Área específica para publicação de fotos e vídeos dos carros dos membros do C4 Clube.
Avatar do usuário
Dec0 VTR
Moderador
Mensagens: 1296
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: São Paulo - SP

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Mensagem por Dec0 VTR »

Senhores, alguns fatos comprovados fisicamente, e outros de interpretação dessa reportagem da 4 patas;


1o - Rodas maiores (desde que tenham a tala mais larga e o perfil mais fino):

Melhoram a aderencia do carro, consequentemente seus valores de frenagem e aceleração lateral, assim como
também a estabilidade.

Isto se deve pelo fato da area de contato com o chão tornar-se maior, também aumentando os limites de atrito que os 4 pneus podem suportar antes de acontecer a famosa "derrapagem" ou "patinada", outra coisa que influi, é que com um perfil mais "baixo" ou "fino" o pneu apesar de perder em conforto, dobra com mais dificuldade em uma curva, deixando o carro mais estável, este efeito porém, tem o seu lado negativo representado pela perda de conforto ao absorver impactos do solo, pois o espaço entre o pneu e a roda, preenchido pela camara de ar, é menor em um pneu de perfil baixo.

Também estas, aumentam a velocidade final que o carro pode alcançar, pelo maior diametro de rodagem da banda, que aumenta de acordo com o aro da roda, porém, este efeito gera o seu inverso, que é a piora da aceleraçao do automovel (o famoso 0-100), tanto por que a roda tem que dar uma volta maior para completar um giro inteiro, quanto pelo fato de que esta é agora mais pesada, uma roda aro 18 naum pesa o mesmo que uma aro 15.


2o - Uma suspensão mais baixa e mais rígida;


Melhora a estabilidade do carro, pelo simples fato deste com a nova suspensão o automovel gozar de um centro de gravidade mais baixo, auxiliando nas curvas, assim como também curvar menos a carroceria para o lado contrario da curva, pelo fato da suspensao ser mais rigida.... este efeito tembém gera uma deficiencia no conforto, sem falar outros problemas como o carro raspando no chão muitas vezes.



3o - Sobre a reportagem da 4 rodas;


Lembro que esta reportagem tratava de duas situaçoes, uma era o comportamento de rodas de diferentes tamanhos nas condicoes de chuva forte, com uma consideravel lamina de agua no chao, para simular a situação de aquaplanagem. A outra era no asfalto seco.


Sobre o asfalto seco:

A reportagem mostrou exatamente o que eu expliquei acima, com a roda maior o carro perde conforto e aceleraçao, mas ganha estabilidade e velocidade final. Lembro-me que a reportagem atentava para o fato de que as rodas maiores, apesar de aguentarem limites mais altos no que tange a curvas e frenagem, davam menos dicas de quando o carro estaria na eminencia de se descontrolar, sendo entaum recomendadas para motoristas mais experientes.


Sobre a simulacao de aquaplanagem:


Rodas com uma tala maior estão SIM, mais sujeitas a aquaplanagem, é por isto que deve-se ter cuidado redobrado quando dirige-se em chuva forte com rodas maiores.

A explicação é obvia, eh mais complicado e dificil escoar a agua sob uma superficie maior, trabalho desempenhado pelas ranhuras dos pneus.
Assim como também, como o peso do carro estaria distribuído sobre uma area maior, em cada ponto de contato com o solo o pneu então estaria exercendo menos peso, do que um pneu de tala fina por exemplo, é o mesmo principio do ski aquatico, o esqui é largo para te manter sobre a superficie da agua, se este fosse fino, vc precisaria de uma velocidade cada vez maior para esquiar.

PS: Caminhonetes de rodas largas naum enfrentam este problema, pois sao bem mais pesadas que carros comuns, o que compensa a maior distribuicao de peso sobre a area de contato dos pneus com o solo. Se vc pega um onibus por exemplo, que eh super pesado, vc nunca vai ver ele aquaplanar.










Espero ter esclarecido.

Avatar do usuário
Souza
Membros
Mensagens: 569
Registrado em: 12 Abr 2008, 00:21
Localização: Curitiba - PR

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Mensagem por Souza »

Deco falou tudo! mato a pau.. é isso ai....


Abs,
Souza

Avatar do usuário
Lucas Fernando
Membros
Mensagens: 124
Registrado em: 09 Abr 2008, 07:30
Localização: Minas uai

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Mensagem por Lucas Fernando »

Cara parabens pelo carro....LINDO D+++++++++
Lucas Fernando
Atual:C4 Pallas Exclusive Automatico PACK Preto
e Stilo Sporting 2008 Amarelo
Imagem

fabimartin
Membros
Mensagens: 43
Registrado em: 02 Jun 2008, 14:51
Estado: SP
Cidade: Guarulhos
Veiculo: C4 VTR

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Mensagem por fabimartin »

Caraca que rodassss ficou lindoooo!!! que inveja uhahuhuahuauha

Avatar do usuário
Souza
Membros
Mensagens: 569
Registrado em: 12 Abr 2008, 00:21
Localização: Curitiba - PR

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Mensagem por Souza »

Valeu galera!!!!


Abs,
Souza

Avatar do usuário
henriquecouto
Membros
Mensagens: 54
Registrado em: 31 Mai 2008, 08:12
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
Localização: Distrito Federal
Contato:

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Mensagem por henriquecouto »

Só digo uma coisa: colocarei rodas 20", mas já estou preocupado... Essa caixa de roda é MUITO grande. As 19" parecem 17 em um Vectra... Fácil! :P
Parabéns pelo carro.
VENDO [CITROËN C4 PALLAS GLX AUTOMÁTICO PRETO 2008/2008 50.000 KM RODADOS - ÚNICO DONO - BRASÍLIA/DF] [RODAS D'VINCI LOX 20x8,5" HIPER PRATA COM 2 PNEUS NEXEN N6000 COM MENOS DE 5 MIL KM RODADOS E 2 PNEUS YOKOHAMA S-DRIVE MEIA VIDA - TODOS 225/35/20]

Avatar do usuário
Dec0 VTR
Moderador
Mensagens: 1296
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: São Paulo - SP

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Mensagem por Dec0 VTR »

O loko cara, colcoa foto esse Pallas com aro 20 ai, deve ter ficado d+

Avatar do usuário
Souza
Membros
Mensagens: 569
Registrado em: 12 Abr 2008, 00:21
Localização: Curitiba - PR

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Mensagem por Souza »

henriquecouto escreveu:Só digo uma coisa: colocarei rodas 20", mas já estou preocupado... Essa caixa de roda é MUITO grande. As 19" parecem 17 em um Vectra... Fácil! :P
Parabéns pelo carro.

É real a cx é enorme, se vacilar entra até um aro 22" com perfil 30

Nesta foto aqui da pra ter um noção melhor:
Imagem


Abs,
Souza

Avatar do usuário
Dec0 VTR
Moderador
Mensagens: 1296
Registrado em: 08 Abr 2008, 18:43
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Localização: São Paulo - SP

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Mensagem por Dec0 VTR »

Amanha no auto esporte da Globo teremos uma reportagem boa pra variar um pouco.

Se entendi bem, são testes em carros com suspensao rebaixada, afim de apurar mudancas no desempenho.

Avatar do usuário
Souza
Membros
Mensagens: 569
Registrado em: 12 Abr 2008, 00:21
Localização: Curitiba - PR

Re: Galeria de fotos C4+19"+Eibach

Mensagem por Souza »

Dec0 VTR escreveu:Amanha no auto esporte da Globo teremos uma reportagem boa pra variar um pouco.

Se entendi bem, são testes em carros com suspensao rebaixada, afim de apurar mudancas no desempenho.
Eu vi a reportagem, resumindo, suspensão rebaixanda melhora em um tocada mais agressiva, e se perde no conforto...


Abs,
Souza

Responder

Voltar para “Fotos & Videos”