Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
b00m
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Melhorando a luz do porta malas e porta luvas

Mensagem por b00m »

Olá, inventei este mod pra melhorar a iluminação do portamalas e porta luvas, que eu achei bastante ineficiente no VTR, e vou explicar o porque.
A luminária utilizada em ambos os casos, é a mesma do mod das luzes nas portas. A diferença é que a do porta malas vem sem o fundo, como podemos observar na foto:

Imagem

A do porta luvas vem com o fundo, sendo a única diferença um pino de acionamento, mas a foto é igual a esta luz:

Imagem

Para remover a luz do porta luvas, basta puxa-la pela ponta mais na frente, a que fica mais perto do motor, e depois sacar a luminária. Cuidado pois existe um pino nela, para ligar e desligar, de resto é bem fácil, como dá pra ver nas fotos. Basta seguir a alavanca de forças na direção da seta vermelha:
Imagem

Depois de pré-retirar, basta sacá-la seguindo os passos 1 e 2 da foto:
Imagem

Para remover a do porta malas, basta puxar pela ponta mais atrás, que fica voltada para tampa do porta malas (no VTR), e depois sacar a luminária. No pallas e hatch eu não sei, mas basta observar que existe uma ranhura para entrada de uma pequena ferramenta na ponta de saída da luminária. No porta malas é fácil pois não tem o pino e ao sacar a parte da frente ela praticamente sai sozinha o resto.
Imagem

Para melhorar a luz do portamalas, são 2 passos. Primeiro tem que encontrar um "fundo" de uma luminária destas, a sugestão é comprar uma num desmanche e retirar o fundo (pois provavelmente a lente estará amarelada ou estragada), ou mesmo comprar uma nova na peugeot por 13 reais. Quem for da região de ribeirão preto-sp eu posso fornecer estas peças usadas a preço de custo, pois tenho várias sobrando aqui.
No caso da luz do porta luvas, basta remover o fundo da luminária para seguir pro próximo passo.
A seguir, será necessário algum material reflexivo. Eu usei uma fita cromo que comprei há tempos no mercado livre, mas qualquer coisa reflexiva serve, até um papel alumínio. Para facilitar o serviço e um efeito melhor, prefira a fita cromada. Se for usar papel alumínio tome cuidado para que ele não se solte e encoste na lampada, podendo ocasionar incêndio no veículo. Vale a pena ter um pouco dessa fita cromo em casa, pois é barato e sempre tem utilidade. Paguei na época 29 reais no rolo, e tem fita pra cromar o carro inteiro hehehe..
Com o fundo desmontado, cole a fita na face interna do mesmo, pra ficar igual aquelas luminárias de banheiro, com a superfície refletiva aumentando o poder de iluminação. Vejam a foto:

Imagem

Depois basta instalar o fundo na luminária do porta malas, ou reinstalar na do porta luvas:

Imagem
Imagem
Para reinstalar as luminárias siga os passos invertidos, inserindo primeiro o lado do soquete e depois encaixando a outra ponta.
Pronto. Vai aumentar alguma coisa na iluminação do porta malas, simplesmente por adicionar um fundo na luminária, que vai condicionar o feixe luminoso apenas para a lente, e pela superfície espelhada, que aumentará a luminosidade. O mesmo vale pro porta luvas. Não vai ser uma luz do dia, mas melhora um pouco. Pra quem usa leds nessas luminárias o efeito fica consideravelmente melhor pois eles não se espalham tanto quanto as luzes normais.
abrax

DITREVELIN
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Re: Melhorando a luz do porta malas e porta luvas

Mensagem por DITREVELIN »

Muito interessante, em breve vou fazer no meu.
[color=#FF0000][size=150]VENDO - Caneta Reparadora[/size][/color]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7877[/color]

[color=#FF0000][size=150]VENDO - Clean UP[/size][/color]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7625[/color]

[img]http://img43.imageshack.us/img43/6381/bannerrrc.jpg[/img]

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”