Apesar do LusoMotores não ter acompanhado esta acção de apresentação da nova Citroen C5 Tourer, promovida pela Automóveis Citroen, naquilo que nos explicaram pela escassez de veículos disponíveis que não permitiam um maior número de jornalistas convidados, uma situação que, naturalmente, compreendemos -- já não compreendemos é o facto de alguns jornalistas confirmarem a presença em acções nas quais depois simplesmente não aparecem sem que dêem quaisquer justificações, dificultando a acção das marcas e impedindo que outros meios possam informar o seu público --, os nosso leitores merecem tomar conhecimento das mais recentes novidades que chegam ao mercado automóvel nacional, ainda mais quando, como é o caso, estamos a falar de um modelo que tem todas as características para conseguir vencer no respectivo segmento.

Deixando para mais tarde uma análise mais detalhada e personalizada, olhamos assim para a informação veiculada pelo construtor na sequência da referida apresentação nacional que permitiu uma viagem entre Lisboa e a Guarda, num contacto de dois dias com este novo veículo. Citroen C5 TourerDepois, juntamos a essa informação os conhecimentos que recolhemos aquando da apresentação estática do modelo em Paris, onde estivemos, e tudo para aqui avançarmos com as principais características desta nova Citroën C5 Tourer.

Com o C5 Tourer, a Citroën completa a gama C5, com nova declinação cuja comercialização em França se inicia a partir do mês de Junho. O C5 Tourer propõe, como a berlina, quatro níveis de acabamentos. Dois níveis intermédios, Confort e Dynamique, correspondem a diferentes tipos de equipamentos, que traduzem a vontade da marca em dar resposta às diferentes expectativas dos clientes. Dotado de uma forte personalidade, o C5 Tourer adapta-se à personalidade dos seus utilizadores, sendo prática, confortável e com óptimas prestações na condução. O C5 concilia notavelmente o estilo e o volume utilizável.

Em termos de espaço disponível, o C5 Tourer dispõe de uma bagageira com capacidade para 505 litros debaixo da chapeleira, que podem ser utilizados na sua totalidade graças a uma porta traseira que oferece uma grande abertura, capaz de facilitar o acesso ao espaço da bagageira. O condutor pode escolher segundo a motorização e o nível de acabamentos, o tipo de suspensão, entre a Hydractive III+, que oferece conforto e um comportamento ao melhor nível, e a suspensão metálica, que oferece um tocar de estrada mais directo. A marca disponibiliza várias motorizações e múltiplos equipamentos opcionais, assim como diversos ambientes interiores.


Equipamentos adaptados e específicos
Citroen C5 TourerPara melhor responder às necessidades dos clientes, a versão Tourer do novo Citroen C5 apresenta uma série de particularidades que a distinguem da berlina. O volume da bagageira é 15 por cento maior que o da berlina, tendo capacidade para 505 litros debaixo da chapeleira (533 litros sem pneu suplente e com kit antifuro), acessível graças a uma porta traseira que oferece uma larga abertura. Os bancos traseiros, quando rebatidos, permitem um volume de bagagem próximo dos 1500 litros.
Para melhor responder às necessidades dos clientes, a versão Tourer do novo Citroen C5 apresenta uma série de particularidades que a distinguem da berlina. O volume da bagageira é 15 por cento maior que o da berlina, tendo capacidade para 505 litros debaixo da chapeleira (533 litros sem pneu suplente e com kit antifuro), acessível graças a uma porta traseira que oferece uma larga abertura. Os bancos traseiros, quando rebatidos, permitem um volume de bagagem próximo dos 1500 litros.
Para melhor responder às necessidades dos clientes, a versão Tourer do novo Citroen C5 apresenta uma série de particularidades que a distinguem da berlina. O volume da bagageira é 15 por cento maior que o da berlina, tendo capacidade para 505 litros debaixo da chapeleira (533 litros sem pneu suplente e com kit antifuro), acessível graças a uma porta traseira que oferece uma larga abertura. Os bancos traseiros, quando rebatidos, permitem um volume de bagagem próximo dos 1500 litros.A versão Tourer caracteriza-se igualmente por:
- barras no tecto (pretas nos acabamentos Dynamique e cor alumínio nos níveis Confort e Exclusive);
- abertura independente do vidro traseiro motorizada e com um ângulo de abertura memorizável e dotado de um sistema anti-entalamento (para a série Exclusive);
Citroen C5 Tourer- vidros traseiros escurecidos, na série Dynamique e Exclusive (vidros das portas traseiras, custódia e vidro traseiro);
- regulação manual da altura ao solo do plano de carga da bagageira – para cima ou para baixo – nas versões com suspensão Hydractive III+;
- uma lâmpada amovível, além da iluminação fixa, e uma tomada de 12V, dentro da bagageira (de série nos níveis Confort, Dynamique e Exclusive).


Para além do mencionado, todas as versões Tourer beneficiam de limpa-vidros traseiro e de uma chapeleira de enrolamento automático. Depois, entre os equipamentos específicos e disponíveis como opção figuram o tecto de vidro panorâmico (disponível para os níveis Confort, Dynamique e Exclusive – incluído no "pack couro integral") e o sistema de retenção de bagagem.
Um estilo exterior distinto
Citroen C5 TourerAs linhas exteriores dos novos C5 pretendem conferir-lhe, de acordo com os objectivos do construtor francâs, uma forte personalidade, misturando elegância e dinamismo, distinção e vitalidade. A linha de cintura elevada e as cavas das rodas marcantes inscreve o C5 no grupo dos veículos de estatuto. A versão Tourer, partilha os mesmos valores da berlina. Dinâmico e com estilo, o C5 Tourer é notavelmente prático, para além de que a subida de gama traduz-se, em parte, através de alguns elementos exteriores.
Segundo os níveis de equipamento, os cromados de alguns elementos da carroçaria e múltiplas combinações de jantes completam a personalidade exterior. Depois, e em termos de comportamentos em estrada, o C5 reclama ser capaz de um comportamento ao nível de um verdadeiro topo de gama, não só porque beneficia dos Citroen C5 Tourereixos sofisticados do C6, que asseguram uma filtragem óptima das irregularidades da estrada, mas também porque disponibiliza dois tipos de suspensão que lhe permitem adaptar-se a diferentes sensibilidades em matéria de condução.
beneficia dos Citroen C5 Tourereixos sofisticados do C6, que asseguram uma filtragem óptima das irregularidades da estrada, mas também porque disponibiliza dois tipos de suspensão que lhe permitem adaptar-se a diferentes sensibilidades em matéria de condução.A declinação destes tipos de suspensão é idêntica na berlina e na Tourer:
- as versões Attraction e Dynamique disponibilizam apenas a suspensão metálica, que concilia o conforto e o prazer de conduzir;
- a versão Confort conta a suspensão Hydractive III+, à excepção das versões 1.8i 16V e HDi 110 FAP, munidas da suspensão metálica;
- o nível Exclusive está unicamente disponível com a suspensão Hydractive III+ que oferece um conforto de referência e um comportamento em estrada sem concessão, graças aos dois estados de flexibilidade e de amortecimento.
Estão disponíveis sete motorizações: quatro Diesel equipados com Filtro de Partículas e três a gasolina. Eficazes e com bons níveis de performance, asseguram uma subida progressiva em termos de potência.
Bem-estar e conforto a bordo

Os ambientes interiores são coerentes com o tipo de acabamentos e versão desejada. Os bancos, por exemplo, são em veludo para as versões Confort e em tecido para a versão Dynamique. Além disso, decorações específicas estão associadas a determinados acabamentos: o Dynamique, por exemplo, possui peças pintadas em alumínio o que enobrece o habitáculo.

Citroen C5 TourerA oferta de revestimentos diferentes é igualmente valorizada por um couro liso de gama alta, digno do segmento superior: disponível no "pack couro integral", reveste os bancos, o painel de bordo, painéis de porta e a consola central. Na versão Exclusive, os bancos da frente são eléctricos: além da regulação tradicional, completada por uma regulação eléctrica do apoio lombar de 4 vias, os bancos do condutor e do passageiro têm uma função de regulação do ângulo de inclinação da parte superior das costas do banco que permite adoptar uma posição de condução particularmente ergonómica e repousante. Esta versão pode igualmente dispor de um «pack» de Inverno, como opção, com os bancos da frente aquecidos e uma função «massagem» para o do condutor.
O conforto acústico também foi objecto de atenção especial: além do párabrisas acústico, de série para todas as versões, a versão Exclusive tem também vidros laterais acústicos. Este tipo de vidros contribui não só para o isolamento sonoro de alto nível, mas assegura também uma protecção eficaz contra as tentativas de roubo.

Citroen C5 TourerA gama de equipamentos do novo C5 coloca em evidência a segurança. Desde o primeiro nível, além do ESP, os novos modelos oferecem sete airbags, que podem ser complementados por mais dois laterais colocados atrás. A berlina acaba de receber 5 estrelas no teste de choque frontal realizado pelo EuroNCAP. O C5 dispõe ainda do serviço Citroën Urgência: associado ao sistema NaviDrive, este serviço visa reduzir o tempo de intervenção do socorro, o que pode permitir salvar vidas. Ricamente dotado desde a versão Attraction (quatro vidros eléctricos, ar condicionado automático, sistema de áudio CD MP3, regulador e limitador de velocidade, piscas adicionais), o C5 Tourer pode ainda receber variados equipamentos de apoio à condução (sistema AFIL de alerta de mudança de faixa involuntária, travão de estacionamento eléctrico automático, sensores de estacionamento à frente e atrás, sensores de estacionamento frente e atrás e medidor do espaço disponível) e de conforto (sistema navegação NaviDrive com disco rígido e sistema Hi-Fi, entre outros).

Em jeito de conclusão, o LusoMotores deixa-lhe os preços que irão ser praticados no lançamento deste novo modelo Citroen, bem como algumas das suas características técnicas e mais algumas imagens...