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Rotação Irregular do Motor após a Partida - C4 Hatch Aut.
Comprei um C4 Hatch Exclusive 2.0 Flex Automático de um parente no último dia 22/05.
O carro é 2008/2009, e está apenas com 13.500km. Ele sempre foi abastecido com gasolina, mas optei por abastece-lo com álcool para comparar o consumo.
Pois bem, com o primeiro tanque com álcool, o carro se comportou normalmente. Fiz o segundo reabastecimento com álcool na última sexta (04/06/2011), e nesta segunda-feira (06/06/2011) ele passou a apresentar uma irregularidade na rotalção do Motor após a partida. A rotação "diferente" é percepitível pelo barulho do motor, e pela vibração que ele gera no carro.
Ao andar, ele apresenta a potência consideravelmente reduzida, tendo que acelerar mais para que efetivamente ande. Este cenário para depois de uns 200 - 300 metros percorridos. O carro volta a normalidade, o motor volta a ficar silencioso e sem vibração alguma. Na tentativa de normalizar, também acelerei o carro estando em "N", aumentando a rotação.
Isso ocorreu hoje, pelo terceiro dia consecutivo, e acabei deixando o carro em casa.
Alguém já passou por algo semelhante? Seria alguma "adaptação" do motor ao álcool? Seria o frio que vem fazendo aqui em São Paulo? Ou acabei colocando álcool de má qualidade?
Obrigado pela atenção!
O carro é 2008/2009, e está apenas com 13.500km. Ele sempre foi abastecido com gasolina, mas optei por abastece-lo com álcool para comparar o consumo.
Pois bem, com o primeiro tanque com álcool, o carro se comportou normalmente. Fiz o segundo reabastecimento com álcool na última sexta (04/06/2011), e nesta segunda-feira (06/06/2011) ele passou a apresentar uma irregularidade na rotalção do Motor após a partida. A rotação "diferente" é percepitível pelo barulho do motor, e pela vibração que ele gera no carro.
Ao andar, ele apresenta a potência consideravelmente reduzida, tendo que acelerar mais para que efetivamente ande. Este cenário para depois de uns 200 - 300 metros percorridos. O carro volta a normalidade, o motor volta a ficar silencioso e sem vibração alguma. Na tentativa de normalizar, também acelerei o carro estando em "N", aumentando a rotação.
Isso ocorreu hoje, pelo terceiro dia consecutivo, e acabei deixando o carro em casa.
Alguém já passou por algo semelhante? Seria alguma "adaptação" do motor ao álcool? Seria o frio que vem fazendo aqui em São Paulo? Ou acabei colocando álcool de má qualidade?
Obrigado pela atenção!
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Re: Rotação Irregular do Motor após a Partida - C4 Hatch Aut.
Se as irregularidades param depois de 200/300 acredito que seja simplesmente o frio que está fazendo esses dias.
Onde moro saio da garagem direto para uma ladeira, se ligar o carro e for saindo rapidinho ele simplesmente para na subida nos dias mais frio.
Então na época de frio eu manobro bem devagarinho, dou duas pequenas aceleradas e encaro a subida. Depois de um minutinho o carro já apresenta funcionamento perfeito.
Nos dias de calor isso não acontece.
Minha esposa tem um C3, que também só roda com alcool, e seu comportamento nos dias frios é melhor que do C4 enquanto o motor não esquenta.
EDIT: Completando... meu carro não "vibra". Só fica "capenga", com pouca força, enquanto o motor não atinge certa temperatura (cerca de 1 min.)
Onde moro saio da garagem direto para uma ladeira, se ligar o carro e for saindo rapidinho ele simplesmente para na subida nos dias mais frio.
Então na época de frio eu manobro bem devagarinho, dou duas pequenas aceleradas e encaro a subida. Depois de um minutinho o carro já apresenta funcionamento perfeito.
Nos dias de calor isso não acontece.
Minha esposa tem um C3, que também só roda com alcool, e seu comportamento nos dias frios é melhor que do C4 enquanto o motor não esquenta.
EDIT: Completando... meu carro não "vibra". Só fica "capenga", com pouca força, enquanto o motor não atinge certa temperatura (cerca de 1 min.)
- bruno figueiredo
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Re: Rotação Irregular do Motor após a Partida - C4 Hatch Aut.
kahemartins escreveu:Comprei um C4 Hatch Exclusive 2.0 Flex Automático de um parente no último dia 22/05.
O carro é 2008/2009, e está apenas com 13.500km. Ele sempre foi abastecido com gasolina, mas optei por abastece-lo com álcool para comparar o consumo.
Pois bem, com o primeiro tanque com álcool, o carro se comportou normalmente. Fiz o segundo reabastecimento com álcool na última sexta (04/06/2011), e nesta segunda-feira (06/06/2011) ele passou a apresentar uma irregularidade na rotalção do Motor após a partida. A rotação "diferente" é percepitível pelo barulho do motor, e pela vibração que ele gera no carro.
Ao andar, ele apresenta a potência consideravelmente reduzida, tendo que acelerar mais para que efetivamente ande. Este cenário para depois de uns 200 - 300 metros percorridos. O carro volta a normalidade, o motor volta a ficar silencioso e sem vibração alguma. Na tentativa de normalizar, também acelerei o carro estando em "N", aumentando a rotação.
Isso ocorreu hoje, pelo terceiro dia consecutivo, e acabei deixando o carro em casa.
Alguém já passou por algo semelhante? Seria alguma "adaptação" do motor ao álcool? Seria o frio que vem fazendo aqui em São Paulo? Ou acabei colocando álcool de má qualidade?
Obrigado pela atenção!
Favor passar em "Novos Membros" e fazer a sua apresentação antes de qualquer coisa. Obrigado.
Abs.
Bruno Figueiredo.
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Re: Rotação Irregular do Motor após a Partida - C4 Hatch Aut.
Boa noite pessoal!
Como havia comentado, hoje não rodei com o meu carro, pois era rodízio do mesmo aqui em São Paulo.
Chegando a noite, ao manobra-lo na garagem ele se comportou bem, sem sinais de rotação alterada.
Pra constar, a temperatura externa marcada no painel era 17ºC.
Amanhã de manhã veremos o que acontece.
Estou na dúvida se no próximo abastecimento uso álcool ou gasolina para testar.
Abraços!
Como havia comentado, hoje não rodei com o meu carro, pois era rodízio do mesmo aqui em São Paulo.
Chegando a noite, ao manobra-lo na garagem ele se comportou bem, sem sinais de rotação alterada.
Pra constar, a temperatura externa marcada no painel era 17ºC.
Amanhã de manhã veremos o que acontece.
Estou na dúvida se no próximo abastecimento uso álcool ou gasolina para testar.
Abraços!
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Re: Rotação Irregular do Motor após a Partida - C4 Hatch Aut.
O meu carro está em situação parecida...
Comecei a abaster com alcool há duas semanas. Agora que deu uma boa esfriada em Curitiba (8, 9 graus, e por aí vai), as vezes o carro não pega de início (com podium no tanque de partida a frio), ou pega e falha. Depois de umas três tentativas é que ele pega bem... acho que deve ser o frio mesmo.
Comecei a abaster com alcool há duas semanas. Agora que deu uma boa esfriada em Curitiba (8, 9 graus, e por aí vai), as vezes o carro não pega de início (com podium no tanque de partida a frio), ou pega e falha. Depois de umas três tentativas é que ele pega bem... acho que deve ser o frio mesmo.
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Re: Rotação Irregular do Motor após a Partida - C4 Hatch Aut.
Hoje pela manhã, a temperatura era de 13º, e o motor fuincinou normalmente.
Ainda não me decidi se reabasteço com álcool ou gasolina!
Ainda não me decidi se reabasteço com álcool ou gasolina!
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Re: Rotação Irregular do Motor após a Partida - C4 Hatch Aut.
Independente de outras questões como custo p/km, autonomia, etc. eu acho o seguinte:kahemartins escreveu:Hoje pela manhã, a temperatura era de 13º, e o motor fuincinou normalmente.
Ainda não me decidi se reabasteço com álcool ou gasolina!
Se usa o carro costumeiramente em percursos pequenos (5KM ou menos) prefira sempre a gasolina. O motor entra na melhor fase de rendimento mais rápido enquanto no alcool ainda estará esquentando... Se frequenta percursos maiores use o combustível que tiver vontade.
Eu só usei alcool desde 0km, principalmente porque acho a nossa gasolina muito suja, carboniza demais o motor, e também pela diferença de potência na ficha técnica entre os dois combustíveis (gosto do motor mais esperto) mas estou ainda na fase da experiência, sem uma conclusão definitiva. O carro está com 18k km e tirando a fase de aquecimento no tempo frio, sempre funcionou redondo.
- rodrigo cardozo
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Re: Rotação Irregular do Motor após a Partida - C4 Hatch Aut.
Isto está com cara do problema de adaptação de gasolina p/álcool (tem um tópico bem extenso no fórum)...Arr escreveu:Independente de outras questões como custo p/km, autonomia, etc. eu acho o seguinte:kahemartins escreveu:Hoje pela manhã, a temperatura era de 13º, e o motor fuincinou normalmente.
Ainda não me decidi se reabasteço com álcool ou gasolina!
Se usa o carro costumeiramente em percursos pequenos (5KM ou menos) prefira sempre a gasolina. O motor entra na melhor fase de rendimento mais rápido enquanto no alcool ainda estará esquentando... Se frequenta percursos maiores use o combustível que tiver vontade.
Eu só usei alcool desde 0km, principalmente porque acho a nossa gasolina muito suja, carboniza demais o motor, e também pela diferença de potência na ficha técnica entre os dois combustíveis (gosto do motor mais esperto) mas estou ainda na fase da experiência, sem uma conclusão definitiva. O carro está com 18k km e tirando a fase de aquecimento no tempo frio, sempre funcionou redondo.
Também fui brindado com este problema (ao tirar 0km, coloquei álcool) voltando p/ cc com 40km rodados...
Tentativas de ajustar "manualmente" no Lexia, troca de velas e bobina e acabaram por culpar o combustível... Abasteci 3 tanques seguidos de gasolina e voltei p/álcool (prefiro também este combustível, pelas mesmas razões do Arr) e nunca mais deu defeito. Estou com 6700km...