Sobre o câmbio do C4 ser PORSCHE...hehe...só no nome mesmo....
Esse assunto já tinha sido discutido no fórum e até um outro usuário deu uma explicação bem mais completa e detalhada. mas...
Tiptronic System Porsche é somente o nome do sistema de trocas manuais que o câmbio oferece, assim como a VW chama somente de Tiptronic a BMW chama de Steptronic, etc.
Somente para engradndecer o debate, transcrevo a seguir um pequeno texto em inglês (peço desculpas, estou sem tempo para traduzir) explicando todas as características de um cambio Tiptronic, que não é só o fato de poder mudar para o modo manual:
Tiptronic
Tiptronic is a registered trademark, owned by German sports car maker Porsche, who license it for use by other manufacturers, such as Land Rover and the Volkswagen Group (Audi, SEAT, Škoda and Volkswagen).
Many people (erroneously) use the term 'tiptronic' to refer generically to any type of torque converter automatic transmission that incorporates a manual upshift/downshift feature.
A tiptronic transmission can operate in the same manner as a conventional type of automatic transmission, but also offers the driver an additional method of manually overriding the automatic shift changes. By moving the shift lever into a second operating plane of the shift gate, equipped with two spring-loaded positions: "upshift" and "downshift", the driver takes over most of the gear shifting decisions, which would ordinarily be performed by the transmission's computer. For example, this allows delayed upshifts for increased acceleration, increased engine braking, gear holding in curves, downshifting before passing, or early upshifting for cruising. On some models, the upshift and downshift operations can also be controlled by push-buttons or "paddle shifters" installed on the steering wheel, with an optional display in the instrument panel indicating the current gear selection. Since adding tiptronic to a (semi-)automatic transmission involves an additional shift gate into the computer and update to the transmission software, it is inexpensive and lightweight to implement.
Although tiptronic transmissions allow the driver a certain measure of discrete control, the tiptronic design is implemented using a torque converter like other automatic transmissions. A true tiptronic transmission is not a computer controlled manual transmission (with a conventional clutch), or semi-automatic transmission. Most tiptronic implementations still make some shifts automatically, primarily to protect the engine and transmission. For example, as used by licensee Audi, the five-speed tiptronic will automatically make the upshift from 1 to 2 when moving off from a stop, even when in manual mode;[citation needed] the transmission then waits for the user's upshift command before proceeding from 2 to 3, 3 to 4 and 4 to 5, although the transmission will still upshift if the redline is approached. On deceleration, the transmission will make all downshifts automatically when close to the tick-over or idle speed, to prevent the engine from stalling at too-low an RPM, although the user can accelerate any downshift that would not exceed the redline.
Most luxury vehicles with a tiptronic transmission have two fully-automatic modes: the primary mode, identified as "Drive", "Comfort" or similar; and another, usually called "Sport," which delays upshifts higher up the engine rev range (and will also downchange higher up the rev range) for a sportier driving and enhanced engine braking — at the expense of fuel, wear, comfort, and noise. Furthermore, because modern tiptronic-type transmissions use an electronic control unit (ECU), sometimes specifically referred to as the transmission control unit, the transmissions are able to adapt to the user's driving style through "fuzzy logic". Shift points are tailored to the habits of the driver, through an evolutionary process.
Mas talvez seja melhor deixar essa discussão para depois. Estou vendo a hora a moderação vir dizer que estamos fugindo do assunto do tópico, que é a cor do carro do autor!
Eu comprei o manual justamente por causa de não ter gostado do AL4. Dá pra acreditar que o câmbio travou comigo no test-drive ? Além disso, achei o carro bem mais "manso" que com o câmbio manual.
Pedrinho escreveu:Esse é o vermelho ADEN... queria essa cor, mais no automatico não tem
queria eu que fosse o contrario... o aden é muito mais bonito...
ahauahaha.. gosto, cores e amores... cada um com o seu.
Liguei para todas concessionarias da regiao e nao tem jeito mesmo, me informaram que o carro deixou de ser fabricado na cor ROUGE no MT a partir do modelo 10/11 e o mesmo acontece com o ADEM no AT. O que me surpreendeu foi a desinformação dos vendedores, pois todos ficavam de me ligar para confirmar a informação!
Pelo menos hoje ja estou + conformado do que semana passada qdo por hora até desisti em pegar o carro, tamanha frustração.. AT nem pensar, nao com esse cambio. Acabei optando pelo Grafito, devo fechar negocio hoje :)
Grafito também ficou bem legal, é com certeza..também te recomendo..Citröen tem que ser manual por enquanto, a Peugeot já está largando o câmbio novo na 3008 de 6 marchas...o dia que a Citroën largar isso na sua linha que tem no Brasil..aí mudo de opinião. hehe
helderlima escreveu:Não sei quais são seus "motivos pessoais", mas se não forem financeiros, não deixe de comprar a versão automática. Não existe a menor possibilidade de voce se arrepender. Não conheço um ser humano que tenho voltado atras, passando de um automático para um manual. Não é a toa que praticamente todos os carros nos EUA e Europa são automaticos. Esse preconceito contra carros automaticos só existe aqui no Brasil e é coisa de país em desenvolvimento. Todo mundo busca conforto e voce não é exceção, correto?
Fica aí o conselho de um amigo.
Na ccs que comprei meu C4 sport manual tinha um manual nessa cor aki... Aden... Com certeza...ESTAVA AINDA EM EXPOSIÇÃO..
Sem prolongar o desviar o assunto, queria apenas emitir a minha opinião sobre o que o colega Helder disse....
Eu tive um 207 1.6 aut 08/09, e troquei agora por um C4 sport Manual... Tb nao tenho nada contra carro automático, mas sim contra o cambio que vem nos carros PSA...Além dos solavancos, além das reduzidas abruptas, e além do cambio ser apenas de 4 marchas, o meu aut. 1.6 bebia mais do que meu C4 2.0 manual.... Nao faz sentido isso..Alias, até faz, mas nao gostei! Acho que esse cambio com 5 marchas seria ideal....O carro grita demais em 4º marcha... Nao peguei o automático exclusivamente por esses motivos... Mas respeito que gosta do mesmo!
Esse papo de que câmbio manual é melhor do que câmbio automático só parte de pessoas que só tiveram câmbio manual. Duvido que alguém que tenha experimentado por tempo razoável as duas opções opte pelo manual. Duvido!!! Com câmbio automático, você se irrita menos no trânsito, você se livra de batida com mais destreza, você nunca vai estancar o carro. Como se isso não bastasse, todo sistema evoluído se beneficia do automatismo: acontece com o sistema nervoso dos seres humanos, com computador, e com carro não seria diferente.
andersonsouzal escreveu:Esse papo de que câmbio manual é melhor do que câmbio automático só parte de pessoas que só tiveram câmbio manual. Duvido que alguém que tenha experimentado por tempo razoável as duas opções opte pelo manual. Duvido!!! Com câmbio automático, você se irrita menos no trânsito, você se livra de batida com mais destreza, você nunca vai estancar o carro. Como se isso não bastasse, todo sistema evoluído se beneficia do automatismo: acontece com o sistema nervoso dos seres humanos, com computador, e com carro não seria diferente.
Concordo!!! tbem desconheço quem tenha passado por um carro aut e voltado pra manual!!!
Mas claro, respeito quem prefira carros manuais, inclusive, ha um tempo atras era minha preferencia, mas depois de encher o saco no transito de sp, nao tem como, aut SEMPRE!!!
(inclusive se existisse um VTR auto seria minha opçao!!)
BOLDFINGER - AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012 - C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012