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Re: CAI feita em casa para Simota
Romero, as fotos que você postou não são de motor 2.0 num C4. No C4, a borboleta de admissão fica á frente do bloco. No 307 também. Dessa forma, o sistema é diferente. Mas a ideia é essa.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
- Romero
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Re: CAI feita em casa para Simota
brunollo escreveu:Romero, as fotos que você postou não são de motor 2.0 num C4. No C4, a borboleta de admissão fica á frente do bloco. No 307 também. Dessa forma, o sistema é diferente. Mas a ideia é essa.
sim sim...so o 1.6....vlw !

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Re: CAI feita em casa para Simota
Vocês estão complicando muito... O modelo que criei está presente em carros de alto desempenho e é bem mais simples...

Hoje pude testar uma de minhas preocupações mais importantes sobre o sistema que é a possibilidade de entrar água e esta ser levada diretamente ao elemento filtrante. Peguei uma chuva daquelas... A primeira desde que instalei o sistema... IMEDIATAMENTE ao parar o carro, abri o capo e fui ver se havia resquício de água no filtro e mesmo na parte terminal da tubulação... Cheguei a passar papel toalha (desses de cozinha) que absorve bem a água e o filtro tava sequinho, assim como a porção final dos tubos.


O que ocorre nesse sistema é que a tubulação é longa e tem duas curvas de 90º o que faz a eventual água que entra ficar retida na porção inicial do tubo, sem progredir para cima. Ao parar o carro essa água irá escoar pra baixo e sair do sistema.
Em relação a isolar a tubulação com antitérmicos variados (manta ou outros isolantes) acho dispensável pois o tubo está totalmente à frente do carro recebendo somente ar frio ao andar. O ar quente do motor pouco "contamina" esta tubulação que está inclusive na frente do próprio radiador. O que eu quero fazer ainda é isolar o local do filtro no modelo da foto acima. Esse isolamento já estou estudando em fazer com uma peça plástica (pela maleabilidade) e isolá-la com manta asfáltica dos dois lados. Provavelmente vou precisar alongar a comunicação entre o filtro e a entrada no motor, pra ter mais espaço e pra distanciar ainda mais do motor, igual a esta foto do Camaro e do Mustang Cobra que postei. Ainda vou ver se consigo um termômetro digital pra medir a temperatura no fim da tubulação com o carro parado e em movimento. Depois posto aqui os resultados. Agente fala muito as coisas na teoria sem uma comprovação de teste.

Hoje pude testar uma de minhas preocupações mais importantes sobre o sistema que é a possibilidade de entrar água e esta ser levada diretamente ao elemento filtrante. Peguei uma chuva daquelas... A primeira desde que instalei o sistema... IMEDIATAMENTE ao parar o carro, abri o capo e fui ver se havia resquício de água no filtro e mesmo na parte terminal da tubulação... Cheguei a passar papel toalha (desses de cozinha) que absorve bem a água e o filtro tava sequinho, assim como a porção final dos tubos.


O que ocorre nesse sistema é que a tubulação é longa e tem duas curvas de 90º o que faz a eventual água que entra ficar retida na porção inicial do tubo, sem progredir para cima. Ao parar o carro essa água irá escoar pra baixo e sair do sistema.
Em relação a isolar a tubulação com antitérmicos variados (manta ou outros isolantes) acho dispensável pois o tubo está totalmente à frente do carro recebendo somente ar frio ao andar. O ar quente do motor pouco "contamina" esta tubulação que está inclusive na frente do próprio radiador. O que eu quero fazer ainda é isolar o local do filtro no modelo da foto acima. Esse isolamento já estou estudando em fazer com uma peça plástica (pela maleabilidade) e isolá-la com manta asfáltica dos dois lados. Provavelmente vou precisar alongar a comunicação entre o filtro e a entrada no motor, pra ter mais espaço e pra distanciar ainda mais do motor, igual a esta foto do Camaro e do Mustang Cobra que postei. Ainda vou ver se consigo um termômetro digital pra medir a temperatura no fim da tubulação com o carro parado e em movimento. Depois posto aqui os resultados. Agente fala muito as coisas na teoria sem uma comprovação de teste.

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Re: CAI feita em casa para Simota
E ai Cyrão, é exatamente nessa caixa que venho trabalhando atualmente. To montando um molde, mas para o projeto final ta difícil encontrar material bom para ter segurança e instalar, a preocupação é básica: não pode se deformar com o calor ou derreter, tão pouco pegar fogo.
Vamos nos falando.
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A família cresceu!!!"
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Re: CAI feita em casa para Simota
Eu pensei em usar algum tipo de plástico mesmo, do tipo que se usa nas próprias peças do motor. Ainda estou pesquisando mas conforme surgirem novidades eu posto aqui. O que eu tinha pensado era usar um plástico duro com "tratamento" antitérmico com manta asfáltica... Vou testar essa opção numa peça solta que será colocada embaixo do motor, junto ao peito de aço e deixar lá uns dias rodando. Depois tiro e vejo se houve deformação ou mesmo derretimento do plástico. A idéia de colocar a peça teste neste local é que se der alguma zica, escorre pra baixo e não vai juntar plástico derretido ou manta asfáltica no motor, que seria mais chato de tirar depois.mitvix escreveu:E ai Cyrão, é exatamente nessa caixa que venho trabalhando atualmente. To montando um molde, mas para o projeto final ta difícil encontrar material bom para ter segurança e instalar, a preocupação é básica: não pode se deformar com o calor ou derreter, tão pouco pegar fogo.
Vamos nos falando.
Pensei também na possibilidade de fazer a peça em alumínio que é fácil de moldar e cortar....
Depois eu posto os resultados...

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Re: CAI feita em casa para Simota
Animal Cyrao, Vc sempre se superando nos DYI! parabens!
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Re: CAI feita em casa para Simota
Legal cyro,
eu tenho feito testes de materiais no forno ao invés de leva-los direto no carro, comecei a fazer isso depois que me disseram que poderia até pegar fogo... mas acho que isso é conversa, andei uns dias com a caixa de papelão revestida com manta térmica e adesivo e sempre que abri o capo pra ver, tava sempre bem frio a região, sendo que nos testes de forno a 150 graus C por 40minutos o máximo que houve foi uma deformação do adesivo de envelopamento. Pensei em fazer com o aluminio também, mas qualquer metal retém calor e pode atrapalhar o ar contido dentro da caixa esquentando-o.
Vou postando aqui as novidades tb.
eu tenho feito testes de materiais no forno ao invés de leva-los direto no carro, comecei a fazer isso depois que me disseram que poderia até pegar fogo... mas acho que isso é conversa, andei uns dias com a caixa de papelão revestida com manta térmica e adesivo e sempre que abri o capo pra ver, tava sempre bem frio a região, sendo que nos testes de forno a 150 graus C por 40minutos o máximo que houve foi uma deformação do adesivo de envelopamento. Pensei em fazer com o aluminio também, mas qualquer metal retém calor e pode atrapalhar o ar contido dentro da caixa esquentando-o.
Vou postando aqui as novidades tb.

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- Romero
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Re: CAI feita em casa para Simota
to aguardando..rsrsrCyro escreveu:Eu pensei em usar algum tipo de plástico mesmo, do tipo que se usa nas próprias peças do motor. Ainda estou pesquisando mas conforme surgirem novidades eu posto aqui. O que eu tinha pensado era usar um plástico duro com "tratamento" antitérmico com manta asfáltica... Vou testar essa opção numa peça solta que será colocada embaixo do motor, junto ao peito de aço e deixar lá uns dias rodando. Depois tiro e vejo se houve deformação ou mesmo derretimento do plástico. A idéia de colocar a peça teste neste local é que se der alguma zica, escorre pra baixo e não vai juntar plástico derretido ou manta asfáltica no motor, que seria mais chato de tirar depois.mitvix escreveu:E ai Cyrão, é exatamente nessa caixa que venho trabalhando atualmente. To montando um molde, mas para o projeto final ta difícil encontrar material bom para ter segurança e instalar, a preocupação é básica: não pode se deformar com o calor ou derreter, tão pouco pegar fogo.
Vamos nos falando.
Pensei também na possibilidade de fazer a peça em alumínio que é fácil de moldar e cortar....
Depois eu posto os resultados...
doido msm..
abs !

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Re: CAI feita em casa para Simota
E ai Cyraoo,
Tava lendo aqui e tava pensando,
Ja penso em colocar Lã de vidro?? poderia comprar canos de PVC de dois diametros diferentes e entre eles uma camada de Lã de vidro, para nao ficar feio poderia encapar com Di-noc ou preto fosco, e colocar o filtro dentro desta "caixa", li que a lã aguenta ótimas temperaturas alem de não propagar fogo!
Uma coisa bem feita nesse estilo acredito que daria certo.
Abraaço
Tava lendo aqui e tava pensando,
Ja penso em colocar Lã de vidro?? poderia comprar canos de PVC de dois diametros diferentes e entre eles uma camada de Lã de vidro, para nao ficar feio poderia encapar com Di-noc ou preto fosco, e colocar o filtro dentro desta "caixa", li que a lã aguenta ótimas temperaturas alem de não propagar fogo!
Uma coisa bem feita nesse estilo acredito que daria certo.
Abraaço
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Re: CAI feita em casa para Simota
adimito que adorei seu CAI caseiro. Mas ainda não tenho coragem de fazer isso no meu carro (sozinho).
Quanto tempo demora para trocar o filtro original por um Simota com seu CAI homemade, tendo os materiais em mãos? Será que alguma loja sabe trocar isso, pq eu que abri poucas vezes meu motor, nao tenho segurança a ponto de fazer o que você fez.
Abraços
Quanto tempo demora para trocar o filtro original por um Simota com seu CAI homemade, tendo os materiais em mãos? Será que alguma loja sabe trocar isso, pq eu que abri poucas vezes meu motor, nao tenho segurança a ponto de fazer o que você fez.
Abraços