Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
viperboyrs
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Re: ESP/ABS

Mensagem por viperboyrs »

Cyro escreveu:
viperboyrs escreveu:aheiuheihai
essa do zerinho eh uma otima pra testar...

mas qq coisa tenta fazer uma curva fechada sentando o sarrafo...

vai ver q o carro naum "escorrega" pro lado
Sentando o sarrafo em curva percebe-se a estabilidade como um todo. A luz acender por ação do controle de tração é fácil, basta dar uma forçada numa subida mais forte. Por outro lado a ação do ESP é mais sutil e pouco perceptivel. Mesmo o ABS dá sinal que está em atuação. O que não se sente é a atuação do ESP. Na minha região pego um caminho bem sinuoso quase todo dia (30 km). A estabilidade do carro é espetacular, mas não lembro de ter visto a luz acender. Minha dúvida é esta: a luz que acende no controle de tração também acende se o ESP estiver em atuação? Se este for o caso, então ainda não cheguei no limite do carro no trecho em questão. Acho que não vou mesmo chegar então pois ai vira imprudência mesmo. De qualquer forma a função destes componentes é essa mesma, trabalhar silenciosamente para aumentar a segurança. Quanto mais a tecnologia evolui menos se percebe sua ação. Os primeiros ABS provocavam uma forte trepidação do pedal ao pisar no freio com força. Hoje nem se precebe quase.
sim
o que quis dizer eh tu fazer uma curva conhecida (tipo uma esquina fechada) num horario que tu sabe que a probabilidade de aparecer alguem eh bem baixa,
fazer a curva no maximo que tua cabeça permite, (no meu caso fiz a 88 km/h), akele triangulozinho do TC fica piscando... soh q tu sente uma leve segurada na lateral do carro...

nao queria falar qual a sensaçao, queria que tu experimentasse... fiz a mesma coisa na mesma curva com meu celta numa velocidade mais baixa e fiz a curva de "poer slide", ou fazendo um drift, ou de lado...como preferirem... tive q da uma segurada no freio e no volante se nao era capaz de bater no meio fio.

com o c4 fiz acelerando e o que notei foi uma reduçao no giro do motor, e uma segurada na lateral, como um freio atuando...

enfim... acho que é isso...
----=----=-----=------
C4 VTR - Resolfen 17" - Aerofolio - Xenon Direcionais

"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks

Thyago Szoke
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por Thyago Szoke »

johnny17 escreveu:O NC do meu pai tem um ABS q entra mt cedo e vibra horrores....diz ae Thiagão se o seu NC tb eh assim...
Olha... de entrar cedo nem digo muito. Agora ele até que está entrando mais cedo porque os pneus estão já bem gastos (carro está com 45 mil km), mas tem a ver também com a vocação do carro, que não é esportiva (logo, tende a entrar mais cedo que num VTR, por exemplo). Porém, quanto à vibrar, de fato: é o carro com ABS que mais vibra o pedal que já peguei. Nesse ponto, meu Polo Classic era o mais tranqüilo, mal vibrava.

Abraços!
Imagem

leo_lns
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por leo_lns »

Essa questão do pedal vibrar no ABS depende da versão do ABS. As versões mais novas não vibram praticamente nada quando precisa freiar de verdade, as versões mais antigas, qualquer coisa ele fica vibrando.

Em relação ao ESP, é muito facil perceber ele atuando, qualquer curvinha mais fechada para virar esquina, que vc entre de segunda acelerando e virando mais forte, você sente o giro do motor sendo cortado e o carro simplesmente consertando sozinho. Acho muito louco, mas ainda estranho, pois o carro começa a sair, na hora que vou consertar o fdp do ESP entra e acaba com a minha brincadeira. hahaha Lembrando que a luz de ESP fica piscando quando ele estiver sendo usado.

Em termos que nosso amigo falou de viajar e fazer umas curvas mais puxadas, é muito dificil o ESP ativar. Quando ele ativa é pq vc forçou o carro demais e passou do limite de aderência, ai seria seu braço para não bater ou o ESP para arrumar a casa ou mato, hehehe. Eu já viajei entrando muito quente em curvas, mas muito mesmo e mesmo assim nunca fiz passar do limite e o ESP ativar. Tem que tomar cuidado, pq ele passa a sensação que corrije qualquer bobagem que vc fizer, ai um dia vc entra mais forte em uma curva e vai pro mato.
Citroën C4 VTR 2.0i 16v / Xenon autodirecional / 17" Resolfen / H&R Springs / Aero Prata
Imagem

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”