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Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?
Pessoal, uma dúvida que até pode ser boba para os mais experientes, mas como é o meu primeiro carro com câmbio automático...
Seguinte: quando tinha carros com câmbio manual uma coisa que eu fazia muito (principalmente quando descia serras) era colocar o carro no ponto morto e deixar a gravidade fazer o resto (se conseguia uma boa economia de combustível, né?). Pergunta: pode-se fazer isso com câmbio automático? Tipo assim: no início da descida colocar ele em N e depois que a ladeira acabar colocar de volta em D? Ou passar para o tiptrônic?
Desde já agradeço...
Seguinte: quando tinha carros com câmbio manual uma coisa que eu fazia muito (principalmente quando descia serras) era colocar o carro no ponto morto e deixar a gravidade fazer o resto (se conseguia uma boa economia de combustível, né?). Pergunta: pode-se fazer isso com câmbio automático? Tipo assim: no início da descida colocar ele em N e depois que a ladeira acabar colocar de volta em D? Ou passar para o tiptrônic?
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Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?
Que voltava em desgaste do freio!!!!Marcelo_Sapiranga escreveu:(se conseguia uma boa economia de combustível, né?)
O manual recomenda que só se coloque o câmbio na posição D com o carro parado, ou seja, de acordo com o manual isso não é recomendável!
Abraço, Alvaro .·.
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http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=26&t=7078
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Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?
E não é só isso... que eu saiba, nos carros com injeção eletrônica (hoje em dia todos) a economia em descidas é maior com o câmbio engrenado do que em ponto morto, pois quando se usa o freio-motor o consumo de combustível vai a zero (é so ver no CB colocando no consumo instantâneo) e quando se usa o ponto morto (ou neutro) há o consumo de combustível para manter o motor girando em marcha lenta.
Ainda há a questão do desgaste do freio e também da segurança. A ajuda do freio-motor é muito bem vinda em todos os aspéctos.
Ainda há a questão do desgaste do freio e também da segurança. A ajuda do freio-motor é muito bem vinda em todos os aspéctos.
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Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?
Marcelo,Marcelo_Sapiranga escreveu:Pessoal, uma dúvida que até pode ser boba para os mais experientes, mas como é o meu primeiro carro com câmbio automático...
Seguinte: quando tinha carros com câmbio manual uma coisa que eu fazia muito (principalmente quando descia serras) era colocar o carro no ponto morto e deixar a gravidade fazer o resto (se conseguia uma boa economia de combustível, né?). Pergunta: pode-se fazer isso com câmbio automático? Tipo assim: no início da descida colocar ele em N e depois que a ladeira acabar colocar de volta em D? Ou passar para o tiptrônic?
Desde já agradeço...
Essa historia de economia em ponto morto acabou com os carros com injeção eletrônica......
Vc economiza mais descendo com o carro engatado do que em ponto morto.
[img]http://img155.imageshack.us/img155/7645/005vad.jpg[/img]
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Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?
- Na injeção eletrônica existe um recurso chamado "cut-off" que corta a alimentação de combustível quando o acelerador não está acionado e o motor gira por inércia. Então numa descida com o acelerador fechado o consumo é zero como já disse o Edgard.
- Ao final da descida vc teria que parar para engatar o câmbio novamente (pelo menos se quiser preservá-lo por algum tempo), só isso ao meu ver já descartaria tal prática qualquer que fosse a economia (se ela existisse).
- Desgaste/superaquecimento dos freios.
- Segurança.
Nas serras use o tiptronic com marchas altas para soltar o carro nas retas e marchas mais baixas para segurar o carro antes das curvas.
- Ao final da descida vc teria que parar para engatar o câmbio novamente (pelo menos se quiser preservá-lo por algum tempo), só isso ao meu ver já descartaria tal prática qualquer que fosse a economia (se ela existisse).
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Nas serras use o tiptronic com marchas altas para soltar o carro nas retas e marchas mais baixas para segurar o carro antes das curvas.
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Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?
Fui procurar um pouco mais sobre o cut-off e achei uma explicação bacana:
Fonte: http://www.infomotor.com.br/site/2009/0 ... mbustivel/
Fonte: http://www.infomotor.com.br/site/2009/0 ... mbustivel/
Contribuição da tecnologia de injeção eletrônica na economia de combustível e redução de emissões de gases nocivos na atmosfera. Esta seria a tradução de uma programação que existe no sistema de injeção eletrônica para cortar a alimentação de combustível no motor chamada de Cut-Off.
O sistema de injeção eletrônica de combustível foi desenvolvido com o objetivo de reduzir a demanda de combustível no motor e conseqüentemente a redução nas emissões de poluentes. Uma programação feita no modulo de injeção, em determinada condição, corta totalmente a injeção de combustível para dentro do motor.
Em uma situação onde o veículo esteja a 60Km/h e a aproximadamente 350 metro tenha que reduzir, por um semáforo ou um cruzamento por exemplo, e para isso o motorista tire totalmente o pé do acelerador. Segundo a programação “Cut-Off” o sistema de injeção fecha os eletro injetores de combustíveis, não os alimentando com corrente elétrica. Dessa maneira o veículo, aproveitando–se da energia cinética que incide sob ele, percorre os 350 metros sem gastar uma gota de combustível.
O sistema precisa receber informação do sensor de velocidade e sensor de posição de borboleta. Contudo, se colocarmos o motor em ponto morto, desligamos o contado da transmissão com o motor para permanecer ligado a regime de lenta o motor trabalha como se tivesse parado a 800 rpm, gastando combustível.
A melhor maneira de ver o resultado do “Cut-Off” é através da direção econômica e segura, aproveitando as reduções com as marchas engatas, assim, a cinética sob o veículo o mantém andando sem consumo algum.
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Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?
Topico interessante,
dias atrás comecei a colocar no neutro quando avistava um farol vermelho, justamente achando que ia economizar combustivel, envitando que o carro mudasse para marchas inferiores.
Depois li no manual para não fazer isso, apenas com o carro parado.
Esse cut-off é novidade para mim, bacana.
abs
Leo
dias atrás comecei a colocar no neutro quando avistava um farol vermelho, justamente achando que ia economizar combustivel, envitando que o carro mudasse para marchas inferiores.
Depois li no manual para não fazer isso, apenas com o carro parado.
Esse cut-off é novidade para mim, bacana.
abs
Leo
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Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?
Legal isso! Vivendo e aprendendo! Obrigado, colegas!
- fabio_sd
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Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?
Olha só o que a ferramenta de busca do fórum (search.php) achou:
viewtopic.php?f=18&t=846
viewtopic.php?f=21&t=2374
viewtopic.php?f=21&t=4224
Trata-se do mesmo assunto.
viewtopic.php?f=18&t=846
viewtopic.php?f=21&t=2374
viewtopic.php?f=21&t=4224
Trata-se do mesmo assunto.
Fabio_SD
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Re: Pode-se usar ponto morto em descidas com câmbio automático?
Boa, nada como sarcasmo hahahafabio_sd escreveu:Olha só o que a ferramenta de busca do fórum (search.php) achou
