- BICUDO
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Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos
É isso mesmo que eu tava pensando como fazer um coletor desses aqui no brasil....acho melhor trazer de fora ja dimencionado para o carro...
Brunollo caso vc tenha fotos ou esquema desse do TIGRA posta para min...da uma analisada e ver se consigo encaixar no projeto...
abraços
Brunollo caso vc tenha fotos ou esquema desse do TIGRA posta para min...da uma analisada e ver se consigo encaixar no projeto...
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- brunollo
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Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos
Olha uma foto do coletor do meu Tigra.

Observe o coletor. Observe como os quatro dutos individuais são compridos, e como as curvas foram soldadas às partes retas para evitar as "rugas de curva" internas que restringem demais o fluxo. No caso do Tigra, observe também que os dutos se agrupam para o lado do duto do primeiro cilindro. Isso ocorre porque entre o 3o. e o 4o. cilindro há o filtro de óleo naturalmente gigante dos GMs. Observe também que há pequenas lãminas de metal soldadas ligando os coletores. isso é para evitar que eles vibrem demais sozinhos e rachem uma das delicadas soldas. Observe que os quatro dutos se encontram num cone bem trabalhado. Aí não dá pra ver, mas os quatro dutos se encontram em um cone também na parte de dentro, para evitar contrafluxo. O material do coletor é aço inox, mas ele está coberto com termotape. Tudo para que o gás do escape saia quente. Como os abafadores dele são diretos e os comandos cruzam, volta e meia ele cospe um pipoco de fogo numa reduzida com o acelerador aberto. Eu acredito que os pipocos vão aumentar muito com os comandos de alta duração, depois que o carro estiver acertado.
Bicudo, esse coletor foi importado da SBD Performance, habitué de Opels e Vauxhaulls na inglaterra. Eu fiz mais umas sete copias dele para outros Tigras, alguns com aço carbono, outras com aço inox...

Observe o coletor. Observe como os quatro dutos individuais são compridos, e como as curvas foram soldadas às partes retas para evitar as "rugas de curva" internas que restringem demais o fluxo. No caso do Tigra, observe também que os dutos se agrupam para o lado do duto do primeiro cilindro. Isso ocorre porque entre o 3o. e o 4o. cilindro há o filtro de óleo naturalmente gigante dos GMs. Observe também que há pequenas lãminas de metal soldadas ligando os coletores. isso é para evitar que eles vibrem demais sozinhos e rachem uma das delicadas soldas. Observe que os quatro dutos se encontram num cone bem trabalhado. Aí não dá pra ver, mas os quatro dutos se encontram em um cone também na parte de dentro, para evitar contrafluxo. O material do coletor é aço inox, mas ele está coberto com termotape. Tudo para que o gás do escape saia quente. Como os abafadores dele são diretos e os comandos cruzam, volta e meia ele cospe um pipoco de fogo numa reduzida com o acelerador aberto. Eu acredito que os pipocos vão aumentar muito com os comandos de alta duração, depois que o carro estiver acertado.
Bicudo, esse coletor foi importado da SBD Performance, habitué de Opels e Vauxhaulls na inglaterra. Eu fiz mais umas sete copias dele para outros Tigras, alguns com aço carbono, outras com aço inox...
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
- brunollo
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Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos
... Algumas dicas pra vc fazer seu coletor:
1. Tente que o cara faça em aço inox com curvas soldadas. Assim, não haverá mudanças no diâmetro interno dos dutos, e isso é essencial para o melhor fluxo. Fica mais caro, mas o resultado é melhor. E outra: o tubo soldado só funciona se o cara, depois da solda, lixar os tarugos de solda internos até ficarem lisos. O da SBD, que é um Lexmaul, é assim.
2. Se vc decidir fazer em aço carbono com tubos dobrados sai mais barato, mas então é melhor que você faça os dutos individuais em 1 e 5/8pol. Se o diâmetro variar, pelo menos não vai estrangular a saída. Outra vantagem é que não tem tarugos de solda pra lixar;
3. É extremamente importante que você ligue os tubos com lâminas de metal. Elas evitam que os tubos vibrem sozinhos e com o tempo quebrem na base da flange ou no coletor pro primário.
4. Termotape também é uma medida mandatória. O aço inox reflete mais o calor lá dentro; o aço carbono depois que esquenta dificilmente perde calor, o banho de cerâmica também aramazena muito calor; mas ainda não vi nada que segure tanto calor quanto a termotape. Como vc viu, manter a temperatura alta dentro dos tubos individuais é essencial. Então, não importa o material de que vc fizer o coletor, vc TEM que cobrir ele com termotape.
5. Os tubos terão que ser dobrados para caberem em seu cofre. É um processo chato, de tentativa e erro. Se prepare para ficar pelo menos duas semanas sem o carro se quiser um serviço bem-feito. Menos que isso, eu te garanto: o cara vai fazer na correria.
6. o coletor terá que ter um flexível na ponta (não aparece na foto, tive que comprar um) não economize no flexível. Ele tem que ser bem largo e estruturado para não dobrar pra dentro e matar o fluxo.
7. Duto primário de no máximo duas polegadas. Mais que isso, vc mata a velocidade dos gases e eles "freiam" dentro do tubo, impedindo a limpeza correta da câmara seguinte.
8. Trazer de fora é bobagem. VC vai pagar muito mais caro que se tivesse feito por aqui. Eu só trouxe porque comprei e dividi o valor com a galera que pediu cópias. Se você fizer com um cara que entende. vai sair bem-feito e a maioria das coisas que eu te passei ele já sabe.
Tem muita coisa que eu não lembrei agora, mas espero ter ajudado.
1. Tente que o cara faça em aço inox com curvas soldadas. Assim, não haverá mudanças no diâmetro interno dos dutos, e isso é essencial para o melhor fluxo. Fica mais caro, mas o resultado é melhor. E outra: o tubo soldado só funciona se o cara, depois da solda, lixar os tarugos de solda internos até ficarem lisos. O da SBD, que é um Lexmaul, é assim.
2. Se vc decidir fazer em aço carbono com tubos dobrados sai mais barato, mas então é melhor que você faça os dutos individuais em 1 e 5/8pol. Se o diâmetro variar, pelo menos não vai estrangular a saída. Outra vantagem é que não tem tarugos de solda pra lixar;
3. É extremamente importante que você ligue os tubos com lâminas de metal. Elas evitam que os tubos vibrem sozinhos e com o tempo quebrem na base da flange ou no coletor pro primário.
4. Termotape também é uma medida mandatória. O aço inox reflete mais o calor lá dentro; o aço carbono depois que esquenta dificilmente perde calor, o banho de cerâmica também aramazena muito calor; mas ainda não vi nada que segure tanto calor quanto a termotape. Como vc viu, manter a temperatura alta dentro dos tubos individuais é essencial. Então, não importa o material de que vc fizer o coletor, vc TEM que cobrir ele com termotape.
5. Os tubos terão que ser dobrados para caberem em seu cofre. É um processo chato, de tentativa e erro. Se prepare para ficar pelo menos duas semanas sem o carro se quiser um serviço bem-feito. Menos que isso, eu te garanto: o cara vai fazer na correria.
6. o coletor terá que ter um flexível na ponta (não aparece na foto, tive que comprar um) não economize no flexível. Ele tem que ser bem largo e estruturado para não dobrar pra dentro e matar o fluxo.
7. Duto primário de no máximo duas polegadas. Mais que isso, vc mata a velocidade dos gases e eles "freiam" dentro do tubo, impedindo a limpeza correta da câmara seguinte.
8. Trazer de fora é bobagem. VC vai pagar muito mais caro que se tivesse feito por aqui. Eu só trouxe porque comprei e dividi o valor com a galera que pediu cópias. Se você fizer com um cara que entende. vai sair bem-feito e a maioria das coisas que eu te passei ele já sabe.
Tem muita coisa que eu não lembrei agora, mas espero ter ajudado.
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Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos
Eu tava a fim de fazer o coletor e usar um catalisador de alto fluxo, mas pelo que eu vi, não tem receita de bolo pra esse motor =/
E aqui em porto alegre não conheço ninguém realmente bom pra fazer "do zero" esse coletor.
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Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos
Tenho um canal pra comprar o coletor de escape do C4 VTS.... Olhe suas MPs para mais detalhes ;)
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Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos
Já vi e respondi, filipe411, valeu a parceria !
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Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos
Se o coletor de escape do VTS servir plug and play, é o melhor negócio! Mesmo se custar até uns R$ 1200,00.
Alguém compra ai e testa por favor! aiuhaiuhaiuhaiuh
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Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos
Galera olha esse escape que encontrei na Inglaterra!
http://www.direnza.co.uk/peugeot-307-2- ... ifold.html
Diz que é para 307 2.0 2003/2008 ou seja é para servir no c4!
O que acham? Parece ser de extrema qualidade
http://www.direnza.co.uk/peugeot-307-2- ... ifold.html
Diz que é para 307 2.0 2003/2008 ou seja é para servir no c4!
O que acham? Parece ser de extrema qualidade