Camaradas,
Peguei o carro há uma semana, e já andei um bom trecho de estrada e alguns quilometros de cidade. É um C4 Pallas 2.0 2007/2008 a gasolina, com 38 mil km. Já deu para ter alguma idéia de como deve ser meu relacionamento com ele, e em que ele difere do meu Focus Hatch Zetec 1.8. Como todo carro, tem defeitos e qualidades:
- Embreagem esquisita: baixa, meio dura e de acionamento abrupto. Foi difícil acertar o pé nos primeiros quilômetros, e mesmo agora não consigo passar as marchas com a mesma suavidade que conseguia no Focus. A minha mulher está tendo mais dificuldades ainda de se adaptar. É cada tranco que me deixa com uma pena danada da caixa!
- Câmbio curto: na estrada, a 110 km/h, a rotação é mais alta que era no Focus, e o barulho na cabine bem mais alto. A impressão é que ele é mais "áspero" que o Focus. Isto pode ser considerado bom por alguns, que tem uma tocada mais esportiva, mas para mim um sedan enorme deve ser mais silencioso.
- Posição de dirigir: para mim, com 1.98m e 140kg, este é o item mais importante de qualquer carro. Primeiro eu tenho que descobrir se consigo dirigir confortavelmente, e só depois ver se gosto da aparência do carro. A posição de dirigir do C4 é muito boa. Com o banco todo para trás, quase consigo esticar minhas pernas até os pedais, e como o volante tem regulagem de profunidade, posso puxá-lo em minha direção e não preciso empenar demais as costas. Entretanto, com o banco nesta posição, a posição para entrar no carro não é das melhores, e eu consegui a proeza de romper a borracha de vedação da porta do motorista com apenas algumas tentativas.
- Embaçamento do vidro dianteiro com o ar ligado: Não me parece um problema do meu carro, por que lí relatos de casos parecidos aqui, mas é bastante incômodo. Não importa a seleção da saída no botão, sempre sai pelo difusor do vidro e embaça tudo.
- Pneus desgastados para a quilometragem: cheguei a desconfiar da quilometragem, apesar de todos os carimbos de revisões etc por conta do desgaste dos pneus. Mas depois que li outros relatos aqui no forum cheguei à conclusão que estes Michelin comem muito rápido mesmo. Apesar de ser um usuário antigo da marca, estou pensando em, quando trocar, optar por outra. Ainda estou estudando qual.
- Pequenos defeitos do meu carro: Console de apoio de braço frouxo, com difusores de ar mais frouxos ainda; porta-trecos acima do rádio não abre; barulho de coisa batendo embaixo do carro em rua de paralelepípedos; forração do teto ameaçando comecar a descolar perto do vidro dianteiro; por baixo da forração do apoio de braços parece ter um fio ou coisa que o valha, e imagino que com o passar do tempo ele acabe rasgando o veludo.
- Conforto na estrada: Muito bom. Peguei a Rio-Juiz de Fora quase toda, e o piloto automático é sensacional naquela sucessão infinita de subidas e descidas. Programei 110 e praticamente não toquei mais no acelerador, tanto na ida quanto na volta. O limitador de velocidade eu achei mais frescura que utilidade, mas usei na Linha Vermelha pra testar, e funcionou bem. O carro também se saiu bem nas estradinhas do interior de Minas, sem raspar o fundo em lugar nenhum, ao contrário do que eu temia. O consumo ficou na ordem de 10km/l com ar ligado quase o tempo todo.
- Marcador de conbustível: após rodar 540 km em estradas, com média de 10km/l no computador de bordo, achei que não poderia ter mesmo quase meio tanque como o marcador indicava. Dito e feito: entraram 52 litros. O marcador é otimista, e acaba transmitindo este otimismo para a funcionalidade que estima quanto ainda podemos andar antes de reabastecer. Meio perigoso enquanto não tiver pego a manha de quanto eu posso andar antes de abastecer.
Por enquanto é só. Vou relatando aqui o que mais eu descobrir do carro.
Abraços,
Renato Carvaho.
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
- BICUDO
- Moderador
- Estado: SP
- Veiculo: C2 VTS do Bicudo
Re: Uma semana com o carro - minhas impressões
Gostei do relato Renato muito bom, sobre o marcador de combustivel é isso mesmo otimista demais...
já tive pane seca no C4, mas foi uma vez só. e marcava ainda 70Km de autonomia...
Com o C2 sem problemas como o carrinho ando esperto o tanque (reservatorio) tem 45 litros entao mao dá para vacilar.
abraços
já tive pane seca no C4, mas foi uma vez só. e marcava ainda 70Km de autonomia...
Com o C2 sem problemas como o carrinho ando esperto o tanque (reservatorio) tem 45 litros entao mao dá para vacilar.
abraços
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
Re: Uma semana com o carro - minhas impressões
Cara, eu cheguei a discutir com o frentista, chamei o gerente para medir a precisão da bomba, disse que ele não tinha zerado o contador antes de abastecer e o diabo a quatro! Hahahahahahaha!BICUDO escreveu:Gostei do relato Renato muito bom, sobre o marcador de combustivel é isso mesmo otimista demais...
abraços
Só depois, fazendo a conta, cheguei à conclusão que com o consumo médio indicado a quantidade de gasolina era esta mesmo! Hahahahahahaha!