Comprei um jogo de rodas do C4 hatch (16", tala 6,5, 4x108, offset 26) pra colocar no meu Focus. A furação Ford é a mesma da Citroën e inclusive já usei rodas de aço de 15" francesas no meu Focus tb.
Coloquei as de liga 16" do C4, ficou lindo, mas, infelizmente, vou ter que tirar. Motivos:
- (Principal) As rodas do C4 são presas por parafusos e não por porcas. Não consigo achar uma porca para o Focus que fique adequadamente assentada nas rodas. Assentamento do parafuso original é cônico em um pedaço e reto em outro... uma bosta pra adaptar e gambiarra em roda não rola.
- O offset (26mm) é bem diferente do original do Focus (52mm). Isso eu já sabia e com pneus 195 não pega nada. Mas somando isso à maior largura dos pneus 16" (205), os pneus pegam de levinho nos paralamas em situações extremas (tipo um turn-in rápido em uma curva no pé de uma subida). Pega bem pouquinho, nem marcou o pneu nem paralama, mas pega.
- A centralização da roda não está perfeita, pois os cubos franceses são 1,7mm maiores em diâmetro. Pra fazer um anel centralizador até rola e não é difícil... esse motivo até q é perfeitamente contornável.
As rodas estão bem novas, não estão empenadas e dão balanceamento perfeito. Têm algumas marquinhas na pintura, normal para rodas usadas, que estão mostradas abaixo. A pior marca está na borda de uma delas, mas não é nada de mais tb. O antigo dono deve ter dado uma esbarrada em alguma quina. Não tem trinca nenhuma.
R$1200,00 o jogo. Frete por conta do comprador.
Fotos abaixo. Coloquei as fotos grandes, com resolução generosa, justamente para mostrar as marquinhas. Abram as imagens em novas janelas, para a foto aparecer inteira.
Estou colocando como pré-venda pq as rodas ainda estão no carro. Estou procurando as novas 16" pra colocar. Assim que eu comprar, troco os pneus e as rodas do C4 ficam liberadas.

Essa "bolinha" preta na última imagem não é marca, é sujeira.
Em caso de quaisquer dúvidas, estou à disposição.
PS: A respeito de minhas referências, meu registro é bem recente aqui no C4C, criei pra vender as rodas mesmo. Contudo, faço parte do FordHP há bastante tempo e sou inclusive moderador da parte técnica por lá.