Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
brunollo
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 VTR

Log de manutenção Rafale - atualização 14-03-2011

Mensagem por brunollo »

Tive a idéia de criar um controle de revisões para nossos carros, de modo que, quando fazemos uma revisão, seja dentro ou fora da concessionária, ela seja comunicada aqui no Clube, junto com os preços pagos, a data e o que foi trocado. Assim, podemos atestar a manutenção dos carros caso queiramos vendê-los, além de controlar melhor as internvenções para manter a saúde de nossos carros. Talvez devamos fazer um arquivo só para os carros, com fotos, mods e manutenções. É uma sugestão. Começo com o meu:

Troca de óleo realizada com 6790km
Óleo: Quartz 9000

Revisão de 15mil km executada em 25/09/2007
Quilometragem: 11482km
Revisão Feita na Citröen Saint Moritz
Valor Total: R$ 170,00 (com desconto - mão de obra gratuita da garantia)

Troca de óleo realizada com 14325km

Revisão adicional executada em 07/07/2008
Quilometragem: 20447
Revisão feita na Citröen Saint Moritz
Valor Total: R$ 170,00 (com desconto - revisão adicional feita pra aproveitar a mão-de-obra gratuita da garantia)

Revisão de 30mil km executada em 24/06/2009
Quilometragem: 28700
Revisão feita na Citröen Saint Moritz
Valor Total: R$ 700 (com desconto e troca de óleo Quartz 9000)

troca de óleo com 36240km

Revisão de 45mil km executada em 14/05/2010
Quilometragem: 43533
Peças trocadas: Filtro de ar original Citröen, filtro de óleo original Citröen, óleo Elf Competition SXR 5w30 SM, Velas Champion originais Citröen, filtro de combustível original Citröen.
Revisão feita na Oficina Bianchini. Peças compradas na Citröen Saint Moritz
Valor das peças Citröen (exceto óleo): R$ 140,00 (com desconto)
Valor da mão de obra: R$ 50,00
Valor do óleo R$ 178,00
Escolhi o óleo Elf em vez do Quartz por ser um óleo superior ao Quartz 9000 em especificação.

Revisão de suspensão em 50 mil km executada em 05-11-2010
Quilometragem: 50009
Peças trocadas: coxins superiores dos amortecedores, rolamentos dos coxins, bieletas, buchas das barras estabilizadoras. Todas as peças compradas originais na Citroën Saint Moritz.
Troca de peças, alinhamento e balanceamento feita na Oficina Bianchini.
troca de pastilhas de freio dianteiras por pastilhas Bendix
Troca de óleo por Quartz 9000. Voltei ao Quartz 9000 por que a fórmula nova ter especificações superiores (API SM). Abaixo eu posto fotos das peças trocadas e das novas. É possível analisar resultados dos desgastes.

Preço das peças: R$ 600,00
Preço da mão de obra: R$ 250,00

RAFALE RALLY MODE:
Quilometragem: 50691
troca das Atacamas pelas Chronos para passar pelo período de chuvas:
CUSTO ZERO. Atacamas agora descansam guardadinhas no meu apartamento. Rafale desfilando de 18, agora, só depois da chuva!!

Rafale de Atacamas de novo.
Quilometragem:55321.
Custo ZERO. E tá lindo de novo!

Troca de óleo e filtro com 58258km em 07-05-2011
Óleo: Quartz 9000 sintético 0w40 SM - Valor: R$211,00

troca de óleo e filtro com 63905 em 19-10-2011
Óleo: Quartz 9000 sintético 0w40 SM - Valor: R$217,00

revisão de 70 mil km:aos 68756 em 02/04/2012
Troca de óleo e filtro. Óleo: Quartz 9000 sintético 0w40 SM Valor: R$ 223,00
Limpeza de radiador e troca de fluido (2L etilenoglicol Selenia orgânico): R$ 100,00
Troca de correia dentada. Correia Goodyear e rolete INA: R$610,00
LImpeza e gás do A/C: R$ 100,00 com filtro
Troca de velas Bosch Iridium: R$ 100,00
Alinhamento e balanceamento: R$ 40,00

Normalmente eu troco óleo de 7 em 7 mil km, mas acabei trocando mais cedo nos últimos tempos. Como tenho tido pouca chance de levar ele à oficina com tempo, parei e mandei fazer tudo: troca de óleo, troca de filtro, limpeza de radiador, troca da correia dentada, alinhamento e balanceamento. O carro voltou a ficar novo de novo. Ainda houve uma boa conferida em todos os itens do carro, lubrificação com grafite nas fechaduras, conferência de lâmpadas, e uma hidratação do couro na faixa pela quantidade de serviço. Quase 1200 reais nessa revisão, que foi bem completa, mas saiu carinha.
Editado pela última vez por brunollo em 28 Mai 2012, 15:53, em um total de 7 vezes.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

fredfaria
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Re: Log de manutenção Rafale

Mensagem por fredfaria »

Ei, legal sua idéia. Assim que fizer a minha eu mando!
Valeu!
C4 VTR - 2006/2007. Comprado 0km (Set/2006). Completo com couro + xenon + rodas. Só alegria. Primeiro C4 VTR Rouge vendido no Brasil!!!

brunollo
Membros

Re: Log de manutenção Rafale

Mensagem por brunollo »

Fred, só vi sua msg hoje. A ideia é que todo mundo faça seu tópico de manutenção do carro. Abs!

jgomez
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Re: Log de manutenção Rafale - atualização 05-11-2010

Mensagem por jgomez »

Fala Bruno, blz ???.

Bem legal sua ideia aí, qual o valor que ficou essa manutenção dos 50k em 05/11 ??.

OFF: Você é o Brunollo do E-VOO ???.

Abs!

brunollo
Membros

Mensagem por brunollo »

GAlera, meu carro vinha á coisa de um mês fazendo uns barulhos chatos na suspensão. Na sexta feira eu parei o carro pra catar os barulhos. Troquei os coxins dos amortecedres pelos do Pallas (idênticos) os rolamentos dos coxins pelos do Pallas (idênticos), as buchas da barra estabilizadora pelas do Pallas (idênticas) e troquei as bieletas pelas do VTR... e tive uma surpresa. Meu carro provavelmente já tinha estourado bieletas. O dono anterior deve tê-las trocado, e pelo jeito procou pelas do Pallas (4cm mais compridas). Quando fui comprar as peças, peguei o que tinha de spec VTR e o resto de Pallas. Qual não foi minah surpresa ao comparar as bieletas do VTR e ver que são mais curtas que as do Pallas (que eram as que estavam no meu carro - conferi pelo código)! Bom, o resutlado é que os barulhos de suspensão sumiram, e o carro está muito gostoso de andar de novo.

Comparativo das peças de suspensão novas com as antigas:

Imagem
Coxins dos amortecedores: os antigos (da direita, sujinhos de terra) ainda estavam bons com 50 mil km, mas já davam sinais de deformação.

Imagem
Rolamentos dos amortecedores. Estavam ambos estourados, provalemente a maior fonte de barulho da suspensão. Observem que um inclusive desmontou completamente. Metade ficou presa no coxim, a outra saiu na mão.

Imagem
Bucha da barra estabilizadora. A antiga (de baixo) já estava deformada.

Imagem
Bieletas: a menor, do VTR, é mais curta que a maior, do Pallas. Eu voltei na Concessionária e comprei outros dois pares de bieletas só por desencargo de consciência. No funcionamento da barra estabilizadora, ela trabalha mais alta e reta, e as bieletas torcem um pouco menos. talvez por isso essa bieleta de Pallas tenha estourado prematuramente. Trabalhando no VTR com Eibach... torcia muito.
Outra coisa que fiz foi instalar pastilhas de freio novas no VTR. As antigas não rodariam nem mais 5mil km, decidi trocar de uma vez.

Imagem
Disco em bom estado com 50 mil km.

Imagem
Pastilhas que estavam nele: Bosch de Peugeot 307. Sempre compensa pesquisar o preço também na Peugeot.

Imagem
Pastilhas novas: Bendix de composto beeeem macio, com composto de titânio pra resfriar melhor e evitar fadiga.

Imagem
Além do composto mais macio, observem que as pastilhas Bendix possuem um pouco mais de área de atrito pra dissipar calor. Resultado, o carro está freando bem melhor agora.

Imagem
Óleo Quartz 9000 5W40, API SM, um pouco mais grosso que o anterior, ams o de spec original. 5,5 l. Como esse carro gosta de óleo! O filtro foi trocado também, eu esqueci de tirar a foto antes de instalar, quando fui ver já era... mas eu sempre troco o filtro com o óleo pra evitar contaminação por óleo velho.

AS peças custaram mais ou menos uns 600 reais, e a mão de obra saiu em outros 250. Depois eu pego a nota fiscal e coloco os preços das peças direitinho.
É isso. Update de manutenções completo. Abs!
Editado pela última vez por brunollo em 08 Nov 2010, 12:39, em um total de 4 vezes.

brunollo
Membros

Mensagem por brunollo »

Gomes, sou sim, vocÊ também voa aeromodelos? Tem um tópico sobre aeromodelismo aqui tb! Abraços!

jgomez
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por jgomez »

brunollo escreveu:Gomes, sou sim, vocÊ também voa aeromodelos? Tem um tópico sobre aeromodelismo aqui tb! Abraços!
Opa, hehehe, voo aeros e helis e, tenho alguns autos também rsss.

Sério que tem um tópico ?, vou passar lá rsss.

Abs!

brunollo
Membros

Mensagem por brunollo »

Rafale rally mode. Como chegou a época maldita de chuvas em Brasília, e os buracos decidiram brotar na pista, antes que eu caísse em um deles desmontei as Atacamas e voltei com as Cronos e os famigerados Michelin Energy 195. Menos estilo, menos estabilidade, porém mais proteção para minha suspensão, para as próprias Atacamas e para meu bolso!! As Atacamas agora vão descansar provavelmente até fevereiro do ano que vem, quando a chuva pára e eu posso voltar com as belezinhas!

brunollo
Membros

Re: Log de manutenção Rafale - atualização 30-11-2010

Mensagem por brunollo »

Atacamas back in the Rafale, com a temporada de chuvas acabando.
Imagem
p**a carro lindo.

brunollo
Membros

Re: Log de manutenção Rafale - atualização 14-03-2011

Mensagem por brunollo »

Cada cidade tem características próprias, e com essas características os carros sofrem formas de desgastes diferentes. Vuo colocar minahs experiências diversas e a minha observação atual.
Em BH, minha cidade natal cheia de morros (acho que lá não tem nenhuma rua reta, hehehe) a embreagem se desgasta rápido. Tem que ser artista pra não gastar embreagem.
Em São Paulo, o asfalto indecente de ruim detona a suspensão.
No Rio, a corrosão destroi as partes metálicas se não tomarmos cuidado.
Em Brasília, não tem morro, tem pouco buraco e não tem maresia. Por outro lado, a umidade é tão baixa que as borrachas sofrem muito com isso. O C4 paga agora com o coxim da caixa, que ressecou e estourou com 60 mil km. Vou trocar essa semana. Vários outros carros meus também sofreram com o ressecamento de borrachas diversas. (dos coxins do C4 às borrachas de porta do Polo, passando pelas borrachas internas do vectra e as mangueiras de radiador do Astra) O interessante é que o Tigra, mesmo sendo mais velho que eles todos, não tem esses problemas. Só posso atribuir isso ao cuidado quase maternal que eu tenho com o carro e à qualidade dos componentes (que têm treze anos) e originalmente eram preparados para lidar com o sal jogado nas rodovias europeias quando nevava.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”