Colocar o Câmbio no "N" ao parar...?!
Caríssimos,
Ainda não peguei o C4 Pallas, mas, já empolgado com os comentários e cuidados manifestados pelos membros deste Clube indago:
É mito ou fato que ao parar o veículo em semáforos, etc, no plano ou em aclive, deve-se pisar no freio e colocar o Câmbio na posição "N", para evitar o desgaste prematuro do sistema (disco de frição ou algo símile)?
Pergunto pois nunca tive um veículo automático, e no manual nunca concebi a idéia de manter o carro em aclive mediante aquela conhecida "queima de disco", isto é, usando o acelerador e a embreagem.
Desde já agradeço pelas possíveis contribuições para sanar minha dúvida.
Saudações,
Ainda não peguei o C4 Pallas, mas, já empolgado com os comentários e cuidados manifestados pelos membros deste Clube indago:
É mito ou fato que ao parar o veículo em semáforos, etc, no plano ou em aclive, deve-se pisar no freio e colocar o Câmbio na posição "N", para evitar o desgaste prematuro do sistema (disco de frição ou algo símile)?
Pergunto pois nunca tive um veículo automático, e no manual nunca concebi a idéia de manter o carro em aclive mediante aquela conhecida "queima de disco", isto é, usando o acelerador e a embreagem.
Desde já agradeço pelas possíveis contribuições para sanar minha dúvida.
Saudações,
Sam.:
- bruno figueiredo
- Moderador
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
- Contato:
Re: Colocar o Câmbio no "N" ao parar...?!
Na verdade, o câmbio automático tem como maior vantagem vc colocar em drive, e esquecer.
Mas realmente, se vc não se importar de ter este pequeno "trabalho", certamente vai, no mínimo, economizar combustível, pois o drive mantém sempre o carro levemente acelerado, ao passo que no neutro não.
Abs
Mas realmente, se vc não se importar de ter este pequeno "trabalho", certamente vai, no mínimo, economizar combustível, pois o drive mantém sempre o carro levemente acelerado, ao passo que no neutro não.
Abs
Bruno Figueiredo.
Caro Bruno,
Agradeço, mas, além do combustível, aumenta o desgaste do sistema ou não?
Abraço,
Agradeço, mas, além do combustível, aumenta o desgaste do sistema ou não?
Abraço,
Sam.:
- bruno figueiredo
- Moderador
- Contato:
Até onde eu sei, não. O câmbio é projetado para resistir a esta solicitação. Mas, não sou expert neste assunto. Vamos esperar que outros membros deem suas opiniões.
Abs
Abs
Bruno Figueiredo.
Caro Bruno,
Mais uma vez agradeço.
Vamos aguardar mais contribuições...
A propósito, muito bonitas as rodas de seu C4, é o mesmo Aro?
Abraço,
Mais uma vez agradeço.
Vamos aguardar mais contribuições...
A propósito, muito bonitas as rodas de seu C4, é o mesmo Aro?
Abraço,
Sam.:
- bruno figueiredo
- Moderador
- Contato:
Obrigado Sam.
Estas rodas são TSW Soyus 4, específicas para o C4, com furação e off set originais. Seu aro é de 18", e os pneus 235x40x18.
Abs
Estas rodas são TSW Soyus 4, específicas para o C4, com furação e off set originais. Seu aro é de 18", e os pneus 235x40x18.
Abs
Bruno Figueiredo.
Caro Bruno,
Legal.
Precisa de alguma adapatação nas molas/suspensão ou é só trocar?
Não "pega" embaixo em valetas?
Abraço,
Legal.
Precisa de alguma adapatação nas molas/suspensão ou é só trocar?
Não "pega" embaixo em valetas?
Abraço,
Sam.:
- bruno figueiredo
- Moderador
- Contato:
Sem nenhuma adaptação. É só tirar as originais e colocar as novas. Não pega em nada pois a roda tem as especificações originais do C4. Na foto, o carro aparece levemente rebaixado, mas é apenas fotoshop. Na realidade ele está com as molas originais. Pelo menos por enquanto...
Abs
Abs
Bruno Figueiredo.
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Amigo,
Sobre a questão do N (neutro) pelo que sei quando vc coloca em neutro a lubrificação do sistema não é completa, por isso acredito que vc não deva mudar, quando ficar parado, mantenha em D (drive).
ABS
Sobre a questão do N (neutro) pelo que sei quando vc coloca em neutro a lubrificação do sistema não é completa, por isso acredito que vc não deva mudar, quando ficar parado, mantenha em D (drive).
ABS
colpaulo - São Paulo
- bruno figueiredo
- Moderador
- Contato:
Fui pesquisar na minha biblioteca automobilistica, e encontrei na Revista 4 Rodas de Outubro, uma pergunta na seção " correio técnico", exatamente igual a sua. A resposta foi que se vc quiser economizar combustível com o câmbio automático, o procedimento é exatamente este: colocar em Neutro, quando parado. Eles ressaltam que não há nenhum inconveniente para os sistemas do câmbio, e a econômia de combustível pode ficar entre 3% e 5%.
Abs.
Abs.
Bruno Figueiredo.