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Re: O Melhor do C4C

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LIQUIDO DE ARREFECIMENTO VTR

Post inicial: daniloaraujo em 21 Nov 2008, 19:00
C4 VTR 2007. Recentemente fui em um posto e o frentista foi olhar um check up de óleo e etc e notou a água do radiador seco e ai me falou e disse que ia complentar. Na hora eu estava no celular e nem pensei, pois sei que esses carros não se usa água e sim um aditivo (tive um A3 e era assim), mas aí ele colocou e no outro dia já tava seco novamente, e aí botei o aditivo. Só que só durou 1 mês. Comprei novamente e enchi tudo até mais que o máximo e estou vendo dia a dia. Não é vazamento, pois já teria baixado demais.
Pergunta: Teria que misturar com água ou só o aditivo? Qual a melhor marca para este aditivo?

Topico: Líquido de Arrefecimento VTR
Post: altamir em 21 Nov 2008, 21:08

Vamos por partes. A primeira: os aditivos são compostos por substâncias que evitam a corrosão, o congelamento (alterando o ponto de congelamento), a fervura (alterando o ponto de fervura) e são também lubrificantes. Alguns deles já vem prontos para a utilização, caso em que se coloca direto no reservatório, e outros necessitam de diluição em água. Portanto, não importa o carro, o que importa é utilizar o aditivo corretamente.
Assim, 1ª sugestão: utilize o líquido de arrefecimento recomendado pela Citroen ou, em alternativa, algum aditivo homologado por montadora. Um dos mais comuns é o Paraflu da Fiat que é encontrado até em lojas que não são concessionárias.
2ª sugestão: Jamais, nunca, em hipótese alguma, abra o capô do seu carro para frentistas. Eles não entendem de óleo lubrificante, aditivos, ou da rebimboca da parafuseta. Em tese deveriam entender sim, mas tal não ocorre e normalmente estão ali somente para vender;
3ª sugestão: verifique a vareta da medição do nível do óleo. Se notar que o óleo está contaminado por água (ocorrência de bolhas), é provável que a sua junta do cabeçote esteja queimada deixando passar a água para o óleo. Caso não haja esse indício, faz um teste em uma loja especializada em radiadores (eles vão aplicar pressão e, se houver vazamento, identificarão no ato). Pelo curto tempo em que a sua água some, isso é o que deve estar ocorrendo.
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Re: O Melhor do C4C

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JUNTA DO CABECOTE PALLAS

Topico: VERGONHA - JUNTA DO CABEÇOTE
Post: johnny17 em 12 Ago 2008, 00:12

Bem vindo amigo...

Acabei de postar em outro tópico "confiabilidade mecânica" o seu problema...

Sou proprietário de um VTR e li na revista 4 rodas de julho (seção Auto serviço-autodefesa) que os C4 Pallas e o 307 novo (bocão) estão esquentando a cabeça dos proprietários.

Resumindo: Observe o chassi do seu Pallas, se o 12º e 13º algarismos formarem o nº 51 ou 52 vc pode ter sido "premiado" c/ um problema na junta do cabeçote, apresentando falhas, consumo altíssimo 3,5km/l e superaquecimento do motor. Os proprietários observaram q o reservatório de água estava seco.
Solução de um propritário: Trocaram a junta do cabeçote, limparam e fizeram usinagem no comando e nas válvulas e trocaram os retentores. "Ou seja fizeram uma retífica disfarçada".

Outro caso: Pallas, c/ 10mkm e apagava do nada. Conclusão: motor fundido por defeito de montagem, dano na camisa dos cilindros e no bloco do motor. A Citroen estava decidindo se trocaria o bloco ou o motor todo.

Concluiram q o problema estava na junta do cabeçote. A vedação não é bem feita e a águam usada p/ refrigerar escapa pelas juntas. A Peugeot substitui 2 por 3 e a Citroen por uma mais grossa.Esse serviço é feito quando os proprietários reclamam na concessionária, se seu carro está demorando é porque o caso é mais sério. Se não é trocado o cabeçote pode até empenar.
As falhas de alimentação ocorrem pq quando o motor está frio a água que está misturada com a gasolina dentro dos cilindros ainda ñ evaporou, contaminando o combustível.

Boa sorte e posta depois como solucionaram o problema.
abrxx!
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Re: O Melhor do C4C

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COMPUTADOR DE BORDO X AUTONOMIA

Topico: Computador de bordo ... autonomia VTR
Post: R1C4 em 01 Nov 2008, 21:54

Luigi o comp de bordo do C4 trabalha projetando o consumo baseado em como vc tem andado os ultimos kms por ex quando vc esta na estrada andando a 90 100 a tendencia e a autonomia crescer mesmo... ja quando vc comeca a pisar fundo vc vai ver a autonomia baixar e quando chegar na cidade devera estabilizar em algum ponto.
Nao sei se consegui explicar claramente porem nao tem nada de estranho ou anormal no seu relato esta tudo perfeitamente ok no seu comp de bordo
ABS!!
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Re: O Melhor do C4C

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VELAS IRIDIUM PRA C4

Topico: Preparação ASPRO LIGHT pra C4
Post: VTR BH em 20 Dez 2008, 09:27

Rica, as velas Denso pro nosso carro são as IK16 ou IK20 Iridium Power, sendo que se for deixar 100% original vai de IK16 e se for chipar e fazer algums mod's vai de IK20. A diferença é somente o grau térmico entre as duas, lembrando que quanto mais frias as velas, mais rápido elas tendem a acabar, mas em contra partida evitam a pré detonação. Vou encomendar as IK20 pro meu, somente 1 grau mais fria que as nossas originais. Você é do RJ ou SP??? Se for de SP pode comprar na Velauto e no RJ na Multiturbo. As minhas estou encomendando na mão de um amigo de SP por 200,00 as 4 já com frete.

Tópico: Velas de Iridium
Post: Reynaldo em 19 Fev 2009, 08:18

Veja na tabela Denso a aplicação (abaixo estão todos carros da Citroen que usam esses dois modelos citados):

C3 1.6L, 16V, TU5JP4 Gasolina desde 2003 (código NGK = LFR5B) - Denso Iridium IKH16
C4 2.0 16v / VTR ( 143 cv - EW10A ) Gasolina desde 2006 (código NGK = LFR5B) - Denso Iridium IKH16
C5 2.0L, 16V, EW10J4 Gasolina desde 2003 (código NGK = LFR5B) - Denso Iridium IKH16

todos os que usam IKH16 podem usar as IKH20, são as mesmas medidas, mudando apenas o grau térmico, onde a IKH20 é mais fria em 1 grau, permitindo o uso de GNV e preparação leve.
Editado pela última vez por Cyro em 13 Mai 2009, 21:42, em um total de 1 vez.
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Re: O Melhor do C4C

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LIMPEZA DE BICOS INJETORES

Topico: LIMPEZA DE BICOS INJETORES- Mentira Oficial.
Post: bruno figueiredo em 16 Set 2008, 16:30

Pessoal, como está mt na moda esta história de "Limpeza de Bicos Injetores", nas revisões. Resolví, chamar a atenção para uma matéria da Revista "Auto Esporte" do mes de Setembro, sob o Título "LIMPEZA NÃO É PARA O SEU BICO", onde os Engenheiros da Magneti Marelli, principal fabricante destas peças, afirmam com todas as letras que os bicos Injetores, são peças de alta tecnologia, blindadas, e que não necessitam de manutenção, pois a pressão que empurra o combustível para dentro delas, as faz serem AUTO-LIMPANTES. E que o segredo da manutenção, está apenas na troca dos filtros de combustível, e não na limpeza da peça.
Então, não se deixem enganar por esta empurroterapia, que só visa tirar nosso dinheiro, por um serviço desnecessário.
Abs
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Re: O Melhor do C4C

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RESET QUILOMETRAGEM DE REVISAO

Topico: Oficinas de Confiança PORTO ALEGRE
Post: Thyago Szoke em 12 Mai 2009, 17:05

viperboyrs escreveu:Olá pessoal
by the way...
alguem sabe como tirar akela "chavezinha" que fica marcando qto falta/passou da quilometragem da revisão?

Com a ignição desligada, segure o botão de resetar o hodômetro parcial, e vire a chave (sem ligar o carro). Vai começar um contador regressivo, do tipo 9... 8... 7... quando chegar no 0, solte o botão e dê a partida. Desligue o carro e na próxima partida verá o contador resetado.

Abraços!
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Re: O Melhor do C4C

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BARULHOS SUSPENSAO VTR

Tópico: "Recall branco"
Post: boldfinger em 05 Fev 2009, 20:55

Galera, hj fui retirar meu VTR da concessionaria onde levei pela 2° vez para resolver um barulho metalico batendo forte na suspensao traseira, lado direito...(na primeira visita, trocaram os amortecedores traseiros, mas nao resolveu - DIGNOSTICO ERRADO..esperei 1 mes ateh chegarem os amortecedores...pior que disseram q testaram o carro e nao tinha mais o barulho, mas ele ainda estava lah 'batendo')...

Agora aparentemente o barulho sumiu. Segundo o mecanico e o consultor tecnico, foi feito o reparo na BUCHA DO QUADRO DA SUSPENSAO.
E ainda segundo eles, eh o que eles chamam de 'campanha', no qual consiste em uma ordem da montadora para efetuar o reparo nessa bucha caso haja problema de ruido na peça (eh instalado um espaçador entre a batente e a bucha do quadro da suspensao, pois a mesma fika com folga, entao faz o barulho metalico...)

Entao fika ae a dica pra quem estiver com muito barulho na suspensao traseira (no meu caso era uma barulho forte, parece ser uma peça metalica solta q bate intermitentemente...), soh falar dessa tal 'campanha' (que a meu ver nao passa de um 'recall branco', ainda mais que eles falaram que jah efetuaram esse reparo em outros VTRs, me admira que nao jah fizeram de primeira esse reparo, trocando os amortecedores sem razao..)
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Re: O Melhor do C4C

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OLEO DO MOTOR E FORMACAO DE BORRA

Topico: Motor e troca de óleo antecipada
Post: altamir em 08 Set 2008, 11:19

Combustível de má qualidade e fora das especificações contém solventes que reagem, químicamente, com os componentes do óleo sintético e faz com que parte dos ingredientes do óleo percam suas características físicas e propriedades de proteção ao motor, deixando, portanto, de cumprir adequadamente seu papel e, então, lá vem a "borra".
Mas não é somente isso que forma a borra. Existem outros fatores que a produzem no interior do motor. O uso de óleo com qualidade duvidosa é um dos casos, já que, quando superaquecido, não cumpre seu papel de manter a viscosidade adequada. Por isso, economia na hora de trocar o óleo do motor pode significar uma grande despesa no futuro.
Também a troca do óleo além dos prazos e kilometragem recomendados pelo fabricante irá produzir o mesmo resultado: borra. E que não se pense que o óleo mineral está imune a esses fatores, não importando se o motor é novo ou velho.
Portanto, em resumo, é preciso:
• cuidar para abastecer com combustível de boa qualidade;
• utilizar lubrificantes de marcas conhecidas, e
• obedecer as recomendações de uso passadas pelo fabricante e que constam do manual do proprietário, de acordo com o uso que se dá ao carro (severo ou suave)


Post: altamir em 18 Mar 2009, 17:08

Os motores modernos já não liberam tantos resíduos que possam comprometer a qualidade do óleo a ponto de exigir uma troca antecipada. No entanto, ela pode ser necessária dependendo do uso que se dê ao carro (normal ou pesado), entendendo-se como pesado utilização freqüente em ambiente de poeira, transito intenso, percursos curtos ou RPM constante acima da que se obtem o torque máximo.
Os atuais materiais e lubrificantes alongaram significativamente os intervalos de troca do óleo e possibilitam que os motores durem o triplo ou o quádruplo do que duravam há 30, 40 anos atrás.
A coloração escura não indica, por si só, a necessidade da troca do óleo. Portanto, deve ser observado o intervalo de troca recomendado pelo fabricante, conforme o uso do carro. Se acontecer de abastecer com combustível “batizado” é recomendável que se faça imediatamente a troca por lubrificante com a especificação recomendada pelo fabricante. Agora uma sugestão na base do "achismo": se notar que não vai rodar 10.000 Km em um ano, troque o óleo.
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Re: O Melhor do C4C

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BALANCEAMENTO

Topico: RODA 20" = VOLANTE TREPIDANDO
Post original: mark elber em 10 Jun 2009, 19:06
Mas bem, o que eu queria compartilhar com vcs, principalmente os que hoje possuem rodas 20" com adaptador, é que quando chega numa velocidade de 90 a 100 km/h o volante começa a trepidar. Creio eu que seja culpa do adaptador.

Post: Cyro em 10 Jun 2009, 19:28
O balanceamento foi feito com as rodas desmontadas ou no carro? No primeiro caso tente achar um lugar que faça o balanceamento com a roda no carro. desta forma estará fazendo um balanceamento com todo conjunto e pode resolver seu problema. Vibração em velocidade específica é típico de balanceamento. Quem sabe não é só isso e você pode curtir suas rodonas na paz.

Post: dikow em 11 Jun 2009, 15:49
Típico de desbalanceamento mesmo... Nao demora pra ver isso pq está forçando a sua suspensão toda... Reparou se o volante vibra na vertical ou horizontal? Tem dois tipos de balanceamento:
Processo Estático: Corrige desigualdades nas massas ao redor do eixo,que geram vibrações verticais, as rodas tendem a saltitar, e o volante a vibrar verticalmente.
Dinâmico: Corrige desigualdades nas massas ao longo do eixo, que provocam oscilações laterais, fenômeno conhecido como “Shimmy”, o volante oscila para os lados.
Processo estático vc corrige com o balanceamento em bancada. Já o dinâmico voce corrige com o balanceamento das rodas in loco. por muquiranice as oficinas costumam só fazer o estático...
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SUPER AQUECIMENTO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO

Topico: Super Aquecimento no liquido Arrefecimento
Pos: RodVTS98 em 08 Jun 2009, 06:13

Infelizmente, no EW10J4 (seu motor) eu ainda não sei onde ficam os sensores de temperatura, mas no XU10J4RS existem 3 sensores de temperatura. Os 3 sensores ficam espetados na saída de água do motor (à montante), bem ao lado direito do bloco (pra quem olha o motor de frente) antes do joelho onde fica a válvula termostática (a válvula comentada pelo Cyro e explicada pelo El Guapo). Estes sensores têm conectores cor verde, amarela e vermelha e ficam espetados um embaixo do outro numa linha vertical. Essa descrição é do XU10J4RS, porém não sei se você vai encontrar os sensores de temperatura do EW10J4 no mesmo local e com a mesma disposição.

Enfim..., o que importa é que encontrando os sensores, você pode pegar um WD40 ou um Limpa Contatos, retirar o plug dos sensores e aplicar tanto no plug da fiação quanto nos contatos do sensor. Normalmente, a Citroën apresenta um problema de mal contato nestes sensores de temperatura com o passar do tempo e a falta de leitura da grandeza de um destes sensores, faz a ECU acender o STOP no painel e a temperatura marcada vai lá na "casa do chapéu"... ! hehehehe.... Porém, isto não passa de um "OSMARcontato", então teu carro pode não ter nenhum defeito sério. Ou seja, eu começaria por aí, mas uma revisão no carro não faz mal e é sempre bem vinda!

Quanto à válvula termostática, é difícil ela apresentar algum defeito se não houve super aquecimento do sistema de refrigeração do carro, mas pode acontecer!... A regrinha é sempre trocá-la quando da manutenção no sistema de refrigeração do carro.

Para saber se o seu sistema de refrigeração está funcionando bem, você deve ligar o carro frio de manhã e deixar funcionar. A temperatura da água tem que subir e quando chegar na marca habitual (em torno de 95 graus C) a ventoinha tem que acionar. A água circula e o sistema tem que refrigerar, baixando a temperatura e a ventoinha tem que parar após alguns minutos. Deixe este processo acontecer por 3 vezes e se a temperatura de acionamento da ventoinha (1o estágio) é sempre a mesma nos 3 ciclos, o tempo de resfriamento é sempre o mesmo e a temperatura de retorno/desligamento da ventoinha é a mesma, então teu carro está OK. Qualquer outro comportamento é importante levar teu carro numa oficina/concessionária para fazer uma verificação do sistema e possível reparo.

Aqui fica uma dica importante ao pessoal: Nunca troquem a água do radiador/reservatório de água apenas adicionando água pura! SEMPRE coloquem aditivo para radiador, pois isto vai deixar seu carro trabalhar mais frio, minimizar os efeitos corrosivos no sistema (prolongando a vida útil do radiador e demais peças correlatas) e, no final, teu carro vai ficar mais econômico, pois carro que tabalha mais frio é mais econômico que o carro que trabalha quente demais! Vocês já viram aqueles carros que quando você abre o reservatório de água tem terra lá dentro!?.. Pois é... aquilo não é terra... é oxidação do sistema! Com certeza, quando vcs virem um carro assim, pode crer que o dono não usa aditivos no radiador dele e, muito em breve, terá que trocar o radiador do carro, o que é bem mais custoso do que usar o aditivo regularmente!

Post: El Guapo em 07 Jun 2009, 23:05

O sistema possui uma válvula termostática que impede o fluxo de água do bloco do motor para o radiador quando a temperatura do líquido está baixa, permitindo que o motor atinja a temperatura de trabalho mais rapidamente (a válvula vai abrindo progressivamente até a abertura total por volta dos 90~93 graus Celsius), caso a válvula esteja travada aberta, o motor vai apresentar dificuldades em atingir a temperatura normal de trabalho (marcador de temperatura sempre abaixo do normal no painel quando em movimento) e caso esteja travada fechada (o que é mais grave ) a água não circula para o radiador e o motor ferve.

O que vc pode fazer é uma checagem para ver se o sistema está operando de maneira satisfatória, deixe o motor ligado e acompanhe o aumento de temperatura no marcador, que deve aumentar e permanecer no meio da escala, depois de alguns minutos a ventoinha do radiador deverá acionar para manter a temperatura do sistema, já que não há fluxo de ar para o radiador (o carro está parado), caso isto não aconteça, a temperatura irá subir e o motor poderá ferver, neste caso deverá ser checado o acionamento da ventoinha (geralmente é o sensor de temperatura, relê de acionamento do sistema ou a própria ventoinha).
Caso a ventoinha entre em ação e mesmo assim a temperatura continue subindo, o problema pode estar na válvula termostática que deve estar travada fechada.
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