Fábrica informa que modelo só vem em 2009, da Argentina, mas já poderia ser vendido no país desde já, importado da França
Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Gustavo Henrique Ruffo

(11-02-08) - Com a produção do Citroën C4 Pallas na Argentina, era de estranhar que a versão de cinco portas ainda não fosse fabricada por lá e vendida por aqui. O C4 hatch que temos à venda, o VTR, vem importado da França. Pois a Citroën da Argentina já anunciou o início da produção local da versão hatch do C4 Pallas no final deste ano. As vendas no Brasil, portanto, começariam apenas no início do ano que vem. Mas será que a Citroën vai querer esperar até lá para tomar parte no importante mercado dos hatches médios? Talvez não, como mostra este C4 5-portas, flagrado em São Paulo na última sexta-feira.

O novo carro foi visto perto do Parque do Ibirapuera, antes de entrar na av. República do Líbano, no final da tarde. Não trazia nenhum tipo de disfarce, muito pelo contrário. Até placa brasileira o carro tinha.
Consultada pelo WebMotors, a Citroën confirmou o lançamento do carro apenas para o início de 2009, importado da Argentina. A unidade que flagramos estaria sendo usada para fins de tropicalização.
Estranho é que veículos usados para este fim costumam usar placas azuis e podem ser dirigidos apenas por engenheiros. O que flagramos foi emplacado em Porto Real, no Rio de Janeiro, onde a PSA tem sua fábrica brasileira, e a placa era cinza, algo que permite que qualquer condutor habilitado o dirija.
Para receber a placa cinza, o carro também precisa já ter sido homologado no Brasil. Para todos os efeitos, portanto, a Citroën já poderia vender o carro por aqui, importado da França. E ele poderia vir até com motor flex, como o C4 BioFlex, vendido em seu país de origem com o mesmo motor 1,6-litro 16V flexível que equipa o C3 e o Peugeot 307.
Das duas, uma: ou algum executivo da empresa não agüentou esperar pelo lançamento e mandou trazer o carro para seu uso pessoal ou a Citroën está pensando em antecipar o lançamento do hatch um pouquinho, mesmo que ele venha importado da França. Com motor 1,6-litro, ele poderia chegar ao mercado por um valor competitivo, na faixa dos R$ 60 mil ou menos. O C4 VTR, que também vem de lá, é vendido por R$ 71.325, com motor 2-litros e muitos equipamentos.
Pode ser uma decisão acertada, considerando que 2008 promete ser um ano ainda mais aquecido que 2007. E que o segmento de hatches médios anda precisando urgentemente de renovação. Quem conseguir oferecê-la primeiro pode levar o butim. A origem desta palavra, aliás, é francesa...