Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
ezt
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Re: Controle de tração ESP

Mensagem por ezt »

olá pessoal,....como amante de off-road, gosto muito de dar aquelas escapadas nas curvas...dar uma jogada, e fazer o carro "andar de lado"! hehehhehehe
entao, voltando ao assunto, algumas vezes quando pego estrada de chao, sempre dou essas escapadas com o vtr. OLHA, sinceramente...O ESP faz muita diferença. ainda mais, se vc vir um pouco mais chutado.. é uma sensação muito boa!

abraços galera!!

Erasmo
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Erasmo »

Meninos,

Antes do VTR eu tive um Xsara, com as rodas traseiras direcionais e era uma delícia entrar com tudo nas curvas e sentir o sistema corrigindo a trajetória...o bichinho parecia um autorama. Com o VTR, já usei algumas vezes o ESP e realmente funciona muito bem. O legal dele é corrigir algum deslize do "piloto" e não deixar o esperto enfiar o brinquedo num muro, mas, como outros já disseram, a física é muito mais eficiente do que qualquer dispositivo inventado pelo homem...portanto, brinque com moderação.

abs

Ronão
Membros
Estado: SP

Mensagem por Ronão »

O ESP é realmente mto bom. Avisa que está chegando ao limite. Corrige a aceleração e as saídas de traseira. Facilita demais.
Foi mto divertido brincar com um Impreza 2.0(sem turbo é claro). C4 wins com direito a choradeira e quase desmaios dos 2 passageiros comigo.
Acho q quase queimou a luz...
Mas nem precisa pegar mto pesado para acender. Só não pode errar demais para entrar curva pq não faz milagre.

johnny17
Membros
Estado: SP

Mensagem por johnny17 »

Alguns pontos em comum.....tb tive um Xsara antes do VTR e realmente Erasmo, era um kartzinho viu.....

Ronão, tb levei meu VTR ao limite na BR381, e estava c/ 2 amigos, um pediu p/ parar e vomitou o outro está acostumado pois tb tem um VTR e eh o mais pirado do C4C-SP (ettore) hauhahuhauaua........

abrxx!
VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Pô o Impreza 2.0 tem um belo motor também...acho que são uns 160CV! carrinho bala também, pena que o acabamento interno é triste
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

kneotti
Membros
Estado: PR

Mensagem por kneotti »

Pessoal,

Sei que o tópico é antigo, mas fiquei pensativo sobre os sistemas.
O AFU (auxílio a frenagem de urgência) que nada mais é que o ABS.
O ESP não seria o controle de estabilidade? E pelo que tinha lido o controle de tração é o ASR (também conhecido por TC)

Minhas outras dúvidas:
O ESP é responsável pela distribuição da carga de frenagem nas curvas, atuando em conjunto com o AFU/ABS. Desta forma as rodas não travam mas freiam até o limite individual de cada. Correto?
Viajo principalmente de Blumenau - Curitiba (2 a 3 vezes mês) e muitos devem saber que a serra de curitiba é recheada de curvas, mas nunca acendeu a luz do ESP por isso acredito que só entre em funcionamento junto da frenagem em curva.

Outra coisa. Pelo meu entendimento, o ASR não deveria deixar o carro tracionar em falso (patinar), mas já ocorreu várias vezes na saída da minha rua, que tem uma elevação para a rua principal, do meu vtr patinar.
Isso é assim mesmo? Ele chega a patinar um pouco para o sistema entrar em ação? Já que é só uma arrancada algo em torno de 2 metros) ele não aciona?

abraços
Imagem

Cartola FC do C4Clube [ viewtopic.php?f=28&t=14826 ]

kneotti
Membros

Mensagem por kneotti »

Encontrei um texto legal da Audi explicando os sistemas deles.
Acredito que o funcionamento seja semelhante.
Vamos ver cada uma delas.

ESP = Electronic Stability Program
ASR = Anti Slip Regulator
ABS = Anti Lock Brakes
HBA = Hydraulic brake Assist
EDL = Electronic Differential Lock
EBD = Electronic Brake Distribution
E-gas = Electronic Accelerator

Programa de Estabilização Eletronica (ESP)

O Controle Eletrônico de Estabilidade (termo usado pela Audi Brasil) torna o veículo mais fácil de controlar em situações próximas do limite. Reduz o perigo das derrapagens e melhora a estabilidade direcional.
O ESP identifica a direção pretendida e a resposta do veículo. Então aciona os freios em rodas específicas para forçar o carro a seguir na trajetória pretendida.
O programa usa os freios antiblocantes (ABS), distribuição eletrônica da força dos freios (EBD), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL) e controle de tração (ASR) e está permanentemente ativo.

Na sua versão atual, ESP 8.0, A Audi implementou uma forma inteligente de dar mais segurança em condições adversas de tempo: o sistema aciona os freios levemente, de tempos em tempos, para mantê-los secos. Este processo não é notado pelo motorista e reduz a distância de frenagem em pista molhada, quando comparado com os sistemas de freio convencionais.

Nota:
ESP não tem o poder de mudar as leis da física. Se um motorista forçar o carro além do limite, o ESP não conseguirá evitar um acidente.

Freios Antiblocantes (ABS)

O sistema de freios antiblocantes impede o bloqueio das rodas durante uma freada forte (uma ou mais rodas param de girar). Mesmo nestes casos o veículo se mantém sob controle. Isso ajuda o motorista a evitar obstáculos enquanto mantém o freio acionado. Quando o ABS é acionado, o motorista notará uma leve vibração no pedal do freio, sinalizando o funcionamento. Isso é normal, a pressão no pedal deve ser mantida pelo tempo necessário para evitar o acidente. A atuação do ABS é otimizada pelo sistema de
distribuição eletrônica da força dos freios (EBD).

Nota:
Quando utilizado em certas superfícies como neve ou cascalho em estradas de piso duro, ABS pode resultar em distâncias de frenagem maiores.

Distribuição Eletrônica da Força dos Freios (EBD)

O sistema EBD complementa o ABS de forma que o esforço de frenagem seja distribuído entre as rodas dianteiras e traseiras. Os dois sistemas compartilham um grande número de componentes. Evitando o excesso de força nas rodas traseiras, o sistema ajuda a evitar o "fading", que é a perda de eficiência dos freios resultante do sobreaquecimento.

Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDL)

O sistema EDL permite partidas suaves em superfícies onde o coeficiente de atrito não é uniforme. Se uma roda começa a "patinar", EDL aplica o freio nesta roda de forma que a outra (ou outras) recebam mais potência. EDL reduz o consumo de pneus e funciona até próximo de 40 km/h (80 km/h com tração quattro®).
EDL é considerado parte dos sistemas ESP e ASR.

Controle de Tração (ASR)

Para os atuais motores de altíssimo torque, uma forma de controle de derrapagem das rodas ou controle de tração pode aumentar o conforto e a segurança, particularmente em superfícies onde o coeficiente de atrito não é uniforme, como em estradas escorregadias. O ASR permite partidas suaves e aceleração possíveis em uma larga faixa de velocidades sem perda de tração das rodas nem estabilidade direcional.

ASR opera em conjunto com o acelerador eletrônico (E-gas) e com o ABS. Se uma das rodas repentinamente começa a girar mais rapidamente que as outras, ASR intervem no sistema de gerenciamento do motor e reduz a potência até que a roda pare de patinar.

ASR melhora a tração e pode ajudar o motorista a manter o controle mesmo se o limite de aderência em uma curva é atingido. Além disso, reduz o consumo de pneus. A ativação do sistema é anunciada por uma luz piscando no painel de instrumentos. ASR trabalha em conjunto com EDL e faz parte do ESP. Ele pode ser desativado junto com o ESP.

Acelerador Eletrônico (E-gas)

Em carros equipados com E-gas, o pedal do acelerador age como um sensor. Baseado na posição do pedal, ele imediatamente reconhece o nível de performance que o motorista deseja. Este sinal é então usado para ajustar o sistema de gerenciamento do motor, a borboleta do acelerador, a pressão do turbo e a ignição. Este sistema substitui o tradicional cabo do acelerador e oferece diversas vantagens: simplifica o gerenciamento eletrônico do motor, responde mais rápido e é um pré-requisito para utilizar o ESP.

Freio com Assistência Hidráulica (HBA)

Este sistema ajuda o motorista em situações de emergência ou pânico. Avaliando a velocidade com que o pedal do freio é pressionado, o sistema deduz que o motorista deseja acionar toda a capacidade de frenagem do veículo, e assim aumenta a pressão hidráulica até o limite máximo, enquanto o pedal continuar pressionado. Quando o motorista reduz novamente a pressão no pedal, o sistema se ajusta de acordo. Esta função pode reduzir substancialmente a distância de frenagem, e dificilmente é percebida pelo usuário.
Imagem

sknr
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por sknr »

kneotti escreveu:Pessoal,

Repare que o AFU NÃO É o mesmo que ABS. O AFU é o dispositivo que aciona o pisca-alerta quando vc faz uma frenagem de urgencia, para avisar ao motorista que vem atrás de vc do perigo. Me parece que ele provoca outra ação no carro tb, com o mesmo intuito, que não estou lembrando agora, mas ele não tem ação alguma sobre os freios, estes sim controlados por ABS+EBD+ASR+ESP.

Sds!

bb.
Membros
Estado: SC

Mensagem por bb. »

O VTR tem controle de tração (ASR)?
Imagem

kneotti
Membros

Mensagem por kneotti »

sknr escreveu:
kneotti escreveu:Pessoal,

Repare que o AFU NÃO É o mesmo que ABS. O AFU é o dispositivo que aciona o pisca-alerta quando vc faz uma frenagem de urgencia, para avisar ao motorista que vem atrás de vc do perigo. Me parece que ele provoca outra ação no carro tb, com o mesmo intuito, que não estou lembrando agora, mas ele não tem ação alguma sobre os freios, estes sim controlados por ABS+EBD+ASR+ESP.

Sds!
Entendi. Já tinha lido que o VTR tem esse esquema do pisca alerta.

Agora entendi porque diz que o VTR tem
"Freios ABS + ESP (controle estabilidade) + ASR (controle de tração) + AFU (auxílio a frenagem de urgência)"

http://www.orlycitroen.com.br/PDF/C4-vtr.pdf
bb. escreveu:O VTR tem controle de tração (ASR)?
segundo o pdf acima, tem sim.
Imagem

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”