
A Citroen pretende continuar a sua bem sucedida aventura no desporto automóvel, e para isso, os engenheiros da Citroën Racing apropriaram-se do DS3 e transformaram-no à imagem do departamento de competição da Marca.
O novo DS3 Racing recebe elementos em carbono e equipamentos específicos próprios da competição automóvel.
Utilizando a motorização 1.6 litros que debita 200 CV a Citroën Racing trabalhou ao nível do chassis e eixos para intensificar as sensações ao volante entre o condutor e a estrada.
O DS3 Racing, estará disponível apenas, através de uma série especial de 1 000 unidades, a partir do segundo semestre de 2010.
Um estilo rico em emoções
O DS3 Racing possui um estilo que inspira a audácia, o desejo, a potência, a vontade ir mais além. Com um comprimento de 3,94 metros, o DS3 Racing é um concentrado de competição. As suas linhas sedutoras, à vez fluidas ou tensas, evocam força e poder, prazer de conduzir e segurança.
O DS3 Racing retoma os códigos de estilo do DS3, mas demarca-se deste pelos seus atributos 100% competição, sugerindo um temperamento forte e desportivo.
Está disponível com um acabamento em carbono que encontramos na lâmina semi-rígida do párachoques dianteiro, nas embaladeiras bem como nos alargamentos das cavas das rodas que albergam as grandes jantes de 18 polegadas de desenho inédito, desportivas e tecnológicas. As protecções laterais das portas são tratadas com o mesmo acabamento.
O DS3 Racing beneficia de um apurado estudo aerodinâmico que bebeu inspiração na competição automóvel. Recebe um difusor com acabamento em carbono que tem como objectivo manter a estabilidade do veículo a alta velocidade. A saída de escape cromada é o final elegante de um estilo sedutor. Todos os equipamentos oriundos do universo dos ralis reforçam o carácter desportivo e atlético do DS3 Racing, que reivindica a sua exclusividade através de uma assinatura específica no portão traseiro.
Exclusivo o DS3 também o é pela apresentação inédita desenvolvida para o Salão de Genebra; a carroçaria recebeu uma cor cinza escura, enquanto o tejadilho, retrovisores exteriores e as maxilas dos travões são cor-de-laranja. Esta última cor declina-se numa versão cromada na grelha e nas jantes. Esta personalização é encontrada também no tejadilho, no portão traseiro e na tampa do bucal de reabastecimento, através de autocolantes decorativos.

Um ambiente refinado e diferente
O habitáculo, herdado do DS3, beneficia do mesmo tratamento específico dado ao exterior. Os ocupantes são acolhidos numa atmosfera luxuosa, desportiva e original. O carbono exibe-se com elegância na face central do tablier, no embelezador do volante, nos forros das portas e nos suportes da cobertura do painel de instrumentos. A tinta laranja do tejadilho é recordada no tablier, na alavanca da caixa de velocidades bem como na parte inferior da base da alavanca da caixa. A exclusividade do DS3 Racing é claramente exibida pela placa numerada situada no forro do tejadilho. Os bancos, específicos, recebem a assinatura Citroën Racing nas costas.

Motor com temperamento ainda mais afirmativo
O desempenho está no coração do DS3 Racing. Desenvolvido pela Citroën Racing, o motor beneficia de toda a experiência e qualidade das equipas da Marca, cinco vezes campeã do mundo de ralis construtores (2003, 2004, 2005, 2008 e 2009).
Tendo como base o bloco 1.6 litros THP 150 e com o objectivo de assegurar resultados de elevado nível, os engenheiros trabalharam para aumentar a potência que passa de 156 a 200 CV. O binário é igualmente mais generoso. Passa de 240 Nm para os 275 Nm, uma progressão de quase 15% e estando disponível numa larga faixa de utilização o que assegura suavidade e prazer de condução. O aumento de potência e de binário tem origem em diversas alterações e optimizações feitas aos orgãos mecânicos. Assim, o turbo foi adaptado para permitir um ganho de potência na ordem dos 30 por cento. A cartografia da gestão do motor foi também revista para retirar a quintessência deste motor vivo, potente e musculado. Finalmente, o escape possui uma saída e um silenciador específicos.

Uma ligação ao solo que privilegia o prazer de condução
O chassis e os eixos do DS3 foram alvo de um trabalho de afinação de elevada precisão. No DS3 Racing, os engenheiros transcenderam o já óptimo trabalho realizado no DS3 tendo como objectivo de aumentar a intensidade das emoções e o diálogo permanente entre o condutor e a estrada. Com esta afinação, o DS3 Racing possui todos os argumentos para ser, no seu segmento, a referência em matéria de comportamento em estrada.
Para o colar, literalmente, à estrada, as vias dianteira e traseira foram alargadas 30 mm. O chassis foi rebaixado 15 mm. Estas modificações permitem modificar profundamente o comportamento em estrada do DS3. Os amortecedores dianteiros e traseiros são novos e beneficiam de regulações adaptadas paracontrolar a potência. O DS3 Racing recebe molas específicas com uma taragem mais dura. Estas evoluções reforçam a motricidade e a estabilidade deste veículo já de base bem-nascido. Asseguram uma excelente leitura da estrada e permitem uma maior velocidade em curva com a mesma serenidade.
Mais precisa, a direcção foi também adaptada ao temperamento desportivo do veículo: a cartografia da direcção do DS3 Racing é específica, a assistência foi modificada e adaptada aos novos pneus. O DS3 Racing assegura excelentes sensações e uma boa aderência. Esta potência é perfeitamente controlada graças ao sistema de travagem que beneficia, também ele, de uma afinação de competição, com o objectivo de aumentar ainda mais a sua capacidade e desempenho. Na frente, o DS3 Racing recebe maxilas de 4 pistões e discos específicos. Atrás, sempre na busca da maior eficácia, os discos de travão são perfurados. Finamente, o ESP possui uma programação específica virada para a vivacidade, comportamento desportivo e prazer de conduzir. Caso deseje, o condutor pode desligar o ESP.
Características principais
Dimensões (Comp. x Larg. x Alt.) (mm) 3948 x 1737 x 1451
Distância entre eixos (mm) 2460
Motor: THP 200
Tipo 4 cilindros / 16 válvulas gasolina + turbo
Cilindrada: (cm3) 1598
Potência: CV - kW / rpm 200 - 147 / 5800
Binário (Nm) / rpm 275 / 2500 à 4000
Pneus: 205 / 40 R 18
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