o etilenoglicol azul, e o bioetilenoglicol rosa. A eficiência é semelhante mas o bio é produzido de forma ecológica e mais cara. Adivinha qual as montadoras colocam pra economizar?
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

brunollo
Membros
Estado: DF

Mensagem por brunollo »

Outra: com o cabeçote fora vc poderia ter dado uma taxinha, né? Abraços!
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

fmiglior
Moderador

Mensagem por fmiglior »

brunollo escreveu:Olha só. O que deixa a sua água colorida é o fluido do radiador. É imprescindível que você coloque o fluido do radiador para evitar que as cavernas enferrujem e o carro sobreaqueça. Quem quer que tenha sido o corno que mexeu no seu carro e não colocou fluido, merece um esporro. O fluido é essencial para o funcionamento de qualquer carro com sistema selado de refrigeração do motor.
Existem dois fluidos: o etilenoglicol azul, e o bioetilenoglicol rosa. A eficiência é semelhante mas o bio é produzido de forma ecológica e mais cara. Adivinha qual as montadoras colocam pra economizar?
Então, quando peguei o carro o liquido estava bem azul, e hj ele esta incolor o nivel continua o mesmo

como não paguei nada pelo concerto, estava na garantia da loja que me vendeu, nem pensei em mexer no cabeçote mas conferiram como estava a compressão. E outra eu tava p**o o carro não tinha uma semana e ja me deixado na mão a vontade era me livrar dele! mas hj ta otimo não tenho do que reclamar.
EX C4 VTR

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”