Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Pedro H
Membros
Mensagens: 306
Registrado em: 11 Nov 2008, 21:21
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR
Localização: RJ

Re: Cambagem???

Mensagem por Pedro H »

HUAHUAhu, as concessionarias citroen sao uma piada, como pode estar fora, mas não estar!!?!!?!?!?
07 VTR - 17'' Wolf Wheels / H&R Springs / Koni Adjustables / Raceway Exhaust / Full VTS interior trim / 6000K Xenon Headlights /3000k Xenon Fog Lights / Aero /My Way-RNEG / USB Box

Avatar do usuário
mmbdp
Moderador
Mensagens: 3519
Registrado em: 25 Dez 2008, 10:29
Estado: RJ
Cidade: São Gonçalo
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Localização: Niterói-RJ

Re: Cambagem???

Mensagem por mmbdp »

Lá na MICHELIN/DAFLON PNEUS onde faço alinhamento o computador já tem os números admitidos como normais prá cada carro, inclusive o C4.

Teria que ver num programa desses se o que está "fora" na máquina da citroen é admitido como normal, principalmente se uma roda tiver diferente da outra, aí acho que não tem como achar normal.

Esse papo de "está fora mas não está" só com frontal, lexotan, etc. Ou camisa de força mesmo.

Outro problema com isso é que os pneus não vão durar nada e, a R$ 400 (+/-) cada, acho melhor não brincar...

Outra coisa, NUNCA DEIXEI MEXER NO ALINHAMENTO EM AUTORIZADA, marca nenhuma. Aqui no RJ eles só têm equipamentos ultrapassados (quando os têm).

E concordo com o Bruno, seu carro tá cantando demais ... Vai acabar gravando um CD, heheheehe.

Profi
Membros
Mensagens: 425
Registrado em: 30 Mai 2008, 20:33
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Cambagem???

Mensagem por Profi »

vou pesquisar sobre isso!!!

Avatar do usuário
mmbdp
Moderador
Mensagens: 3519
Registrado em: 25 Dez 2008, 10:29
Estado: RJ
Cidade: São Gonçalo
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Localização: Niterói-RJ

Re: Cambagem???

Mensagem por mmbdp »

Profi escreveu:vou pesquisar sobre isso!!!

Sobre o carro gravar um CD?????? Era brincadeira pô...

Profi
Membros
Mensagens: 425
Registrado em: 30 Mai 2008, 20:33
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 VTR
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Cambagem???

Mensagem por Profi »

mmbdp escreveu:
Profi escreveu:vou pesquisar sobre isso!!!

Sobre o carro gravar um CD?????? Era brincadeira pô...
Eu n levei a serio, relaxa marcello!!!

Lincão
Membros
Mensagens: 7336
Registrado em: 23 Set 2010, 13:41
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: Outros
Localização: Butantã
Contato:

Re: Cambagem???

Mensagem por Lincão »

Boa tarde pessoal...

Ressuscitando o tópico...

Ontem levei a caranga pra fazer alinhamento e balanceamento e uma provável cambagem.

Antes disso, pesquise aqui no fórum e achei este tópico, então gostaria de incluir algumas informações sobre o assunto.

De acordo com o service, os valores de geometria do C4 NA EUROPA são:

Sopé : Roda esquerda
0° (+0°36' ; -0°24')
Sopé : Roda direita
0° (+0°24' ; -0°36')
Ângulo de pivot - Roda esquerda
11°42' (+0°24' ; -0°36')
Ângulo de pivot -Roda esquerda
11°42' (+0°36' ; -0°24')
Paralelismo do eixo
-0°21' ± 0°09'
Paralelismo na roda
-0°11' ± 0°04'
Dissimetria sopé igual a
0°12' ± 0°28'.
Dissimetria carroçaria igual a
0° ± 0°20'.
Dissimetria ângulo da manga de eixo igual a
-0°12' ± 28'.

Sopé (português de Portugal) = Cambagem (português Brasil)

Na oficina que fiz o serviço, a máquina estava calibrada para C4 VTR da seguinte forma:

Convergência Total
Min: -3,75 e Max: -1,68
Convergência individual (os dois lados)
Min: -1,88 e Max: -0,84
Camber (os dois lados)
Min: -0°19 e Max: +0°41
Caster (os dois lados)
Min: +4°35 e Max: +5°35

No meu caso, tive que fazer a cambagem do lado do motorista, que estava com +0°48.

IMPORTANTE: nunca, em hipótese alguma deixem fazer cambagem no C4 com aquela ferramenta hidráulica que “puxa” a roda. Esse negócio pode estourar rolamento e ferrar com a suspensão.

O C4 tem um conjunto de parafusos que servem para regular a cambagem e se mesmo com os parafusos originais não for possível a regulagem, ele pode ser trocado por um maior.

Gerei um PDF com as especificações retiradas do service:
http://www.system.adm.br/share/regulagem_eixo.pdf

Achei este documento simples e direto que explica rapidamente estes elementos da suspensão:
http://www.system.adm.br/share/Geometri ... apneus.pdf

[]’s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

DuDu_Civic
Membros
Mensagens: 75
Registrado em: 10 Dez 2010, 15:15
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Localização: Rio de Janeiro

Re: Cambagem???

Mensagem por DuDu_Civic »

Só uma correção, ou pedido de explicação

Pelo documento que o Lincão anexou, está claramente descrito "Sopé (não regulável)"

Ou seja, não há regulagem de cambagem, gostaria de saber onde ficam esses "parafusos" pra regular cambagem, pois só conheço no C4 a regulagem de convergência padrão entre as rodas.

Tenho interesse, pois desde que montei as Atacamas 18" e caí em um buraco, não consigo acertar a cambagem da dianteira direita, que está MUITO negativa, mesmo levando no monobloco pra desempenar o amortecedor.

vagnerflorindo
Membros
Mensagens: 304
Registrado em: 19 Fev 2012, 13:50
Estado: SP
Cidade: São João da Boa Vista
Veiculo: C4 VTR

Re: Cambagem???

Mensagem por vagnerflorindo »

Este é um assunto é muito interessante mas temos poucas informações.

Sei que a camber do VTR é positivo mas não sei em quantos graus e também sei que não é regulável.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”