Tudo relacionado a personalização da linha C4.
Avatar do usuário
rguimaraes
Membros
Mensagens: 248
Registrado em: 11 Nov 2008, 14:33
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Localização: São Paulo
Contato:

Xenon proibido

Mensagem por rguimaraes »

Uso indiscriminado dos faróis de xenon é um tormento que será proibido em breve
Publicada em 12/11/2008 às 11h16m

Eduardo Sodré RIO - A jovem F. ficou traumatizada após ser assaltada ao volante de seu Celta. No intuito de se proteger, mandou pôr película escura nos vidros do carro - inclusive no pára-brisa, o que é proibido por lei. É óbvio que a visibilidade foi reduzida. Para compensar a escuridão, F. instalou um kit com lâmpadas de xenon em seu carro. A estrada ficou mais iluminada. O mesmo aconteceu com as laterais da pista, o topo dos postes, a traseira dos carros que vão adiante... A "solução" encontrada por F. virou moda e também um transtorno para os demais motoristas. Acenda uma vela quem nunca sofreu com a explosão luminosa vinda na contramão.

O desejo pelos faróis de gás xenônio surgiu na virada da década, quando os primeiros automóveis importados com esse equipamento chegaram ao Brasil. Em pouco tempo, os kits começaram a surgir nas lojas, a preços exorbitantes. Hoje, há produtos vendidos por R$ 400. O xenon se democratizou e agora é visto em carros populares, em picapes de luxo e também na Resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o uso dessas lâmpadas superpoderosas.

A norma que foi publicada no dia 17 de outubro segue a legislação européia. A partir de 1º de janeiro de 2009, carros com xenon deverão ter sistemas de lavagem dos faróis e ajuste automático do facho luminoso ligado à suspensão - a direção da luz será sempre corrigida para evitar ofuscamento de quem trafega em sentido oposto.

Só na fábrica Eis a questão: apenas faróis instalados nas linhas de montagem das fábricas de automóveis têm condições de atender à norma. Seria economicamente inviável fazer o serviço em lojas de acessórios. Sem o jogo de luzes, a festa deve acabar.

O problema da lâmpada xenon está na intensidade da luz, calculada em lúmens. O facho emitido por uma lâmpada convencional, halógena, é de 1.000 lúmens. A resolução do Contran se baseia nesta medição: em nenhum momento do texto o conselho menciona o xenon. Porém, para este tipo de lâmpada gerar o facho na cor permitida por lei - no caso, branca - é preciso que a luminosidade seja de, aproximadamente, 3.000 lúmens.

As lâmpadas xenon de fábrica do C4 Pallas, por exemplo, têm fluxo de luz de 3.150 lúmens em faróis adequados para isso, com os lavadores já incluídos. O mesmo acontece com o Toyota Corolla SE-G.

- O projeto do farol é feito considerando um tipo específico de lâmpada. As de xenon têm geometria e comportamento óptico diferentes das convencionais. É preciso fazer um cálculo adequado a elas - afirma Salvatore Blanco, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Magneti Marelli Iluminação.

Refletor comum não combina com xenon Ao combinar lâmpadas de xenon com faróis convencionais, fica a impressão de que o motorista está andando sempre com o facho alto ligado.

- A luminosidade difusa do xenon direciona o facho luminoso a regiões inadequadas. Na maioria dos casos, isso causa forte ofuscamento dos motoristas que circulam no sentido contrário, podendo provocar graves acidentes - explica Blanco.

A Osram chegou a fabricar um kit xenon para o mercado de reposição, mas desistiu de comercializá-lo devido aos problemas que causariam. Hoje, a empresa produz apenas para a instalação na linha de montagem dos automóveis, em faróis projetados para isso.

- Um computador de alta capacidade de processamento leva uma semana para calcular como deve ser a superfície de um refletor, é algo muito mais complexo do que simplesmente trocar uma lâmpada - diz Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da Osram.

O mercado está ainda repleto de lâmpadas "tipo xenon". Algumas são produzidas por fabricantes de renome e até são equipamentos de série em alguns carros nacionais. As que emitem facho branco (como as usadas na linha Vectra) são permitidas. A luz azul é proibida. E não há restrições à cor do bulbo.

- As vantagens são o conforto e a sensação de mais luz devido à coloração da lâmpada, mas a potência é muito próxima à das lâmpadas amarelas. Por outro lado, normalmente elas apresentam uma vida útil inferior à das lâmpadas convencionais, ou seja, uma freqüência de queima maior - explica Blanco.

Mesmo a simples troca das lâmpadas amarelas por outras de luz branca exige atenção. Deve-se sempre optar por conjuntos de 55w ou 60w, nunca de 100w, pois estes danificam a parte elétrica. Mesmo que o relê seja trocado (como muitos instaladores sugerem), a temperatura da lâmpada pode derreter ou escurecer os faróis.

Alta voltagem Enquanto acesas, as lâmpadas de xenon consomem menos energia do que as convencionais e têm maior durabilidade, argumentos amplamente usados pelas empresas que vendem os kits. O problema, porém, é no momento de ligar os faróis. A parte elétrica deve estar em perfeita ordem para suportar o pico repentino de carga.

- O pulso de um conjunto de xenon chega a 20 mil volts, por isso é necessário o uso de um reator para acioná-lo. Uma faísca na carroceria pode causar um acidente. Não é à toa que os kits de instalação independente foram proibidos em países como EUA e Japão. O Brasil vai pelo mesmo caminho, com a nova resolução do Contran - diz Cirilo Moscatelli, da Osram.

Além do reator, o kit é composto por uma lâmpada com gás xenônio em seu bulbo, soquetes e cabos. Grosso modo, o funcionamento é semelhante ao das lâmpadas fluorescentes usadas em casa ou em iluminação de ruas.

A diferença está no gás. Lâmpadas que iluminam ruas usam vapor de mercúrio, que precisa de um certo tempo para emitir luz, algo impensável quando falamos de carros. Já o xenônio é ativado rapidamente.




Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/seubol ... 365657.asp
Imagem

johnny17
Membros
Mensagens: 971
Registrado em: 30 Mai 2008, 19:07
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 VTR
Localização: São Paulo

Re: Xenon proibido

Mensagem por johnny17 »

Q m. hein........


quem tem direcional tá sussa!
VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach

Avatar do usuário
Vini
Administrador
Mensagens: 748
Registrado em: 07 Abr 2008, 17:46
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Xenon proibido

Mensagem por Vini »

Acho dificil vingar viu.
Vendo Jogo de Rodas TSW Kyalami aro 20 + Pneus
apenas R$ 5500,00 o kit completo
Acesse: http://www.c4clube.com/viewtopic.php?f=29&t=2392

colpaulo
Membros
Mensagens: 898
Registrado em: 31 Jul 2008, 18:28
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: São Paulo - Capital

Re: Xenon proibido

Mensagem por colpaulo »

Concordo com vc Vini, difícil de pegar.

ABS
colpaulo - São Paulo

Avatar do usuário
VTR2008
Moderador
Mensagens: 3957
Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
Estado: RS
Cidade: Bento Gonçalves
Veiculo: C4 VTR
Localização: BG
Contato:

Re: Xenon proibido

Mensagem por VTR2008 »

Também acho que é dificil vingar....como tudo aqui no BR....mas de qualquer forma sou a favor....o carro para ter xenon tinha que ter no mínimo regulagem de altura do facho de farol automática...agora lavador de farol..hehe..demais já...Abraço
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

Avatar do usuário
bruno figueiredo
Moderador
Mensagens: 10182
Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: Outros
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Xenon proibido

Mensagem por bruno figueiredo »

Concordo com vcs. O regulador de altura do facho é indispensável.
Eu inclusive já até abaixei uma posição no meu, para nem correr o risco de ofuscar ninguém.
Abs
Bruno Figueiredo.

Avatar do usuário
Dec0 VTR
Moderador
Mensagens: 1296
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: São Paulo - SP

Re: Xenon proibido

Mensagem por Dec0 VTR »

Xenon originalzao... to de boooa!

colpaulo
Membros
Mensagens: 898
Registrado em: 31 Jul 2008, 18:28
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: São Paulo - Capital

Re: Xenon proibido

Mensagem por colpaulo »

Pelo que entendi na lei, os carros tem que ter regulagem automática, nossos carros tem regulagem elétrica mas não automática. É mais uma daquelas leis feitas por algum assessor desinformado. Coisas de Brasil

ABS
colpaulo - São Paulo

Avatar do usuário
VTR2008
Moderador
Mensagens: 3957
Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
Estado: RS
Cidade: Bento Gonçalves
Veiculo: C4 VTR
Localização: BG
Contato:

Re: Xenon proibido

Mensagem por VTR2008 »

Mas por exemplo...eu tenho o Xenon original...ele regula os faróis para os lados de acordo com o volante...mas pra cima e para baixo não...duvido que o Corolla SEG novo que vem com Xenon tem regulagem automática do facho do farol...eu quando botei as Eibach no C4 tive que regular manualmente o faro..com uma chave lah no lado do farol mesmo...alguém soltou uma lei baseada na Mercedes que tinha garagem só pode...heuahueae...
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

Avatar do usuário
rguimaraes
Membros
Mensagens: 248
Registrado em: 11 Nov 2008, 14:33
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Xenon proibido

Mensagem por rguimaraes »

VTR2008 escreveu:Mas por exemplo...eu tenho o Xenon original...ele regula os faróis para os lados de acordo com o volante...mas pra cima e para baixo não...duvido que o Corolla SEG novo que vem com Xenon tem regulagem automática do facho do farol...eu quando botei as Eibach no C4 tive que regular manualmente o faro..com uma chave lah no lado do farol mesmo...alguém soltou uma lei baseada na Mercedes que tinha garagem só pode...heuahueae...
Ele regula sim a altura!!! Porém isso é automático!
Veja um trecho que retirei do manual:

"Nota: os veículos equipados com lâmpadas de xenônio possuem uma regulagem automática dos faróis em função da carga do veículo"

Pelo que entendi, ele possui algum sendor de 'peso' e ajusta sozinho o altura ideal.

Abraços,
Ricardo
Imagem

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”