Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
mms
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Re: Câmbio Arranhando...

Mensagem por mms »

Olá Crhistian, o meu vtr está exatamente com o mesmo problema, em trocas no limite de giro de 2 pra 3, e reduzindo forte de 4 pra 3 a marcha entra arranhando. Descobriu alguma informação nova sobre isso? Grato, abraço.

Eduardo Trielli
Membros
Veiculo: C4 Picasso

Mensagem por Eduardo Trielli »

Olha que conhecidência postei o texto abaixo no dia 02/05:

Olá Galera,

acabo de fazer 3200km no meu carro, estou amaciando no talo e o resultado tem sido bom, recentemente levei o C4 para o recall e pedi que checassem o cambio (manual) pois sempre que estico até o vermelho e troco a marcha rápido da uma arranhada!
posição da concessionária:
é normal e todos fazem isso, a Citroen considera como parte do projeto!! alguém sabe algo sobre??
outra coisa que acontece é uma leve sensação de aceleração involuntário quando mudo a marcha rápido como se estivesse queimado um pouco de embreagem.
Também me disseram que pelo modelo de acelerador eletrônico isso também ocorria.
alguém já teve esses problemas??

twu_raves
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por twu_raves »

Eduardo Trielli escreveu:posição da concessionária:
é normal e todos fazem isso, a Citroen considera como parte do projeto!! alguém sabe algo sobre??
Parte do projeto o cambio dar uma arranhadinha!?!?!?
kkkkkkkkkkkkkkkk

Imagina a cena: os cabecoes da engenharia mecanica da Citroen com a prancheta na mao desenhando as engrenagens do cambio com as "canaletas" cerradas para dar uma arranhadinha esportiva ao se trocar de marchas!

kkkkkkkkkkkkkkkk

Eh muito pra minha cabeca, mas Deus eh mais!

jpfransa
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por jpfransa »

O meu c4 acontece igualzinho. ... Eu acho que o cambio do c4 nao e bom igual alguns carros nao... Mas eu ja percebi que sobre esse arranho, que ao mudar a marcha rapidamente eu nao piso com toda a forca na embreagem, acho falho pq piso forte mas se eu pisar com toda a forca ele nao arranha..

b00m
Membros

Mensagem por b00m »

O meu arranha só se passar rápido da primeira pra segunda, nas outras marchas não.
Creio que o que acontece, é que a embreagem do VTR (o resto dos C4 não sei) é um pouco "dura"(o material do disco, e não a força que se faz para desacoplar o sistema), pra não patinar fácil, e com uma embreagem assim é preciso acertar muito bem o tempo ao fazer trocas "no limite", como o bruno citou. Quem já teve carro turbo com embreagem de cerâmica vai lembrar do que acontecia com os cambios VW (que nunca arranhavam com embreagem original) hehehe.
Com o passar do tempo, o sincronizado vai perdendo seu efeito, o óleo vai ficando mais gasto, e isso aparece com mais facilidade. Tanto que começa primeiro nas marchas que se usa mais (primeira e segunda), depois vai "evoluindo".
Prefiro um câmbio mais arisco do que uma embreagem que patina e cheira queimado após algumas puxadas. O carro fica mais cascudo pra sair, fica arranhando mais fácil, mas em compensação dura mais e funciona melhor. Meu ex-astra patinava pois tinha disco mole, e mesmo assim arranhava em puxadas fortes. O C4 com o disco duro que tem arranha pouco, proporcionalmente.
Quem quiser câmbio que não patina e não arranha, tem que comprar carro da linha audi/vw (de preferência alemã).
Cambio com embreagem dura (disco, não confundam com peso de pedal) arranha mesmo, até ferrari arranha se não souber trocar quando tá na febre.
abrax

fljp
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Mensagem por fljp »

É por isso que ele dá umas tremidas pra sair tb ? Pelo fato da embreagem ser "dura" ???

fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

fljp escreveu:É por isso que ele dá umas tremidas pra sair tb ? Pelo fato da embreagem ser "dura" ???
O VTR daqui de casa também da uma pequena tremida na hora de arrancar de primeira.
Fabio_SD

b00m
Membros

Mensagem por b00m »

Provavelmente, porque quando eu tinha carro turbo com embreagem de cerâmica era assim, trepidava porque o disco era duro, pra não deixar patinar nas aceleradas fortes. Era um efeito colateral da embreagem de disco único que não patinava. Mas trepidava muito mais que o VTR, e antes de colocar a embreagem de cerâmica não trepidava nada, só que a embreagem não durava nada e patinava sempre hehe..
Talvez daí venha aquele fato dos CT da citroen dizerem que a embreagem do VTR trepida originalmente, que é problema do projeto, que não adianta trocar que volta, etc.
Eu nunca desmontei o disco do C4, digo isso baseado na minha experiência pessoal. A engenharia da citroen não deixaria uma embreagem trepidando e um cambio arranhando sem um recall, ainda que "branco", se não fosse efeito colateral da concepção do projeto do carro. O carro tem uma concepção mais "brava" mecanicamente, mais arisca, nada de carro com cara de malvado e embreagem molinha que patina e suspensão ultra confortável que não faz curva hehe..
As montadoras estão resolvendo esse problema com as embreagens duplas, até triplas. Com certeza no futuro isso vai ser o padrão, pois é a nova roda e resolve todos esses problemas.
abrax

nicastrosk8
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
Contato:

Mensagem por nicastrosk8 »

Galera, estou ressuscitando o tópico, por ser o que achei mais relacionado ao problema que estou tendo! rsrs
Procurei em tudo quanto é canto um problema exatamente igual ao meu, pra ver o que a galera falou a respeito,estou começando a me irritar com a situação! rssrsr
A primeira marcha do meu carro engata 'normalmente', quando estou com o carro parado, ela vai... mais na força do que no jeito! rs mas vai. dá uma arranhada, e engata. Agora, quando estou numa puuuuta ladeira, ou em qualquer situação que se faça necessário reduzir da segunda pra primeira, ou até da terceira pra segunda marcha... ai desanda a maionese! a marcha não engata, ela enrosca no meio, preciso voltar pro ponto morto, e sem tirar o pé da embreagem, dai a marcha engata redondinha! o carro está com 5500km, até então, nunca havia apresentado essa travada na hora de engatar. Redondoooooo redondo nunca foi, tipo engatar a marcha de boa, sempre foi meio duro o câmbio. Comparados a outros carros q já dirigi, mas até ai, entendia como característica do carro mesmo. Mas agora tá fod...

Agradeço a quem puder ajudar, ou comentar qq coisa.

Valeu!!

rootavio
Membros
Estado: DF

Mensagem por rootavio »

Nicastrosk8,

essa travada na hora de engatar acontece no meu apenas na marcha RÉ com uma pequena diferença para o seu: enquanto a sua marcha enrosca no meio e você não precisa tirar o pé da embreagem para tentar denovo, a minha enrosca perto do fim, além de ter que tirar o pé da embreagem, pisar denovo e ai sim a ré é engatada. Nas outras é normal.

Abs,
Rodrigo Otávio
[size=85][color=#4000FF]Angel Eyes Chrome-Leds 380mA-Xenon FogLights 6K 55W-Sills-Chrome Interior-Resolfen Alloy Caps-Spoiler[/color]
Fotos: http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=26&t=4851&st=0&sk=t&sd=a[/size]

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”