Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Lincão
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Sede de conhecimento - Livro do Automóvel

Mensagem por Lincão »

Boa noite a todos,

Sempre tive uma queda pelo mundo automobilístico, mas parece que somente depois de entrar para o C4C e comprar meu VTR, esta queda virou paixão e até um pouco de obsessão.

Tenho hoje um novo hobbie, uma nova paixão e o primeiro sintoma que surge quando um novo hobbie é descoberto é a ignorância (no sentido de se desconhecer o assunto).

O C4C é uma ótima fonte de consulta de informações não só relacionadas ao C4 (ou Citroën no geral), mas também uma fonte de conhecimento do mundo automobilístico. Mas (tudo tem sempre um “mas”) eu queria mais e mais.

Como sou um profissional de TI, comecei a buscar na Web diversas fontes de informação sobre o mundo dos carros. Assinei RSS dos melhores blogs, me cadastrei em newsletters de grandes sites e em um dos posts destes blogs, o AUTOentusiastas (http://autoentusiastas.blogspot.com) vi um post sobre um livro antigo que o autor do post definiu como “A BIBLIA”.

O livro se chama Livro do Automóvel da editora Seleções do Reader’s Digest. É um livro editado em Portugal (portanto em português lá da “terrinha”) de 1976 com 379 páginas sobre os mais variados assuntos relacionados ao automóvel.

Juro que parei e pensei “eu, em pleno século XXI vou comprar um livro de 1976? Agrrr, vamos ver vai...”.

Saí em busca deste livro em alguns sites de sebo e no Mercado Livre, onde foi que encontrei um exemplar sendo vendido por um colega de MG por R$30. Somente baseado pela opinião do autor do post do AUTOentusiastas, efetuei a compra e “A BIBLIA” que chegou hoje aqui na minha casa.

Mesmo sabendo que é um livro que não trata sobre os recentes recursos automobilísticos, somente de foleá-lo, pude ver que realmente se trata de uma obra extremamente completa sobre a história do automóvel, funcionamento, dicas de segurança, dicas e manutenção, etc, etc, etc.

O índice básico é o seguinte:
- A evolução do automóvel;
- A escolha das ferramentas;
- Como funciona um automóvel (principais partes, motor, carburador, ignição, arrefecimento, lubrificação, embreagem, caixa de câmbio, diferencial, freios, rodas, pneus, suspensão, direção, instalação elétrica, luzes e carroceria);
- Segurança;
- Como escolher um carro usado;
- Acessórios;
- Para uma melhor condução;
- Localização de avarias.

Seguem algumas fotos que eu bati para ilustrar alguns detalhes do livro...

Capa:
Imagem

História do automóvel:
Imagem

Como montar uma oficina em casa Imagem:
Imagem

Motor:
Imagem

Árvores de comando de válvula:
Imagem

Caixa de câmbio e relações:
Imagem

Cambagem, alinhamento:
Imagem

Desmontando o cabeçote e removendo as válvulas:
Imagem

Velas:
Imagem

Dicas para uma melhor condução:
Imagem

Bom, fica aí a dica. Por mais que eu só tenha folhado, já deu para perceber que é uma ótima literatura para quem quer enriquecer seu conhecimento sobre o assunto.

PS: me desculpem pelo longo post, é que eu estou meio empolgado...hehehe

EDIT - PS2: se este não for o fórum correto para este tipo de post, peço a moderação para movê-lo...

Abraços,
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

GuiCastro
Membros
Veiculo: C4 VTR

Re: Sede de conhecimento - Livro do Automóvel

Mensagem por GuiCastro »

Legal a dica, vou caçar esse livro naa biblioteca.

Eu estou em uma situação parecida com a sua: trabalho com celulares e não conhecia muita coisa sobre carros. Depois do VTR eu estou me aprofundando mais. A única coisa que me falta é uma BOA garagem no bom estilo americano cheia de peças e ferramentas pra fuçar... fazer isso em apartamento não dá em hipótese alguma.

Falando em livros...

Você conhece algum livro mais atual? Gostaria de conhecer mais a fundo algumas das tecnologias mais novas na parte eletrônica do carro, além dos componentes mecânicos.
zz

Lincão
Membros
Contato:

Mensagem por Lincão »

E aí Gui...

Então, eu já cheguei a procurar um livro mais atual mas como não sou da área, fica dificil saber um bom pra não jogar $$ fora...

Já pedi parar o pessoal do Jalopnik e do AUTOentusiastas fazer um post sobre isso, mas até agora nada...

Vamos esperar, vai que alguém aqui do fórum conhece...

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

brunollo
Membros
Estado: DF

Mensagem por brunollo »

ARRÁ! Eu tenho esse livro e também a Enciclopédia do Automóvel! (na verdade, meu velho tem na oficina... mas eu já li tudo de cabo a rabo). Fantástico. lembro que quando eu era pequeno e algum mecânico não entendia o que tava fazendo, meu pai fazia com o cara e depois sentava o cara pra "estudar" na Enciclopédia. Acho que hoje ele parou com isso, pois o visual dos livros mais antigo faz eles perderem a credibilidade diante dos macacos apertadores de rosca que têm surgido em vez de bons mecânicos. Mas muita gente boa aprendeu com esses livros! Sobre novas tecnologias, vc encotra muitas publicações, mas em inglês e alemão, na Amazon. No nosso vernáculo terceiro-mundista e elitista, editoras não imprimem livros técnicos. Acreditam que a elite intelectual não vai comprá-los. Enquanto isso, a leva de webmecânicos (os herdeiros dos "pilotos de revista") que só fala asneira vai aumentando. Odeio pseudointelectuais de qq tipo.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

Lincão
Membros
Contato:

Mensagem por Lincão »

brunollo escreveu:Odeio pseudointelectuais de qq tipo.
Calma brunollo....amigo, amigo....hehehehe

Quando você fala "Enciclopédia do Automóvel", é essa?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -abril-_JM

[]'s
Lincão
C4Clube no Facebook

GuiCastro
Membros

Mensagem por GuiCastro »

Poxa! Senti firmeza nessa enciclopédia! Minha dúvida é: esses livros mais antigos realmente conseguem me fazer entender melhor sobre o meu carro atual? Ou vocês acham mais interessante partir para uma publicação mais nova, nem que seja em inglês?

Exemplo: acredito eu, que, apesar de ter o mesmo princípio, uma vela deve ter mudado bastante de "mil novecentos e setenta e pouco" pra cá. Ou então o carburador e a injeção eletrônica.

Talvez seja até bom aprender como era o antigo e depois partir para o novo... Me parece que era mais simples.
zz

Lincão
Membros
Contato:

Mensagem por Lincão »

Na minha opinião (posso estar errado), acho melhor começar com o básico - os antigos - pra depois ir para o avançado...

Até pra você poder formar uma opinião sua de quais foram as evoluções da injeção e coisas do tipo....

Acho esse tipo de coisa legal...imagina que você aprendeu como um motor carburado funciona e agora está aprendendo como um injetado funciona...você vai parar e pensar: "caceta, como não pensaram nisso antes"....

Você só corre o risco de querer comprar um fusca pra abrir o motor dele....hehehe
C4Clube no Facebook

brunollo
Membros
Estado: DF

Mensagem por brunollo »

PO Lincão, fica tranx. O problema é que sou jornalista e encontro "entendidos" diariamente. Sinto uma preguiça...
Sobre a enciclopédia, é essa mesmo. Espero um dia herdar esse crááássico do rock and roll.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”