Amigos,
paciência. Estamos todos aqui para aprender. Essa experiência é válida para o C4Clube, pois muitos passam por isso ao financiar um carro.
Desde o primeiro post eu já havia me perguntado a mesma coisa que o Álvaro. Como ele já havia perguntado se haviam sido cobrados juros, preferi aguardar a resposta para opinar e também aprender com o caso.
Infelizmente a partir daí nada de útil foi informado para que uma posição técnica fosse acrescentada ao tópico.
Quase nada em Direito contém uma verdade absoluta. No exercício regular da advocacia, diferentemente de outras profissões, quando dois profissionais se sentam à mesa para trabalhar num mesmo caso, um quer literalmente derrubar o outro. Mas é assim que tem que ser e ponto.
Albo, seria demais pedir para que fossem postados aqui os valores. O do carro à vista, da entrada, das parcelas e o que mais foi detectado pelo seu contador?
A descrição do que foi cobrado e a que título seria util, assim como com base nisso poderíamos discutir acerca da legalidade e eu poderia, caso seja de seu interesse, me posicionar também.
Aliás, apesar de ser de formação jurídica e ter o Direito como profissão principal, vivo postando em som e multimedia, manutenção. Isso é comum aqui e, no caso deste tópico, a visão do profissional de Direito é util, mas saber o comportamento do consumidor leigo também, até porque outros consumidores leigos que leiam o tópico com ele se identificarão e sairão recompensados por saber como agir caso tenham sido lesados.
O objetivo do c4clube é a ajuda mútua, vamos continuar assim, por favor.
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
- Contato:
Re: PROPAGANDA ENGANOSA
Bom dia a todos,
Não vou entrar no mérito da propaganda enganosa, mas sim de um site que sempre utilizo para ver se os juros cobrados são “verdadeiros”, isso poderá ajudá-lo a ver qual foi a taxa de juros real.
O site é o http://www.paranabanco.b.br/simulador-cet.asp
Uma coisa é o juro cobrado (que tecnicamente chama CET – Custo Efetivo Total) e outra coisa completamente diferente (que não deveria ser diferente) é o que o banco cobra.
Exemplo:
- Peguei R$30.000 emprestado em 36x. O banco me disse que a taxa era de 1,8% ao mês.
- Coloco os dados da negociação neste simulador:

- Pronto, a taxa real é de 2,09% ao mês.
Mas enfim, o que então é esta diferença de 0,29%?
O banco pega os “penduricalhos” (TAC, seguro, etc) e inclui no financiamento.
Digamos que a TAC é de R$300 e o seguro R$200, como eles são incluídos no financiamento, você irá pagar estes R$500 em 36x, ou seja, seu financiamento não foi de R$30.000, e sim de R$30.500.
Neste caso, você tem duas alternativas:
- Mostrar este cálculo para o vendedor e deixar que ele se enrole para explicar a diferençado CET e do juro cobrado. É sempre divertido ver eles gaguejarem...rsrsrs
- Pagar os “penduricalhos” por fora. Chega e fala: “ok, vou pagar o TAC e o seguro à vista” – com isso você irá financiar somente o valor do empréstimo.
Não sou contador, advogado e mesmo trabalhando com TI, odeio matemática. É somente uma dica que pode ajudá-lo com este problema ou com financiamentos futuros.
[]’s
Lincão!
Não vou entrar no mérito da propaganda enganosa, mas sim de um site que sempre utilizo para ver se os juros cobrados são “verdadeiros”, isso poderá ajudá-lo a ver qual foi a taxa de juros real.
O site é o http://www.paranabanco.b.br/simulador-cet.asp
Uma coisa é o juro cobrado (que tecnicamente chama CET – Custo Efetivo Total) e outra coisa completamente diferente (que não deveria ser diferente) é o que o banco cobra.
Exemplo:
- Peguei R$30.000 emprestado em 36x. O banco me disse que a taxa era de 1,8% ao mês.
- Coloco os dados da negociação neste simulador:

- Pronto, a taxa real é de 2,09% ao mês.
Mas enfim, o que então é esta diferença de 0,29%?
O banco pega os “penduricalhos” (TAC, seguro, etc) e inclui no financiamento.
Digamos que a TAC é de R$300 e o seguro R$200, como eles são incluídos no financiamento, você irá pagar estes R$500 em 36x, ou seja, seu financiamento não foi de R$30.000, e sim de R$30.500.
Neste caso, você tem duas alternativas:
- Mostrar este cálculo para o vendedor e deixar que ele se enrole para explicar a diferençado CET e do juro cobrado. É sempre divertido ver eles gaguejarem...rsrsrs
- Pagar os “penduricalhos” por fora. Chega e fala: “ok, vou pagar o TAC e o seguro à vista” – com isso você irá financiar somente o valor do empréstimo.
Não sou contador, advogado e mesmo trabalhando com TI, odeio matemática. É somente uma dica que pode ajudá-lo com este problema ou com financiamentos futuros.
[]’s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
- BICUDO
- Moderador
- Estado: SP
- Veiculo: C2 VTS do Bicudo
Muito Legal, sempre tive essa duvida, nunca consegui chegar nos mesmo valores que o banco chega....
eu cheguei a uma conclusao na minha vida....economiza, guarda as moedinhas no cofrinho e vai para forma de pagamento a vista.
Mas na vida nem tudo dá para ser assim.
assim que der vou passar na Citroen e fazer um simulaçao....para gente tirar essa duvida..e ver o que na real é cobrado.
Muito bom o topico vai ser muito util....
eu cheguei a uma conclusao na minha vida....economiza, guarda as moedinhas no cofrinho e vai para forma de pagamento a vista.
Mas na vida nem tudo dá para ser assim.
assim que der vou passar na Citroen e fazer um simulaçao....para gente tirar essa duvida..e ver o que na real é cobrado.
Muito bom o topico vai ser muito util....
- Weelulz
- Membros
- Estado: ES
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
Olá.. interessante o tópico!
O meu foi dito o seguinte... taxa 1,5% e saiu assim... 1,79%...
Esse lance das taxas não honrar.. são complicadas.. mesmo fazendo administração e levando uma financeira na frente do vendedor... ele conseguiu me convencer não pela % mas pelo valor da parcela...
Um problema que é complicado... Como controlar as emoções, ser totalmente imparcial para fazer um bom negócio?
Essa seria um dos meus maiores desafios...
Eu acho que esse pode ser um problema para o Albo, pois viu a matemática e ainda assim aceitou... acertei?
No final... eu achei caro esse 1,79% mas sabia que era isso... Com a calc financeira, so ter as prestações, parcelas e valor do bem....
Eu encherguei ela.. E foi o mais racional x emocional que eu consegui suggar... ps: eu neguei com essa taxa, e o que fez eu aceitar foram os bancos de couro que ele ofereceu....
Negociar valor de carro (a vista) para fazer financiamento é furada...
Mesmo não sendo um expert sei muito bem o que eu fiz... tem muita gente que vai comprar um carro e só olha isso.. quanto custa a parcela? uma pena... mas existe!
Poste os resultados aqui...
É uma boa aula de direito! Só não precisa humilhar ng!! >D abraços!!
O meu foi dito o seguinte... taxa 1,5% e saiu assim... 1,79%...
Esse lance das taxas não honrar.. são complicadas.. mesmo fazendo administração e levando uma financeira na frente do vendedor... ele conseguiu me convencer não pela % mas pelo valor da parcela...
Um problema que é complicado... Como controlar as emoções, ser totalmente imparcial para fazer um bom negócio?
Essa seria um dos meus maiores desafios...
Eu acho que esse pode ser um problema para o Albo, pois viu a matemática e ainda assim aceitou... acertei?
No final... eu achei caro esse 1,79% mas sabia que era isso... Com a calc financeira, so ter as prestações, parcelas e valor do bem....
Eu encherguei ela.. E foi o mais racional x emocional que eu consegui suggar... ps: eu neguei com essa taxa, e o que fez eu aceitar foram os bancos de couro que ele ofereceu....
Negociar valor de carro (a vista) para fazer financiamento é furada...
Mesmo não sendo um expert sei muito bem o que eu fiz... tem muita gente que vai comprar um carro e só olha isso.. quanto custa a parcela? uma pena... mas existe!
Poste os resultados aqui...
É uma boa aula de direito! Só não precisa humilhar ng!! >D abraços!!
-
- Membros
- Estado: MG
por albo em 11 Mar 2011, 21:04
"Outra coisa, é de leigos como você que eu pago os meus carros, inclusive esse que recuperarei o dinheiro para comprar outro. Grande abraço e não perca a oportunidade de fazer vestibular para Direito."
Parabens Doutor!!
Não vou esticar essa conversa , mas não posso deixar de realçar este comentário arrogante e desnecessário .
Este é um fórum de debates para ajuda mútua e está longe de ser um embate forense a qual o senhor está tão acostumado.
Aqui é comum surgirem dúvidas sobre várias situaçoes financeiras e sempre é necessário a postagem de valores para que o assunto seja melhor debatido com o fundamento necessário.
Sem mais.
Sérgio Castro
"Outra coisa, é de leigos como você que eu pago os meus carros, inclusive esse que recuperarei o dinheiro para comprar outro. Grande abraço e não perca a oportunidade de fazer vestibular para Direito."
Parabens Doutor!!
Não vou esticar essa conversa , mas não posso deixar de realçar este comentário arrogante e desnecessário .
Este é um fórum de debates para ajuda mútua e está longe de ser um embate forense a qual o senhor está tão acostumado.
Aqui é comum surgirem dúvidas sobre várias situaçoes financeiras e sempre é necessário a postagem de valores para que o assunto seja melhor debatido com o fundamento necessário.
Sem mais.
Sérgio Castro
- bruno figueiredo
- Moderador
- Estado: RJ
- Contato:
Troquei algumas MPs com o autor do Tópico, e pedi que ele colocasse para nós os cálculos que ele disse que foram feitos pelo contador, para que todos comprovassem a acusação que foi feita com relação a existência dos juros embutidos na operação. Afinal, este era o "X" da questão, e queríamos comprovar a fraude, que poderia ser de grande valia para todos que tivessem sido "vítimas" da "propaganda enganosa", e que, desde o início, foram cobrados pelo alvarovix. Acontece que obtive apenas o silêncio, com relação a isto. E no final, ele disse que iria se retirar do forum. Ou seja...
cerveja...
Vamos aguardar um pouco, para ver se ele demonstra o que todos querem saber. É preciso ressaltar, que desde o início, ninguém disse que não havia os juros, como ele afirmava. Apenas pedimos que ele demonstrasse como chegou a esta conclusão, para bem da verdade, e da justiça. Não quero julgar nada precipitadamente, mas está parecendo mais um daqueles que aparecem se pavoneando, e quando são questionados, ficam danados, e somem. Tomara que eu esteja enganado, Vamos ver.
Abs.
cerveja...
Vamos aguardar um pouco, para ver se ele demonstra o que todos querem saber. É preciso ressaltar, que desde o início, ninguém disse que não havia os juros, como ele afirmava. Apenas pedimos que ele demonstrasse como chegou a esta conclusão, para bem da verdade, e da justiça. Não quero julgar nada precipitadamente, mas está parecendo mais um daqueles que aparecem se pavoneando, e quando são questionados, ficam danados, e somem. Tomara que eu esteja enganado, Vamos ver.
Abs.
Bruno Figueiredo.
- VTR2008
- Moderador
- Estado: RS
- Veiculo: C4 VTR
- Contato:
Acho que é exatamente isso: "mais um daqueles que aparecem se pavoneando, e quando são questionados, ficam danados, e somem."
Pra mim enganar e abrir um tópico acusando alguém e não provar nada...mas...cada um cada um!
Se alguém acredita que sofreu do mesmo mal , pode continuar postando nesse mesmo tópico, mas acrescente os valores da negociação! Pq sem isso não adianta nada reclamar!
Pra mim enganar e abrir um tópico acusando alguém e não provar nada...mas...cada um cada um!
Se alguém acredita que sofreu do mesmo mal , pode continuar postando nesse mesmo tópico, mas acrescente os valores da negociação! Pq sem isso não adianta nada reclamar!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006