Pra quem achava que o carro tava esquecido pela midia, segue ai mais um premio...
Conheça os carros escolhidos na eleição "O Melhor de Auto Press"
Da Auto Press
Os critérios da primeira edição da eleição "O Melhor de Auto Press" foram singulares. Ao contrário de outras premiações do gênero, a proposta não se limitava a escolher os melhores modelos, entre os mais de 100 avaliados em 2008.
Mais do que simplesmente indicar os destaques em cada categoria -- hatch, sedã, station wagon, minivan, pick-up, utilitário esportivo e esportivo --, a idéia é que os mais de 40 editores de automóveis de jornais e portais que publicam o conteúdo editorial da Auto Press justificassem cada uma de suas escolhas.
OS ESCOLHIDOS
HATCH
Volkswagen Gol
Preços: de R$ 27.320 (1.0 TotalFlex) a R$ 36.860 (Power 1.6).
Motor: 1.0 8V com 72/76 cv de potência e 9,7/10,6 kgfm de torque (gasolina/álcool). 1.6 8V com 101/104 cv de potência e 15,4/15,6 kgfm de torque (gasolina/álcool).
Lançamento: maio de 1980.
Última remodelação: julho de 2008.
Vendas em novembro: 1º lugar, com 17.995 unidades.
LEIA A AVALIAÇÃO DO GOL
SEDÃ
Ford Focus
Preços: de R$ 55.875 (GLX 2.0 16V) a R$ 70.100 (Ghia 2.0 16V Automático).
Motor: 2.0 16V com 145 cv de potência e 18,9 kgfm de torque.
Lançamento: março de 1998 (mundial), julho de 2000 (Brasil).
Última remodelação: setembro de 2008.
Vendas em novembro: 38º lugar, com 643 unidades.
LEIA A AVALIAÇÃO DO FOCUS
STATION WAGON
Fiat Palio Weekend/Adventure
Preços: de R$ 38.934 (ELX 1.4) a R$ 52.568 (Adventure Locker).
Motor: 1.4 8V com 85/86 cv de potência e 12,4/12,5 kgfm de torque (gasolina/álcool). 1.8 8V com 112/114 cv de potência e 17,8/18,5 kgfm de torque (gasolina/álcool).
Lançamento: fevereiro de 1997.
Última remodelação: maio de 2008.
Vendas em novembro: 12º lugar, com 3.292 unidades.
AVALIAÇÃO DA PALIO ADVENTURE
MINIVAN
Honda Fit
Preços: de R$ 49.580 (LX 1.4) a
R$ 66.070 (EXL 1.5 Automático).
Motor: 1.4 16V com 100/101 cv de potência e 13 kgfm de torque (gasolina/álcool). 1.5 16V com 115/116 cv de potência e 14,8 kgfm de torque (gasolina/álcool).
Lançamento: junho de 2001 (mundial), abril de 2003 (Brasil).
Última remodelação: novembro de 2008.
Vendas em novembro: 14º lugar, com 2.732 unidades.
LEIA A AVALIAÇÃO DO FIT
PICK-UP
Toyota Hilux
Preços: de R$ 69.410 (2.5 Turbodiesel Cabine Simples 4x2) a R$ 116.371 (3.0 4x4 SRV Cabine Dupla automática).
Motor: 2.5 16V Turbo Diesel, com 102 cv de potência e 26 kgfm de torque. 3.0 16V Turbo Diesel, com 163 cv de potência e 35 kgfm de torque. 2.7 16V gasolina, com
152 cv e 24,5 kgfm de torque.
Lançamento: 1968 no Japão (mundial), agosto de 2001 (Brasil).
Última remodelação: outubro de 2008.
Vendas em novembro: 6º lugar dos comerciais leves, 1.842 unidades.
LEIA A AVALIAÇÃO DA HILUX
UTILITÁRIO ESPORTIVO
Chevrolet Captiva Sport
Preços: de R$ 94.850 (FWD) a
R$ 101.850 (AWD).
Motor: 3.6 V6 de 261 cv de potência e 32,9 kgfm de torque.
Lançamento: setembro de 2006, no Salão de Paris, como Opel Antara (mundial), agosto de 2008 (Brasil).
Vendas em novembro: 7º lugar dos comercias leves, 1.502 unidades.
LEIA A AVALIAÇÃO DO CAPTIVA
ESPORTIVOS
Citroën C4 VTR
Preço: R$ 60.610.
Motor: 2.0 16V com 143 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Lançamento: setembro de 2004, no Salão de Paris (mundial), setembro de 2006 (Brasil).
Última remodelação: agosto de 2008, no Salão de Moscou.
Vendas em novembro: 67º lugar, com 50 unidades.
LEIA A AVALIAÇÃO DO C4 VTR
Os resultados, além de apontar sete modelos que entram em 2009 com as melhores avaliações em seus respectivos segmentos, ajudam a esclarecer como e porque cada um deles impressiona os chamados "formadores de opinião" -- e, por conseqüência, os leitores de todo o Brasil interessados em informação automotiva e os consumidores brasileiros em geral.
SEM SURPRESAS
Na categoria hatch, o modelo mais votado está longe de ser uma surpresa. Com 46% das indicações, o Volkswagen Gol foi o eleito com ampla margem sobre os outros votados, como Chevrolet Vectra GT, Fiat Uno Mille, Ford Ka e Peugeot 207. Lançado em 1980 e líder de vendas no mercado brasileiro há 20 anos, o Gol finalmente apresentou esse ano uma geração realmente nova.
"Ainda é o carro mais importante do Brasil. No ano em que passou por mudanças qualitativas reais, simplesmente não há como ignorá-lo", explica Cláudio de Souza, editor do portal UOL Carros. "É claro que existem modelos mais caros e avançados na categoria. Mas dada a sua importância, como mais vendido do Brasil há mais de 20 anos, e o salto de qualidade que ele deu com essa reestilização, é justo considerá-lo como o melhor", argumenta Heitor Ornelas, editor do "Jornal Motor" do diário "A Tribuna", de Santos (SP).
DISPUTA APERTADA
No caso dos sedãs, a disputa foi mais apertada. O Ford Focus foi o mais votado, com 35% dos eleitores, seguido de perto por Audi A4, Fiat Linea e Volkswagen Voyage, igualmente apresentados no segundo semestre de 2008. Também foram indicados modelos de três volumes há mais tempo no mercado, como Chevrolet Vectra, Citroën C4 Pallas e Honda Civic.
"O visual do novo Focus faz toda a diferença", explicita Márcia Valéria, editora da revista "Motor&Cia" do "Diário do Amazonas". "Lançado ao mesmo tempo no Brasil e Europa, o Focus trouxe tecnologias e design muito bonito, além de ótima dirigibilidade", reforça Michelle Monte Mor, editora do "Diário da Região", de São José do Rio Preto, no Oeste paulista.
NOVA GERAÇÃO
O segmento de peruas também ficou marcado por uma nova geração muito bem-sucedida. Trata-se da renovada linha Fiat Palio Weekend/Adventure, que levou metade dos votos na categoria, seguida do Volkswagen Jetta Variant, o favorito de 25% dos votantes. Também foram lembrados Peugeot 307 SW e Renault Mégane GrandTour.
"Status de crossover e kit de equipamentos satisfatório são os destaques da Adventure", ressalta Cláudio Leyria, editor do caderno de veículos do jornal "ValeParaibano", de São José dos Campos, em São Paulo. "O sistema Locker e as mudanças visuais deixaram o modelo bastante atraente para o consumidor", concorda Adalberto Vieira, editor do "Caderno Motor" do jornal paulista "Cruzeiro do Sul", de Sorocaba.
Entre as minivans, outro modelo recentemente renovado foi o mais votado, mas por uma margem bem apertada. A nova geração do Honda Fit foi eleita como Melhor Minivan por 30% dos votantes, acompanhada de perto pelo francês Citroën Grand C4 Picasso, que levou 22% dos votos. Chevrolet Meriva, Chrysler Town & Country e Renault Grand Scénic também receberam indicações.
"O Fit é espaçoso, seguro nas curvas e econômico", avaliza Gabriel Lins Mousinho Filho, editor de veículos de "O Jornal", de Alagoas. "Discreto e eficiente, recebeu modificações de estilo e de motorização que o deixaram ainda mais confiável", acredita Raimundo Couto, editor automotivo dos jornais mineiros "O Tempo", "Super Notícia" e "Jornal Pampulha", de Belo Horizonte.
Na votação da Melhor Pick-up, metade dos jornalistas automotivos votantes aclamaram a Toyota Hilux, seguida da Chevrolet S10, que teve 30% dos votos. Também foram votadas Fiat Strada e Nissan Frontier.
"A Hilux é o monstro da categoria", sintetiza Danieleh Coutinho, do jornal "Espírito Santo Hoje", de Vitória. Reinaldo Marangoni, editor do "Jornal de Valinhos", de São Paulo, também é admirador da pick-up produzida na fábrica da Toyota na cidade argentina de Zárate. "Alia design agressivo, esportividade e conforto", avalia.
EXPRESSIVIDADE
Coube a um mexicano o "status" de conquistar o percentual mais expressivo no prêmio "O Melhor de Auto Press". Com 65% dos votos, o Chevrolet Captiva Sport foi eleito como Melhor Utilitário Esportivo -- categoria que inclui os chamados crossovers --, seguido de longe pelo requintado Mercedes-Benz Classe M, que ficou com 20%. Também foram apontados BMW X6, Dodge Journey, Ford EcoSport, Ford Edge e Jeep Grand Cherokee.
"O Captiva tem muita classe", endossa Marcelo Moura, editor do caderno "Tudo Carro" do "Jornal de Brasília". Já Paulo Cruz, editor de automóveis do "Correio do Estado" de Campo Grande, identifica outros pontos altos do modelo. "Preço atraente no segmento, motor forte e bom pacote de equipamentos fazem do Captiva uma ótima opção", enumera.
DAVI E GOLIAS
Na briga dos esportivos, que inclui cupês e conversíveis, o resultado mais apertado de toda a eleição. Uma disputa bastante desigual, exatamente entre o mais barato concorrente na categoria e o mais caro. O Citroën C4 VTR, com seu motor 2.0 e preço de tabela de R$ 60.610, teve de se confrontar com o superesportivo R8, com seu motorzão 4.2 FSI e cotado pela Audi em R$ 555 mil. Para provar que não é só motor forte que impressiona e que relação custo/benefício também conta, o modelo da Citroën acabou vencedor. Mais acessível e sintonizado com os tempos atuais, levou 38% dos votos, enquanto o "carro dos sonhos" Audi R8 teve 33%. BMW 130, Peugeot 307 CC e Volvo C30 também foram lembrados.
No Brasil desde 2006, o C4 VTR é o único modelo não lançado ou reformulado esse ano a levar o troféu "O Melhor de Auto Press". "A combinação de beleza e potência são os destaques do VTR", defende Valdinei Feitosa, editor do paranaense "Diário do Noroeste", de Paranavaí. "Estilo jovem e um excelente desempenho, tanto na estrada quanto na cidade. A estabilidade é excelente e os vários itens de série dão um prazer a mais ao dirigir. E arranca olhares por onde passa", salienta Jorge Alexandre Araújo, editor do "Correio de Uberlândia", do Triângulo Mineiro.
Ao final da eleição "O Melhor de Auto Press", além de alguns dos atributos mais valorizados pela imprensa especializada, fica evidente que o mercado local entrou de vez na globalização. Dos sete eleitos, apenas três são produzidos no Brasil: Gol, Palio Weekend e Fit. Dois vêm da Argentina -- Focus e Hilux -- e o Captiva chega do México, beneficiados por acordos tarifários. Já o C4 VTR é importado da França. Conforme for o comportamento da cotação do dólar em relação ao real, muita coisa pode mudar em 2009. (por Luiz Humberto Monteiro Pereira)
UOL Carros votou nos seguintes modelos: Volkswagen Gol (hatch), Audi A4 3.2 (sedã); Volkswagen Jetta Variant (station wagon), Toyota Hilux (picape), Honda Fit (minivan), Mercedes-Benz ML 320 a diesel (utilitário esportivo) e Audi R8 (esportivo).
VTR - o esportivo do ano em "O Melhor de Auto Press"
C4 VTR Rouge


-
- Membros
- Mensagens: 1437
- Registrado em: 08 Jun 2008, 00:26
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
Re: VTR - o esportivo do ano em "O Melhor de Auto Press"
hj eu tava namorando meu carro... Fudidão!
Nao canso de olhar pra ele...
Hj mesmo fui parado por um dono de um NC no estacionamento do wal mart do ceagesp. Queria saber do carro, preço... pediu pra ver o volante de cubo fixo...
Da gosto ver q esse carro é tão cobiçado.
ABS
Nao canso de olhar pra ele...
Hj mesmo fui parado por um dono de um NC no estacionamento do wal mart do ceagesp. Queria saber do carro, preço... pediu pra ver o volante de cubo fixo...
Da gosto ver q esse carro é tão cobiçado.
ABS
- VTR BH
- Membros
- Mensagens: 417
- Registrado em: 29 Out 2008, 17:29
- Estado: MG
- Cidade: Belo Horizonte
- Veiculo: Outros
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: VTR - o esportivo do ano em "O Melhor de Auto Press"
Deixei duas funcionárias minhas dar uma volta no meu carro, elas apaixonaram com o carro. Disseram que nunca foram tão olhadas como na hora da voltinha... Estão querendo um também. Rsrsrsrsrss...
CITROEN C4 VTR + Eibach + TSW Sakata 17" e Toyo + xenon neblina, baixo e alto 6000K.
CITROEN XSARA VTS + turbo

CITROEN XSARA VTS + turbo

- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: VTR - o esportivo do ano em "O Melhor de Auto Press"
E ainda tem quem fique em dúvida com relação ao valor de revenda do VTR. Claro, ficam comparando com Corolla e Cívic. Mas se compararem com os carros da mesma categoria como Volvo C30 e outros, vão ver que todos tem desvalorização até maior, e são mais difíceis de revender. Se olhado então como custo/benefício, aí é bricadeira, só da VTR.
Abs
Abs
Bruno Figueiredo.
- VTR2008
- Moderador
- Mensagens: 3957
- Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
- Estado: RS
- Cidade: Bento Gonçalves
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: BG
- Contato:
Re: VTR - o esportivo do ano em "O Melhor de Auto Press"
Show de bola isso para o VTR...mas é até estranho o Civic Si não ganhar, pq a impressa puxa saco daquele carro...Abs
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
- bruno figueiredo
- Moderador
- Mensagens: 10182
- Registrado em: 18 Jun 2008, 23:16
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: Outros
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: VTR - o esportivo do ano em "O Melhor de Auto Press"
Com certeza os equipamentos presentes no VTR, e o preço pago por td isto, desequilibraram a disputa.
Abs
Abs
Bruno Figueiredo.