Não sei se todos conhecem o blog "Jalopnik" (http://www.jalopnik.com.br). Quase todo dia eles trazem pelo menos cinco posts interessantes sobre o mundo dos carros e por incrível que pareça este ultimo post (reprodução abaixo) aprendi porque o ex dono do meu VTR não colocou xênon nos faróis de neblina.
------
Jalopnik explica: como usar corretamente os faróis do seu carro?
No começo da semana falamos sobre como verificar as luzes do seu carro. Mas não adianta ter as luzes em pleno funcionamento se não souber onde, como e quando usá-las.
Antes, vamos esclarecer uma série de princípios bem básicos, como os nomes corretos de cada luz e farol. Lembre-se que alguns carros não são equipados com luzes auxiliares, apenas faróis com facho alto e baixo. O Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro define as luzes dos veículos da seguinte forma:
Luz alta - facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.
Luz baixa - facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.
Luz de freio - luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via, que se encontram atrás do veículo, que o condutor está aplicando o freio de serviço.
Luz indicadora de direção (pisca-pisca ou seta) - luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda.
Luz de marcha à ré - luz do veículo destinada a iluminar atrás do veículo e advertir aos demais usuários da via que o veículo está efetuando ou a ponto de efetuar uma manobra de marcha à ré.
Luz de neblina - luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó.
Luz de posição (lanterna ou pingo) - luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.
A luz baixa é obrigatória na ausência da claridade solar. Na prática, isso significa do por-do-sol ao amanhecer, mas nada impede que você use durante o dia em rodovias ou sob chuva. Também é aconselhável usá-la em estacionamentos fechados dos shoppings e hipermercados.
A luz alta deve ser usada somente em vias onde não há iluminação e quando não houver veículo à frente ou em sentido contrário. Os faróis auxiliares de longa distância, também chamados de farol de milha, são incluídos nessa definição e devem ser usados como complemento ao farol alto. Jamais use os faróis de milha em trechos onde há iluminação pública: além de ser proibido, ofusca e confunde os outros motoristas.
A luzes de alerta só devem ser usadas em situações de emergência, imobilizações ou quando a sinalização determinar. Atenção: luzes de alerta não anulam a lei de trânsito para o motorista estacionar em esquinas, fila dupla, contramão etc, portanto não reclame caso você seja multado por atrapalhar o trânsito sem necessidade.
As luzes de posição, ou lanternas, são teoricamente obrigatórias para três situações: 1) ao manobrar durante a noite - o que significa que você deve passar da luz baixa para a lanterna sempre que estiver fazendo uma baliza, por exemplo; 2) Sob chuva em qualquer horário do dia; 3) Ao parar o carro para embarque ou desembarque.
Alguns motoristas usam as luzes de neblina como farol baixo, mantendo apenas as luzes de posição acesas em conjunto com as auxiliares. A prática é proibida, perigosa e ineficiente: luzes de neblina não têm longo alcance e estão quase sempre posicionadas na parte baixa do para-choque, por isso não iluminam a sinalização de trânsito, não servem como referência de posição para os outros motoristas e não conseguem iluminar as curvas (tornando-as cegas). Você pode até achar que combinar os faróis de neblina com a lanterna dá um ar sinistro ou estiloso ao carro, assim como tem gente que prefere andar de moto sem capacete.
Outra recomendação do Jalopnik: não use lâmpadas brancas nos faróis de neblina pois a aparência já esbranquiçada do nevoeiro confunde o facho de luz. Porsches e Mercedes usam lâmpadas amarelas, mesmo em modelos equipados com lâmpadas de xenônio, por esse exato motivo.
A lanterna traseira de neblina é o pior dos problemas. Muitos motoristas não sabem ou não imaginam que aquele ícone laranja no painel indica uma luz independente na traseira e a mantém acesa para mostrar a quantidade de luzes que seu carro tem ou por que acham que é o farol de milha. Só que a luz traseira de neblina tem a mesma intensidade da luz de freio e por isso ofusca e incomoda o motorista que vem atrás. Nunca acenda essa luz sem estar sob neblina ou forte chuva. Nunca mesmo. Não é legal.
Revistas e anúncios usam essas luzes acesas para fins estéticos e demonstrativos. Mas o trânsito não é como nas revistas e anúncios. Ser um bom motorista é, acima de tudo, saber como se portar e coexistir, respeitando os limites do carro e principalmente da via (que bonito isso).
------
No post original (http://www.jalopnik.com.br/conteudo/jal ... -seu-carro) existem algumas ilustrações.
PS: eu não tenho nenhuma relação com o blog em questão. É só uma recomendação de boa leitura para quem gosta do assunto.
Abraços!
Lincoln
-
- Membros
- Mensagens: 7336
- Registrado em: 23 Set 2010, 13:41
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Localização: Butantã
- Contato:
Jalopnik: como usar corretamente os faróis do seu carro?
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
- ricksnape
- Membros
- Mensagens: 28
- Registrado em: 21 Jan 2010, 15:31
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Re: Jalopnik: como usar corretamente os faróis do seu carro?
Pior que eu acho maneiro combinar a luz de posição (lanterna) com o milha, sem utilizar o farol baixo .... hehehehe
Vou tentar seguir as orientações do tópico, pra não atrapalhar o trânsito ..
Abraço!
Ricardo
Vou tentar seguir as orientações do tópico, pra não atrapalhar o trânsito ..
Abraço!
Ricardo
- bb.
- Membros
- Mensagens: 818
- Registrado em: 20 Jan 2009, 19:34
- Estado: SC
- Cidade: Blumenau
- Veiculo: C4 VTR
Re: Jalopnik: como usar corretamente os faróis do seu carro?
Concordo com o que foi exposto, luz de neblina não ilumina nada e com xenon é pior ainda quando necessário.
Mas, na cidade onde existe iluminação dos postes e não há neblina ou nevoeiro, não vejo problema em usar. Não me atrapalha, não ofusca os outros, e ainda fica supimpa...
Mas, na cidade onde existe iluminação dos postes e não há neblina ou nevoeiro, não vejo problema em usar. Não me atrapalha, não ofusca os outros, e ainda fica supimpa...
