Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
BICUDO
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Re: Vela Quebrada!!!

Mensagem por BICUDO »

Eita Profi, cara acho que vc nao pulou as (7) ondas direito....amigo um kilo de sal grosso por cima dos ombros
acho que resolve tambem...

relaxa vamos na fé...se vc confia no mecanico vai fundo...mecanico é igual a medico ele te atende e te medica a vida inteira ai quando o cara parte dessa para melhor e ele como seu medico particular que assina sua certidao.
e dá uma desculpinha ele tava respondendo bem ao tratamento....

abraço.

RodVTS98
Moderador
Veiculo: Outros

Mensagem por RodVTS98 »

Profi escreveu:Será que vai da caô boom???
Bom, vou relatar isso para o mecânico, o VTR tem 80.000 kms, eu arrumei o pistão e biela com um amigo que tem desmanche e está com um motor inteiro lá, ele disse que o que eu precisar ele tem lá.
O meu mecânico que é da citro, disse que iria ficar tranquilo, era só colocar tudo original e nada paralelo, o pistão é usada e original, jogo de bronzina, jogo de anéis e a junta do cabeçote ele falou que tem que ser tudo zero, já está encomendado.
PQP início de 2011 já com zica!!!
Profi... já tive carro turbo e vou te dar uma sugestão forte:

1- Ou você compra tudo novo (4 pistões + anéis) na Citro/Peugeot par os 4 cilindros e faz tudo bonitinho (que é a melhor opção!); OU

2- Compra um jogo completo (4 pistões + anéis) de um mesmo carro PT com menos KM que o seu (de preferência) e coloca no seu motor. Não cai na besteira de trocar só o pistão que zoou...

A segunda opção não é garantia de sucesso, mas é mais provável que só trocar o pistão zoado e (ainda mais) por outro usado!.. O desgaste dessas peças é sempre irregular e diferente... vai de motor pra motor..., então há uma GRANDE possibilidade de vc montar o motor e (depois de alguns KM) ele ficar batendo saia de pistão. Então, eu aconselho (fortemente) vc trocar os 4 pistões e anéis por novos!

Abraços,

Rodrigo.

Profi
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Profi »

Vou vê essa parada direitinho, para depois eu não ter mais dor de cabeça!!!
A dúvida que estou é, será que deu esse problema devido o corte está em 8.000???

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

É difícil saber, mas geralmente em motores que giram mais usam velas mais frias.

fabio_sd
Moderador
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

O que quebrou na sua vela foi a porcelana, o eletrodo central ou o eletrodo de massa? Realmente pode ter alguma coisa relacionada a rotação. Veja o que o defeito se manisfestou com o carro em situação de alta potência.

Quanto a manutenção do seu motor, concordo com o RodVTS98 e sugiro trocar os 4 pistões. Se quiser se divertir com um DIY, veja estas referências:

http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... 29&edid=22

viewtopic.php?f=18&t=7568

.
Fabio_SD

Profi
Membros

Mensagem por Profi »

Fabio, quando vc encaixa a vela, a porcelana fica para cima e o eletrodo para baixo, não é isso?
Quando ele tirou a vela, a parte que fica para dentro do motor estava quebrada!!!

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

Entendi. Realmente pode ser algum tipo de fadiga térmic, ou defeito inerente a vela mesmo. Precisava ter a peça na mão para analisar. Se rolar umas fotos ajuda bem na formulação das hipóteses do possível modo de falha.
Fabio_SD

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

A bolinha do eletrodo é envolto pela cerâmica e tem também o "bracinho" do eletrodo mais abaixo. Foi só a peça metálica que caiu, a cerâmica interna quebrou ou tem sinais da vela ter sido atingida também?

Pergunto porque pode uma das possibilidades é algum objeto externo ter sido sugado pela admissão. Uma porca ou arruela esquecida dentro da caixa do filtro, por exemplo. Por isso seria importante uma imagem da vela, como disse o Fábio.

Profi
Membros

Mensagem por Profi »

O que quebrou foi o ''bracinho'' do eletrodo!!!
A foto nem tenho, fiquei tão p**o com o ocorrido que n tive idéia de tirar foto.

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

Realmente não dá pra analisar a falha apenas olhando isoladamente a questão da quebra do eletrodo de massa (bracinho lateral). Se realmente é algo que foi causado pelo funcionamento do motor (superaquecimento, detonação, etc) a vela apresentará outras marcas e sintomas. Veja estes links abaixo. Quando há um dano numa parte da vela, outras partes também serão afetadas.

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/ga ... /velas.asp
http://www.ngkntk.com.br/direct/velas.html
http://www.ngkntk.com.br/direct/p15.html

Se aparentemente a vela está em boas condições nos demais componentes (porcelana, eletrodo central, etc), creio que houve uma falha de material do eletrodo de massa (bracinho lateral), provavelmente na solda do mesmo com o corpo da vela. Aí tem que analisar a fratura, franjas, etc. Com a vela na mão e, se possível, com o que sobrou do eletrodo de massa, daria pra fazer uma boa festa elaborando hipóteses para descobrir o modo de falha e fazer um diagnóstico adequado.
Fabio_SD

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”